sábado

Raide ao Camouco - venham comigo

 

Bora lá fazer um percurso no Quintal dos Pernetas? Oupas …

O ponto de partida é debaixo da Ponte do Inha, na zona Ribeirinha do Inha em Canedo (Santa Maria da Feira)… normalmente não existe dificuldade em deixar ali o carro. O percurso é circular pelo que a chegada é no mesmo local.




O percurso tem 13km e é bruto – aviso feito – acumula praticamente 600m D+, a maioria  nos primeiros 7,5km e depois fazes o mesmo em desnível negativo em pouco mais de 5km. Chega de conversa … vamos a isso …

Começas logo por subir uma rampa em alcatrão, a mesma que acabaste de descer de carro para chegar à zona Ribeirinha. Cá em cima, quando chegas à EN222 cortas à direita e passas a Ponte do Inha por cima … aconselho atravessarem a estrada para o lado esquerdo antes da ponte para verem os carros de frente … aconselho tb espreitarem o Rio Inha e a Zona Ribeirinha de cima da Ponte … é lindo. Muito cuidado neste troço de aproximadamente 300m … é estrada nacional, tem algum transito … tenham cuidado.




foto arquivo PSSFSTSFFFST de 2019

Depois de passar a ponte é cortar na primeira à esquerda e entrar num estradão a descer que nos leva novamente para junto do rio, do lado oposto onde começamos. Estamos nos trilhos 😊

Após algumas poucas centenas de metros com o rio do lado direito, aparece uma casa em pedra reconstruída há pouco do vosso lado esquerdo … mesmo em frente um pequeno cais … se puderem e quiserem parem junto ao cais e apreciem a paisagem do rio … costuma ter patos e outras aves a aproveitar a tranquilidade do local … atenção à bifurcação uns 100m à frente … o percurso é à esquerda …




Pouco depois desse corte entramos em single-track, uma das partes mais bonitas (e técnicas) de todo o percurso que nos leva junto a um curso de água, ora pelas laterais ora mesmo pelo meio … muita pedra, vegetação densa, musgo … uma maravilha … no domingo não havia água, a maior parte das vezes que lá passei foi sempre tranquilo … apenas se chover muito e durante muitos dias é que há mais água e é preciso molhar os pezinhos neste troço… é por ali que as serras mandam as águas da chuva para o Rio Inha …




Quando a vegetação à vossa frente abrir e virem um campo aberto com vista para as serras no horizonte a coisa a nível de piso fica mais simples (por enquanto) … este cenário de “grande angular” é dos meus preferidos … estamos num vale que não raras vezes apresenta uma nébula que dá um certo ar místico àquilo … aproveitem, no ângulo certo dá umas fotos espectaculares.


Este campo deve ser percorrido curvando ligeiramente à esquerda … são umas poucas centenas de metros antes de darmos com um estradão florestal em terra … o corte é à direita… sim, é pra subir!!! Ai pensavam que o desnível positivo se fazia sozinho?

A coisa vai inclinando … é para se irem habituando ao que vos espera, aquecendo os motores para uma rampa pior que a “Joana” (lembram-se da surpresa dos Trilhos dos Pernetas de 2019?) … talvez 1km depois de terem começado a subir não há como falhar esta rampa (ainda não lhe temos que dar um nome) .. não há como falhar, quando chegarem lá e a virem de frente vão saber qual é … não vale ir pelo trilho da direita 😉 … vamos lá … não é tão mau como parece … é pior 😊 … são 20% inclinação mas tem apenas uns 300m😉 … e depois vão poder descansar as pernocas durante um bom par de km, está prometido.


Vencida esta rampa é cortar à esquerda em estradão em terra, agora sempre em frente … é a parte mais “monótona” do percurso … estradão em terra, ligeiramente ondulado … quando vos aparecer uma bifurcação é à esquerda … sim, pela rampa 😊 … não há que enganar, em caso de dúvida é subir 😉 … sobem a rampa, descem-na do outro lado e chegam a um grande cruzamento … já se vê o Camouco em frente … mas atenção!!! No cruzamento é à esquerda … vão entrar em alcatrão durante 1km, passar um aglomerado de casas onde as boas vindas serão dados por um cão lavrador preto que anda por ali à solta … o Hoki (não sei se é assim que se escreve) …é favor fazer-lhe umas festinhas que o moço é dócil e carente … a vossa sorte é que ele está muito gordo, caso contrário seguia-vos até ao Camouco e depois não sabia voltar para casa e teriam que o levar de volta na mala do carro … “been there, done that”



Apresento-vos o Hoki ... quando era magro e nos acompanhava ao Camouco

é lindo e meigo

deem-lhe mimos ...

