sexta-feira

Fui buscar uma Broa a Avintes

 


Já passaram 3 dias e o “poema”

“não é para me gabar mas estou todo fodido”

aplica-se na perfeiҫão!!!

No domingo passado fui ao Trail Broa de Avintes participar nos 14km. Ia com a ideia de apenas “corrinhar” (correr e caminhar nas calminhas) ... com a ordem de soltura do Rui para comeҫar a fazer pequenas corridas na 5ª feira passada fiz 7km seguidos – que foi? 7km para mim é pequeno ... cheguei morto mas feliz pelo facto de  a nivel da lesão me sentir muito melhor. Como no dia seguinte não senti nada de especial além das normais dores musculares decidi que em Avintes ia rolar até onde aguentasse e depois caminhava até à meta.

E assim foi ... domingo lá estava a ala Perneta da familia calense em bom número. Como anda tudo meio malandro a nivel de treinos, foi tudo para os 14km ... tudo? Não!!! A Pikinita que está a preparar a Maratona do Porto ia para os 21km e o Bruno estava de serviҫo a Speaker do evento para dar uma ajudinha à organizaҫão que é malta porreira e merece tudo.

e é isto ... 

o Flávio veio "preparar" a Meia de Ovar ... há que cumprir o treino semanal ;)

Categoria .... DJ Brunex, Speaker, provador de cerveja ... fez de tudo o meu menino

e é isto ... parte 2

e é isto ... parte 3

há sempre admiradores a querer tirar uma foto conosco ..


Ás 9h saiu a Pikinita ... levava indicaҫões claras... é treino longo ... tentar correr durante o máximo do percurso possivel, sem entrar em loucuras. Mas tb sabia que era menina para lutar por um pódio e se visse que tinha hipótese era não se fazer rogada. E lá foi ela à vidinha ...

a dar as dicas antes da prova ... falta saber quem deu dicas a quem 

A restante comandita, incluíndo eu, partiu pelas 9h15. O Fontes zarpou de imediato, eu fiquei ali meio dividido ... sigo ou vou com a malta? A dúvida desfez-se de imediato, o Flávio juntou-se a mim e imprimiu-se um ritmo confortável ... a minha ideia era tentar manter até onde me fosse possivel, incluindo nas subidas. Caso sentisse desconfortável da lesão pararia imediatamente.



o Fontes zarpou logo e só o vi na meta ...

A prova foi feita de trás para a frente ... o Flávio acabou por ficar para trás por volta dos 3/4km numa subida ... ainda olhei para trás, mas como ficou bem entregue com o Jorge lá continuei no meu ritmo, Estava a sentir-me bem e a controlar para não exagerar ... eu sabia que ia levar um estouro, só não sabia quando ... continuava a tentar fazer as subidas a correr o que fazia com que continuasse a recuperar lugares. E assim cheguei ao abastecimento, com ca. 6km.

Não tinha levado mochila ... apenas um flask com um rehidrate cheio a 1/3 ... já vinha com a boca seca. Enchi o resto do Flask e bebi, comi melancia que estava bem boa ... voltei a encher o Flask a 1/3 e siga ...

Voltei ao ritmo anterior, certinho sem exagerar. Sabia que ia chegar a uma zona ainda mais corrivel, com passagem na ciclovia junto ao Douro durante alguns km (novidade foi a incursão pelo interior da zona da Festa da Broa) ... já sentia as pernas bem pesadas e comeҫava a ficar cansado ... normal para quem já não corre há 5 meses ... mas o importante era que os sintomas da lesão continuavam sem se fazer sentir muito.

Agora levava um objectivo ... queria chegar aos 10km a correr, o que consegui ... os últimos quase 5km seriam um misto entre caminhos, escadas, trilhos do rio Febros para depois subir para a meta circundando a zona do Parque Biológico de Avintes. Nestes últimos km motivei-me a tentar apanhar quem ia à minha frente ... e funcionou gerindo corrida com caminhada vigorosa nas subidas ...

... quer dizer, funcionou até a ca de 1,5km da meta, onde levei finalmente aquela martelada mais a sério ... já não tive forҫa nas pernas nem energia suficiente para acompanhar um último atleta que tinha conseguido “apanhar” ... foi aguentar até chegar à escola secundária onde passei a meta com 1h32 para os quase 15km com ca. de 400m D+ que este percurso tem.

