quarta-feira

Estágio pela Floresta Negra - rumo aos 80km

Na semana passada estive em estágio na Floresta Negra!! Última fase de preparação para os 80km do Ecotrail do Porto do próximo sábado.

Estou a brincar … fui em trabalho e olhem que dei-lhe bem (antes que os meus chefes vejam isto 😉)… na mala do carro ca. 250kg em amostras, que tive que tirar, carregar, expor, voltar a desmontar, carregar e acondicionar no carro 2x por dia. Tudo é treino não é? Reforço muscular não faltou …

numa próxima vida vou vender lingerie de senhora ... é mais leve

Escolhi um hotel numa aldeola, bem no coração da região da Floresta Negra, rodeado por mais meia dúzia de casas. A vila mais próxima ficava a 3km … perfeito e baratinho. Bons quartos, um restaurante bom e um pequeno-almoço com uma vista esplendorosa... excelente … tudo por 66 euros a noite … deduzo que daqui a umas semanas quando o tempo melhorar o preço duplique.

Na 2ª feira cheguei ao hotel já perto das 18h … com a mudança da hora os dias estão mais longos e ainda era de dia. Tinha chovido durante a tarde mas o sol começava a espreitar. As pernas estavam desfeitas dos treinos do fds e o plano de treinos dizia “off” … além disso estava muito cansado, pois o dia já ia longo … tinha-me levantado às 3 da manhã, apanhado voo, feitos ca.200km de carro, e uma apresentação com o descarregar e carregar dos tais 250kg … sozinho. Mas … deslumbrado pelo cenário à volta decidi fazer uma caminhada antes de jantar … perguntei ao dono do Hotel qual a melhor opção e ele indicou-me um percurso de 5km marcado … óptimo … uma horita e já fico a conhecer um pouco a zona.

Tinha uma dúvida … “equipo-me ou vou com a roupa normal?” … a malandrice de mudar de roupa falou mais alto e lá fui eu de calças de ganga, camisa, pullover e casaco, calçando os meus confortáveis sapatos da Ecco pelos caminhos em terra daqueles montes e florestas circundantes. E até correu bem … ao inicio … até que com talvez 1,5km o sol desapareceu e apareceram umas nuvenzitas escuras … eu continuei … por volta dos 2km as primeiras pingas, poucas e pequenas … nada de especial … aos 2,5km a coisa começou a ficar mais séria e começou a chover para molhar mesmo … ainda hesitei em seguir o caminho, afinal se forem 5km estarei a meio … mas por outro lado não sei como serão estes próximos km pelo que em boa hora decidi regressar pelo caminho que tinha feito … maioritariamente a descer e a correr … de calças, de camisa, de camisola e um casaco de penas a chapinhar os meus queriduchos Ecco Shoes na lama … posso dizer que a nível de amortecimento e aderência são excelentes 😉 … cheguei ao hotel todo encharcado … qual o problema, não é? … normalmente nenhum, só que eu nesta viagem decidi levar apenas aquele par de sapatos e um único casaco … fui tomar banho, enxaguar casaco e sapatos … jantar e voltar para usar o secador de cabelo na roupa para que no dia seguinte estivesse tudo minimamente seco … só eu mesmo para me meter neste tipo de histórias 😉

todo contente ... belo casaco moço

esta foi a última foto antes da desgraça ...

moço ... normalmente o banho é sem roupa ...

Os dias de trabalho na Alemanha acabam relativamente cedo, mas também começam bem mais cedo o que torna difícil treinar antes do trabalho. Na 3ª feira voltei a chegar cedo ao hotel, pouco depois das 17h. Equipei-me rapidamente e saí para treinar … correr, caminhar, conhecer, fotografar… segui o mesmo caminho do dia anterior … queria fazer o percurso dos 6km e depois se possível subir um monte até umas eólicas que se viam do Hotel … não sei como é com vocês, mas eu tenho a mania de olhar para as partes mais altas e se vir um Castelo, uma torre ou uma eólica é sempre um bom desafio ir até lá ver as vistas. No plano 60min calmos … calmos foram, é verdade mas foram quase 2 horas nos montes … por um lado deslumbrei-me com o cenário, depois a ida às eólicas complicou-se porque só as conseguia ver ao longe, para lá chegar tive que me meter off-road pela floresta acima, e por mais próximo que tenha chegado e acredito que devo ter estado muito próximo, não consegui lá chegar … floresta densa, começou a escurecer, ficou mais frio … está na hora de regressar … liguei a função “voltar” no meu Suunto para evitar grandes desvios e poucos km depois estava de regresso ao Hotel. Valeu ….

