segunda-feira

Voltinha ao Concelho da Feira ... 1ª Ultra de 2021

 

Ontem foi dia ultralongo! No plano estava um treino de 6h que decidi que seriam feitas basicamente por estrada. A previsão de tempo apontava para sol e calor e assim haveria sempre possibilidade de abastecer com água … o quintal dos Pernetas tem esse problema, pela serra não existem pontos de água, existe o rio Inha e existe uma ou outra localidade onde eventualmente se poderia passar e pedir água nas casas. Não havia necessidade para andar com essa preocupação.

Desafiei a Pikinita a acompanhar-me em parte do treino … a ideia era ela fazer ca.4h, depois deixá-la em casa e seguir sozinho para mais duas horas. Delineei um percurso base e não se pensou mais nisso. A ideia inicial era fazer 50km, gerir o esforço entre correr e caminhar para chegar ao fim com aquela sensação de que dava para continuar. 6h de gestão … era esse o objectivo.

Combinamos sair às 8h … levantei-me por volta das 7h para preparar os abastecimentos, líquidos e sólidos. Levei 4 flasks de 500ml comigo, uma sandes de presunto e queijo com ovo cozido, barrei dois wraps com nutella e meti 4 geis no bolso. Uma saquinha com Dyoralites, Guronsan Energy e claro, os imprescindíveis vaselina, manta térmica e o pacotinho de lenços de papel. Também meti uma factura da luz e o CC num dos bolsos, just in case … Não iriamos sair do concelho, mas nunca se sabe se nestas alturas nos aparecem os senhores guardas e a gente precise de provar onde residimos não é? 😉

Escusado dizer que saímos atrasados, meia horita … sem stress.

novidade para levar em treino ... funcionou bem

a Pikinita estava cheio de vontade ... só que não 

Os primeiros 6km foram sempre a subir, da Feira à Big Cansil … 300m D+ logo a abrir as hostilidade, feitos sempre a correr devagar devagarinho … as pernas estavam perras mas fez-se. Deu logo para ver que ninguém ia ficar em casa … carros na estrada eram mais que muitos, ciclistas em grandes grupos aos magotes … enfim.

Chegamos à Big Cansil (quando me lembro que vinha gente de todo o País para esta Discoteca … não frequentava muito, não era apreciador da música que lá passavam, mas vi lá alguns bons concertos e tive uma ou outra noite com umas belas histórias para contar (no topo a despedida de solteiro do meu amigo Bruno, não o dos Pernetas, o cunhado dele … ca put@ 😊… na noite em que soube que o Kurt Cobain morreu estive lá, esperei religiosamente pelas 3h da manhã, altura em que passavam sempre meia hora de rock mais pesado, era a minha meia hora … tudo a sair da pista e o Carlitos e mais meia dúzia de gajos (só gajos) a tomarem conta do tasco … nessa noite abriu com “smell like teen spirits” … ) … bons tempos, agora está tudo ao abandono, já nem as matinés de bailarico para o engate da malta divorciada acima dos 60 fazem … está à venda … se alguém estiver interessado, força nisso 😉

já saí por aquele portão sem me lembrar como ...

Depois descemos às Caldas … como tudo o que sobe desce, agora foram quase 5km sempre a descer. Paragem nas termas para abastecer de água na fonte e siga em direcção a Canedo, passando por Lobão e Gião … não sei se chegamos a entrar em Guisande .... um pouco antes de chegar à antiga Discoteca Hollywood deu-me o “piquinho”, e como digo sempre, não vale a pena andar a carrega-lo muito tempo, é procurar soltar o javali logo que possível … fizemos uma incursão à direita por estradas secundárias (se não entramos em Guisande pouco faltou) para encontrar um mato onde encontrei uma trincheira à maneira para fazer a largada. Senti-me um soldado entrincheirado da 2ª guerra mundial 😊 … olhem que fazer agachamento com 15km nas pernas já não é assim tão fácil 😉

as Termas das Caldas ... curiosamente nunca lá entrei

Sigaaaa … paramos em frente à Hollywood para uma foto … se frequentei pouco a Big Cansil, muito menos frequentei a Hollywood. Mas foi durante muitos anos uma discoteca de sucesso na zona, sempre a abarrotar de gente … lembro-me que tinha um bom Grill e de uma passagem de ano em que estive a noite toda sentado num canto a rir-me que nem um perdido das figurinhas que vi … não me perguntem como lá fui parar.

Discoteca Hollywood ... os cachorros eram bons, mas acho que era tudo

Seguimos viagem até à entrada de Canedo que seria o ponto mais longe de casa … teríamos uns 18km nas pernas. Descemos por Vila Maior até Sanguedo … para depois conquistar o S.Bartolomeu (fomos ver o baloiço). 


querem comprar???



o outro Castelo do nosso concelho é em Sanguedo


a Rosa do Adro

De Sanguedo seguimos para a minha terra, a terra que me viu crescer. Paragem obrigatória em casa dos meus pais onde fizemos uma pausa para comer a Sandocha e o Wrap de Nutella. 26km em 3 horas … o calor já apertava e a mini fresquinha oferecida pelo meu pai caiu que nem ginjas.

fui tão feliz aqui , 6 anos a jogar à bola e foi aqui que parti o meu rico joelhinho direito ... não fosse isso hoje não havia Perneta para ninguém

intervalo ...


só bebi uma ... juro

Uns 15 minutos depois arrancamos revigorados, mas com as pernas perras … quando se pára assim já sabemos que acontece. Nada que uma caminhada vigorosa durante uns 5 minutos não resolva … siga por Lourosa para Santa Maria de Lamas. Fizemos o percurso da estrada antiga, que eu nos meus tempos áureos do Colégio de Lamas fazia duas vezes por dia de camioneta (não era autocarro, era camioneta 😉).

