quarta-feira

Voltar na Floresta Negra


Tenho estado ausente do meu tasquinho. Se por um lado o tempo andar muito escasso nesta altura do ano por outro não tenho corrido – e quando não corro pouco há que contar. Por isso hoje levam com um pequeno testamento para colocar a conversa em dia J
Até 2ª feira desta semana a última vez que tinha corrido tinha sido em Viana, na meia maratona Manuela Machado onde bati um recorde pessoal – foi a meia onde obtive o melhor rácio tempo/euro gasto na inscrição – quer dizer, o pior tempo de todo o sempre na distância, de longe … 2h03m e uns pozinhos … mas foi bom, até aos 19k :)

RP … 


Até sábado antes da prova estava com dúvidas se devia correr – tinha feito dois treinos muito lentos durante a semana, um de 7km que correu bem e outro de 10km que correu menos bem – até aos 8km não senti nada e nos últimos km comecei a sentir a coxa a esticar no sitio onde me tinha lesionado. No dia seguinte estava um pouco dorido. Parei 4 dias, fiz um último tratamento e sábado de tarde decidi alinhar na partida, nem que fosse para fazer um treino. Estava decidido – se voltar a sentir paro imediatamente.
No dia juntei-me ao Zé Moreira, tb lesionado num joelho e tal como eu sem espectativas em acabar. Acontece que acabamos, ambos os dois J. Partimos detrás e seguimos nas calmas a meter-nos com o pessoal que íamos encontrando por caminho… desculpem lá qualquer coisinha J Fui controlando, sempre atento e só aos 16km é que senti pela primeira vez alguns sintomas que a lesão não estaria debelada. Reduzimos o andamento mais um pouco e aos 19km, mesmo à entrada de Viana, a coisa veio mais forte e parei de imediato. O Zé que tb vinha à rasca não me deixou para trás … caminhamos e trotamos nos últimos 2km para terminar a prova. Feita!!
amigos são assim ...

a caminhar antes que "arrebente"... os vedadeiros pernetas

Sabor agridoce … por um lado contente por ter acabado, por outro apreensivo porque afinal ainda estava longe de estar curado. Mas houve outras coisas boas em Viana … o facto de o Luis Lobo ter vindo participar (1h22 a brincar J … se tivesse sido minha lebre como estava previsto ia matar-me J), os melhores jesuítas do mundo, o almoço com os Montemorrows ou lá como se chamam e por fim o destaque da jornada, a estreia de sucesso da Samanta numa Meia Maratona J
em estágio durante a tarde de sábado para Viana

à noite o estágio continuou ...


Vamos Samanta … tá quase...


feita … e bem feita … bués de parabéns!!!! 

nham nham ...

e fui catequisar os Montemorrows ou lá como se chamam ao almoço

Na semana seguinte andei uns dias bastante dorido na zona da lesão – fiz tratamentos e decidimos parar mesmo. Foram duas semanas de paragem de corrida – fui fazendo algumas caminhadas com a Pikinita (que ainda não pode correr pelo menos até final deste mês) para as pernas não ficarem demasiado malandras, mal-habituadas J
Já há mais de uma semana que me sinto bem, mas tinha aguentado não ir correr – mesmo na semana passada em Valência, cheio de vontade em ir explorar a cidade consegui  evitar calçar as sapatilhas.
não corri, mas tratei-me bem … estas pizzas são totil de boas

O mesmo já não se pode dizer desta semana – estou na Alemanha, no sul … na zona da Floresta Negra. A mala de viagem voltou ao normal … mais de metade com roupa de corrida J 
E logo na segunda-feira fui testar … zona industrial na periferia de Freiburg … frio, escuro e feio … lá fui eu … foram 8,5km calmos, sempre atento não senti nada de especial – apenas que me custou imenso, tanto de pernas como de caixa … que forma lastimável. Importante é que a coisa parece estar bem melhor … a confirmar no dia seguinte.

devagarinho … para não estragar

high-five … correu bem

E no dia seguinte voltei a correr. Consegui apanhar um pouco de luz do dia – já se notam os dias mais longos – ainda no final do ano a luz do dia não chegava às 17h por estas bandas – agora a noite só aparece um pouco depois das 18.30h. Saí do Hotel para fazer 10km e acabei por fazar 15,5km .. só me custaram os últimos 3 por falta de pernas … da lesão continua a não haver sinal J

as cores estavam muito bonitas

uma casa de banho na floresta … não obrigado … larguei uma manada de javalis no hotel antes de sair

10 minutos depois começou a "picar" … afinal havia ainda javalis para largar

larguei-os atrás de um arbusto num descampado … nessa largada vi um castelo no cima daquele monte

e tinha que o ir "conquistar"

e conquistei ...


em vez de 10 foram 15,5km … mas valeu

Hoje voltei a correr … o dia acabou um pouco mais cedo o que me deu quase hora e meia de de luz do dia. Fui de carro até à periferia de Tübingen para fazer um percurso marcado (em parte) que vi na internet – havia muitos percursos aqui pela zona – decidi-me por este por ter ca.13km e 380m D+, por ser de dificuldade média e por variar entre floresta, montes, trilhos, estradas florestais, passar num parque natural protegido e por um castelo. Prometia. E foi melhor que esperado – uma aventura daquelas.
na primeira parte é só seguir as cruzes vermelhas

levei duas destas no bolso … sumarento, nutritivo e cheio de cor o meu abastecimento

achei piada a isto … venda de mel no meio do nada e sem ninguem … era pegar no frasquinho e meter 5 euros na caixa … como seria em Portugal?

Castelo conquistado

sigaaaa...

depois vieram os problemas … uma zona sem marcações, neve no chão não é problema, gelo seria, felizmente não tem gelo

encontrei umas pessoas que me indicaram o caminho certo até uma próxima localidade, tinha que ir ao campo de futebol dessa aldeia … lá encontraria as marcações do próximo percurso … batia sol, já não havia neve no chão ...


junto ao campo tb não encontrei as marcações, mas encontrei este memorial aos soldados mortos na 1ª e 2ª guerra mundial que pertenceram a este clube da terra

sabia que tinha que que seguir para um vale pelo que só podia ser a descer … o problema é que deste lado dos montes era um frio de rachar, e a estrada estava congelada … corri apenas onde tinha neve fofa, mais pelas bermas … nas partes completamente geladas todo o cuidado era pouco … e a caminhar rapidamente comecei a arrefecer … e com dúvidas no percurso pois continuava sem encontrar indicações nem ninguém a quem perguntar … tentei ligar o google maps para procurar a aldeia mais próxima … a net não funcionava enfiado numa floresta num vale… estava na hora de usar a navegação GPS do meu relógio … a opção "voltar" … estava a 3,6km em linha recta do meu carro (acabei por fazer quase mais 6km) … pelo menos sabia para que lado ir e corri, primeiro a descer e depois a subir … voltei a aquecer e passado uns 2 ou 3km cheguei à periferia da floresta e encontrei placas a indicar as localidades vizinhas e logo de seguida também as "bolinhas vermelhas" que era o percurso que procurava há alguns km ...safo …






cá estão as bolinhas...

uma última foto antes de descer à aldeia ...
 

No fim, mais 15km com quase 500mD+ … quase sempre corrido, com alguma caminhada para tirar me situar e tirar umas fotos. Da lesão nem sinal (estou a bater na minha cabeça :)) .. já as pernas andam pesadas.

mais 15km para a contagem… assim não custa nada

bom treino de força nas pernocas

Todos os sítios são excelentes para recomeçar a correr, mas digam lá que faze-lo na Floresta Negra não é especial? JJJ

12 comentários:

  1. Já tinha saudades destes teus relatos e aventuras! Correr é mesmo isto: esta liberdade de calçar os ténis e ir à descoberta dos sítios mais incríveis :)

    Que essa lesão se tenha ido de vez! Bons treinos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado … acabp de regressar de mais 15km pelos Trilhos dos Pernetas e estou impec :)
      Na próxima semana estarei na Holanda … espero conseguir ter histórias boas para contar :)

      Excluir
  2. T o P.

    Já percebeste que a Meia de Viana é apenas para os doces?

    O que interessa é que estás melhor, deve ter sido dos estágios :)

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois … Viana combina com doces … mas o meu recorde é lá, o meu mergulho tb … bem dizem eles que Viana fica no coração :)
      Abraço

      Excluir
  3. Nada diz que um treino foi bom como ter que ligar o track back no relógio :) Abraço, perneta.Foi bom voltara viajar contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mesmo muito … houve um sustos mas no fim fiquei com aquela sensação boa que a gente conhece.
      Aquele abraço

      Excluir
  4. É especial sim!

    Essas "pizzas", que se chamam paella e são originárias de Valência, são um espectáculo! E na Maratona de Valência não fazem pasta party mas sim paella party :)

    Um abraço e que a coisa continue a evoluir favoravelmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Valência lembrei-me bem da tua Maratona … estive na zona de chegada. Um dia quem sabe :)
      Abraço

      Excluir
  5. Adorei tudo como sempre mas as pizzas são outra coisa!... :)

    ResponderExcluir
  6. Que aventura... e é tão bom quando escreves sobre as tuas aventuras. Tenho é que ter cuidado porque ainda tenho dores quando me riu...
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOL … espero que esteja a correr tudo bem. Beijinhos

      Excluir