quarta-feira

Fim de semana no relax - Ecopista da linha do Tamega

suminho de "laranja" ...

Este fim de semana foi fim de semana de relax ... e bem que estava a precisar de uns dias de descanso porque estes últimos tempos tem sido bastante stressantes. Aínda por cima há 5 meses sem a corrida que me serve como ponto de equilibrio fisico e mental.

A zona escolhida foi ali por uma aldeola chamada Canedo (coincidencia 😉) de Basto a meia dúzia de km de Celorico de Basto.

Eiiiishhh ... um fim de semana de papo para o ar, amigos, comer & beber e piscina 😊 ... totalmente de papo para o ar não foi, isso seria impossivel ... num sitio destes, com tanto por explorar ali ao lado há que fazer alguma coisa.

Sábado de manhã

A nossa amiga Susana teve uma ideia luminosa ... “Vamos fazer uma caminhada?” ... uma pesquisa rápida pelos PR ali por perto. Eu olhava pela janela e via a Senhora da Graҫa ali no alto, mas todos os PR que lá iam tinham demasiados km e não eram circulares. A ideia era uma coisa pequena tipo 8 a 10km. E lá encontramos o PR2 que nos iria levar a acompanhar a Levada de Piscaredo. Como não era circular deixamos um carro em Celorico onde acabava o trilho e seguimos no outro para as Pedreiras onde demos o inicio a uma agradável caminhada de quase 10km, sem grandes dificuldades ou desniveis. Muito tranquilo ... quer dizer, um pouco depois de meio os óculos da Pikinita tinham saltado da minha mochila e lá fui eu a corrinhar para trás para ver se os encontrava ... ao fim de pouco mais de 1km lá estavam eles sossegadinhos bem no meio do single-track ... voltei a corrinhar até apanhar as meninas e concluímos a coisa antes de rumar a casa para um belo de um repasto e uma tarde de sol, sesta, piscina e copos 😉

equipinha bem disposta

fizemos amigos

abastecimentos tivemos vários ... e bem bons

mais uma amiga ...

por causa destes fiz quase 3km extra ... mas safei-me de levar nas trombas

mais a abastecimentos

Tarde e noite muito dificil ...

Domingo de manhã

Dia de treino longo para a Pikinita ... 24km no cardápio. Eu ia acompanhar alguns km, o que aguentasse ... tinhamos escolhido a Ecopista do Vale de Tamega, que supostamente teria bom piso e seria plana ...

Teria que ser cedo porque o dia prometia ser quente ... arrancamos de casa rumo a Celorico seriam 8 da manhã, depois de uma noite curta com muitos copos ao jantar. Não apetecia muito mas a Maratona não se faz sozinha ...

Aínda no carro lembro-me que me esqueci da água em casa ... dá a volta para ir buscar esse bem essencial para um treino longo. Ao regressar reparo num caminho uma cota mais abaixo que me parece familiar ... enquanto a Pikinita vai a casa buscar a água, eu desco a esse caminho ... Foda-se, isto é a Ecopista, reconheҫo das fotos que vi na net!!! ... iamos fazer 7km de carro até Celorico para apanhar a Ecopista e ela a passar a 50m da casa onde estávamos ... enfim 😉

Estacionei e siga que se faz tarde ... é páh ... se a vontade ao inicio não era muita não demorou 5 minutos a transformar-se em treino espectacular ... topem as fotos ...

cheios de vontade, sqn ..

vinhas, serras, sol a nascer, tranquilidade ... que maravilha

até aqui foi easy, 5km sempre a descer ...

depois foram 5km sempre a subir ...

momento do meu "abandono" aos 8km ...

ela mata-me

no regresso a descer passou por mim como uma flecha ...

aos 20km uma pequena pausa para hidratar ... e siga...

aqui já vai a acabar ...

feito .... e bem feito

Quanto ao treino a Pikinita devia fazer o treino ali à volta dos 5min/km. O percurso foi basicamente 5km a descer até Celorico, depois 5km a subir ... dar a volta até ao ponto de partida onde tinhamos a água no carro com 20km. Depois seriam 4 km a rolar como lhe apetecesse.

Eu aguentei até aos 8km, onde chegamos com média a rondar os 4,50m/km, mesmo com um primeiro km lento e com 3km de subida. Fiquei por ali a caminhar e alongar enquanto a Pikinita ia 2k  mais à frente fazer o retorno. Ela apanhou-me já no regresso, a descer ... parecia uma bala, de tal forma que não a consegui acompanhar, apenas ao longe ... tentava dizer-lhe que ia a exagerar com km bem abaixo dos 4,30 mas ela quis aproveitar a descida e o facto de se ir a sentir bem.

Depois de Celorico iam ser 5km sempre a subir até ao carro ... estava lá a água com o Rehidrate e já se sentia o calor... tinha que chegar lá antes dela para lha entregar ... só havia uma forma, tinha que a apanhar na subida.

Passei por ela pouco depois da estaҫão de Celorico e não abrandei ... imprimi um ritmo forte a subir, sempre ali entre os 4,40 e 4,50m/km até lhe ganhar uns 200m. O último km já foi a penar mas consegui chegar ao carro e ter a bebida pronta quando ela passou. Fez os 20km a 4,50m/km e depois de hidratar lá seguiu para cumprir o que faltava já de forma mais descontraída. Está um “monstro” 😊

Quanto a mim, fiz quase 19km, dos quais corri 16 a muito bom ritmo para a condiҫão actual, mesmo a subir senti-me bem mais forte que nas últimas corridas. Estou a melhorar e o mais importante, da pubalgia sinto-me muito melhor, quase sem sinais. Vamos aumentar um pouquinho os km semanais para ver como o corpo reage.

o resto do dia foi novamente dificil ...

Comeҫo a acreditar que poderei mesmo fazer a Maratona do Porto, sem objectivos de tempo como é evidente. Mas antes ainda vou até à mitica Meia de Ovar no inicio de Outubro. 😊