sexta-feira

Episódios avulso


Runner’s Coach – edição Trail Running

Sim, comprei a edição portuguesa. Há uns anitos comprei o guia para a Meia-Maratona e para a Maratona. Embora estes guias não tenham assim tanta informação que eu ache interessante, ou que ainda não tenha lido ou ouvido em algum sitio, tem sempre pequenos pormenores e umas entrevistas interessantes. E € 4,50 até não é nenhum exagero, se compararmos com muitas outras revistas que andam por aí no mercado.
Comecei a desfolhar a dita cuja de trás para a frente … gosto de o fazer, para dar uma vista de olhos na diagonal, às vezes parando numa ou outra folha com algo que me chame atenção, lendo pequenos excertos, etc e tal. Só depois é que começo pelo início da coisa. Pancadas!! Estava eu neste “desfolhanço” quando um texto sobre o Trail de Santa Luzia me chama a atenção. Já participei em duas edições desta prova, e foi a partir da primeira edição em 2013 que comecei a ficar fã dos trails. Comecei a ler o texto e qual não é o meu espanto, quando no 3º parágrafo leio “O atleta Carlos Cardoso conta-nos a sua experiência no seu blog http//papakilometros.blogspot.com” e começa a transcrever um excerto deste meu texto relativo à minha primeira participação neste trail.

É páh …. eu juro que não sabia de nada, que nunca ninguém me referiu ou falou nisto, foi surpresa total. E é evidente que fiquei lisonjeado… o Papakilometros na Runner’s World?? Não pode … afinal ainda se aproveita alguma coisita aqui pelo me cantinho J Vale o que vale, a edição portuguesa da Runner’s World não tem expressão nenhuma em comparação com as de outros países, mas pronto … um gajo fica contente J
A prova que ninguém lê estas merdas, é que já saiu há algum tempo, e nunca ninguém me falou no assunto J .
 Running Espinho – treinos de 3ª feira

Pela 2ª vez seguida fui até Espinho juntar-me ao treino semanal do Running Espinho, e desta vez levei o Filipe comigo. Mais uma vez as minhas intenções de fazer um treino calmo foram por água abaixo (ainda sentia os 37,5km do longo do fim de semana nas pernas). Cheguei cedo com o Filipe com a intenção de fazer uma corridinha antes de nos juntarmos ao grupo – “Ó Filipe, com calminha, ok?” …. “Claro, isto não é para matar” … conversa aqui, conversa ali, e quando dei por ela já íamos a 4,15-4,20 … fonix, com este gajo não dá. Belo aquecimento de quase 5km. Depois já com o grupinho mais rápido dos 10km da Running Espinho foi mais do mesmo … o Filipe foi para a frente e começou a puxar … não é por querer, aquilo é mais forte do que ele … vai ali na conversa e quando se dá por ela a coisa já descambou … mas os organizadores iam travando a mota, até que chegamos aos 2,5km finais, feitos em recta do Hotel Solverde até à Câmara de Espinho, onde se solta o grupo e cada um vai como quer ou pode … meus amigos, decidi ir atrás do Filipe e de mais um ou outro de igual valia … 3,45, 3,40, 3,35, 3,30, 3,20min/km …. aguentei até à zona do Continente, os últimos 500m foram mesmo assim feitos sempre bem abaixo dos 4min/km … fonix … melhor km a 3,37min/km … treininho descontraído??? Tá bem abelha …. mas dá gosto … a malta é porreira, e assim nestes pequenos picanços saudáveis vamos buscar motivação para dar o máximo. Sempre que puder vou até lá e junto-me à malta.
O melhor (ou pior) veio depois … no meu último post escrevi qualquer coisa relacionada com voltar a ter cuidado com a alimentação, ter que secar, etc e coiso, não foi? Pois foi … mas no fim do treino fui desencaminhado para o Amândios na Feira, para voltar a comer a melhor francesinha da zona e arredores … que fique bem claro que eu não queria, que foi só para o Filipe não ir sozinho pois tinha medo, aliás nota-se bem nas fotos que estou ali contrariado e nem comi tudo até ao fim (deixei o prato)… nas batatas nem lhes toquei (com as mãos, usei só o garfo J) … ai tão boa, a francesinha ….. e o que dizer da Cerveja???? … eu não sei o que eles ali fazem à Cerveja, mas é servida bem gelada sempre bem viva, com muito gás …. depois de um treininho, melhor que isto era impossível J

a chamada Tulipa ...


À vossa !!!!


