quinta-feira

Trilhos dos Pernetas 2017 - visto por mim


Ao fim de 2 dias já consigo ter o afastamento suficiente para ter as ideias claras do que conseguimos por de pé com os 1ºs Trilhos dos Pernetas.
O que aconteceu em Canedo no passado dia 1 foi uma grande festa do Trail, com algumas centenas de corredores e caminheiros que se propuseram a percorrer os percursos que lhes preparamos. As dúvidas eram muitas, afinal era uma primeira edição e entre o nosso grupinho não havia experiência em organizar nada deste género – já organizamos uns treinos livres com 150-200 pessoas, mas é muito diferente logo à partida porque desta vez iria haver competição e porque era a primeira vez que as pessoas iriam pagar para participar.
Foi um longo caminho para chegar ao grande dia – um caminho nem sempre fácil, um caminho de muito trabalho, tudo era novo, muitas horas dedicadas à causa, muitas horas roubadas a outras coisas que gosto de fazer como correr por exemplo – o mesmo se passou com os meus compinchas neste projecto. Desde a primeira hora que decidimos que os Trilhos dos Pernetas só faziam sentido se seguíssemos o “espirito dos Pernetas” e foi muito fácil decidirmo-nos por uma promoção caseirinha, com uma página no facebook dedicada à nossa parvoíce que é genuína … sabíamos que corríamos o risco de não nos levarem a sério, mas fazia sentido ser assim. Os vídeos, as fotografias, os textos tiveram o condão de em primeira linha nos divertir a nós próprios e se possível também quem nos quisesse seguir – e foram muitos, excedendo claramente as expectativas. De repente não podíamos ir a prova/grupo de treino nenhum sem que os Pernetas e os nossos vídeos viessem à baila. A “Loira Boazona e Sexy que até dói”, o “Gordo” ou mesmo o “Bininho” eram chacota constante e mais conhecidos que a regueifa azeda J. Faltava saber se as inscrições no evento iriam corresponder ao sucesso da promoção …
Á partida tínhamos logo uma “concorrência” fortíssima … vários trails no mesmo fim de semana relativamente perto com destaque para a Geira Romana, Fisgas do Ermelo e Penacova (mas havia muitos mais). Podiamos ter mudado a data mas quisemos manter-nos fieis ao dia do trabalhador. Além disso era apenas uma semana depois da Miut com muita gente conhecida ainda “empenada” para virem correr a Canedo. Depois era preciso ver que Canedo não é propriamente o Gerês, a Lousã ou a Serra da Estrela – alguém conhece as Serras de Canedo além da malta da zona? Pois não … por isso mesmo tinham que vir pelos Pernetas, pela nossa boa disposição. E vieram … muitos por nós, outros pela promessa de sandes de presunto e ovo + mini no fim J.
Pessoalmente tinha uma meta, um pequeno segredo contado a poucos … 500 era o número de inscritos que gostaria de atingir. Embora pareça pouco, olhando à quantidade de boas provas nas mesmas datas e ao facto de ser a nossa primeira edição, o objectivo não era fácil. E o nr. mágico foi atingido uns poucos dias antes da prova – chegamos aos 506 inscritos entre as 3 distâncias e tivemos que recusar mais 20 ou 30 de última hora por não conseguirmos assegurar a logística necessária. Muito bom!!!
Mas era preciso que tudo funcionasse. Tirei dois dias de férias … desde 5ª feira que foi de roda no ar, a levantar cedo e a deitar tardíssimo. Poucas horas de sono e o corpo a dar sinal de ficar doente – uns benurons e uns corte-e-gripe e lá se ia andando. Grande trabalho de equipa, com toda a gente empenhada – e chegou a 2ª feira, dia 1 de Maio … o grande dia.

Eu era 5.40h e estava a arrancar para fazer o percurso da caminhada para ver se as fitas estavam no sítio, se estava tudo em ordem. Quando cheguei eram 7h já estava toda a equipa a trabalhar – cada equipa na sua tarefa – alguns stresses normais de última hora – por exemplo a cerveja que não estava fresca (pormenores importantes para nós) … um caos de organização, mas as coisas a funcionar à boa maneira tuga de última hora.