Muita atenção ao corte à direita, do alcatrão para a terra batida … se forem em frente vão parar à civilização e não queremos isso … continuam pelo estradão em terra, com pouco desnível … quando virem o cenário da próxima foto sabem que já estão perto do objectivo maior deste raide … o Camouco!!!

havia ... agora já não há

Mas para chegar lá acima é preciso um último esforço … não reclama, são novamente 20% de inclinação ou um bocadito mais em 300m. Se os Pernetas já carregaram uma Sanita, ou uma Passadeira ou até o melhor abastecimento de sempre lá para cima, vocês tb o podem fazer com uma simples mochila às costas. O piso tem muita pedra, na sua grande maioria fixa o que facilita … se estiver escorregadia em algumas zonas usem as mãos … meninas, não levem mini-saias, ou então deixem-se ficar para últimos 😉

+ fotos de arquivo do mitico PSSFTRMPP 2019



Garanto-vos que o esforço compensa … já fui dezenas ou mesmo centenas de vezes ao Camouco mas cada vez que lá vou não deixo de contemplar as vistas com admiração. Estamos apenas a 450m de altitude mas as vistas são a 360º … Porto, Rio Douro, S.Domingos da Serra, Freita … se o dia estiver limpo as vistas são fantásticas. Se estiver muito nevoeiro, frio, chuva e vento não se vê nada mas não deixa de ser brutal na mesma 😊 



Alguns vídeos no Camouco - é só carregar nos respectivos links ... AVISO!!! estão por vossa conta:

Vá … aproveitem, descansem, bebam e comam qualquer coisa. Estamos com ca. 7,5km e praticamente tudo o que é subida feita. O mais difícil já está não é??? Desculpem lá, mas não está nada … pelo menos para mim.





Agora vamos fazer a descida clássica do Camouco ao Inha, descida que utilizamos em quase todos os eventos pernetas. São 400mD- em menos de 3km … é só fazer as contas. O piso? Tirando umas partes pelo meio em estradão (repetem umas poucas centenas de metros da fase de subida), o resto é em piso com bastante pedra … mas não se assustem, com os devidos cuidados não há stress nenhum. Em algumas partes e dependendo do estado do piso a técnica de “Sku” pode dar jeito.



Chegamos finalmente ao Rio Inha … agora sim, a parte “pior” já passou … agora é desfrutar dos últimos 3km … 2 são junto ao Rio Inha, sempre pela margem direita … no domingo estava tudo húmido das chuvas, o rio corria clarinho e calmo em direcção ao Douro, o som da água misturado com o som dos pássaros só foi interrompido por uma malta que enfiou os jipes naquela zona … é muito raro, mas de vez em quando lá aparecem.






Não tem nada que enganar, é sempre em frente até chegarem novamente a uma estrada em alcatrão … estamos no Lugar do Inha … é à esquerda, seguindo sempre a estrada em alcatrão, passam uma pequena ponte e começa a subir … é a última subida do percurso … estamos de volta à estrada nacional 222 … cortam à direita, a descer, terão que fazer 300m onde se deverão manter em fila indiana na berma da estrada se forem em grupo (não tem passeio) antes de cortarem novamente para a zona Ribeirinha do Inha onde começamos há umas 3h30 atrás ...



A caminhar com algumas paragens acho que 4h são mais que suficientes. A correr depende de cada um, da capacidade física, da vontade e da capacidade se sofrimento… é que o percurso não sendo longo é bem bruto …



NOTA: o percurso não está marcado por enquanto. Podem descarregar o track na página da CMF na parte dos Percursos ... aqui o link ... 

Pelo caminho não há forma de abastecerem pelo que é obrigatório levaram hidratação e alguma coisa para comer. Nunca esquecer roupa adequada ao tempo que faz (olhem que mesmo só sendo 450m de altitude, se estiver frio chuva e vento no Camouco em poucos minutos arrefecem), telemóvel e uma manta térmica na mochila. Com tempo seco qualquer sapatilha faz o serviço, com o piso molhado levem calçado de trail ou especial de caminhada.

Vá, agora que fizeram a volta por escrito organizem-se e vão experimentar … e deem feedback 😊

9 comentários:

  1. Já estou a imaginar a malta de telemóvel na mão, a correr e a ler o post com as indicações ao mesmo tempo :D Ahahahah!

    Maldita Covid... A ver se isto desaparece que a malta quer ir aos Pernetas em 2021!

    Obrigada pela visita guiada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol ... em caso de dúvida pode fazer jeito, mas o melhor mesmo é seguir o track :) ... embora, cá entre nós que ninguém nos ouve, andemos a preparar uma coisita para entreter o povo neste percurso ;) ...shiu, é segredo.
      Sempre às ordens :)

      Excluir
  2. Qual track?! Quero é uma visita guiada :P
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Atualmente o percurso não está circulável no km2 devido às silvas no single track. Tivemos de fazer o track ao contrário até ao cume do Camouco. Está espetacular. Deu para reviver parte dos trilhos dos Pernetas. A vista lá em cima é incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel, nós passamos lá há menos de um mês e foi na boa, tem ido lá pessoal todas as semanas. A parte que dizes intransitável é uma parte com um riacho? Se for, parte desse troço podes fazê-lo mesmo pelo riacho ... não tem caudal suficiente de água para criar problema, molhas é os pés :) ... obrigado pela visita. Abraço

      Excluir
  4. A partida é junto ao Porto Carvoeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não ... é debaixo da ponte do Inha, a chamada zona Ribeirinha do Inha.

      Excluir