quinta-feira

De visita ao Centro de Trail de Valongo

Continua a preparação possível para o UTDP 2019 que se realiza já daqui a 1 mês.
Na semana que passou tivemos uma agradável surpresa com que a organização do UTDP nos brindou … mais 5km e mais uns metros de D+, sem que tenhamos que pagar mais por isso J … ou seja, a fasquia está agora nos 73km e em mais de 4.300m D+. Depois de questionada a organização como era em relação ao tempo limite lá veio a decisão de o aumentarem de 12 para 14 horas – o único senão é que vai começar às 6h da manhã, o que pensando bem e partindo do principio que vai estar uma brasa é benéfico.
A minha maior preocupação nesta prova é mesmo a barragem de tempo … vai ser um grande desafio para nós e a Pikinita anda preocupada, pois será a maior distância que alguma vez percorreu e logo com esta dureza. Já lhe disse … vamos para conhecer, numa de aventura, divertir, apreciar, viver, tirar fotos e ir avançando … é lógico que vamos dar tudo para acabar o desafio, mas se por algum motivo não for possível que se lixe … nada temos a provar… pumbas J
E depois de uma semana com uns treininhos de estrada porreirinhos no sábado lá fomos para as serras. Desta vez trocamos o quintal dos Pernetas pelas Serras do Porto – fomos fazer uma visita ao Centro de Trail Running de Valongo para percorrer os 23km dos Trilhos do Paleozóico, com 1300mD+ e com um tempo previsto de 3h30 que sabia de antemão que não iriamos conseguir.
Já fiz por duas vezes a Ultra do Paleozóico e a crónica do Elevador ainda hoje, ao fim de tantos anos é uma das postas de pescada mais lida aqui neste tasco. E o Elevador de Santa Justa estava no cardápio nestes 23km.
O Centro de Trail de Valongo fica no Parque da Cidade e todos os percursos se iniciam ali. Podem consultar o site que está bastante completo com informações e até descarregar os tracks com os percursos. Chegando lá é muito fácil identificar o inicio de cada um … existem cartazes com informação e a partir daqui é só seguir as marcações.
Vamos seguir a linha vermelha, o percurso 3

vamos fazer uma espécie de 8

Venham daí…

depois de umas centenas de metros em passadiços começas logo a subir a sério, numa subida bastante durinha que te põe logo o motor aquecido e o coração a bombar a mil

isto para conquistar a Igreja da Santa Justa

sobes de um lado e desces pelo outro … iniciam-se km de puro prazer … muito single-track, grande parte nas margens do rio, pouco sobe e desce, muito corrivel mesmo em zonas com muita pedra, neste caso predomina o xisto … está muito calor mas a grande parte é feita à sombra das árvores e o chilrear da passarada e os sons das rãs a chapinhar nos charcos são uma delicia ...

depois de uns 5km bem enfiado no meio dos montes, à sombrinha, com a frescura dos rios a ajudar chegas agora a uma parte igualmente bela, com vistas desafogadas sobre as serras, mantos verdes e amarelos até perder de vista … mas exposto ao sol e calor que já apertam e de que maneira

é preciso conquistar uma pequena serra, subir de um lado e descer pelo outro para chegar à Ponte de Couce bem dentro do Parque Paleozóico e atravessar o Rio Ferreira …

Até aqui reconheci grande parte do percurso das minhas experiências nas Ultras do Paleozóico. A partir deste ponto seria diferente - a Ultra distância é à direita e o nosso percurso seria à esquerda depois da Ponte

Encontramos esta família pelo nosso trilho…

metade estava feito … e que bonita foi esta primeira metade … a segunda irá ser muito diferente … menos bonita no geral, mais árida, mais exposta ao sol, mais desnível, mais desafiante a nível fisico … maravilha …

pelo meio dos percursos existem estas "brincadeiras" … segmentos de corrida para testar a tua forma .. mediante o tempo que fazes "avaliam-te" … acho engraçado mas é se estivesse com disposição para isso ...

já se andava pela serra de Pias por esta altura

acabou-se a moleza … toca a subir ...

para depois descer até ao rio novamente … muito estilo, telefonar e trilhar

regressados à aldeia de Couce …

estava cá uma brasa …já estava a gerir líquidos nesta altura

para iniciar a "estocada final" … estão a ver lá ao fundo

ali ao fundo … sim, o famoso "Elevador de Santa Justa"

vamos a isso ...

a coisa começa a inclinar, a inclinar, a inclinar para acabar com 160m D+ em 500

FEITO CARALHO!!!! PERNETA 3 - ELEVADOR 0

foi "só" descer do outro lado da serra para Valongo … este tanque está a 200m da "meta" mas não resistimos a parar para refrescar … algo que no UTDP teremos que fazer sempre que tivermos oportunidade….

tal como previsto, passamos as 3h30 indicadas como referência

deu menos desnível que os 1300m D+ indicados … mesmo assim um belo de um empeno porque os fazes praticamente em 3 subidas … isto tudo com o local mais alto apenas a 360m de altitude

cá está o belo do gráfico … até aos 13 é tranquilo, depois levas umas marretadas …

E foi um belo de um treino, em condições difíceis devido ao calor e uma deficiente abordagem da gestão da coisa caso fosse para uma distância maior. 1 gel e 1,5ltr entre água e isotónico para 4h15 com temperaturas que chegaram aos 30 graus é manifestamente pouco e o desgaste geral no fim foi prova disso mesmo. Mas eu sabia disso … e até acaba por ser um bom treino também por isso, porque obrigamos o corpo a ir às reservas, algo que vai acontecer de certeza no dia 7 de Julho.

Ao fim do dia fomos repor energias com as meninas … afinal era dia das crianças..

No dia seguinte tivemos uma comunhão e ao fim do dia fomos fazer uma corrida curta de 7km onde as pernas estavam 5 estrelas.
A comunhão em Fiães City mais parecia um encontro de Pernetas … muito estilo, já nasce…

Temos intenções de voltar para fazer o percurso 45km com 2200mD+ daqui a uns dias.
Mas antes disso vamos à Corrida Urbana no sábado à noite e aos 32km do Trail Rosa do Adro em Sanguedo no dia 10 de Junho.