sexta-feira

Passeio pelos Bálticos

 


“Tu é que a levas na boa, só passear …”

A brincar ou não, é frequente ouvir este tipo de “bocas” … fica aqui o registo desta semana de “passeio” pelos Países Bálticos, e que ainda não acabou.

Estou neste momento no aeroporto de Riga na Letónia. Já estou a secar há quase 2 horas … e ainda tenho mais hora e meia de seca antes de embarcar rumo a Munique onde vou secar outras 3 horas antes de apanhar o voo para o Porto. Se tudo correr bem aterro às 23h35 … sair as malas, apanhar o meu carro e voltar a casa .. com sorte estarei em casa à meia hora de amanhã. Ahh … ainda não referi que hoje me levantei às 7h (5h em Portugal) e já tenho mais de 300km feitos de carro por estradas nacionais de Vilnius na Lituânia até Riga…. saí de lá com -2 graus e cheguei com 1 grau positivo … pelo meio fartou-se de nevar … 5h para fazer 300km … ah vida boa caralhes, só passeio 😉


enquanto "seco" ...

Este “estágio” começou na 2ª feira, com o despertador a tocar às 3h da manhã … já tinha tudo preparado de véspera, tal e qual como quando vou fazer um treino longo … 4h estava a deixar o carro no parque de estacionamento no aeroporto … desta vez foi confuso e demorado o check-in e demorado o controle … a minha experiência diz-me para ir cedo para o aeroporto e ainda bem… não cheguei a stressar … ainda deu para tomar um último café e comer um croissant. Ás 6h saiu o voo para Frankfurt, onde tive pouco mais de meia hora para me deslocar para a porta de embarque do voo para Riga onde cheguei por volta das 14h (12h em Portugal, ou seja, já 9h nas pernas. Tempo de apanhar o meu carro alugado e meter-me à estrada em direcção a Tallin na Estónia … 330km sem auto estradas … de referir que apanhei alguma chuva, transito de fim de dia e o pior … ficou escuro por volta das 16h. Já passava das 20h da noite quando finalmente cheguei ao Hotel … estava estafado como devem imaginar. Nada de treino, muito menos corrida … tempo de comer qualquer coisa no hotel, matar saudades de casa por vídeo chamada e ir dormir.

a chegar a Tallin na Estónia... 14h em viagem

3ª feira levantei-me às 7h … tive uma noite tranquila, mas 7h na Estónia são 5h em Portugal … e o corpo sente … mas cabeça debaixo de água fria funciona bem, já tenho essa experiência também. Pequeno almoço e siga para o primeiro cliente … há uma formação a uma equipa de um novo cliente a fazer … correu muito bem, assim vale a pena. A grande parte da tarde é passada no carro a fazer o percurso de volta a Riga, o mesmo que fiz ontem … desta vez não chove e apanho um bocadinho mais de luz … deu para ver o mar báltico .. tive que parar e colocar a mão na água para ver a temperatura … é como o nosso Atlântico. Chego ao fim da tarde ao Hotel, bem no centro de Riga … queria ir correr, mas uma dor no tornozelo direito aconselha a não o fazer. O hotel tem ginásio … vou lá fazer 30min de bicicleta e pouco de reforço muscular. No fim olho para a passadeira … só 10minutos para experimentar … ao fim de 5 minutos desisto … sinto um pequeno desconforto … amanhã experimento. Está bastante frio … mas quero ir ver a cidade … afinal não venho cá assim tantas vezes … coloco o meu casacão mais quente e saiu … primeiro jantar, depois dar uma volta a pé na parte velha de Riga … ainda fiz quase 7km a caminhar … sim, contei!!! Tudo é treino. As chamadas habituais e ainda antes de dormir há trabalho a fazer, mails que foram ficando pendentes durante o dia e que tem que ser respondidos. Eu durante o dia vou respondendo ao que posso, mas uma boa parte fica para o fim do dia antes de ir dormir.

pensei que fosse mais gelado que o nosso mas não é ...

as cores e a luz estavam perfeitos para as fotos

não corri mas foi melhor que nada ... gastar calorias

estes gajos estão muito à frente ...


recuperar calorias com um campeão mundial de pizza napolitana ... era bem boa






Riga é bonita ... tem muito que explorar

4ª feira é muito idêntico ao dia anterior. Levantar cedo, formar a equipa da filial de Riga e seguir viagem para Kaunas na Lituânia … outra vez quase 300km, outra vez estradas nacionais e limites de velocidade para cumprir … chegado a Kaunas, o hotel é bem no centro … hoje vou correr … ao tirar o equipamento dou por falta das luvas e do gorro … merda …. com esta temperatura é para morrer se não levar o equipamento todo … solução … 10km na passadeira do ginásio do hotel … devagar, devagarinho por causa do tornozelo … não se queixa … óptimo!!! Banho, e saída para jantar … está mais frio … não vou ver a cidade … ao sair do restaurante penso “e se for só um bocadinho?” … foram quase 5km … há que aproveitar … chamadas para casa e responder a mails … a rotina mantêm-se.

nesta viagem apanhei um bela luz ....

regressei às corridas ... em passadeira


Kaunas tb é gira ...

 e tem uns Bares movimentados ... fui convidado a beber um copo por duas moças mas juro que não entrei ... tive medo ...

