segunda-feira

Voltamos à Serra Amarela dois anos depois

 

Não sei se deram pela minha ausência pelo meu tasco, se sim é bom sinal, se não, não faz mal, estão perdoados. Eu senti saudades de escrever sobre as aventuras e desventuras das minhas corridas, mas não houve tempo. Há coisas para contar e registar, mas a verdade é que o tempo não estica e eu ando em grandes mudanças, à cabeça uma mudança de emprego de uma empresa que me acolheu durante quase 30 anos para um projecto muito desafiante que me foi proposto há uns meses atrás, eu aceitei e agora está a arrancar. Mas isso são contas de outro rosário, ou não … aqui é para escrever sobre corrida, e comida, parvoices e o que me apetecer 😊

No domingo passado voltei a uma das minhas provas preferidas, à Serra Amarela organizada pelo Carlos Sá , dois anos depois de ter ido pela primeira vez … em 2019 fomos à distância maior, este ano com a decisão de participar a ser tomada há duas semanas decidimos pelos 34km. Isto porque dia 31 de Julho há uma aventura grande com a Pikinita em agenda e a ideia era não empenar demasiado para poder continuar a treinar na semana seguinte.

Há dois anos fizemos os quase 50km um pouco abaixo das 10h – foram feitos em ritmo tranquilo, a apreciar as paisagens, muitas fotos, gerir tempo nos abastecimentos, etc, etc … foi uma viagem brutalmente espectacular, o dia esteve lindo, o percurso foi fantástico, a organização impecável e o empeno enorme 😊 … a cereja no topo de bolo foi esta foto que transmite tudo o que foi a Serra Amarela para nós dois.

Para esta edição o plano era outro … a Pikinita ia ligar o modo “competitivo” para ver como vai a forma … e eu ia partir 5min depois dela. Combinamos que ela arrancava e geria a prova conforme lhe apetecesse … “eu apanho-te nos primeiros km” (vais vais 😊).

Domingo lá nos levantamos bem cedinho para seguir para Entre Ambos os Rios,  Ponte da Barca. Chegamos pouco passava das 7h e já tivemos que estacionar a 1km … a restante Pernetada ou já estava ou chegou logo de seguida. Entre levantar o dorsal, voltar ao carro para equipar e voltar novamente para a zona de partida o tempo passou muito rápido. Quando chegamos já tinham partido os das 8h e as mulheres estavam já a entrar na box … apenas tempo para uma foto e lá seguiram a Pikinita e a Teresa para a zona de partida.



A seguir era o meu grupo, o das 8h05, que incluía o resto da Pernetada … Flávio, Bruno, Elisio, Américo e eu … que inkipinha 😊

que inkipinha de luxo...

e confirmei que esta figurinha existe mesmo em carne e osso ... 

esta equipa deu uma cabazada aos Outlaw Runners que estavam cheios de papo

A nossa partida foi dada à hora marcada … parti de trás juntamente com os meus colegas mas rapidamente me despedi e comecei a abrir a passada. Sabia que tinha ca.4km mais corriveis antes de começar a subir a sério. Tb sabia que uma boa parte destes primeiros km são em single-tracks o que torna difícil ultrapassar. Por isso forcei, mesmo logo na primeira subida ainda em empedrado para me colocar o mais à frente possível, algo que nunca faço porque no trail vou sempre em “passeio” …

Hoje não, a minha primeira missão era recuperar os 5min para a Pikinita e achava que o ia fazer antes de chegar a Ermida, onde havia o primeiro abastecimento por volta dos 7km. Ainda nem 2km tinha percorrido e já comecei a passar algumas meninas e comecei a contar (perdi a conta às 30 e picos e da Pikinita nem pó) … fiz os dois primeiros km ligeiramente abaixo do 5min/km, média que foi subindo à medida que  começaram os single tracks e as ultrapassagens se tornaram mais dificieis … ainda nesta fase passo a nossa Teresa que se estreava nesta distância e logo na Serra Amarela … uma guerreira 😊

Aos 4km acaba-se a “brincadeira” e começamos a subir a sério .. serão quase 1400m D+ nos próximos 12km. Vou alternando uma caminhada vigorosa e sempre que o terreno o permite imprimo um trote … passo o Manuel que me diz algo como “a Dora vai muito bem, estás lixado, desta vez vai ser ela a escrever a crónica” 😉 … eu bem olhava para cima e nem sinal da moça. Mas que raio ….

Chego a Eremida aos 7km ao primeiro abastecimento. Levo com o Sayajin a gozar-me … “ó Perneta, só agora?” … eu a matar-me por ali acima, todo esbaforido e ainda tenho que levar com este gajo que anda ali a passear e a acompanhar a prova de abastecimento em abastecimento 😊 … encher um flask, meter uma banana no bucho e siga … a Pikinita deve estar já ali … só que não 😉

eu acho que as fotos me fazem muito mais gordo ...

