segunda-feira

São Silvestre de Lourosa & Feliz Natal 2024

 

já começa a ser habito acabar o ano com um DNF ...

“isso não é nada de especial. Descansas uns dias, fazes gelo e alonga. Recomeças no domingo com uma corrida curta, lenta e vais aumentando nos dias seguintes. Evita subidas e descidas muito ingremes…” … ok chefe!!!

6ª feira, fim do dia … não sinto dor nenhuma desde 3ª feira, zero … vou fazer um teste de 5km … e fui, comecei nas calmas e acabei com um km a 4,30 só para ver como reagia … zero dores … tou novo … amanhã vou a Lourosa … mas é só um treino, nas calminhas ..

No dia seguinte, sábado, fim de tarde …  deixo o carro na Suil e aproveito o quilometro e meio até ao Parque de Lazer de Lourosa para aquecer … encontro o Sousa pelo caminho (vai ser 5º na geral) e a Cristiana (que vai ganhar a geral feminina) … encontro mais gente conhecida … faltam 10 minutos e enfio-me no meio do pelotão para proteger do frio … quando dou por ela estão na segunda linha da partida … nah, nada disso … hoje é só para rolar … e vou para trás … normalmente a malta fura de trás para a frente … eu furo da frente para trás 😉 Encontro os Morais (Mónica e Luis) e fico ali os minutos qua faltam para a partida.

Pensei que estivesse mais gente … mesmo assim ainda vão finalizar a corrida mais de 260 atletas… eu não serie um deles … mas já lá vamos.

5,4,3,2,1 … partidaaaa … e lá dei a volta ao Parque para depois cortar à esquerda e enfrentar a primeira grande subida … mesmo num ritmo descontraído passo muita gente … 1º km a 5,56m/km … sinto-me muito bem … agora é plano e a descer e começa malta a passar por mim … “e se acelerar um bocado só para ver como estou” …. 2º km a uns impressionantes 3,36m … era maioritariamente a descer … zero dores … 3º km a 3,55m … zero dores e a sentir-me bem …. 

aqui foi mais ou menos quando decidi acelerar ....

Continua maioritariamente a descer … lá em baixo vejo um corte à esquerda … vai subir e eu gosto … tento não baixar muito e continuar a forçar a subir … a meio da subida sinto um pequena impressão no sitio da lesão … reduzo uma pouco … 4º km mesmo assim a 4,30m/km … retorno … agora é a descer … meto apenas um trote mas com o passar dos metros a impressão vai intensificando …. Parou … isto ainda não está a 100% … deu para 5km … tive que fazer quase 4km a caminhar para voltar ao Parque de Lourosa … e estava um frio do caralhes … mas fiz …

caralhes ... nem nos bons velhos tempos...

ofereceram-me um vinho do Porto e eu não recusei ...

Obrigado gente boa ... aqueceu a alma numa noite fria...

Foi pena …. Estava a sentir-me bem e este tipo de percurso é do meu gosto … gostava de ter-me testado naquela subida final super íngreme, com quase 1km até à meta … paciência ….

Reconheço que fui estupido e que devia ter esperado mais uns dois ou três dias, ou então feito a coisa a rolar … agora aguenta … já passaram 2 dias, não sinto dores … mais para o final da semana volto a tentar, agora como mandam as regras … daqui a 2 semanas quero estar no Last Man Standing (que curiosamente será no mesmo Parque em Lourosa) …

Aproveito esta ocasião para deixar aqui a habitual musica de Natal.. esta é e será sempre a minha canção de natal e dedico-a a toda a minha família, amigos e conhecidos com votos que tenham um Feliz Natal, com mesa farta e acompanhados pelos que nos são mais queridos.

Aquele Natal em casa dos meus avôs com um monte enorme de família reunida já não existe há muitos anos. Esse perdeu-se para sempre. Mas existe outro Natal, o das minhas filhas (e o deste ano é especial, o primeiro da Sara) e dos outros miúdos, que embora diferente, com um prisma do lado do adulto, é vivido com o mesmo entusiasmo, como eu o vivia naquela altura.

Aproveitem e esqueçam os problemas por uma noite, comam, bebam e riam, riam muito ... mas não se esqueçam dos outros, daqueles que pouco ou nada têm e que precisam de ajuda. Sejam solidários de alguma forma, não apenas no Natal, mas durante o ano inteiro sempre que possivel.

Beijos e Abraços ... espero ainda voltar a este cantinho antes do fim do ano com o habitual resumo do meu 2024 em corridas.


Ho ho hoooo ....


Nenhum comentário:

Postar um comentário