Reforço muscular
Já que estamos a falar de intenções para Fevereiro, apenas quero dizer que no aspecto do reforço muscular estou como na alimentação saudável – esta semana zero, nada, niente, nichts!!! … mas fevereiro ainda não acabou, não é? J

Novas companheiras para os Trilhos
Já há muitos meses que andava a namora-las, e era com alguma inveja (da boa) que as via nos pés de muitos atletas da nossa praça, recebendo os maiores elogios de todos. Pelos vistos, serão as melhores allrounder que existe no mercado, com uma aderência excelente em pedra e pisos molhados, confortáveis com bom amortecimento, ideais para longas distâncias. Ainda não tinha comprado porque as minhas Asics Fuji-Elite ainda davam para o que eu andava a fazer e não tinha assim grandes objectivos por trilhos. Mas agora estava na hora … e cá estão elas … ainda não experimentei em treino, talvez só na próxima semana porque não as vou experimentar em Santa Iria no Domingo, embora tenha vontade acho que é arriscar demasiado numa prova tão longa sem as ter usado antes.



 Trail de Santa Iria 2016
E por falar nisso, no domingo abrem as hostilidades por trilhos em 2016 aqui para o Perneta. Será a minha primeira participação nesta prova, muito elogiada pela beleza e dureza dos seus trilhos. 38km com 2100m D+, feitos num autêntico pente:
não há-de ser nada ....

Será a primeira de várias provas de Trail que fazem parte do meu plano de preparação para o Monte Claro em final de Agosto. Objectivo é acabar, no melhor estado possível para na próxima semana poder continuar a treinar sem grandes limitações. 

Com amigos destes quem é que precisa de inimigos ...
O nosso colega blogger Luis Estevão no outro dia lembrou-se dos Pernetas, mais precisamente de mim ... muito queriducho não é??? ... eu não acho ...

Espero que um dia venhas cá participar nuns Trilhos do Perneta ... e que saibas nadar no rio Douro JJJ

12 comentários:

  1. Loucura total ! O homem tem publicações numa revista mundial, são treinos a ritmos fantabulásticos, são francesinhas de recuperação, sapatilhas bonitas, e é perneta !

    Se tivesse as duas pernas nem quero imaginar...

    (Bem me avisaram para só vir ler isto depois de jantar, apetece-me francesinha agora)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... o Perneta é assim mesmo :)
      Abraço

      P.S. Eu avisei ...

      Excluir
  2. Já agora, o TSI é impecável !! Recomendo vivamente, vais adorar :) É já um grande treininho para o Paléozoico, que é calhau da mesma estirpe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Treininho ... fonix ... mas é muito bom a todos os níveis.

      Excluir
  3. Estas a ficar famoso quero um autografo!
    Quanto a andamentos e comidas isso é de profissionais eu sou de outro campeonato nem sei que dizer sobre o assunto!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica prometido um autógrafo em troca de um autógrafo teu, e uma foto conjunta ;)
      Abraço

      Excluir
  4. Eh lá! Isso do artigo é mesmo importante!!! Parabéns! :)

    Muitos e bons km com os teus novos pneumáticos e uma excelente corrida amanhã!

    Quanto ao desfolhar de trás para a frente, fico em dúvida o que é a frente e o trás. Dizemos que a capa é a frente e a parte de trás é a contra-capa, certo? Então se sim, porque é que quando estamos na página 20 e saltamos para a 50, por exemplo, estamos a dizer que estamos a ir para a frente se a frente ficou lá atrás e nos aproximámos foi da parte de trás?
    Confusão a esta hora? :)

    Um abraço e dá-lhe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achas? Fiquei surpreendido mas contente, tenho que confessar :)
      Quanto ao resto que escreveste, depois de ter dados dois nós no cérebro, continuo sem entender nada ;)
      Abraço

      Excluir
  5. Sim sra :)
    Artigos em revistas especializadas... qualquer dia só entramos aqui com convite!!
    Belo treino esse em Espinho, já para não falar do pós treino!

    O que eu me rio em ler estes posts, dá é mau aspecto estar no trabalho e a rir desta maneira...
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que já esteve mais longe, por convite e a pagar ... isso é que era :):):)
      Mau aspecto porquê? Existe um estudo que diz que empregado bem disposto rende mais, se for muito bem disposto rende muito mais ... o teu patrão deveria pagar-me uma avença, não achas??? :)
      Abraço

      Excluir
  6. Runners Coach... ou Runners Côxo? eheheh

    Grande Carlos! Estás em grande e já és uma referência nacional! Parabéns!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, tu "escova-me" ... mas não adianta nada!!! Vais nadar no rio Douro e mai nada :):):)
      Abraço

      Excluir