domingo

2017 - Mau ou Bom?


Será que 2017 foi um ano mau no que diz respeito às minhas corridas? 
Assim de repente iria jurar que sim. Foi um ano em que fui fustigado por pequenas lesões ou mazelas que me impediram de correr de forma constante e em dar sequência a um 2016 absolutamente espectacular. E essas mazelas começaram logo em início de Janeiro e hoje, no último dia do ano estou a finalizar a recuperação de mais um pequeno problema muscular que me apareceu no início de Dezembro. Resumindo, entre rupturas, estiramentos, Aquiles inflamado e um problema num joelho apenas tive 4 semanas seguidas sem qualquer problema, que me permitiram ganhar alguma forma para a Maratona do Porto. 
O resultado está neste quadro comparativo onde comparo alguns parâmetros desde 2011:
Acho que nem é preciso dizer mais nada – a vermelho os registos mais baixos desde que guardo os dados. Em todos os parâmetros este ano bati todos os recordes negativos excluindo o nr de provas em que participei, que foi o mais alto de sempre (a azul). Se comparar com os valores mais altos de sempre (que por acaso tinham sido todos em 2016) são quase 50% menos km percorridos, menos 64 treinos e a média por corrida passou para 11,31km (em 2016 eram 15,43km). Explica tudo.

Mas será que 2017 foi mesmo um ano mau no que diz respeito às minhas corridas?
Os números dizem que sim, e essa era a ideia que eu tinha quando comecei a escrever este texto (que estava um pouco diferente mas acabei por alterar). É que fui fazer uma revisão mês a mês – foi por isto que comecei a escrevinhar neste tasquinho – e sabem uma coisa?
Aconteceu tanta coisa boa!!! Mesmo … quase todos os meses tive acontecimentos bué de positivos. Não vos quero massacrar com todos pelo que escolhi apenas alguns  
Janeiro
- RP nos 10km SS Espinho – talvez tenho sido um erro ter ido correr esta prova no estado em que estava. Quem sabe! 37,42min aos 10km, uma marca que me orgulha muito, um Perneta a voar.
- Meia Maratona Manuela Machado – um final dramático, um RP bem folgado que ficou a 300m da meta – início de um calvário mas igualmente uma grande aprendizagem para mim e uma forma de ter tido os meus “5min de fama” nas redes sociais. E umas fotos catitas do “esbardalhanço” J. Melhor de tudo – existe gente boa que abdica da sua prova para ajudar quem está em dificuldade – mais uma aprendizagem.

Abril
- Maratona de Roma – uma Maratona de 11km J … isto deu pano para mangas (continua a dar) e ainda bem. Um episódio que à primeira vista nada tem de divertido mas que levei na desportiva. Além disso foram 4 dias espectaculares de convívio com um monte de gente boa. 

Maio
- Trilhos dos Pernetas – meses de muito trabalho, mas também de muita diversão que culminam numa grande festa em que quase tudo correu muito bem. Melhor era impossível. Alma cheia pelo evento, mais ainda pela família Perneta que o colocou em pé. Enormes!

- Azores Trail Run 2017 (link1, link2, link3, link4)– 5 dias magníficos pelo Faial e pelo Pico. 2 provas, desistência no km vertical da subida ao Pico e sucesso nos 48km do Faial Costa a Costa. Pétaculo!!!

 Setembro
- Corrida do Avante – merece destaque não pela corrida mas pelo fim de semana na festa do Avante, mais um grande convívio que o mundo da corrida me arranjou.

- 24 horas Portugal a Correr – por falar em “cumbibios” – invasão calense a Vale de Cambra, comer, beber e correr. 

Novembro
- Maratona do Porto – mais uma, a 7ª consecutiva, desta vez com 42,195km e num tempo excelente para quem tinha apenas 4 semanas de treinos regulares. A acrescentar a festa da Maratona antes & depois. 


Dezembro
- SS A-do-Neves – ainda não há texto sobre isto, mas haverá. Um autocarro cheio com quase meia centena de calenses, entre atletas familiares e amigos. Quase 1000km percorridos num dia, corrida, comer&beber e cumbibio. Que gente fantástica - valeu cada metro para ir a Almodôvar !!!