Nota à parte: tenho que falar numa coisa que me revolta ... aqui foi na Igreja de Lamas, mas na noite anterior tinha visto igual ou pior na dos Passionistas na Feira e na semana passada na de SJ Vêr durante o meu treininho ... as missas realizam-se quase normalente ... são centenas de pessoas, umas em cima das outras, quase tudo com máscara mas caralho páh ... Nada contra a Igreja, não é isso ... mas havia necessidade? Não se pode transmitir online por exemplo? Eu não me posso juntar com meia dúzia de amigos para correr no monte, não posso estar sentado num parque com as minhas filhas a fazer um pic-nic, não posso ir a casa dos meus pais (ainda desta vez foi sentados cá fora a comer o lanche que levamos feitos morções) e aqui já se podem juntar às dezenas ou centenas que não há problema nenhum, o virus não pega ... fico fodido com estas merdas...

vá ... siga mas é ...

“Como te sentes?” … “não vou mal” dizia ela enquanto descíamos bem abaixo dos 6min/km. “Fazes a Maratona?” …. “pode ser …” …. Fixe para mim também, assim vou ter companhia durante mais tempo. Em vez de vir directamente por S.J.Ver para casa, fomos até à fronteira de Rio Meão, para depois sim voltar à Feira mas fazendo como dizem os Supertramp numa música … “take the long way home” … ainda tivemos que dar uma voltinha dentro do nosso bairro para a Pikinita completar a Maratona … 4h50 mais coisa menos coisa … com a paragem em casa dos meus pais pelo meio, com um percurso com um desnível interessante e o calor que se fez sentir foi muito bom. Uma maquina a minha Pikinita …quando me lembro que fizemos a Maratona de Berlimbem mais lentos 😉



PUMBASSS...

E agora? Tenho uma hora e dez minutos … estamos no pico do calor e já venho há quase uma hora a beber bem mais e a boca muitas vezes seca. Já só tenho 1 flask e meio de liquidos… os 50km estão garantidos, mas 52 é que era 😉

Podia escolher um percurso mais simples, aqui às voltas, com menos desnível não era? Não, não era … então andei por mais de metade das terras do Concelho e não ia ao nosso Castelo? Vamos embora … imprimi um ritmo certinho que me permitisse chegar aos tais 52km … tinha que andar ligeiramente abaixo dos 6m/km … com uma Maratona nas pernas e com o calor que estava pensava não ser fácil, mas foi … parei na fonte em frente à Columbófila para encher dois Flasks, bebi outros dois de rajada. Deve chegar até ao fim. Siga …

soube tão bem ...

Subida ao Castelo .. são apenas 600m, mas tem um belo de um desnível. Feitos a correr … porreiro páh … 

cá está ele ... lindo o nosso Castelo

... segui até Fornos e desci a Souto antes de voltar à Feira … um trajecto que às vezes faço quando tenho uns 10km para fazer. O ritmo ia muito vivo, ia soltinho e a fazer contas de cabeça … olha que é capaz de dar para os 53km …um ou outro km abaixo de 5min e chego à minha urbanização … 53km estão garantidos, será que consigo fazer mais 500m … o último esforço e tcharaaaaammmm…

53,55km em 6 horas certinhas … quase 1000mD+ …

Senti-me muito bem praticamente durante o treino todo, apesar do calor a gestão do esforço permitiu chegar ao fim naturalmente cansado mas não esgotado. Dava perfeitamente para continuar, e se não tivesse exagerado na última hora e em vez disso gerisse melhor o esforço, a alimentação e a hidratação ainda teria chegado em melhores condições. Muito bom mesmo.

sou ou não sou o maior carlhes!!! ...e bonito ...

Isto para quem ainda não tinha passado dos 34km este ano.

Banhinho, um bom almoço, bem regado e o resto do dia passado no sofá  … melhor era impossível 😊



Vamos ver como recupero … hoje só faço alongamentos e talvez uma caminhada. Amanhã regresso às corridas mas esta semana já é a retirar carga, softzinha … faltam menos de duas semanas para a primeira grande aventura do ano, sensivelmente 3x este treino em distância mas com muito mais desnível.

Venha ela ...

4 comentários:

  1. Muitos parabéns à Pikinita pela sua Maratona e muitos parabéns ao grandão pelos seus 53,5 :)
    São umas máquinas!!!!!
    Grande abraço e beijinhos à maratonista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado grande João ... foi um belo passeio de domingo de manhã :)
      Um abraço grande e manda beijinhos à Mafalda

      Excluir
  2. Mas que bela manhã!

    Parabéns a ambos!

    Abraço

    ResponderExcluir