Os presidentes junto ao donativo para a D.Mercado ... 1 € por cada inscrição serviram para comprar mantimentos para encher as prateleiras desta mercearia social... 
E estava a chegar a hora da partida. S.Pedro que nos tinha castigado tanto no dia anterior estava a ser um grande amigo. Sol, tempo aberto e temperatura agradável … obrigado S.Pedro!!!  Bombeiros – check, Equipa – check, Policia a postos – check … estava na hora da partida dos 30km … discurso, saudações e 5, 4, 3, 2, 1 sigaaaa às 9h em ponto. 15 minutos depois repetiu-se o ritual para a malta dos 18km e mais 15min saiu a malta bem disposta da caminhada … as partidas correram bem, tudo a horas. Impecável!!!

Pai, mãe, irmão & cunhada vieram participar ...  

O bigode fez sucesso ...

Agora era rezar que as provas corressem bem, que ninguém se magoasse e que se divertissem - nada mais poderíamos fazer. Mas não se descansa … levar fotógrafos, ir buscar batedores que andavam nos trilhos a controlar fitas, resolver questões de última hora … as equipas dos abastecimentos a postos … tudo parecia estar a funcionar quando recebo uma chamada de um dos caminheiros a dizer que não havia fitas. E começaram a chover chamadas, umas atrás das outras … das 9.37h às 10.30 sensivelmente tenho um registo de largas dezenas de chamadas nos meus dois tlm. Foi um stress, mas resolvemos o melhor possível … conseguimos reunir a malta da caminhada e encaminha-los para os trilhos certos. Tinham retirado as fitas de um troço com uns 300m, o suficiente para gerar a confusão. Voltamos a marcar por duas vezes – acreditam que roubaram as fitas no mesmo sítio por 3 vezes? Acreditam que eu passei às 6h e estava tudo em ordem, e o Joel voltou a fazer o percurso às 8h e tb estava tudo no sitio? Incrível a maldade de algumas pessoas.
Estava stressado e com receio que o mesmo tivesse acontecido pelos trilhos das corridas. Tínhamos percorrido todos os troços de manhã e estava tudo em ordem mas tinha que ir ver com os próprios olhos. Em vez de ir para a zona da meta, enfie-me nos trilhos junto ao rio Inha onde passariam ambos os percursos. Entretanto os primeiros dos 18km já estavam a chegar – bom sinal, sinal que a balização do percurso estava bem. Tb nos trilhos junto ao rio passei por muitos atletas dos 18km que iam felizes da vida, satisfeitos com tudo – maravilha. Mas ainda não estava descansado – ainda me faltava ver malta dos 30km …. nos abastecimentos dos 8,5km e 17km tinham passado … e pouco depois vejo o primeiro dos 30km a voar, passado uns 4 ou 5 minutos mais dois … bom sinal … e estive por ali até passarem os vassouras dos 18km e uns 15 ou 20 atletas dos 30km – foi aqui que descontraí finalmente – estava tudo em ordem. Da meta diziam-me que estavam a chegar todos bem e satisfeitos, cá em baixo no rio tb vinha tudo na boa … excelente. Ainda passei no abastecimento principal debaixo da Ponte do Inha, para ver alguma malta a passar e beber um vinho do Porto (quem diz que um organizador não se pode divertir tb) e entretanto vim finalmente para a meta.

E foi uma alegria ... ia tudo chegando à meta, malta bem disposta, satisfeita, animada, bom tempo … ninguém se magoou seriamente. Muitos já nos davam os parabéns ali na hora, muitos mesmo o que nos deixava naturalmente muito satisfeitos – passei a vida para cima e para baixo, entre a zona da meta instalada na avenida da Capela e a Escola Primária do Mirante que ficava no largo ao fundo da Avenida … uns 200m de distância. Na escola a animação já era grande … solzinho bom, música e sandes de presunto com ovo e cerveja … era para mim uma satisfação enorme ver ali aquela azáfama de gente colorida, bem disposta no convívio. Tive pena de não poder dedicar mais tempo no convívio mas havia deveres a cumprir. Os “meus” Pernetas estavam todos atarefados, havia muito para fazer, no bar, na chegada, a entrega dos prémios finisher, música, fotografias, vídeos ou simplesmente conviver com a malta que nos veio visitar, receber bem tb faz parte. Grande ambiente.












