segunda-feira

Maratona do Porto 2015 - a minha já começou



Esta selfie marca o arranque da minha preparação para a Maratona do Porto 2015. Vamos lá ver se na selfie final, daqui a sensivelmente 12 semanas, terei uma medalha ao pescoço e um sorriso rasgado de satisfação pela 8ª Maratona de estrada concluída, se for com o ego quase a rebentar com um RP novo, tanto melhor J … já estou a tentar fazer por isso…
 
O plano que tenho é apenas uma linha mestra, que vou tentar seguir o máximo que puder, sabendo de antemão que não o irei conseguir … o deste ano é o mesmo que o ano passado, feito para quem quer chegar em 3h15min ao fim dos 42,195km … a diferença é que este ano decidi tentar respeitar os intervalos de bpm que a Runners World alemã aconselha, o que implica corridas lentas (nos anos anteriores estive a borrifar-me para este "pormenor")… esta semana foi assim …
 
… de uma forma geral fiz o que estava estipulado para a primeira semana … ultrapassei ligeiramente os km previstos, mesmo com menos um treino de corrida (4 em vez de 5). Não fiz a natação, porque na 3ª feira, à hora de almoço, bati com o nariz na porta da Piscina Municipal de Fiães – fechada para férias até final de Agosto L … Reforço muscular foram duas sessões, uma pequena viagem de 15-20min entre agachamentos, flexões de braços, abdominais e um circuito de pranchas … estou orgulhoso de mim mesmo J … das corridas destaco duas …
 
As series de 5ª feira – no plano estavam 15km no total, pelo meio 6x1000m a 4min/km … estava um pouco apreensivo – na semana anterior tinha feito um treino parecido, embora a ritmo mais lento … as series a 4,15min/km tinham custado pra caraças pelo que não estava muito confiante em conseguir faze-las a 4min/km. Ainda por cima às 6 da manhã, com o corpo ainda a pedir caminha J … depois de 3km de aquecimento a rolar lá dei “lume” nas sapatilhas e correu tudo lindamente …. Fiz as 6 series de 1000m a uma média de 3,58min/km, havendo series a 3,50min/km (quando apanhava descidas) e series a 4,03min/km (quando levei com subidas) … muito bom J
Longo de sábado – fazer 25km não é nenhum bicho de 7 cabeças para mim neste momento. A questão estava em faze-los num ritmo lento, tentando que os bpm/min andassem entre 126-135. O treino correu bem, na medida em que o fiz sem grandes dificuldades … fiz Canedo, Vila Maior, Sanguedo, Passadiços, Fiães, Caldas S.Jorge, Lobão Canedo … o problema foi mesmo andar no intervalo de bpm que o plano indica … é quase impossível, pois não tenho zonas planas na minha terra (não tenho um 1km plano para fazer series sequer), muitas subidas que faziam disparar os bpm, e descidas onde recuperava alguma coisa mas não chegava … conclusão, cheguei ao fim com uma média de 142bpm. No total fiz 26,3km e os quase 1000m D acumulado não deixaram que tivesse um ritmo cardíaco constante.
Outra novidade é que voltei a correr com música, o que já não acontecia à uns meses valentes … desenterrei o meu velhinho mp3, carreguei-o com montes de música “nova” que me acompanhou nos meus treinos madrugadores. Soube muito bem, especialmente nas series, em que uma boa “malha” ajuda a acelerar a passada J
Por falar em treinos madrugadores,  na semana que passou  treinei (quase) sempre às 6 da manhã – custa sair da caminha, mas depois é um maravilha … o tempo está óptimo para correr, e as cores estão absolutamente maravilhosas a esta hora … vejam como é que um simples nascer do sol, transforma uma rua deserta, feia e cinzenta num  quadro que me encheu a alma (é pena que a foto tirada com o tlm não faça justiça ao que vi) … é também por momentos destes que saio da cama assim cedo J
 
O plano da próxima semana é muito parecido com o desta, prevê um aumento ligeiro de km mas a base é muito idêntica. Vamos lá, aproveitar que a motivação está em alta… ahh... e para todos que já iniciaram ou vão iniciar a preparação da Maratona do porto deste ano, FORÇA nessas canetas J

 

28 comentários:

  1. Já tenho tentado iniciar um plano de treinos pelos batimentos cardíacos. Ainda não o fiz.
    O que é facto é que dizem serem mais produtivos do que os outros métodos.
    Tenho que experimentar em distâncias mais curtas e, se resultar, tento uma maratona. ;)
    Vai dando feed-back, vais ser a minha "cobaia".

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, somos dois ... não é fácil, eu não tenho zonas planas, é um sobe de desce constante, do terreno e dos bpm ... e os longos a ritmos "baixos" são uma dificuldade extra pra mim ... não é fácil andar ali quase 3h a arrastar-me, embora chegue ao fim em melhores condições do que habitualmente...
      Continuação de uma boa preparação ...
      Abraço

      Excluir
  2. Boa sorte , eu ainda não sei se vou no entanto por este plano é para rp (record pessoal)de certeza....eu tenho 3h22:04 e não fiz nada deste plano ...então series nem se fala , no entanto reconheço que faz bem eu é que não tenho pachorra para isso.Carlos boa sorte e que no dia da maratona tenhas concretizado os objectivos a que te propões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim ... o ano passado foste o primeiro conhecido que vi quando cheguei á zona dos autocarros :) ... talvez se repita.
      Abraço

      Excluir
  3. Estes posts vão ser dolorosos de ler para mim !