Mas será que 2017 foi mesmo um ano mau no que diz respeito às minhas corridas?
Colocando tudo na balança e como para mim a corrida não é apenas treinos, provas e tempos, mas muito (no mínimo em igual proporção) amigos, tainadas e afins, 2017 foi claramente um bom ano. Um ano em que não corri o que gostaria de ter corrido mas em que fiz mais uma catrefada de amigos e em que participei em muitos “cumbibios” em que se juntou o útil ao agradável – correr e cumbibere J

Resta-me agradecer todos que vão acompanhando este cantinho que continua a crescer – não é minha intenção mas mentiria se dissesse que não gosto de ver o número de visualizações a aumentar, mas mais importante que isso, o número de pessoas que conheço através do PK e as mensagens que recebo de pessoas que de alguma forma se identificam com o que escrevo sobre as minhas corridas a crescer ainda mais. Espero que no próximo ano continuem a acompanhar as “parvoíces” que vou debitando por aqui e a motivar-me para as minhas aventuras. Bem vou precisar porque em 2018 pretendo voltar às distâncias longas e os caminhos para lá chegar são de muitos km nas pernas, e como é sabido, quanto mais km mais histórias para contar.
Para todos vocês um excelente 2018, cheio de coisas boas com o meu desejo de sempre … muita saúde para todos, porque o resto conquista-se!!!
E como é hábito despeço-me com a minha foto do ano … até pró ano J

15 comentários:

  1. Não há mal que sempre dure, nem bem que perdure.
    2018 será melhor.
    Bom Ano

    ResponderExcluir
  2. Grande ano!
    Estive a ler as aventuras mais terríveis (um gajo quer sangue...) e isso de ficares a 200 metros da meta de uma maia maratona e a famosa corrida de 11 Km deu-te direito deu equivalência a umas quinze disciplinas de um curso superior (cuida-te, Relvas).
    Mas ainda há muitas coisas boas e más para acontecer (mais boas, de preferência), por isso que nos brindes em 2018 com histórias engraçadas, fotografias de pitéus maravilhosos e feitos gloriosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui ... gabo-te a paciência :) ... em 2018 vamos fazer por isso. Obrigado e um Bom Ano para ti tb.
      Abraço

      Excluir
  3. Pois é... olhando para os números do teu quadro, pensamos num mau ano, mas depois de lermos os teus resumos, que ano bom! :)

    Essas boas recordações é que ficam e que em 2018 sejam ainda mais!

    Um excelente 2018 para ti e todos os teus, como bem o mereces!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bitola estava alta dos 2 anos anteriores. A nível de resultados não foi grande espingarda, mas de resto foi muito bom. E ainda sou um chavalo ... 2018 é que vai ser ;)
      Obrigado e um BOM ANO para ti tb.
      Grande abraço

      Excluir
  4. Que o 2018 traga saúde e oportunidades de desforra!
    Bom Ano e boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!! Tb para ti e para os teus um Ano cheio de saúde.
      Boas corridas

      Excluir
  5. Ainda bem que, afinal, fazes um balanço positivo :) Às vezes, não são mesmo os números que importam mas os momentos que se vivem e as memórias que se criam :)

    Um excelente 2018 para ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb gosto de ter bons resultados! Quem não gosta? Mas venha de anos muito muito bons, a bitola está muito alta e nem sempre é possível. Ficam as outras coisas que a corrida me dá, e não são poucas. Além disso, se fizesse tudo em 2017 não ficava nada para 2018 ;)
      Obrigado e um excelente 2018 para ti e para os teus.
      Beijinhos

      Excluir
  6. Bela maneira de rever o ano, mês a mês em vez de ser prova a prova. Ainda vou fazer esse "exercicio" também. Do lado de cá tenho que concordar contigo, foi um bom ano de PK! Mas vê se lá se alinhas isso tudo, além dos cumbibios quero ler mais sobre esse tal perneta voador em 2018!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi para o que me deu desta vez :) ... mentiria se dissesse que não gostava de ter feito outros resultados desportivos (vulgos tempos, ou distâncias), mas não foi mesmo possível. 2018 terá que ser um ano de retoma, aumento de carga sem lesões e os resultados irão aparecer automaticamente. Mas sempre comos cumbibios ... a corrida para mim só faz sentido assim. Obrigado, Bom Ano para ti e para os teus. Grande Abraço

      Excluir
  7. Lol a foto do ano é brutal. Espero que 2018 seja um ano cheio de kms e cumbibios e muitos, muitos, mesmo muitos posts!!!!

    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso é ... pela foto é um drama :) ... obrigado. Para ti tb um 2018 cheio de saúde e coiso ;)
      Beijinhos

      Excluir
  8. Um Ano muito proveitoso, parabéns, amigo !!! Que 2018 seja pleno de realizações e quilômetros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ivana. Um 2018 cheio de saúde para ti. Beijinhos

      Excluir