Na 4ª feira achava que iria ser difícil chegar cedo. No entanto, a coisa correu mesmo bem durante o dia e encurtando a hora de almoço consegui chegar à mesma hora do dia anterior. No plano 90min … tinha visto uma torre bem lá do outro lado no cimo de um monte … para lá chegar teria que ir lá abaixo à Vila, atravessar o rio Kinzig, uma linha de caminho de ferro e uma estrada nacional … antes decidi ir espreitar uma Capelinha e uma Igreja … de lá tinha uma vista esplendorosa sobre o vale e o tal outro lado com os seu montes e a torre que queria conquistar. Deu perfeitamente para ver o melhor caminho a seguir até ao sopé do monte que teria que escalar … e assim fiz … subir até à torre são quase 3km com 300m D+, 10% de inclinação média … foi feito a correr, apenas com uma paragem para um xixi … lá em cima não consegui subir à torre … esta tem 32m de altura, é construída em metal, aberta, tal como os degraus que são em rede aberta o que dá para olhar cá para baixo … eu sofro de vertigens, às vezes, quase sempre … por vezes consigo superar esse medo que já aconteceu em situações muito piores e até perigosas mas desta vez só de olhar já começava a sentir náuseas e vertigens. Fiquei-me cá por baixo, bem juntinho aos “pés” da torre 😉. O regresso foi a ritmo bem vivo … primeiro a descer os 3km em que sentia as pernas ainda bem pesadas … depois no planinho junto ao rio e depois ainda na subida final até ao Hotel … motivei-me com a possibilidade de baixar a média de acima de 7,30m/km para abaixo dos 6min/km … não consegui por pouco mas valeu ….

é só escolher para que lado queres ir

vou ali e já venho...

rio Kinzig

não parece mas é a subir e não é pouco

subir a torre ... tá quieto...

agora é regressar ao outro lado,,,

No dia seguinte deixei este Hotel e fui dormir a Lörrach, bem no sul da Alemanha a poucos km de Basel na Suiça onde iria apanhar o voo de regresso. Cheguei ao Hotel novamente por volta das 17h e encontrei-me com um antigo colega de trabalho alemão que corre esporadicamente (umas 2x por semana). Fizemos um treininho pela periferia em amena cavaqueira … as pernas estavam cansadas e não cumpri os 90min do plano, fiz apenas 70min…

Jochen ... meu compincha de muitas lutas no passado

No dia seguinte foi dia de regresso a casa … viagem que teve uns atrasos por causa da greve dos controladores em França … greves, o pão nosso de cada dia. Mesmo assim ainda consegui ir esticar as pernas durante 6km, para as preparar para o último treino mais a sério antes do Ecotrail do próximo sábado.

Sábado fiquei a dormir um pouco mais … a manhã foi tranquila, tinha na ementa 20km de corrida de estrada, tranquila mas com 10x1min rápido intercalado com 1min lento para os últimos 20min de corrida. Decidi ir da Feira a Lamas e voltar o que dá 15km e fazer os tiros ali na minha urbanização … até Lamas a coisa fluiu bem, 5min/km tranquilos … no regresso comecei a ficar um pouco cansado … o percurso é de muito sobe e desce mas costumo fazer na boa a estes ritmos … não esmoreci e mantive … chegando à Urbanização dei inicio aos 10 tiros que foram feitos a uma média de 4m/km … os últimos 3 foram feitos à custa de muito sofrimento … acabei exausto o que não é normal mas se pode explicar pelo cansaço da viagem de trabalho, pelo facto de ter feito o treino sem qualquer água ou gel  … antes das grandes provas tenho sempre um treino importante que não corre como o planeado … não me preocupa …

O que não estava à espera era de ficar doente … apanhei uma gripezita na 2ª feira que me deitou um pouco abaixo. Não evoluiu muito mas ao fim de 3 dias continuo “fraquito” … isto chateia-me porque quero mesmo arriscar nesta prova, tentar o melhor tempo possível o que não é habitual quando eu me meto em ultras … normalmente vou passear 😉 … mas ainda faltam 3 dias … e até lá vou recuperar para levar um estouro daqueles 😊