quinta-feira

Trilhos dos Pernetas 2.5 - percurso dos 12km




A organização dos Trilhos dos Pernetas 2.5 lá vai avançando e este ano temos uma novidade. Na edição do ano passado a distância mais curta (excluindo a caminhada) tinha 18km e quase 700m D+ … é efectivamente um percurso muito bonito, de tal forma que é o único percurso que vamos deixar inalterado este ano. O problema é que 18km ainda é uma distância jeitosa para quem começou a correr há pouco tempo e tivemos muita gente que foi à caminhada ou nem veio participar por não haver uma distância mais curta.
Não foi nada que não tivéssemos pensado antes mas o facto é que para se chegar verdadeiramente ao “nosso quintal”  é preciso percorrer uns 4 ou 5 km por entre campos, traseiras das casas, vielas e levadas. É muito complicado fazer um trail* de 10km com saída e chegada na Capela da Sra.da Piedade, que seja interessante.
*trail – colocar pouco ou nada o pézinho no alcatrão
Para o fazer seria necessário organizar transporte do pessoal para a zona do Rio Inha e isso além dos custos, necessita de mais logística, mais gente, mais tempo. E não temos isso tudo. Somos um grupinho de malta que gosta de correr, com vidas bastante ocupadas, que faz isto de forma muito caseirinha, pouco profissional. É este o nosso estilo e só assim faz sentido. Além disso queremos manter o custo das inscrições a níveis razoáveis.
Mas a ideia ficou, de tal forma que este ano na decidimos incluir a tal distância mais curta. Decidimos recorrer aos serviços do Raúl (o Raúl é o “moço” que nos mostrou o “nosso quintal” pela primeira vez – que já era dele há muitos anos – tem a grande habilidade para se perder, característica que também nos passou com distinção – quando algum de nós vai na frente e se engana nos trilhos a frase que surge sempre é “Sai desse corpo Raúl” J
E pronto … “habemos percurso” … serão ca.12km com 470mD+ distribuídos de forma equilibrada. Não é um Trail* a 100%, é mais uma Corrida Rural que irá percorrer zonas de Canedo mais recônditas, ligando lugares através de trilhos diversos, estradões florestais, campos, vielas mas igualmente algum alcatrão por estradas secundárias. Sinceramente é um percurso muito agradável e o ideal para quem começou a correr há pouco tempo e quer experimentar esta coisa de correr fora da estrada. O contacto com a população local, os diferentes tipos de piso, casas antigas com brasão, as capelas tornam este percurso bem interessante. Para quem quiser levar isto verdadeiramente a competir, tem aqui um percurso muito rápido.


Aqui algumas fotos do treino de reconhecimento de sábado passado – será mais ou menos isto … 












Ponto mais alto do percurso (não chega aos 300m) ... mas vê-se Douro, Inha, São Domingos entre outro ... esperamos que no dia esteja um dia bonito de vista desimpedida 

aqui leva-se a missão a sério ... não há tempo para brincadeiras.. 

tb terá partes mais "técnicas" ... uma descidinha bem acentuada durante uns 300m para ver se os travões estão bem afinados 





como todas as outras provas, tb esta vai acabar a subir a rampa da Capela  



A caminhada este ano tb será neste percurso, naturalmente mais curta (6 ou 7km no máximo).Coloquem dia 1 de Maio 2018 na vossa agenda. Além da caminhada e dos 12km, teremos um percurso de 18km e um que andará ligeiramente acima dos 30km.
As inscrições irão abrir brevemente – ainda não temos data concreta definida mas será com certeza inicio de Fevereiro.
Ahhh … e façam lá um “gosto” na nossa página do Facebook … a organização é caseirinha e parva … vamos actualizando as informações e promovendo o evento com vídeos como estes … 


Oupas .. contamos com vocês no dia 1 de Maio. 

4 comentários:

  1. Pouco profissional?!? Vejam só o vosso ar sério, de quem não brinca em serviço, na foto!

    Esse primeiro video está demais! :)

    Muito sucesso para o vosso 2º evento!
    Desculpem!!!! Para o vosso evento 2.5... (espero ser perdoado!)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe ... é verdade, não se brinca em serviço :)
      Desta vez passa ....
      Aquele abraço João

      Excluir
  2. Isso vai ser um sucesso! Nota-se pelo esgar de empenho dos organizadores! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos que sim ... não se vai lá com brincadeira ;)
      Abraço

      Excluir