quarta-feira

Meia Maratona de Duesseldorf


Tenho andado mais caladito aqui pelo meu tasco. Quando não se corre, pouco ou nada há para contar. Afinal este tasco é sobre a minha “vida” de corredor de fim de semana.
Acontece que fui “atacado” por uma espécie de inflamação do nervo ciático – digo “espécie” porque embora tenha andado à rasca, nada comparativo a outras crises que tive num passado mais longínquo. 
é este cabrãozito


Esta “espécie” fez-me reduzir os treinos na última semana de Janeiro, impedindo-me mesmo de correr do dia 29 até 2ª feira passada onde disse “basta” e fui fazer os primeiros 10km do mês de Fevereiro.

Isto ao dia 5 … eu, que estou a precisar de colocar muitos e muitos km nestas pernas paras os desafios que aí vem na primeira metade de 2018. E o primeiro grande desafio é já daqui a mês e meio, em final de Março, em Lousada … uns meros 100km J
Preciso de fazer muitos treinos longos onde os ritmos rápidos serão o menos importante. Importante será andar em cima das pernas durante muito tempo, habituar-me a ritmos mais lentos, intercalar com caminhada, alimentar-me de forma a ir dando energia ao corpo, gerir isto tudo de forma a atrasar ao máximo o cansaço mais extremo. 
E ontem foi uma espécie de tiro de partida para este tipo de treino. Estava na Alemanha, perto do aeroporto de Düsseldorf e cheguei relativamente cedo ao Hotel, de forma a que me permitiu sair a correr ainda com uma hora de luz do dia. Saí sem grandes planos porque acima de tudo queria saber se a “espécie” estava mesmo adormecida ou se me ia lembrar que ainda mora por cá. Zero graus, mas sem vento e tempo seco – nada que um equipamento adequado não resolva.
Comecei por dar uma voltinha ao longo de um pequeno rio, num parque, que entre caminhos e trilhos enlameados me levou directamente ao aeroporto (ainda era cedo para estar ali, o meu voo partiria no dia seguinte, às 7h da manhã J). Voltei até à zona do Hotel e com 3km nas pernas, sem sinal da “espécie” e com algum tempo decidi que era dia de fazer mais alguns km … 



Ó amigo ... que tens aí??? 

olhó aeroporto ... nah nah, é só amanhã ... 

meto-me em cada sitio ... 


… ao parar num sinal vermelho perguntei a um homem para que lado ficava o centro de Düsseldorf. Segui as indicações dele e não tardaram a aparecer placas a indicar para o “Zentrum”. Acontece que para chegar ao “Zentrum” ainda foram uns bons 7km.

eu sei, eu sei ... outra vez um buraco na sapatilha direita ... preciso de um corta unhas...


Senti-me bem, algumas paragens em sinais vermelhos que respeitei religiosamente mesmo não vendo nenhum carro por perto. Os ritmos sempre controlados, muitas vezes apenas a trote, aproveitando para apreciar a paisagem que não era particularmente bonita, pois andei muito por zonas periféricas. 



tinha uma notita no bolso, just in case ;) 

o ritmo dava para reparar em pormenores como este apartamento bem catita no alto de um prédio antigo 
Até que cheguei ao centro … com exactamente 10km. Corri por um grande jardim, pelas principais ruas comercias, cheias de gente, luzes e lojas sumptuosas (Düsseldorf tem na Köngsallee – Avenida dos Reis – uma das ruas mais “in” para o chamado shopping dos ricos na Alemanha o que não é o meu caso – mas é giro ver os carrões que por lá andam a girar ).


andam mais mansinhos estes "gatinhos" 



andei a lançar charme a estas meninas mas não me ligaram nenhuma .. 


Não foi o caso desta vez, o que eu queria mesmo era ir até à parte velha da cidade, talvez correr um pouco nas margens do rio Düssel que dá o nome à cidade ou quem sabe mesmo no Rhein (Reno). Não consegui por vários motivos.
Primeiro ainda eram mais uns 2km até lá e tinha que voltar depois (acho que já estava a exagerar), depois porque numa primeira fase me enganei e andei a correr em sentido contrário e por fim porque me deu uma enorme vontade de mudar as águas às azeitonas que me fez andar uns bons 2km às voltas num pequeno parque à espera da oportunidade de me esconder atrás de um arbusto para me aliviar, isto quando já estava praticamente com a bexiga a arrebentar. Isto no centrinho de Düsseldorf, à hora de ponta … já estou habituado a estes stresses – se fossem “sólidos” teria sido bem pior J 
sempre importante assinalar este momento ..

ora super moderno ... o prédio, não o personagem

ora mais antigo, a apenas 300m .. 


ainda pensei voltar de metro ... nah, não pensei nada ... 


vi-me aflitinho para arranjar um spot onde pudesse mudar a água às zeitonas descansado... 

Quando me aliviei já tinha mais de 13km nas pernas e ainda tinha que voltar. A parte velha da cidade ficou para uma outra oportunidade.
Cheguei ao Hotel com ca.20km … já vinha com as pernas um pouco desgastadas … isto de correr a ritmos mais lentos cansa para caraças … e porque não completar uma meia Maratona? Era giro como titulo para uma posta no blogue J
Estão a ver como o facto de ter este tasquinho muitas vezes serve de motivação para ir um bocadinho mais além J
E pronto … deu isto …

2h17min para fazer uma meia maratona … foi muito bom … desta vez não custou tanto andar devagar … o facto de andar por sítios novos para mim, a apreciar as paisagens, atento por onde andava, ajudaram muito. Fazer este treino nas zonas onde habitualmente corro será bem complicado porque é preciso algo que nas grandes distâncias é indispensável … paciência, muita paciência. 

e esta selfie, hein? Cheia de estilo, ar de inteligente ... "sou mesmo bom nestas merdas"
Importante mesmo foi a “espécie” não ter dado sinal … é só isso que quero. Vamos lá ver se no fim de semana consigo ir até ao Quintal dos Pernetas fazer o próximo “longo”, colocar algum desnível nestas pernocas pq isso ontem ficou um bocadinho aquém … 25m D+ em 21km ... loucura J

a recuperação começou logo de seguida ....

14 comentários:

  1. Quando eu for grande também quero ir ali fazer uma meia-maratona só porque sim e porque não tenho mais nada para fazer :D

    Parabéns pelo treino! Espero que o amigo ciático não te volte a chatear :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande como? E tenho 1,86cm ... assim grande? ;)
      Obrigado .. até agora não chateou mais :)
      Boas corridas

      Excluir
  2. Que belo passeio a ver as vistas e ainda deu para uma meia maratona. Mas o mais importante é mandar embora as lesões... xôoooo!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Portanto uma Meia Maratona com efectivamente 21 km e pózinhos???

    Ainda pensei em cerca de 5,5 km mas estás "muita forte"!

    Sabes que "no meu tempo" dizia-se que a inflamação do nervo ciático era coisa de velhos.

    Como os tempo mudam.

    Abraço com Voltaren (que alguém que não eu coloca, certo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ... uma Meia Maratona tem os km que quisermos ... esta teve 21 e os tais pozinhos. Ontem fiz uma com 5,3km para não abusar muito.
      E continua a ser coisas de velhos :( ... certíssimo, de 75 ... é muito mas muito raro, mas desta vez teve que ser.

      Excluir
  4. Adoro fazer esses reconhecimentos. Tenho mesmo pena de não conseguir fazer mais vezes. As únicas vezes que tenho viajado é precisamente para participar em provas eheh E essa tua refeição, não me digas que me vais acompanhar no sugar free??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... não ... sugar free é assim coisa que não me assiste :) .. mas força nisso!!!
      Abraço

      Excluir
  5. Ganda maluco é o que eu tenho a dizer :p Se eu fizesse um treino assim o meu treinador matava-me :)

    Mas essa massinha deve ter sabido pouco bem deve...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por essas e outras que eu não tenho treinador :):):)
      A massinha estava fraca, sem sabor ... muito mau mesmo, até repeti só para confirmar o tão mau que estava ... pffff
      Abraço

      Excluir
  6. Ora que rico treino e que rica reportagem!

    Uma correcção apenas: Porque dizes que és corredor de fim-de-semana se treinas a maior parte dos dias? :)

    Um abraço e força para os "meros" 100 km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque para mim o fim de semana é quase todos os dias (sai-me bem desta??? :) ... ufa ..)
      Obrigado
      Grande Abraço

      Excluir
  7. Excelente reportagem!!! Consegues pegar nas coisas mais aborrecidas e transforma-las em coisas divertidas e interessantes.

    **

    ResponderExcluir