Entretanto já estou em Munique … são 19h aqui .. aí são 18h … daqui a mais ou menos 3h estarei entro no avião de regresso ao Porto. Dormi um pouco neste voo de Riga para Munique … calhou-me um lugar do meio, não é lá muito confortável mas quando um gajo está cansado, vai mesmo assim 😉

Ontem, ou seja, na 5ª feira o dia foi um pouco diferente … formei duas equipas … primeiro em Kaunas durante praticamente toda a manhã e depois em Vilnius durante a tarde. Fiz foi apenas uns 100km de carro, e imaginem só o luxo … quase tudo feito numa auto-estrada onde a velocidade máxima permitida alterna entre os 90 e os 110km hora 😊… e fiquei em Vilnius, ou seja, cheguei ao hotel por volta das 17h … e lá fui eu para o ginásio do hotel usar a passadeira. Mais 10km onde depois de uns primeiros 2km mais comedidos, fui aumentando um pouco a velocidade para ver como o tornozelo reagia … como esteve sempre tudo bem, acabei com um ultimo km a 4m/km … fiquei com a camisola ensopada em suor … banhinho e toca a sair para jantar … mais uma vez fui para a parte velha da cidade … estava outra vez muito frio e um ventinho que até parecia que nos cortava as orelhas … depois do jantar fui na mesma dar um giro pela parte velha, apreciar um pouco o que Vilnius oferece e que é muito. Foi de tudo o que vi por estes dias o melhor … chegado ao quentinho do hotel olhei para o relógio e tinha 6,5km feitos … ligar ara casa, responder a mails e dormir … não liguei a tv uma única vez esta semana …

já dei um bocadinho de gás nestes 10km ...



encontrei um Restaurante Português por acaso em Vilnius e decidi entrar

bebi dois copitos de um tinto do Douro que estava bom

comi um Polvo à lagareiro que tb estava bastante bom ... pensei que fossem portugueses, mas são todos lituanos que decidiram inovar e trazer uma cozinha diferente para a parte velha da cidade ... e o Restaurante estava muito bem composto ... 




De tudo o que vi Vilnius foi do que mais gostei...

O dia de hoje já o descrevi mais acima … foi assim este meu passeio … se correr como previsto terei percorrido e feito:

5 Países, 4 aeroportos com muitas horas de espera, ca. 10000km de avião divididos em 4 voos,  ca.1500km de carro, 22km em 2 treinos de corrida em passadeira, ca.18,5km em caminhadas para conhecer um pouco de 3 cidades lindas, 1 treino de ginásio … pelo meio formei todas as equipas de um novo cliente que correu muito bem e estou muito optimista que este “passeio” traga o retorno do investimento feito.

Vamos com 22 dias em Novembro … destes estive exactamente metade fora …. 11 (a perseguição continua) 😉 … na próxima semana estarei finalmente uma semana completa em Portugal para na semana seguinte voltar a “passear” uma semana … vou estagiar para a Suiça, em altitude 😉😉😉

Esta altura do ano é sempre a mais intensa em viagens de trabalho .. isto prolonga-se até aos primeiros meses do ano. Depois acalma um pouco … já faço esta vida há umas dezenas de anos, estou habituado e gosto … o meu trabalho permite-me conhecer muitos países, pessoas e culturas diferentes … e só tenho pena de ter começado a correr tão tarde … já o disse várias vezes, desde que corro conheço incomparavelmente mais do que antes …. antes, chegava ao hotel, ia jantar, respondia a mails e o resto do tempo era passado a ver tv ou a ir beber umas cervejitas no bar do hotel. Agora equipo-me e saio para correr (quando não está um frio de rachar e me esqueço do equipamento essencial) antes do resto. E correr permite-me chegar a mais sitios, mais rápido pois o tempo disponível não é infinito … e permite-me ao mesmo tempos gastar as calorias que depois reponho com o jantar 😉 … só vantagens!!!

Por outro lado, sinto falta da minha casa, das minhas meninas … felizmente existe uma coisa chamada WhatsApp … não é a mesma coisa de estar em casa, mas é bem melhor que nada como há uns anos atrás.



daqui a pouco já te aperto essas bochechas carai ... ou talvez não porque deve estar a dormir ... 

Sabem quais são as melhores coisas destes passeios???? … é entrar pela porta de casa e ver as minhas meninas, é comer uma sopa das nossas e quando me deito colocar a cabeça na minha almofada … é tudo muito bonito mas não há nada como o nosso cantinho ... está quase … mais umas 5 horitas 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário