segunda-feira

Meia Maratona Viana 2018




Um desastre completo. Não me refiro ao facto de não ter participado na prova (já lá vamos), mas sim pelo facto de pela primeira vez em toda a minha vida de corredor de fim de semana, a corrida me ter levado a Viana e não ter comido uma bola do Natário!!! 

uma das 4 que comi o ano passado ... sniff ...

Incrível não é??? Como é possível??? Eu, devorador de bolas do Natário fui a Viana e não comi nenhuma ... e não foi por não ter tentado. Mas vamos por partes.

Porque não corri este ano? 

Estava inscrito há muito tempo, muito mesmo. A intenção há uns mesitos atrás era vir tentar bater o meu RP nesta prova. Depois de umas lesões que não me deixaram treinar como deveria ser o RP foi colocado de parte mas iria na mesma a Viana - adoro esta Meia Maratona, é sempre uma festa a viagem e tem as bolas do Natário (salvo seja). A coisa estava bem encaminhada, até tinha ideias de fazer uns km antes da prova e engatar depois na Meia para fazer um treino longo - a cabeça já está nos 100km de Lousada e é preciso treinar. Até sábado tudo muito bem.

Acontece que aqui o vosso amigo no sábado de tarde decidiu ir para o Quintal dos Pernetas testar o percurso dos 12km dos próximos Trilhos dos Pernetas (não se esqueçam, dia 1 de Maio, coloquem na agenda). Tudo feito nas calminhas, muitas fotos, paragens e coiso ... sobre isto haverá uma posta à parte. Acontece que já depois de meio do percurso me começa a doer a perna esquerda, ali entre o gémeo e o tendão de Aquiles. Aguentei até ao fim sem forçar muito. Quando arrefeci a coisa piorou, tinha dificuldade em apoiar o pé e prendia o movimento - manteve-se assim até deitar. Decidi não ir correr a Viana.

sempre muito sérios ... estamos a trabalhar ...

Mas fui a Viana na mesma, apoiar ... fiz contas para chegar a tempo de ver os meus compinchas a chegar à meta mas falhei. Não por chegar demasiado tarde a Viana, mas sim porque os principais acessos estão naturalmente fechados e ainda é preciso ir dar uma volta grande e estacionar longe. Mas deu ainda para apanhar muitos conhecidos ao km 19, tirar algumas fotos e dar uns incentivos para a fase final da prova. No fim ainda encontrei muitos conhecidos e a Pernetada que estava como sempre muito "mal disposta". Mas nem tudo estava perdido. Afinal ainda havia às bolas do Natário, a verdadeira razão que leva esta malta toda a Viana!!!

nem esperaram por mim ... amigos da onça!!!




ó pra eles todos bem dispostos ... deve ter sido por terem acordado cedo...

Ca gande fila ... lá me coloquei na fila e fui avançando lentamente. Quando estava quase a chegar a minha vez a senhora diz "já não há bolas, a próxima fornada sai por volta das 13.30h" ... eu diria "ora bolas" mas como sou gajo do norte digo ... "foda-se, azar do caralho" .... lesionado, não participar na prova, chegar atrasado para ver os compinchas, apanhar chuva na moleira ... ó páh, tudo bem ... mas acabar as bolas no Natário sem eu lhe sentir o sabor???? Desculpem lá, mas alguma bruxa me viu caralho!!! 


Fiquei tipo Gru-Maldisposto durante uns 10 segundos, que foi o tempo que demorei a encontrar o Paulo Fortunato na fila mais atrás e lhe contar que não havia bolas para ninguém.

Diz ele: "vamos aos jesuítas" ...

Pensei: "oh diabo, eu não vou a nenhum jesuíta, primeiro não sou desses, respeito, cada um que faça o que quiser com o que é seu mas eu não. Pode até ser bom, mas eu prefiro morrer ignorante nesse assunto, ainda fico a gostar e depois é um cabo dos trabalhos."

... fui interrompido nos meus pensamentos pelo Paulo a dizer "... é perto ... eles são assim fininhos, estaladiços, frescos e sem ponta de gordura, dá vontade de comer meia dúzia deles de uma assentada" ....

... voltei aos meus pensamentos  "gostas poucos gostas, taradão, nunca esperei que o Paulo fosse desses, sempre tão másculo ... pronto, é com ele, mas tenho que ter cuidado, nunca se sabe ... tenho pena é dos Jesuítas que lhe calhem na rifa, com a vontade que ele está em amarfanhalos eles que se preparem ..."

... ia descartar-me mas o Paulo agarrou-me pelo braço e disse-me " anda daí, vais ver que vais gostar" 

ó Paulo ... deixa lá isso, levas o Serafim que não se importa ...

... e eu a pensar "espero bem que não" .... arrastou-me por ali fora .... estava feito. 45 anos de macho puro e duro, uma reputação de Bad Boy implacável iam assim por água abaixo em 2 ou 3 minutos.

Haveria algo pior? Depois lembrei-me ... "haver há ... não ter comido as bolas do Natário" (hmmm .. o palavreado por aqui hoje anda estranho)

.... arrastado por ali fora, sem qualquer hipótese de me por ao fresco ia rezando ... "espero que esteja fechado ao domingo, ou que os Jesuítas estejam todos ocupados ... se tiver mesmo que ser, que me calhe um limpinho, a cheirar a pétalas de rosas e com pouco pêlo"

... fui interrompido mais uma vez pelo voz forte e grossa do Paulo "CHEGAMOS!!!"

... cerrei os olhos e com o coração a 250bpm quase a rebentar fui abrindo o olho (eiiii ... nada disso meus depravados), o esquerdo, lentamente e vi ....

Salvo!!! 

Afinal adorei o Jesuíta ... comi-o de forma pouco ortodoxa, acompanhado de um fininho. Não houve Bolas do Natário mas houve o melhor Jesuíta do Mundo ... é caso para dizer, quando não há cão caçasse com gato.


ó Paulo, pregas-me cada susto páh ... 

falta de confiança não existe por aqui ... se são os melhores do mundo? Não sei, mas que são muito bons são ... 

Jesuítas e cevada ... perfeito!!!! 

Ainda houve almoçarada com os Montemorrows ou lá como se chamam por Ponte de Lima, xixi e cama.

ca linda camisola vermelha/verde/preta no meio dos Montemorrows ou lá como se chamam ... ando a catequizalos ... 

A perna parece-me estar bem. Já no domingo acordei bem, sem dores. Não quis arriscar porque não havia necessidade. Hoje ainda descanso e amanhã regresso aos treinos. Próxima paragem será nos 100km de Lousada em fim de Março. Até lá há que fazer km, muitos.

8 comentários:

  1. Já há uns tempos disse que tens jeito para escrever argumentos. Vê o caso deste artigo. No fundo é isto:
    "Lesionei-me no reconhecimento dos 12 km dos Pernetas e não pude participar na Meia de Viana. Mas fui lá para apoiar os amigos, apesar de me ter atrasado no trânsito. Pela primeira vez, fui a Viana e não pude comer as bolas do Natário mas vinguei-me nos Jesuítas doutra pastelaria. Acabámos numa almoçarada com os Montemorrows"

    E o que fazes? Dás a volta ao texto, escrevendo um argumento onde interligas o drama, comédia, tragédia*, intriga e sexualidade.
    (* Pode parecer exagerado o termo tragédia mas foi assim que te senti ao não puderes comer as famosas bolas do Natário)
    Muito bom!

    E espero que isso da perna tenha sido um "bate e foge" e estejas aí fino para grandes cometimentos.

    De realçar o juízo que tiveste ao ficar de fora. Será que estás a ficar velho? (ih ih ih)

    Um abraço amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... isto é muita imaginação parva nesta cabecinha. No meu caso a coisa é escrita conforme sai ... começa-se e vai-se divagando, sem filtros :) ... e prontos.
      Tragédia? Éh páh ... foi um bocado. Posso ir a Viana muitas vezes, Viana é giro e não é muito longe. Mas comer as bolas do natário quando se vai à meia de Viana é tradição, faz parte ... mas se pensarmos bem, eu não corri a meia de Viana. Fiquei muito bem servido com os Jesuítas, mas não é a tradição :)
      Tou a ficar velho, e pior que isso ... ajuizado :(
      Esta semana já testei 6,5km e nada de dores (a não ser nas cruzes ... andei a carregar e a montar uma cama do Ikea e tauuuu) .... mas hoje vou correr outra vez.
      Grande abraço

      Excluir
  2. Quais bolas do Natário, tens os Piratas ou até um Manjerico, ou melhor, os croissantessss com creme da Caravela, pah! Os croissantssss com creme da Caravela!

    Esses Jesuítas ainda não me apeteceu, mas sou um gajo novo, tenho que ver isso!

    Fostesss ao Km 19, também conhecido pelo "Km em sentido oposto ao qual o perneta se esbardalhou todo o ano passado" ou estou a ver mal?

    Bom, o importante é que o "esticão" do dia anterior passou sem mazelas e lá está, Maratonas há muitas, é como bolas do Natário (já agora, sabes que se o Natário estiver cheio ou sem as suas bolas vai ao outro, ao Zé, na esplanada, na esquina, boa? Deve ser família, se calhar até partilham as bolas).

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa lá! A tradição na Meia de Viana são as bolas do Natário. O resto a gente vai experimentar um dia destes quando lá voltar (agradeço as dicas) :)
      Exzperimenta os Jesuítas ... são mesmo bons (mas pequenos, aquilo não alimenta nada).O km 19 é um bocadinho antes ... o 20km é que é esse oposto onde me esbardalhei (a 300m da meta).
      Eles realmente andam com os tabuleiros de bolas para dentro e para fora. Hmmm ... ???? Se calhar até sã mais em conto, é que 1,10 ou 1,20 por uma bolita começa a ser exagero.
      Abraço

      Excluir
  3. Eu bem achei estranho não te ver na classificação, mas pior foi mesmo isso das bolas. Pelo que percebo ir a Viana e não comer bolas do Natário é como ir a Roma e não ... esquece lá isso.
    Pelo menos foste aos Jesuítas e não morreste virgem em Viana.
    A idade está a trazer-te juízo - cuidado com isso - porque me parece que há uns anos te tinhas rebentado todo na mesma. A ti e à perna!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha lá ... és menino para te cruzares comigo um dia destes numa prova qualquer. E eu, embora perneta de uma perna (imagina se fosse perneta de braço) ainda consigo correr alguma coisita ... até me podes fugir no inicio, mas lá para o km 123 consigo apanhar-te ... por isso, não te ponhas a jeito :P
      Juizo??? Algum sim, mas custou um bocado estar ali a assistir por fora ...Venha a próxima.
      Abraço

      Excluir
  4. Desta vez foste de "roady"...

    Belas dicas para a próxima vez que for a Viana vou procurar estas iguarias.

    As melhoras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois fui e gostei mas tb me custou não estar a "lá dentro" ...
      Quanto às iguarias, lê o comentário do "jnr" ali em cima, esse é que conhece os cantos todos à casa em Viana. Correr tá quieto, mas comes e bebes em Viana é com ele :P
      Obrigado.
      Beijinhos e boas corridas

      Excluir