Nem sinal da moça … continuo a passar pessoal. Vou a suar em bica, tenho a camisola encharcada e embora esteja com calor vou mantendo os manguitos que servem para ir limpando o suor … o tempo está fresco, óptimo para correr, mas o coração bate forte … vou contente por não ver a Dora, vai a dar-lhe bem … bom sinal.

mais devagar carai ...

raio da Pikinita a fazer-me correr...

Ainda continuei assim durante uns bons 3 km antes de a avistar ao longe … mesmo a forçar a distância não encurtava muito … a inclinação era muita. Quando finalmente chego mais perto é que me apercebo que ela vai ali colada num grupo de 4 mulheres, “na luta”, a ferrar os calcanhares às outras moças. Brava …

olhem ela ali, nao desarma...

Quando finalmente consigo colar, aos 10,5km, pergunto se vai bem … diz-me que sim, na medida do possível. Dou-lhe um flask com Guronsan Energy e um gel …. ficamos um pouco para trás enquanto durou este abastecimento, mas rapidamente voltou a corrinhar para colar nas meninas que, entretanto, tinham apanhado mais um grupo de homens e agora ia tudo misturado na conversa … foram uns km com uma inclinação muito elevada mas com uma paisagem brutal para chegar ao 2ª abastecimento com ca. de 16km…. mais de 1200 m D+ (e os primeiros 4km “planos”).

A Pikinita parou apenas para comer qualquer coisa de sólido e arrancou … eu fiquei a encher os flasks  e parti novamente um pouco atrasado. E lá fui eu tentar colar na moça outra vez … consegui um pouco depois, num estradão em terra que nos levava, ainda a subir, para as antenas … o grupo das moças estava partido … umas mais à frente, outras mais atrás … a Pikinita decidiu correr a subir e eu acompanhei, não muito rápido mas o suficiente para passar as “adversárias” e as deixar para trás.

Chegamos à parte final da subida … o tempo mudou, está muito nevoeiro e bem mais fresco. Ainda bem que mantive os manguitos. A Pikinita entretanto “fugiu-me” de novo, quando escalamos uma parede de pedras, eu fiquei atrasado por outros atletas que ficaram entre nós. Tal como combinado, ela andava para a frente que eu havia de arranjar forma de colar novamente …


Depois de termos chegado ao ponto mais alto da prova ia comeҫar a nossa desgraҫa ... as descidas. Como tudo o que sobe tem que descer, serão km com inclinaҫões brutais, muitos deles feitos em trilhos bastante técnicos de pedra, irregulares ... a Pikinita “sofre” do mesmo problema que eu, a descer é uma desgraҫa ... comeҫou o festival de gente a ultrapasar-nos ... mesmo assim ela ainda desce melhor que eu que ficava para trás quando a coisa ficava mais técnica e conseguia recuperar e colar em alguns intervalos em que dava para correr ...

Quem olha para o gráfico da prova sem olhar aos pormenores pensa que a segunda metade é apenas descida, mas engana-se redondamente. Eu já conhecia e por isso as duas ou trés paredes que nos vão aparecer para escalar são encaradas com normalidade ... mesmo aquela parede que se transpõe autenticamente a escalar. Há dois anos ficamos sentados a contemplar a vista no cima destas pedras .. este ano não, é para fazer o mais rapidamente possivel.


Voltam a descidas técnicas, a Pikinita volta a fugir-me ... vai ser uma constante ... no abastecimento da Aldeia de Germil aos 25km volto a apanha-la. O sol tinha aparecido, depois de um inicio de manhã fresquinho agora o calor já apertava. Comemos qualquer coisa, enchi os flasks e ouҫo ... “Carlos, vamos embora ...” ... é a Pikinita que está com pressa ... sigaaa para os últimos 11km.

Ainda faltava fazer algum D- mas aquele tipo de trilho com muita pedra tinha acabado. Sabia que ainda havia uma bela de uma parede para escalar e depois os últimos 4 km seriam junto (e dentro) ao rio até à meta. Nem paramos no último abastecimento aos 30km ...

A Pikinita já ia bastante cansada, a mim as descidas tinham-me massacrado as pernas mas de uma forma geral até que não estava muito mal. Chegamos à parte do rio ... esperam-nos 4km de single-tracks, com algumas travessias pelo meio que sabem que nem ginjas ... água boa 😊 ... vamos num grupo de meia dúzia de pessoas entre homens e mulheres... a Pikinita a comandar, o resto atrás ... aparece uma enorme poҫa de lama, eu hesito em como atacar, meto o pé a medo, escorrego e com o esforҫo para não cair dá-me algo que há anos que não me dava ... cãibras ... na virilha ... fiquei ali um pouco a alongar ... como ia atrás ninguém se apercebeu ... tento correr, a coisa ainda doi ... massajo mais um pouco e tento correr novamente ... ainda sinto uma ligeira impressão mas já dá para correr ... vou ganhando confianҫa e aumentando o ritmo e não tarda volto a apanhar o grupo...

