domingo

10 kms de Avintes 2012

Este domingo fui participar nos 10kms de Avintes com o objectivo de melhorar a minha melhor marca na distância, conseguida quase há um ano na corrida do Pai no Porto (42,51min). Sei que neste momento tenho capacidade para muito melhor, mas por uma razão ou outra, as provas de 10kms onde tenho participado, embora andasse sempre perto, não tem dado para melhorar o tempo.

Acordei cedo, tomei o pequeno almoço e fui até Avintes - é perto de minha casa, precisei apenas de 15 minutos para lá chegar. Lá estava já o Sr.Dias e o Sr.Constantino, que ao melhor estilo de "arrumador de carro" lá me arranjaram um lugar para estacionar mesmo pertinho da zona de partida/chegada. O cafézinho da praxe e lá fomos para aquecimento - decidi fazer um aquecimento forte para começar a prova bem "quentinho" e com o motor a carburar. De salientar que desta vez, fui o único representante da ala "portista" do clube CAL - todos os outros participantes na prova de hoje são benfiquistas dos quatro costados - estiveram presentes: Nuno, Hugo Miguel, Miguel Barbosa, Lucidio Dias, Constantino, Ernesto, Palma, Miguel, Francisco e a minha pessoa.

Ás 10 em ponto, e depois de uma largada de pombos, lá se deu o tiro de partida - estavam ca. de 600 participantes e a corrida iniciava com uma subida de 500m - como sempre, no inicio existe um grande aglomerado de pessoas e é dificil de entrar no ritmo, ritmo esse que encontrei logo que entramos na primeira recta - a prova era de duas voltas, e tinha algumas subidas que aumentavam o grau de dificuldade da prova, especialmente uma subida em paralelos mais ou menos a meio de cada volta - o que vale é que logo após essa subida vinha uma descida que dava para recuperar um pouco. A primeira volta coreu muito bem, sentia-me com força e não só tinha conseguido recuperar o atraso inicial como ia com uma boa margem para bater o meu recorde pessoal - lemro-me de passar a primeira volta (ca.5,5km) com pouco mais de 21 minutos - excelente - decidi-me a tentar manter o ritmo o que consegui - apenas na tal subida de paralelos na 2ª volta tive algumas dificuldades e fui obrigado a baixar o ritmo que logo recuperei na descida seguinte. Não tardou a chegar a descida para a meta e nos últimos 300m ainda tive forças para uma aceleração. Ao passar a meta parei o meu cronómetro que marcava qualquer coisa como 39min e 10 segundos o que está fora das minhas capacidades - a distância que marcava era de 9,65km - a "falta" de 350m pode explicar a marca tão boa, mas mesmo se tivesse de correr a distância em falta ficaria no minuto 40 o que é fantástico. Troquei algumas palavras com outros atletas para tentar perceber a distância percorrida e todos dizem que terá andado nos 9,6km. Objectivo cumprido, agora era esperar a publicação do resultado que veio mais á tarde - 39min.17 seg. Fenomenal, estou muito contente comigo mesmo.


A nossa equipa portou-se bem, na geral ficamos em 25º lugar entre 57 equipas.

Gostei muito da prova, do percurso e do ambiente. A broa de Avintes que tivemos como prémio era uma delicia - hoje ao fim do dia comprei um franguinho churrasco e umas batatinhasfritas para acompanhar - mais umas "calorias".

Agora é recuperar e continuar a treinar para a Maratona de Madrid - próxima prova é a Corrida do Pai, no dia 18 de Março no Porto.

2 comentários:

  1. Caro amigo,

    Estou extremamente chateado contigo.... além de me teres ultrapassado na prova, chamas-me benfiquista ??? "De salientar que desta vez, fui o único representante da ala "portista" do clube CAL"...

    Eu sou Portista :) por isso eramos dois ...

    Parabéns pela excelente prestação.

    Abraço e bons treinos
    Hugo Megre

    ResponderExcluir
  2. Ó Hugo, desculpa pá.....tens toda a razão em estar chateado, acho dificil haver um insulto pior do que ser chamado de Benfiquista. Mas tem uma coisa boa, subiste muito na minha consideração....

    Aquele abraço e bons treinos tb
    Carlos

    P.S. Um dia aínda vou contigo a uma ultra, que isso é que é para homens!!!

    ResponderExcluir