Um grande momento, quase épico ... uma luta na recta da meta pelo 3º lugar nos 30km. O atleta de cinzento consegue 4 ou 5 metros de vantagem mas colapsa mesmo em cima da meta e não consegue avançar o metro que falta ... o atleta que vem em quarto (Hélder) em vez de cortar a meta e conquistar o 3º lugar, levanta o adversário e atira-o sobre a linha de meta "oferecendo-lhe" o pódio. Que enorme atitude .. parabéns Hélder pelo gesto 



Esperamos até ao limite para que os pódios todos ficassem fechados e iniciamos a entrega dos prémios. Entretanto chegam os vassouras dos 30km acompanhando os últimos heróis – 5h15min depois – espectacular, tínhamos calculado 6h e sinceramente pensava que iria haver alguém que iria precisar de mais tempo – até isso correu bem. Faltava um último prémio entregue ao nosso “Bininho”, figura típica da tasco da Dª Alice com quem nos damos muito bem e que tínhamos convidado para a festa – e ali estava ele, dançou, bebeu e fumou um maçito de cigarros – tb para o Bininho foi uma tarde diferente, uma tarde divertida J


muitos amigos presentes ...
Depois da entrega de prémios a malta começou a dispersar, mas ainda ficaram alguns com quem estivemos nos copos e até uma futebolada se jogou. Faltava desmontar tudo, limpar a escola, arrumar lixo, colocar tudo no sitio … que trabalheira. Eram 20.30h quando finalmente cheguei a casa, enchi a banheira e me enfiei num belo e merecido banho retemperador … estava em modo zombie ainda, a tentar processar o que se tinha passado. Estafado, estranho  muito satisfeito mas igualmente melancólico (seriam saudades J ).
Modéstia à parte, acho que para primeira edição era impossível ser melhor!!! O feedback destes dias confirma a sensação com que tinha ficado no dia – digo sem vergonha que algumas mensagens que recebemos de imediato me fizeram suar dos olhos. A maior recompensa de todas foi o facto de malta que nos visitou ter gostado, não tenham dúvidas!!!
Isto só foi possível porque houve uma enorme equipa que colocou o evento de pé – o “núcleo duro” dos Pernetas cresceu muito em elementos por causa deste evento – de repente eramos 15, 16, 17 pessoas a aparecer às reuniões de trabalho que eram semanais (ok, o facto de haver sempre cerveja e comida tb pode ter ajudado). A vantagem é que tentamos levar isto sempre na “brincadeira a sério” – muitos nos rimos e aparvalhamos as reuniões, a risota foi uma constante durante todas as tarefas que havia para cumprir. Outra vantagem é que embora sejamos muito semelhantes no grau de parvoíce genuína, temos pontos fortes diferentes que se complementam na perfeição. Depois as famílias e amigos por trás dos Pernetas deram uma ajuda fulcral – ao apoiarem as acções tomado conta das casas enquanto os respectivos andavam a divert… cof, cof, cof … a trabalhar no duro mas também pondo a mão na massa quando foi preciso.
No dia 1 de Maio tivemos quase 40 pessoas na organização do evento – tudo Pernetas, amigos e familiares. Houve muitos stresses no dia, algumas chatices até, disseram-se coisa que não se devia no momento, mas remou-se para o mesmo lado. Foi para mim um orgulho enorme ver toda a gente tão empenhada – cada um nas suas tarefas – que grande equipa se juntou.
Aproveito para agradecer a presença de todos os que se atreveram a vir até Canedo experimentar os nossos trilhos. Se houver algo que tenha corrido menos bem dêem-nos um desconto J
Queria agradecer aos amigos que se ofereceram para nos ajudar sem que lhes tivéssemos pedido – fizeram um excelente trabalho – Paula e Ricardo (No Tomorrow Running Team), Hélder (Trail Sanguedo) – foram Pernetas por um dia e estiveram mais do que à altura do desafio. Obrigado por tudo!!
