quinta-feira

O Elevador da Glória

Estão a ver a bolinha vermelha? Pois...escondam as crianças e quem for sensível a vernáculo da pior espécie que tape os ouvidos enquanto está a ler!!! 
Aqui o gráfico dos últimos 10km, retirado dos dados que o meu Suunto registou


Legenda:
- a amarelo as 3 subidas em que "morri"
    - a vermelho o  terrivel "Elevador"

Onde é que a gente ia???  Ahhh...estávamos aqui....
…resumindo…ali estava eu, já com 43km nas pernas…nos últimos 7-8km tinha já enfrentado 3 subidas do pior, e em todas elas tive grandes dificuldades para chegar aos respectivos cumes….em todas elas tinha “morrido”, mas tb em todas elas tinha conseguido ressuscitar….estava na hora da verdade…tanto tinha ouvido falar no terrível “Elevador” nos últimos dias e nas últimas horas, uma espécie de Bicho Papão que barrava o caminho e fazia sofrer de uma forma desumana os desgraçados dos atletas que queriam finalizar o Paleozóico…
….não o conhecia, estava bastante cansado mas estava confiante…nos últimos km, tinha conseguido recuperar alguma energia…para chegar ao fim teria que passar este gajo e não tinha andado aquelas horas todas para chegar ali e desistir…pelo menos tinha dar luta…
…sai do último abastecimento sozinho e logo entrei no trilho, largo, em terra seca, com muita pedra solta…ao inicio não sobe assim tanto como isso, e como não é a direito, não se consegue ver o que temos de enfrentar…ali ia eu a caminhar…a cada curva olhava para cima para ver se dava para ver o dito cujo...
 
….mais uns metros e….
 
…aqui é o inicio da parte pior…até aqui a coisa tinha começado por subir pouco, mas à medida que íamos avançado ia inclinando…nest foto vê-se bem o tipo de trilho, e o inicio do grande combate….


