quarta-feira

Convivio Perneta de Natal 2022 ou Regresso à D.Alice

 


Já se passaram uns dias, o texto já ia avançado mas faltavam as fotos e o tempo tb andava escasso pelo que só agora é que deu para acabar.

Há tradições pernetas que são para se manter, custe o que custar e não há nada que nos impeça … a não ser uma pandemia e as respectivas proibições de aglomerar muita gente em espaços reduzidos 😉.

Uma das nossas tradições é o convívio da família Perneta na D.Alice … e não há particularmente uma altura certa para o fazer. Já o fizemos no verão, já o fizemos na Primavera e tb já o fizemos no Outono. O importante é fazer, juntar o máximo de pernetas possível e colocar as pernas ao caminho … o programa é simples …

1-    Começa com um treininho pelo nosso quintal

2-    Continua com almoçarada na D.Alice

3-    Depois há uma jogatana de bola no Estádio Ervado de Parada

4-    Acaba na D.Alice a comer os restos e a acabar com as minis

Andávamos com saudades das tainadas na D.Alice … a verdade é que tem andado tudo um pouco afastado do nosso quintal, e com isso do tasquinho da D.Alice. Foi no longínquo ano de …. não me lembro nem me apetece estar agora aqui a pesquisar … mas já foi há ca de 10 anos no mínimo, ou seja, por volta da idade média, que tivemos o primeiro encontro com a D.Alice no lugar de Parada.

Lembro-me perfeitamente, era domingo, e era a nossa estreia pelo que viria a ser o nosso quintal. Como guia tínhamos o Raúl … falou-nos num tasco que servia umas sandes de presunto com ovo que eram uma delicia … eu lembro-me que ia com uma larica, que só pensava no raio da sandocha … e quando lá chegamos batemos com o nariz na porta fechada … fodeu-se … se fosse hoje tínhamos entrado pela casa dentro e se a D.Alice não estivesse, havíamos de a encontrar umas casas mais abaixo onde ela guarda os animais, ou então na casa que era dos pais, ou então ligávamos com ela … ou então encontrávamos o marido ou um dos filhos … dali com fome e sede é que não iriamos sair 😉

Voltaríamos uma semana mais tarde e aí com a porta do tasquinho aberta iniciava-se uma história de carinho (reciproco), que à altura, ninguém imaginaria vir a dar tantas histórias que já dão para escrever um livro ou dois no minimo … mas é melhor não, porque como diz o ditado “o que se passa na D.Alice, fica na D.Alice” … quer dizer … algumas histórias ficam, tem mesmo que ficar 😉  

Foi tb baseado na D.Alice que nasceu a ideia da Sandes de Presunto com Ovo nos Trilhos dos Pernetas … que digamos que é apenas mais uma idiotice nossa porque na prática é algo com uma logística que a maior parte das pessoas não consegue imaginar … fritar quase 1500 ovos em 4 horitas é no mínimo f@dido 😊. Mas agora está está …

E depois de um longo interregno lá voltamos a esta tradição … juntamos o útil ao agradável e fizemos o convívio de Natal Perneta na D.Alice … mas há alguma combinação mais perfeita? Claro que não …

Para o treininho havia duas possibilidades … corrida de 20km com ida e volta ao Camouco … ou então uma caminhada de uns 8km … e ainda apareceram alguns que teriam sido mais se na noite anterior alguns não tivessem ido à SS da Feira e outros se os respectivos os deixassem vir …

… a corridinha foi super descontraída … destaco a estreia da Lia nestas andanças … era para ir na caminhada, lembrou-se de repente de ir connosco e foi … valente!!!

Lia em grande ... parabéns moça

um amigo que fizemos logo no incio do treino e que nos acompanhou nos 20km

voltamos a molhar os pézinhos

ó pra ele todo contente ... sempre na frente da corrida

só precisou de ajuda para atravessar o rio ... 3x

relembrar como é subir ao Camouco

velhadas ...

a chegar ao ponto mais alto

lindooooooo ....

Pelo que se me constou a caminhada tb terá corrido bem 😉

ó pra eles agarradinhos à ponte ...