Aos Bombeiros, à GNR, aos Escoteiros de Canedo – muito mas muito obrigado pela disponibilidade e empenho. Se precisarem dos Pernetas para ajudar em algum evento, contem connosco.
Obrigado a todas as entidades que nos apoiaram de forma fantástica – a União de Juntas Canedo na pessoa do Presidente Paulo Oliveira e à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira na pessoa da Vereadora Cristina Tenreiro que tb participou alegremente na caminhada como nos tinha prometido exactamente há um ano atrás.
Um agradecimento a todos os nossos patrocinadores, que confiaram que uma malta maluca conseguiria lhes dar algum retorno do investimento que fizeram. Acho que ficaram satisfeitos – foi uma alegria enorme ter ido devolver um material a um deles e além de nos agradecer ainda dizer que poderemos contar com ele nos próximos eventos – que falou com os sócios e decidiram concentrar mais os apoios que costumam dar, sendo o nosso evento uma prioridade. Sabe bem ouvir isto, sinal que conseguimos dar algum retorno em quem confiou em nós J
Espectacular foi a malta da Lap2go – disponibilidade a 100%, respostas rápidas, sempre simpáticos, prestáveis e uma paciência do caraças para me aturar. Obrigado malta boa!!!
Um enorme agradecimento aos vassouras das nossas provas, que aceitaram o nosso convite para se “exporem” no nosso evento. Amigos Teresa e Pedro (No Tomorrow Running Team) e Rute e Artur (vieram de Lisboa e Sintra para o nosso evento) – vocês estão cá dentro J
Uma palavra de enorme gratidão ao Domingos – nosso interlocutor na Câmara da Feira. Um empenho extraordinário durante todo o tempo, muito além do normal. Um grande exemplo, trabalhou no duro, lado a lado connosco para que isto pudesse funcionar. Uma grande fatia do sucesso é sem dúvida tua. E ainda arranjou tempo de participar nos 30km e ir ao pódio. És dos nossos (quer dizer, nós não vamos ao pódio, pelo menos eu só vou antes das provas ou para entregar prémios aos outros)!!!
Finalmente uma palavrinha a todos os Pernetas e familiares que se envolveram neste nosso projecto. Estou tão mas tão orgulhoso por fazer parte desta “família” – somos todos tão diferentes mas ao mesmo tempo tão iguais – todos nós temos pontos fortes, e juntos somos imbatíveis. A prova está neste evento – que grande equipa formamos, enfrentamos as dificuldades e mesmo num aparente caos levamos o barco a bom porto. E crescemos em número – somos mais Pernetas agora. Tenho uma sorte danada de vos ter encontrado!!! Um orgulho enorme!!
Para acabar dizer que o segredo talvez tenha sido termos organizado algo sem grandes interesses. Quisemos organizar um evento que fosse uma mistura entre corrida e diversão e conseguimos - o facto de sermos atletas e sabermos o que gostamos quando vamos correr a algum lado foi importantíssimo, e o facto de o interesse financeiro ter ficado para 3º ou 4º plano também.
Se haverá 2ª edição dos Trilhos dos Pernetas? Não sei … vamos deixar assentar a poeira, desfrutar do sentimento bom do dever cumprido e um dia destes ir festejar o sucesso com um belo de um pic-nic com a malta envolvida.
E agora vou poder voltar finalmente às corridas e dar a devida atenção a este meu cantinho do qual tenho imensas saudades.

19 comentários:

  1. Parabéns exelente prova e grande organização :) de um Beat your limit :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Quem és tu???? :)
      Não interessa, se és BYL és boa gente ;)
      Abraço

      Excluir
  2. Muitos e muitos orgulhosos parabéns!
    Foram espectaculares desde o início e merecem todas as palavras de elogio!