 
Round 1
…comecei a subir e sentia-me bem na medida do possível…olhava para cima e via 2 ou 3 atletas com uns 200 a 300 metros de vantagem, o que nestas condições é uma enormidade….olhei para trás e não via ninguém.…depois dos primeiros metros a subir certinho, a inclinação forte passa a “parede”…os passos tornam-se mais pequenos, mais lentos, a respiração passa a ofegante e o coração a bater a mil…tinha feito apenas ¼ (ou menos) e dá-me uma cãibra no músculo da coxa interior direita, junto à virilha…uiiii….doeu…parei…dou mais um passo e sinto o mesmo….caralho…agora não….massajo a zona durante uns segundos e volto a tentar, mas continua…foda-se…descanso uns segundos e volto a andar, desta vez a subir com a perna totalmente esticada (como se tivesse uma perna de pau, estão a ver?)…funciona mais ou menos….devo parecer um idiota, mas que se lixe…devagarinho, vou subindo até que de repente outra cãibra, desta vez no músculo da canela da perna esquerda….que caralho…esta não dói tanto, mas incomoda para caraças…nunca tinha tido cãibras na zona das canelas (nem sabia que tínhamos ali músculos J)…estas subidas são tão inclinadas, que vamos com os músculos das canelas completamente esticados, e isto constantemente (experimentem puxar os dedos dos pés o máximo para cima, com toda a força e mantenham-se assim…..estão a sentir as canelas e os gémeos a “ganir”…é isso, sem descanso)…sou obrigado a parar o que até é bom, pois dá para recuperar um pouco a respiração….os atletas da frente vão à mesma distância que iam, sinal que vou a subir ao mesmo ritmo….cá em baixo já vejo outros 3 atletas a subir… mal retomo a luta voltam as cãibras na coxa direita…tinha-me esquecido delas e tinha voltado a uma passada normal…passei-me, e dou comigo aos murros no músculo da coxa…”não me fodas pá…” …. não sei se foi pela tareia, se foi pela minha má cara…mas a cãibra da coxa despareceu…sentia apenas uma pequena impressão na virilha direita e na canela esquerda, mas que não me impediram de continuar por ali acima, parando de vez em quando…continuava razoavelmente bem, muito melhor do que em qualquer das outras 3 subidas que me tinham “morto” anteriormente….e assim cheguei ao primeiro patamar….talvez um pouco mais de meio da distância total….uns pequenos alongamentos, descansar as canelas e os gémeos e siga que se faz tarde….
2º Round
…antes de começar esta segunda parte, tomo a 2ª metade do gel (em toda a prova apenas tomei um…como me senti indisposto durante parte da prova não quis arriscar, mas agora tinha mesmo que ser)…
....começo a subir, com cuidado, pé esquerdo, pé direito, cadência lenta mas certinha…sempre atento para ver como reagiam os músculos…estava tudo bem, as cãibras tinham ido à vida…vou parando de vez em quando para recuperar o fôlego...pouco depois ouço gritos de contentamento vindos bem lá de cima…a alegria de quem tinha acabado de vencer o “Elevador”….isto deu-me mais alento….aqueles gritos foram como um incentivo extra para mim….tb quero uma dose daquilo, e é nesta altura que sinto que vou conseguir….não dá para explicar, não sei se foi o gel a fazer efeito, se foram os gritos…mas consigo subir bem, certinho, sinto-me muito bem…o Elevador já nada pode fazer para me impedir…ainda dá luta, mas está vencido, não por ko mas aos pontos…e assim chego ao topo, frio na espinha, com a lágrima no canto do olho, a adrenalina no máximo o grito....
 “I’m the King of the Woooooooorrrrrrrllllllldddddd”
Acham mesmo que eu, homem do norte, ia gritar “I’m the king of the World” numa situação destas???? …tssss….claro que não…foi mais ….
 “ FOOOODAAAAAA-SEEEEE CARAAAAAAAAAAAAAAAALHOOOOOO” J
…ao que o Elevador respondeu – “manda uma corda!!!!” ….pronto…não foi o elevador, mas foi o pessoal que vinha um pouco mais abaixo J
Tava feito…tinha ultrapassado e vencido o terrível “Elevador” … tirei a seguinte foto quando cheguei lá acima…
existe o “Martini Men” e agora existe o “Elevator Men” J
 ...nada mais me poderia impedir de terminar os Trilhos do Paleozóico…o resto da história vocês já conhecem….
Para ser muito sincero, o Elevador é um osso duro de roer (não tenho fotos que façam justiça ao Elevador), disso não há dúvidas nenhumas. Mas, eu tive muito mais dificuldades nas 3 subidas anteriores….o Elevador deu muita luta mas não me “matou”….deu-me uma carga de cãibras, que olhando bem até podem ter sido benéficas, pois distraíram-me da subida em si para me concentrar no que estava a sentir a nível muscular….e com isso fui avançando.
Estive a analisar os dados do meu Suunto e chego à seguinte conclusão em relação ao “Elevador”:
- tem ca.306m D+, numa distância inferior a 1600m
- demorei ca.34minutos para o fazer
 ELEVADOR – 0      PAPA KILOMETROS – 1
Para o ano dou-te a desforra J

 

30 comentários:

  1. Eh eh eh! Eu nem imagino o que terá sido!!!
    Mas é muito giro comparar a tua foto entre o 1º e o 2º round e depois a do final. Vitória!!!

    Um abraço e parabéns, grande campeão!!!!!!

    ps - Será que a Xana cantava era este elevador e não o que as pessoas pensam?!?
    ps - Foi bom re-ouvir esta música. A Xana sempre teve uma excelente voz e dicção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. É, as fotos mostram bem como a mente é importante nestas coisas....depois de vencido o bicho, a boa disposição volta em força :)
      Abraço

      P.S. A Xana era uma visionária...acho que já na altura era a este que ela se referia e não ao outro a que toda a gente a associou...hehehe....nem sei o que é feito da Xana nos dias que correm.