A Pikinita vai muito cansada .. não é de admirar ... já se ouve o speaker, sinal que já não falta tudo ... saimos do single-track junto ao rio para a estrada ... surpresa, está ali a Ana Xavier a puxar por nós e por todos os que passam por ela ... esta moҫa faz a festa 😊 ... está quase ... só falta uma última parede antes de entrar na recta da meta ... “anda, vamos a correr até ao fim” ... ela tenta mas já não dá ... subimos a rampa a caminhar ... muita gente a assistir, a incentivar, grande ambiente ... 

tá quaseee...

....fazemos a recta da meta a correr de mão dada, muito satisfeitos com a prova que fizemos ... 5h10 para mim, mais 5 minutos para a Pikinita ... mesmo muito bom.



Se a gente soubesse descer medianamente e não fossemos os trambolhos que somos, no minimo 30 minutos tirávamos a este tempo. Até ao abastecimento dos 16km, praticamente sempre a subir, demoramos pouco mais de 2h, e precisamos de 3 h para fazer os 19km seguintes, na grande maioria a descer. É como é 😊

Ainda ali ficamos bastante tempo a curtir o solzinho que estava bom, na companhia da Barbara e do Ricardo que tinham ido fazer os 15km e a assistir à chegada dos Pernetas que aos poucos iam acabando as suas provas. Grande destaque para a Teresa que como tinha dito mais atrás, se estreou nesta distancia e a concluiu com categoria, cansada como é normal, mas com aquele sorriso rasgado que é caracteristico dela ... muitos parabéns e que seja a primeira de muitas aventuras assim 😊

Américo ...

Bruno e Elísio ...

Flávio e Super Teresa a chegar

mais um brinde ...


quem nao é para comer nao é para correr

Quanto à prova só posso dizer muito bem em todos os aspectos. Acho que me comeҫam a faltar adjectivos para classificar as provas organizadas pelo Carlos Sá e sua equipa. Os trilhos são do melhor, as marcaҫões impecáveis, os abastecimentos completos e colocados onde devem estar, o levantar dorsais e toda a restante logistica, mesmo em tempo de pandemia com regras mais apertadas tudo funcionou super bem. Destaque para a simpatia de toda a equipa, a comeҫar pelo próprio Carlos Sá, sempre incansável, sempre presente, sempre bem disposto ... até aos restante staff, especialmente a malta dos abastecimentos que mais uma vez foram de uma simpatia e prontidão inescedivel. Muito obrigado a todos. Não é por acaso que esta prova está no topo das minhas preferências 😉

Tenho ainda que dizer, que apesar de estarmos em tempo de pandemia e das regras apertadas, foi a primeira prova de há muitos meses para cá, que nos devolveu um pouco daquele espirito de convivio que havia antes desta merda do Covid. Só por isso tb valeu muito a pena.

Quanto a nós, muito satisfeitos com o decorrer da prova. Parece que estamos no bom caminho e foi mais um passo para o PK100 do próximo dia 31. O que é o PK100? Essa agora ... 😊

ahhhh ... e mal chegamos a casa, banho e logo de seguida recuperar :)



6 comentários:

  1. Parabéns Carlos e Dora :)
    Gostei muito da prova. Confesso que gosto deste tipo de provas onde se sobe tudo de uma vez!

    PS: Ah, as fotos não te fazem gordo, fazem "forte"

    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro. Já estou de dieta, só que nao :P

      Excluir
  2. Que equipa inspiradora que vocês são. Que garra e companheirismo. Motivador 💪🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a Ana ... obrigadoooo ... pelo apoio tb, sabe bem ver uma cara conhecida ali no meio :) ... beijocas

      Excluir
  3. Não escrevias aqui nada? nã reparei :)

    Olha, antes de mais tudo a correr bem com essas megas mudanças na vida, quando tem que ser tem que ser e tem muita força!

    Agora, acho que o Sá costuma ter uns Trail Camps, workshops, cenas para pessoas que correm e podem ir lá a ver se aprendem a descer, nem tanto para os tempos mas também para se protegerem e a esses joelhos.

    E, muitos parabéns pela forma da Dora, tu é que coiso, acho que não é das fotos ahahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deixa lá, nao foste o único ... obrigado. Quanto aos trail camp do Sá devem ser espectaculares e bem gostava. Pode ser que um dia destes vá.
      Abraco

      Excluir