terça-feira

Meia Maratona de Ovar 2018 - um longo para o Porto


No domingo corri a minha 5ª Meia Maratona de Ovar, aquela que eu considero a melhor (das que conheço, talvez em conjunto com a de Cortegaça mesmo ali ao lado). E a organização voltou a fazer tudo impecavelmente bem … são já 30 as edições - pelo que ouvi dizer (não fui confirmar) houve um grande decréscimo de participantes na Meia, mas não foi por isso que a festa não foi rija … muita gente a correr (a introdução da Corrida do Azulejo no ano passado ajuda) e a sempre muita adesão à já clássica Caminhada ao qual se junta o muito público dentro de Ovar e na zona junta à praia do Furadouro – tudo junto faz com que o ambiente seja excelente. Este ano o tempo voltou a ajudar e como já disse mais acima esta organização não brinca em serviço … pelo que me toca, nada falhou mais uma vez. Por pouco dinheiro somos excelentemente tratados, corremos 21km por um percurso diversificado e bonito, de forma segura, e no fim ainda levamos não só o prato típico que dá gosto coleccionar, como ainda um pão-de-ló típico e um saco cheio daquelas coisitas boas que a malta gosta (barras, queijos, sumos, leite chocolatado, etc). Impec!!! Parabéns à malta que organiza.
Quando planeei a minha participação nesta prova, há uns largos meses atrás, imaginava-me num pico da preparação da Maratona do Porto, com muitas centenas de km nas pernas a tentar fazer o melhor tempo possível como teste para o dia 4 de Novembro. Não vale a pena estar sempre a falar no mesmo, estava e estou muito longe disto. Mas estou melhor.
Depois da Maratona de Berlim, e de alguns dias de descanso comecei a treinar várias vezes por semana. Há duas semanas em Itália voltei a correr 5 vezes numa semana e na semana passada dei-lhe seguimento – depois de muitos meses sem correr de forma constante, levo agora duas semanas seguidas com mais de 60km semanais. Bem bom!!!!
Voltando a Ovar, o CAL teve uma participação maciça como sempre … poderia dizer que tinha a ver com a estreia dos equipamentos novos (sobre isto haverá uma posta à parte), mas isso seria mentira porque sempre fomos muitos a correr em Ovar.

ainda faltam aqui alguns...

e por causa dos equipamentos lindos passamos a ter um atleta de Guimarães a representar-nos … assinou sem pestanejar … bem-vindo Bruno e como te disse … "não sabes onde te meteste"  


A minha ideia era fazer um treino longo para a Maratona – repetir o esquema do ano passado. Arranjei alguns compinchas para alinhar na coisa e lá fizemos uns 6km antes de nos colocarmos na zona de partida.


 

Tiro de partida … como sempre no fim do pelotão e com tanta gente pela frente e o percurso inicial a levar-nos pelas ruas estreitas do centro de Ovar, a dificuldade habitual em começar a “correr” … nesta fase vou com o Gil (que voltou às provas ao fim de muito tempo sem aparecer) .. aparece o Américo e o Jorge. Gosto muito da voltinha de 3 a 4km por Ovar para voltar a passar na zona da partida … tudo bem, ritmo controlado … tenho como objectivo rolar a 5min/km para chegar “bem” ao fim … esta primeira voltinha foi bem mais lenta por causa do amontoado de gente … sem stress nenhum … é um treino. 


Na 2ª volta em Ovar, ali a partir dos 5km a coisa começa a acelerar … não sei se fui eu, se foi o Gil … o que sei é que já se corria a 4,40m/km … disse ao Gil para se ir embora e ele não foi … e eu fui aguentando ... e o ritmo aumentou para perto do 4,30m/km na subidinha até aos 7/8km … ia bastante bem de “caixa” mas as pernas já a pesar dos km feitos nos dias anteriores. Pode ser que a descer até ao Furadouro dê para recuperar …


… não deu … a descer os ritmos aumentaram um pouco mais, quando olhei para o relógio e vi que se estava a correr a 4,20-4,25m/km pensei em abrandar … estávamos nos 10km, sentia os músculos das coxas a esticar e ainda faltava muito … 
Apanhamos o Badolas e o Nuno Silva e logo de seguida a placa dos 11km … e foi a minha sorte.
A paragem para a foto da praxe fez com que as lebres fossem à vida e eu ficasse apenas com o Badolas que vinha pior que eu J … o Nuno que vinha a fazer um treininho descontraído estava a “obriga-lo” a ritmos a que ele já não estava habituado e eu fui uma espécie de "anjo“ que lhe apareci J … deves-me esta Badolas, safei-te de boa!!! 

O ritmo foi adaptado a uns 4,50-5min/km e como era a descer senti-me melhor. Este baixar de ritmo fez com que por volta dos 12km ouvisse umas vozes familiares atrás de mim … “cum caralho” … eles vêem aí L … ainda tentei fugir mas o Badolas não acompanhou … entre fazer o resto da prova “sozinho” ou levar com o mau feitio dos Pernetas Zé e Américo escolhi a segunda hipótese … um gajo às vezes faz escolhas que ninguém percebe J 
E pronto estava formada a “equipinha” que iria até ao fim … 4 Pernetas até à marginal da praia do Furadouro – uma das minhas partes preferidas, sempre com um monte de gente a apoiar – e depois a 3 até final – o Badolas deu-lhe a malandrice (o Nuno matou-o nos primeiros 10km J) e deixou-se ficar para trás.
Fizemos os últimos 5/6km sempre a um ritmo certinho os 3 … as pernas (especialmente as coxas) iam pesadinhas, mas de resto ia bem. Teria dado para aumentar o ritmo mais um pouco mas não valia a pena … já sabia que ia conseguir os 5m/km de média e chegar com 1h40 ou 1h45 ou ainda com 1h42,58 (que foi o que marcou o meu relógio) era completamente indiferente.
A última subidinha até aos Bombeiros para depois entrar a descer até à recta da meta é normalmente a parte mais difícil. Desta vez nem por isso .. sempre imaginei que tivesse ca.de 1km mas afinal tem praticamente 2km.
E lá cortamos a meta com o objectivo cumprido. Acabei por fazer quase 27km no total, tendo feito a Meia abaixo com uma média de 4,51m/km o que olhando aos dias que correm, para mim é excelente.

Ahhh … e ganhei ao Kipsombrachoge … vai buscar!!!!

Até à Maratona do Porto faltam ainda 3 semanas (a última não conta). Vou apostar em colocar km nas pernas – o objectivo para o Porto é correr a Maratona de principio ao fim.
E no fim houve Pic-Nic de Pernetas no Buçaquinho … 










Entretanto voltei a correr ontem … 5,5km apenas e uns alongamentos. Estou a melhorar, a recuperar melhor. Vamos a ver se desta vez tenho mais juízo e dou tempo ao tempo.
Por falar em juízo … 4ª feira vou fazer um treininho longo de estrada e no domingo regresso aos Trails, mais precisamente ao Trail Broa de Avintes para fazer os 22km. Tem que ser J

12 comentários:

  1. É sempre bom saber que continuas em forma , estive ausente aqui da blogosfera e não tenho lido as tuas aventuras , mas terminar em Ovar com esse tempo ainda é muito bom.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou em grande forma, mas não me posso queixar. Dá para participar e fazer a festa. Aquele abraço e ver se nos encontramos numa próxima prova por aí

      Excluir
  2. Estive em 2012 nessa Meia e concordo em absoluto com tudo o que dizes. Só tenho pena que fique longe.

    Há poucas semanas seria impensável fazeres a prova que fizeste neste domingo e isso são muito boas notícias. Força para o que falta até ao dia 4!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade … sinto que estou a voltar aos poucos :)
      Aquele abraço

      Excluir
  3. As coisas estão a entrar nos eixos. É preciso é não haver pressa.
    Esta é a típica corrida do burro atrás da cenoura... Só que não são burros e também não são cenouras!!!
    Correr e a seguir "enfardar" forte!!!
    Forte abraço Perneta.

    ResponderExcluir
  4. wiskas saquetas bla bla, vinho alentejano, bla bla bla.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Boa, regresso aos trilhos! Ah, falta aí uma sande de ovo com presunto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois falta … nos últimos dias já fui 2x ao nosso quintal arranhar as pernas e soube muito bem :) … tem que ser devagarinho.

      Excluir
  6. Só tenho uma coisa a dizer: a malta do Norte trata-se mesmo bem :D

    (já tomei nota dessa, só por causa do pão de ló...)

    ResponderExcluir