      Excluir
  2. Oh, Carlos não sabes o que já me ri... Só quem passou por isto entende as tuas palavras.
    Sabes que por incrível que pareça, o "ELEVADOR" deu luta, mas achei as anteriores mais difíceis, principalmente a que nos levava para o "ROCHEDO".
    O que me ajudou bastante foram os bastões, passei por 3 ou 4 a custa deles na subida do elevador, até estive para emprestar um ao rapaz que acabou comigo, ele estava desesperado e ainda esperei um pouco por ele, as pedras, ou melhor, "os calhaus" eram a maior dificuldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois...foi como eu, as outras tb me lixaram mais que o Elevador...talvez por não estarmos a contar com elas, enquanto que com o "bicho" tenhamos tido mais cuidado/respeito...não sei.
      Tenho uns bastões novinhos, nunca os usei....vou ter que fazer uns treinos para ver se vale mesmo a pena.
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Epah, crónica de home do norte de barba rija, carago!
    Muito bom, quando crescer quero ser como tu ( excepto as caimbras, seres do FeQêPê, e...pronto, eu sou mais bonito).
    E depois disto uma semana desgastante no trabalho! Isso é que é de homem!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem...podes ser mais bonito (tb não é difícil, diga-se de passagem), agora não te gabo o gosto....não seres do FCP não abona a teu fvr :)
      Ah pois....a Ultra no meu caso, não se esgotou nos quase 49km do Paleozóico :)
      Grande abraço carago!!!

      Excluir
  4. Esse teu grito no final é soberbo! (Também sou assim! Mesmo sendo uma senhora, em trail falo/grito que mais pareço uma carroçeira!!)
    Grande macho-man!! Vá, és o único que podes (continuar) a gozar com as minhas saias! :)))
    Muitos parabéns Carlos! Começo a achar que não há obstáculo que te consiga parar, homem! Grande determinação e força!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe....acho muito bem que libertes a carroceira que há em ti de vez em quando, faz bem à alma :)
      Quanto às tuas saias nunca gozei...só acho que a mim não me favorecem, tenho a coxa fina...
      Obrigado. Beijinhos

      Excluir
  5. Estas a pensar que te vou dar os parabéns? Que és um campeão? Que és bom? Nada disso! Comigo não te safas! Já que estás doutorado em elevador deixo-te é um convite para estares na estreia desta prova a 30 de Novembro: 1º Subida de Santa Marta de Penaguião – Marão 7º Campeonato de Portugal FPME de Quilómetro Vertical 2014. Ainda não sei nada sobre a prova mas lá que vai subir isso vai!
    E lá vou ter de dar destaque a este teu texto no UK. Qualquer dia ainda pensam que me andar a subornar! Mas que fazer tu escreves bem como tudo!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destaque no UK é uma grande honra!!! Um dia vou experimentar uma dessas provas de KM vertical...o mais próximo que estive foi neste trail.
      Obrigado Jorge. Aquele abraço.

      Excluir
  6. Hehehehe =) O que eu me ri com isto!!! Brutal! Hilariante! Dos artigos mais divertidos que já li. Parabéns pela vitória sobre "O Elevador". Grande atleta!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...a vida é para ser levada a rir :)
      Beijinhos

      Excluir
  7. boa! bom relato da subida, apesar de sabermos que não há palavras nem fotos que descrevam exactamente aquela subida.

    também nós lá passamos, mas com menos km nas pernas (apenas fizemos os 24k), e sabemos bem o que sofremos e o que nos custou a subida - até pela hora a que lá passámos e com o sol que estava (13h30).

    parabéns pela superação!

    e as palavras de conquista são merecidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelas simpáticas palavras. É difícil arranjar palavras para descrever o que se sente nestas alturas...quem passou por lá (seja aos 20 ou aos 43km) percebe.
      Até um dia destes algures por aí...

      Excluir
  8. Ahahah, lindo! :) É assim mesmo, à gajo norte do Norte, cara..go!! :)
    As fotos nunca fazem justiça, mas consigo imaginar a besta do elevador. E eu, basta uma subida com metade dessa dificuldade para despertar a corroceira que há em mim, portanto revi-me bastante neste texto. lol ;)
    Beijinhos e boa recuperação!
    PS: No dia seguinte, como foi o rescaldo Carlos 1 - Elevador 0? :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha outra que tem uma carroceira "escondida" :) ...se é difícil passar a realidade do bicho com fotos, com palavras é ainda mais....só experimentando.
      Obrigado. Beijinhos

      P.S. No dia seguinte o resultado continuou em 1-0 a favr aqui do Carlitos, na 3ª o Elevador esteve quase a empatar, mas eu no fim do dia fui correr - um género, salvar o golo em cima da linha :) .... desta vez ganhei....para a próxima veremos :)