    Quase de certeza , não vou ter hipóteses para ir á Maratona do Porto!
    Era a minha tradição... , que comecei com 41 e agora era a terceira seguida. Enfim...porra da vida.

    Que tudo corra bem grande Carlos...vai ser uma bela jornada , desde este dia até lá ! Diverte-te e muita sorte.
    ...até estou emocionado...corre por mim tambem... :)

    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dor é passageira, a Glória é eterna :):):)
      Se por algum motivo não ter for possível participar na Maratona do Porto deste ano, vou ter muita pena ... aqueles bocadinhos (na Pasta Party ou da Afurada até à zona de Partida antes da Maratona) davam para colocar a conversa em dia ;) ... mas vamos manter as esperança ... esta tb é a tua Maratona. Se não vieres, fica já prometido que um dos km especiais serão por ti.
      Obrigado e aquele abraço
      Abraço

      Excluir
    2. Tou cum inbeija, também quero km especial!!!
      Just kidding, é bem dedicado. :)

      Excluir
    3. Ok... nada de ciumeiras, há km especiais que chegue para todos ... tb se arranja um para ti ;)

      Excluir
    4. Olha agora !!
      ...esses kms especiais e com dedicatória , deviem ser só para quem bateu os 42k de alcatrão com o lombo !! :)

      Meninas , que não sentem o "chamamento" (ou muito me engano , ou hoje a semente desflorou) :P
      ... , dizia , que não sentem o chamamento e o desafio de bater com os costados no alcatrão tripeiro durante 42ks , nem brinde com o fino e a francesinha levem !! ;)


      ...mas tens razão , é bem dedicado tambem...mas que seja um km a subir !! :P

      Excluir
    5. não tinha pensado nisso desse prisma ... olha que tens razão, a menina que corre pra cara...go NUNCA fez a Maratona do alcatrão .... diz que não lhe sente o "chamamento" ... pffffffff... devia fazer mesmo sem chamamento, para saber como é, não achas? ... tive uma ideia .... pq é que tu não a convences de alguma forma a vir ao Porto em inicio de Novembro e lhe fazes companhia :):):) ... bela ideia não?
      ... e pronto, o km está prometido e eu cumpro as minhas promessas ... não garanto é que seja a subir, pq esses 2 km a subir que existem são dos últimos e é preciso chegar lá ;)
      Abraço

      Excluir
  4. Dá-lhe com força! Mas com os batimentos controlados :D

    Vou acompanhar esta experiência, a mim faz-me um pouco de confusão a metodologia de treinar pelos batimentos cardíacos. Mas quero ver os teus resultados :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queres ver que agora sou cobaia :):) ... vamos lá ver como corre, não sei se serei o melhor exemplo para servir de cobaia, mas pronto, vale o que vale :)
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Cuidado com as tarefas e objectivos que essa malta alemã impõe... digo... sugere! Cuidado com a austeridade LOL

    Força aí com o plano!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe ... vou ter em conta estes teus sábios conselhos. Obrigado ;)
      Abraço

      Excluir
    2. Mas a nutricionista não é portuguesa?

      Estou confuso!

      Excluir
    3. Nutricionista??? Alguém foi a uma nutricionista??? ...confuso estou eu ;)

      Excluir
  6. Força para essa preparação rumo a mais um dia de glória!

    Um abraço

    ps - Pode custar levantar para ir correr às 6 da manhã mas sem dúvida que é muito recompensador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... bora lá :)
      Abraço e espero que já estejas bem recuperado e a treinar em força

      P.S. É não é? :)

      Excluir
  7. Muita força nessa preparação! Que termines a Maratona do Porto todo rebentado... Mas do ego, com o novo RP! ;)
    Beijinhos
    PS: esses momentos do nascer do Sol... Beautiful

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, então...dá-lhe, alguém tem que mostrar a esses tripeiros como se corre!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tripeiros, tejanos, mouros, galegos, alemães, franciús, e de muitas outras raças .... e um que não sabe muito bem o que é. algo do género ...

      "Nascido no Alentejo com Espanha à vista, criado no Ribatejo com 2 rios por vista e aviões como barulho de fundo, a viver na Estremadura desde a idade adulta ( dizem...) e com ligações minhotas arraçadas de croissants..."

      :):):)

      Abraço

      Excluir
    2. Atão, Atão...mas ...isso agora é assim!!??! Rouba-se descaradamente de uma pobre Menina???
      Ai...mas repara não é uma questão de não saber o que se é, é saber que se é de muitos sitios;

      Abraços

      Excluir
    3. :):):) ... ok ok ... não te enerves que te faz rugas ... o que eu queria dizer com isto tudo é que a Maratona do Porto junta malta de todo o lado, até pessoal que sabe que é de muitos sítios ;)
      Abraço

      Excluir
  9. Força Carlos. É preciso muita perseverança para levar o plano em frente. Então os treinos longos...ufa! Eu que o diga que estou a seguir um para a maratona do Gerês!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hélder ... e força para a tua preparação para a do Gerês. No ano passado estava inscrito e não pude ir, este ano queria ir mas nessa data quase de certeza que não poderei ir, pelo que não arrisquei a inscrição.
      Abraço

      Excluir