ó moça ... é fvr tratar de regressar às corridas sff

os Pernetas são asseados, que fique bem claro

Quando cheguei à D.Alice, a coisa já estava bem composta …correr ou caminhar tá quieto, mas para comer e beber não há meninos … já se morfava a bela da sandes, já tinham desaparecido umas quantas canecas de receita e já se amontavam algumas garrafas de minis vazias … aiiii … já me tinha esquecido de quão boas são as sandochas da D.Alice … as originais 😊 … mas sandes, um caldo verde e umas sobremesas, devidamente (muito) bem regadas depois a coisa descambou como é tradição … a diferença é que desta vez a coisa estava a ser filmada para haver material para o nosso vídeo de Natal.

babes giraças ...

fodeu-se 

fodeu-se parte 2

velhinhos bem comportados


a verdadeira ...

mais babes giras

para ajudar a digestão..

Festaaaaaa ....

Meteu animais, ambiente carnavalesco, humanos nus … jovens, adultos e crianças … não tivemos anões … não foi discriminação, foi esquecimento mesmo … da próxima não falha …


fodeu-se parte 3



fodeu-se parte 4

a Pumba andou nas quintas dela ...

fodeu-se parte 5

o Rei dos Animais voltou

fodeu-se ... parte "já não me lembro"

agora é que fodeu-se o resto

gosto da decoração do papareito da janela

txiiii ....

com garrafas vazias até eu

grandes latifundiários ....

Também houve a futebolada em cuecas … a longa peregrinação do tasco até ao estádio é sempre uma festa … especialmente para os habitantes do lugar de Parada que levam para contar 😉 … o jogo foi o habitual … a bola até chora de tão mal tratada, do resultado ninguém se lembra, só que o árbitro é ladrão … e tivemos saudades do nosso Bininho … fazes falta páh … este ano tivemos uma novidade … houve “BAR” … temos que nos adaptar às novas tecnologias … sempre que havia um lance duvidoso lá tinham que recorrer ao “Bar” para tomar a decisão certa … 😉


a estrela da companhia, o nr.10 ...

confusão inicial ...

o agente da FIFA lá atrás em prospecção ...

ainda o jogo não tinha começado e já se via quem mandava e a roubalheira que ia ser

nem os miúdos escaparam ... autoritarismo puro ...

e rola a bola ....

a claque e o agente FIFA que nem queria acreditar em tanta qualidade a desfilar ali naquele estádio

"ai vale estouros??" ... "ninguém toca no meu filhinho..."

a táctica era tudo ao molho e fé e Deus ...

a bola chorava e não era pouco

o Nuno Silva e o Badolas a ver se acertavam na bola ... o Álvaro a jogar de mãos nos bolsos com os olhos

ca puta de estilo ... jogou, arbitrou, roubou ... com  Xô Presidente a assistir

mais uma ida ao "BAR" para analisar lances duvidosos

tás a ver aquele gajo de robe? Foge dele ...

O Badolas a tentar mandar ... ao que isto chegou ...

a Lia a agredir uma criança ... vale tudo

penalti claro sobre o Badolas ... mais uma ida ao "BAR" 

ainda havia quem acertasse na bola ...

mas pura classe só o nosso nr.10, o mágico Fontes, Rei dos Animais, Primo dos Primos

No fim voltou-se à D.Alice … já um grupo em reduzido … o dia já ia longo e havia outros compromissos. Ficaram alguns resistentes …. contas feitas … umas 70 sandes (por aí), batatas fritas, caldo verde, minis a perder de conta, uma catrefada de litradas de receita, cafés e refrigerantes … 12 euros a cada um já com uma boa gorjeta incluída para danos morais … tudo acaba sempre com um pedido de desculpa à D.Alice, pelo confusão, pelas brincadeiras, por invadirmos a casa deles … mas sabemos que eles tb gostam de nós … não é preciso dizer, sente-se … é como se fossemos família!!!

Obrigado D.Alice e familia!!! A ver se desta vez não demora tanto a voltarmos ….

esta senhora é uma santa ....

 ... aqui o video de Natal Perneta que resume na perfeição este dia


fodeu-se 

Nenhum comentário:

Postar um comentário