      Excluir
  9. Espetacular relato companheiro. Tendo em conta os 6 minutos que nos separaram, fiquei assim a saber quem deu um valente berro no topo do elevador e que me ajudou também a trepar o resto da parede que faltava. Obrigado pela descrição total desta grande prova, permitiu um leitura descontraída mas bastante realista, enquanto lia voltava aqueles trilhos em pensamento, muito bom mesmo. Até breve num trilho ou parede qualquer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo simpático comentário. Sabes que um dos principais motivos por escrever estes "relatos" é para os reler daqui a umas semanas, meses, anos....é que volto a corre-los e sabe muito bem.
      Abraço e até breve, algures por aí.

      Excluir
  10. hhahahahaah o que eu riiii!!!!!!!!!!! :)

    Bem nem faço uma pequena ideia do que pode ter custado esse elevador.....

    Mas dado a diferença da 1a para a 2a dá para ter uma noção ahahahahah

    Muito bom!!!

    E claro excelente relato... mas isso já é normal aqui pelo Papa Kilometros :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...obrigado Marta. Pois, as fotos mostram bem o estado de espirito aqui do animal :)
      Obrigado. Beijinhos e espero que já tenhas recuperado da tua Meia.

      Excluir
  11. Fantástico. Parabéns.
    Admiro muito todos os atletas que fizeram este trail difícil.
    Fiz apenas os 23km e foram de respeito.
    Apenas comecei à 3 meses. Espero próximo ano arriscar nos 45km.

    ResponderExcluir
  12. João, obrigado e parabéns pela tua prova. Para quem só começou à 3 meses é um grande feito.
    Abraço e até um dia destes algures por aí.

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlos,
    Curiosamente senti os mesmos sintomas nessa bendita subida. Pensei eu: afinal estou mal preparado, mas pelo que li, foram sintomas de grandes atletas, sim porque quem faz provas desta dimensão, só podem ser grades atletas e grandes seres humanos. E para consolo, eu fui dos que disse lá no topo, dassssse ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José...interessante saber que muitos sentem o mesmo nas mesmas situações. Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Grande abraço

      Excluir
  14. Isso desabafa com muitas C*********S e F**** pelo meio faz bem á alma e depois de uma malha dessas apetece mesmo dizer umas quantas asneiras!!!
    Parabéns ela excelente prova que fizeste, afinal acabar um desafio desses não está ao alcance de qualquer um!!! És grande companheiro
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Andavas desaparecido ;)
      Abraço

      Excluir
  15. ahhahah...
    grande Carlos , obrigado por me fazeres rir , de uma coisa em que sofri que nem um...sei lá o quê... ! :D

    Não sou homem do norte , mas em asneireido , garanto que bati qualquer tripeiro mais bairrista lá mesmo do fundo do bulhão ! :D
    ... , ao pé de mim , quando eu estava por aí nesse elevador , pareciam meninos de coro !! :D

    Brutal post !!
    do melhor que já li !! Parabéns Carlos !!

    ... , e se não for antes , até Paiva e Douro !! ...para novos empenos !! :)

    aquele abraço !
    Artur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe....a gente tem que se rir destas coisas...o chamado "rir para não chorar"....quem passou por ele sabe bem de que falo.
      Nós aqui por cima é que temos a fama, e gajos como tu o proveito....espero que não tenhas gasto a asneirada toda, e tenhas guardado alguma para o Douro e Paiva...bem vamos precisar :)
      Abraço

      Excluir
  16. À custa deste teu vernáculo extremamente rico e variado e claro com o espírito com que encaras todas estas provas em que participas começas a ganhar uma legião de fãs em Vila Real, parabéns pelo blog.
    Encontramo-nos no trail do Marão, no qual certamente estarás presente para mais uma prova e respectiva/inspirada narrativa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Emídio....é pá...legião de fâs em Vila Real???? Quando for aí vou ter que levar um bigode para passar despercebido ;)
      Não vou ao Trail do Marão....tenho pouco tempo disponível, e por isso tenho que escolher muito bem as provas onde participo. E as escolhas recaíram noutras provas este ano. Mas com certeza que nos vamos cruzar noutras.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.
      Aquele abraço e dá-lhe com força

      Excluir