Foi bem bom para quem está completamente fora de forma. Mais importante era não sentir a pubalgia nem os adutores ... senti ali qualquer coisita mas acho que é normal porque vamos mais atentos aos sinais.

Fiquei ali pela meta a beber uma mini e a morfar a bela da bifana e a conviver com a malta enquanto esperava pela Pikinita. Quer dizer, bebi 4 ou 5 minis ... que querem? Elas vinham parar-me às mãos ... 😉

E lá vinha ela toda contente e fresquinha q.b. .... passa a meta e continua a correr ... tive que lhe berrar umas quantas vezes antes de ela ouvir ... do outro lado da meta a malta da lap2go fazia-me sinal que ela era a primeira da geral 😊 ... raio da Pikinita, voltou a treinar com mais rotina há ca de um mês e já se nota bem. Uma máquina pikena mas potente 😉




toda contente ...

Agora era esperar pela entrega dos prémios que chegou por volta das 12h30 ... e quem é que subiu ao pódio? Sim, a Pikinita ... isso já sabiamos e acontece algumas vezes ... quem mais? ... ninguém adivinha? Euuuuuuuuuuuuuuuuuu .... subi ao 3º lugar dos M50 nos 14km ... mas tenho que confessar que fui receber o prémio pelo Fontes que teve que ir embora mais cedo 😉


fui representar o Fontes ...

2 aulas de porrada pró Fontes? Ela já é pouco violento ...



Bem ... como esperava foi uma manhã bem passada entre familia Perneta e amigos ... voltei a correr e soube pela vida. O percurso é o que é ... eu já conhecia e ninguém está à espera de encontrar trail puro nesta zona. Eu gosto deste tipo de percursos que variam entre trilhos, estradas, caminhos, muito corriveis e desnivel q.b. ... “obriga” a correr o que dá um belo de um parte pernas e correspondente empeno ... como disse, eu gosto deste tipo de corridas e só tenho pena que não estivesse minimamente em forma ... tinha dado luta no meu novo escalão 😉.



A organizaҫão é malta amiga e é muito por eles que voltamos ano após ano ... e pela broa como é evidente 😊 ... gente boa que faz muito com pouco. Muitos parabéns por mais este ediҫão malta!!!

bem broa :)

Eu andei empenado durante 4 dias como se tivesse corrido uma maratona no limite. Na 4a feira tentei correr enquanto a equipa maravilha da Maratona do Porto fazia o treino de séries ... aguentei 4km do aquecimento deles, meti a viola ao saco e andei a caminhar e a fazer alongamentos. Ontem à noite fui fazer 30min e a coisa correu lindamente ... apeteceu-me acelerar e foi sempre em crescendo não me tendo ressentido em nada da pubalgia ... espero que assim continue 😊

Equipa Maravilha para a Maratona do Porto ...

muita velocidade ...

só sirvo para tratar da hidratacao neste momento ..

meia horinha na 5a à noite ... bem bom

Sigaaaa ...


4 comentários:

  1. Só excelentes notícias! O não teres sentido nada da lesão e a vitória da Dora!
    São umas máquinas!!!
    Que continues assim a melhorar que logo logo regressas ao teu normal, e que a Dora continue de vento em popa rumo à Maratona do Porto!
    Força!
    Grande abraço e um beijinho à campeã:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Joao. Que assim seja. Aquele abraco

      Excluir
  2. Oh pá, essa broa...era capaz de me lá levar! Só mesmo pela broa ah ah ah...e já agora, Parabéns, também por manteres este cantinho vivo. Vivo e a recomendar-se! Parabéns à Pikinita, uma Mulher é assim, garra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A broa de Avintes é excelente, e esta que a organizacao oferece é de alta qualidade. Quanto ao cantinho, esteve apagado por falta de corridas e um piuquinho falta de vontade tb ... tenho algumas saudades do tempo em que os blogues de corrida estavam em voga, com o teu cantinho à cabeca, pela interaccao que criava. Obrigado e espero que tb tu continues a manter o teu vivo ... beijinhos
      NOTA: a falta de acentos tem a ver com o teclado do pc que uso ;)

      Excluir