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João ... obrigado tb pelas msg, sabe bem sentir que os amigos não se esquecem de nós :)
      Grande abraço de todos nós

      Excluir
  3. Os Amigos do Santo Ambrósio esperam ansiosamente pelo 2º
    Abraço e até lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eles :) ... obrigado pela presença.
      Grande abraço a essa malta boa

      Excluir
  4. Bela prova a dos 30 kms. Durinha quanto baste. :-)
    Só de referir que o meu colega de equipa, que caiu em frente à meta, está bem e com vontade de correr novamente. ;-)
    Ele bem disse que queria limpar aquilo. Nunca pensei que fosse limpar a meta... :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos. Quanto ao Jorge, ele da próxima que comece logo lá de baixo a limpar o chão ... o que ele fez é tipo varrer o lixo para debaixo do tapete. Ou faz a coisa como deve ser ou então que não faça nada. Achas que tem algum jeito?
      Aquele abraço

      Excluir
  5. No ano passado participei nos Free Trails e gostei tanto dos trilhos e do espírito dos Pernetas que disse logo "se fizerem uma prova a sério, eu alinho"! E assim foi. E tenho a dizer que foi uma aposta ganha. Excelente organização a todos os níveis, uns trilhos bem porreiros a puxar q.b. (às vezes bastante) mas sem os "malabarismos" de percuso que algumas provas teimam em usar para testar a segurança e bem-estar dos atletas (certamente sabem ao que me refiro), e principalmente muitas notas de humor ao longo do percurso que surpreenderam e animaram mesmo quando as pernas já falhavam.
    Honestamente, vale a pena existirem provas assim. Devem estar orgulhosos, é merecido, e devem pensar em repetir.
    Muitos Parabéns! Excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É páh ... muito obrigado, primeiro pela presença (já vi que habitual) e pelas simpáticas palavras. Acredita que a nossa maior satisfação é ver a malta feliz com o que lhes foi proporcionado - e foi o que aconteceu. Sentimos que valeu a pena. Obrigado. Grande Abraço

      Excluir
  6. Fui acompanhando esta preparação aqui e no Facebook e acho que merecem todos os elogios. Fantástica também a atitude do atleta que não roubou o 3º lugar em cima da meta. Muitos parabéns e que a 2a edição tenha ainda mais sucesso e o dobro dos participantes!

    Agora aqui que ninguém nos ouve... Meu, esse bigode... Pá...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Trabalhamos mesmo muito para isto pelo que modéstia à parte merecemos mesmo. Quanto a esse episódio do 3º lugar, combinado não teria sido melhor ... espelha a 100% o espirito Perneta, a forma como nos identificamos nesta coisa das correrias.
      Abraço

      P.S. Quanto ao bigode ... invejoso ;)

      Excluir
  7. Parabéns, sentidos.

    É bom ver a vossa dedicação aplicada nesta empreitada e a mesma ter estes frutos.

    Mais uma vez não deu mesmo para ir (eu já nem forma tenho, ou melhor tenho muitas...redondas) mas fui pensando como a "coisa" estaria a correr.

    Correu bem, e isso é o mais importante.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Correu melhor que esperado. Acho que o merecemos ;) ... pode ser que voltes a ter hipóteses de participar .. eu ia gostar :)
      Abraço

      Excluir
  8. Perneta-mor, tanta coisa que gostaria de comentar, mas acho que vou mandar um email! :)
    Foi um prazer fazer parte da vossa família durante estes dias e ter um pequeno vislumbre da dedicação ao evento. De certeza que haverá uma 2ª edição (já passaste a fase do "outra? nem pensar!", para o "talvez..." Portanto, já sabes qual a fase que se segue! Muahahah :P) e espero poder tornar a fazer parte da mesma.
    Se não houve críticas, fica aqui uma: nem uma vassourita das pequenas me deram para "varrer" os atletas, assim não há condições de trabalho!!! Muitos nem se acreditavam que estavam em último, devido a isso... ;)
    Beijinhos e, mais uma vez, PARABÉNS AOS PERNETAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado nós, foi uma honra terem aceite o desafio. Essa da vassoura é um critica constructiva e aceite ... ponto a melhorar para o ano (upss ...)
      Beijinhos

      Excluir
    2. MuahahahMuahahah :)

      hmmmm, será em que data, tenho que ver a agenda :)

      Excluir
  9. Parabéns pelo evento. Parece que melhor seria impossível. Gostei mesmo foi do tributo ao perneta mor a atirar-se para o chão daquela maneira a ver a meta :p grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houve que achasse que foi encenação ... ;) ...lol
      Obrigado. Abraço

      Excluir