sexta-feira

1ª São Silvestre de Esmoriz

que inkipinha de luxo....

Já me ia passando esta  … já foi no domingo 11 de Dezembro que fui à 1ª São Silvestre de Esmoriz.

Eu que gosto tanto de São Silvestres este ano só devo ir mesmo a esta. Não ando a treinar grande coisa, e mesmo sabendo que dificilmente algum dia estarei em condições de andar perto do meu recorde aos 10km há um mínimo de forma que tenho que ter ou então algum objectivo diferente como acompanhar alguém ou experimentar uma prova nova.

Foi o caso desta … era a primeira edição, a 10 minutos de casa e havia alguns companheiros de equipa inscritos …

A prova era ao final da tarde e como ia em modo “treino” decidi que de manhã ia fazer um treininho pelos trilhos de Santo André … uns 10km muito descontraídos e calminhos eram o objectivo. Custou-me muito levantar mas lá fui … é páh, custou-me tanto mas tanto que nem imaginam … as pernas não andavam, não tinha força nem energia nenhuma … mas forcei a continuar e acabei os ca.11km verdadeiramente de rastos. Para quê? Sei lá …

Facto é que quando entrei em casa senti uns arrepios de frio, nem um banho quente me aqueceram … estava com sintomas de gripe e enfiei-me novamente na cama, tomei um comprimido, chazinho quente. “Mulher, acho que não vou correr logo …”

O Benuron ajudou um pouco, pelo menos à hora de almoço levantei-me e almocei, mas de tarde voltei-me a deitar, desta vez no sofá e posso dizer-vos que não senti grandes melhoras. Estava decidido … não vou correr. Objectivo agora era estar em condições mínimas de ir assistir e depois ir com a malta à francesinha como estava combinado 😉

Eram 16h quando comecei a sentir melhoras mais significativas … queres ver? Estava na hora de ir … decidi ir equipado e lá iria fazer um aquecimento e logo veria se me sentia com força para participar na prova.

O ambiente em Esmoriz estava 5 estrelas … partida e chegada junto ao mar, percurso de ida e volta a Cortegaça, 2x … tudo muito planinho. Tempo frio mas seco, quase sem vento. Cheira-me que isto vai ser fixe …

Cafézinho com a malta, e siga para o aquecimento que se resumiu a umas corriditas e uma aceleração ou duas só para sentir a máquina. “Mulher, vou contigo … “ … estava decidido 😊

Chegamos já bem em cima da hora à zona de partida, ainda a tempo de assistir à corrida das crianças. Como quase sempre, lá ficamos bem lá atrás na partida … por mim era na boa, para a Pikinita que ia dar tudo e tentar um recorde pessoal nem por isso.

aturem-nos ...



Tiro de partida e na nossa zona o pelotão nem se mexe … iriamos demorar quase um minuto a passar o pórtico para começar logo a zarpar a grande velocidade. O primeiro km deu 4,24m/km o que era excelente … o que já não era muito bom foi o que se precisou de fazer para o conseguir, pois as constantes acelerações e ziguezague desgastam …

O bom é que a partir do 1º km houve sempre espaço … as estradas são largas … e entrou-se em modo cruzeiro, com os km a serem feitos ali pelos 4,30m/km … era a Pikinita que comandava … tínhamos a companhia do Fontes e do Nuno Silva … e foi assim até quase ao primeiro retorno em Cortegaça … o Fontes e o Nuno foram à vida e eu fiquei com a Pikinita … eu sentia-me muito bem e com vontade de andar mais … mas tinha uma missão 😉

No regresso mantivemos o ritmo … e ao voltar a passar no pórtico para finalizar a primeira volta faltavam uns 150m para os 5km … fiquei logo desconfiado que a prova não iria ter 10km… nada a fazer, é continuar … 4,30m/km de média … dá para recorde …

A Pikinita já estava a fazer um esforço muito grande para manter e eu passei para a frente, para fazer de lebre… os ritmos baixaram um pouco … mesmo assim ia bastante bem … novo retorno em Cortegaça … faltam 2,5km e estiquei um bocadinho a corda para ver o que dava … a Pikinita tentou acompanhar mas ali pelo km 8 e 9 a coisa emperrou um pouco e baixamos novamente o ritmo … com o aproximar da meta, a luta pelos lugares e o muito público estava na hora de ir buscar aquele último bocadinho de energia e o ritmo voltou a subir … passamos a meta em 44,34 mas com apenas 9,75 km … não teria dado para baixar os 45min mas teria dado para tirar uns segundos ao RP da Pikinita … foi pena.

A única critica que posso fazer à Organização é mesmo essa, a prova não ter os 10km … ainda por cima, neste percurso não há desculpas … bastava colocar o retorno em Cortegaça uns 50 ou 60m mais à frente, algo muito simples.

Também vi alguma confusão entre a malta da caminhada e os atletas mais rápidos … é que o percurso é o mesmo e deu alguma confusão.

De resto foi um evento espectacular … adorei o percurso, ideal para fazer bons tempos, muito plano, com os retornos que nos permitem ver os outros atletas e usar isso como motivação além do muito público presente ao longo do percurso e que também ajuda. No fim abastecimento como nos habituamos a ter no trail, incluindo uma maquina de tirar finos e umas mini natinhas que estavam uma delicia … eu sei porque morfei 3 😉

Parabéns malta … corrijam a distância e arranjem alternativa para a caminhada não se misturar tanto com a corrida e tem aqui um evento que pode ser uma referência a nível de São Silvestres.

A Pikinita falhou o pódio no escalão por 29 segundos, ficou-se pelo 4º lugar em M40 … é muito tempo em 10km mas olhando a que partimos de trás a diferença não é assim tanta. Em todo o caso fez uma excelente prova mesmo sem treinar para isto … e só não deu uma facadinha de uns segundos no RP porque faltaram os tais 250m.

grande prova, mais uma 


Quem está também muito de parabéns são as restantes babes do CAL ... a Lia com a sua estreia oficial em provas que superou com distinção, a Teresa e a Samanta pelos excelentes tempos que conseguiram ... PARABÉNS!!!

Grande Lia ... a primeira de muitas 

Teresa, os 50min estão próximos ;)

Samanta ... não tenho foto tua mas foi um excelente regresso às provas ...

Depois veio a francesinha e umas cervejitas com a família antes de ir para casa ... maravilha …

começar o dia doente e acabar assim ... quem diria 

2 comentários: