sexta-feira

10, 11, 12km .... a regressar devagarinho


Ah pois é bebé ... estou de regresso às corridas. Esta semana já fiz 3 corridinhas e até domingo pretendo fazer pelo menos mais uma.

Ao fim de 16 longos dias tinha chegado a hora de experimentar voltar a correr, para ver se o meu "Mantorras" se aguentava ou não. Calhou ser na 2ª feira passada ao fim do dia - estava na Alemanha em trabalho e depois de um dia longo passado entre viagem e trabalho cheguei a um Hotel na periferia de Freiburg, bem no coração da famosa Floresta Negra. O Hotel ficava no cimo de um monte com uma vista deslumbrante e mesmo na fronteira com uma magnifica floresta. Só para terem uma ideia, saía do lobby para a rua, cortava à direita e 50m depois entrava-se por uma floresta densa em estradão de terra e praticamente logo a subir.

vista da minha varanda .... há piores :)

pronto ... não eram 50m, eram 100 ...


bem ... vamos lá experimentar o "Mantorras" ... 

Haveria melhor sitio para regressar às corridas? Acho que não :) ... o tempo estava quente, mas com a sombra que as árvores ofereciam estava super agradável para quem tinha a intenção de puxar pouco pelo físico. Acontece que não havia terreno plano, mal entrei na floresta começou logo a inclinar ... no inicio segui pela estrada em terra batida ... primeiro a medo, depois como não doía um bocadinho mais confiante e passado pouco tempo já estava distraído mas era com a beleza da zona. Havia montes de percursos assinalados, muitos por estradões, mas pelo meio igualmente single-tracks com alguma tecnicidade que rasgavam os montes a direito, sempre a subir .... brutais as inclinações. Gosto tanto deste tipo de trilhos a subir ... mas contive-me por receio pelo meu "mantorras" que se estava a portar bem. Juizinho é bom e eu gosto (não faço a mínima ideia como fiquei assim).



durante o treininho encontrei duas coisas destas onde as pré-escolas da zona trazem os miúdos para lhes mostrarem a natureza e tudo o que a envolve .. 

mesas e banquinhos esculpidos dos troncos das árvores ... 

... embora o aviso fosse para os cães, tb eu enfiei a carapuça ... nada de "largar javalis" nesta zona onde a canalhada anda a brincar ... 

olha single-tracks ... é melhor não :( 

olha uma casinha de madeira do guarda florestal ... como será a vista? 


é assim ...

Mas ainda há esperança para mim ... ia com os bofes de fora, com ca.2km sempre a subir, quando decidi mandar o "juízo" pró cara...ças e me enfiei num single-track cheio de raízes e pedras e com uns bons 15% de inclinação. Não parei, era ver-me por ali acima a serra-trote (sabe Deus como) sem esmorecer (muito) - e quando pensava que não podia inclinar mais, surgem os últimos 500m tipo parede vertical (pelo menos foi assim que senti) ... nem acreditei quando cheguei ao cume e avistei uma torre com uns bons 50m ... estava no ponto mais alto, mas como as vistas estavam tapadas por árvores era necessário subir à torre para ir buscar o "prémio merecido". Pois ... acontece que aqui o vosso amigo Perneta tem vertigens, e mesmo tendo alguma coragem há dias em que não consegue e pronto ... eu tentei, a sério que tentei, mas a meio da viagem fiz o erro de olhar para baixo e senti umas tonturas ... sentei-me um bocado e voltei para baixo ... paciência. O meu relógio marcava 3.640m de distância com 383m D+ (11% de inclinação média) - para um primeiro treino não estava mau e o joelhinho impecável.

"e o juízo foi pró car...."
e o juízo foi pró cara...."

 


600m com 90 D+ ... e acreditem que havia uns 100m quase planos, o resto era quase de gatas 



ainda consegue sacar do tlm e tirar fotos enquanto que corri serra acima? Tá bom ... 

cheguei ... fonix ... custou mas foi ... 

sentadinho .... não deu para ir .. paciência 

11% inclinação média? Nada mau ... 

Para descer decidi seguir pelo estradão do outro lado da montanha, a tecnicidade dos single-tracks a descer a juntar à minha falta de "suspensão" no "Mantorras" seria a morte do artista. E foi sempre a correr montanha abaixo, a meio passei a usar o sistema "voltar" do meu GPS, pois não fazia ideia onde estava. Funcionou muito bem, estava a queimar os 10km quando cheguei ao Hotel novamente, agora já com uma dorzinha ligeira no local onde me tinha lesionado. Afinal ainda não estou a 100%.


catita não? 




não era potável e não levei água ... um erro  


 ao fim do dia a repor os minerais perdidos :)

Estava feliz ... tinha finalmente ido buscar uma dose de endorfina que tanto precisava. A cara de parvo na foto de capa desta posta diz tudo.

No dia seguinte acordei moído dos músculos o que é normal para quem não tem feito nada e regressou com um treino bem violento de 10km sempre a subir ou a descer. No fim do dia já em Tübingen foram mais 11km, com os primeiros 5,5km a 5,03min/km de média e o regresso abaixo dos 4,30min/km de média - parti-me todo mas tinha mais uma Maratona de Roma no CV :)



Na 4ª descansei e na 5ª de manhã, ainda bem empenado muscularmente, fui fazer uma corridinha em plano de 12km (1h05 - tranquilo).

O joelho não está a 100% - alguns movimentos bruscos ainda fazem doer. A forma foi-se quase por completo, mas isso recupera-se. Espero que as lesões andem longe de mim na segunda metade do ano.

11 comentários:

  1. Ora seja bem vindo!

    Já tinha sodades desta malta que vai ao Bing sacar fotos, ele é Mantorras perneta, Meninas...enfim.

    Essa torre era mesmo alta, olha que merece um pouco de vertigens.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... obrigado.
      E sim, isto de sacar fotos giras requere alguma técnica ... não é para qualquer um.
      Quanto às vertigens ... às vezes consigo forçar e ir, outras vezes acontece o que aconteceu desta vez e não dá ... foi pena, porque daria com certeza mais umas belas fotos para serem sacadas do Bing ;)
      Abraço

      Excluir
  2. Muito feliz por ver que estás a regressar!
    E mais uma linda colecção de fotos!
    Já quase tens material para publicar um livro com fotos de treinos na Europa Central

    Grande abraço e continua assim que a gente gosta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :) ... tenho tantas mas tantas fotos que dava uma enciclopédia :)
      Grande abraço e até sábado

      Excluir
  3. Agora é voltar a entrar no ritmo. Não parece que precise de muita afinação ;) parece que alguém ficou fã dos treinos de 11km... eh eh!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai não que não preciso ... nem imaginas como estou (ontem fui fazer umas series de 400 para ver como estava ... as series até correram melhor do que esperado, mas fiquei tão mas tão derreado que nem imaginas) ..
      Abraço

      Excluir
  4. Belo treino, sim senhor! Só acho que te andas a esticar... Uma Maratona (de 11km) e um ULTRA (12 km) logo na primeira semana de regresso aos treinos??! Depois queixa-te!:P
    Deixa descansar o Mantorras!:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe ... já sabes como sou, eu gosto é de longas distâncias, Maratonas e Ultras ;)
      O Mantorras tem que se por fino :)
      Beijinhos

      Excluir
    2. ahahahah, olha eu fiz um esforço para não referir as MINHAS Maratonas de Roma...também não tem passado disso...

      Excluir
  5. Mas correr por estes lugares deve ser tudo de bom, amigo.

    ResponderExcluir