sábado

SS Ovar - um 2016 de Ouro



Acabo 2016 como o comecei ... com um recorde pessoal aos 10km, mais um pulverizado, mais um tempo completamente fora do que algum dia imaginaria ser possível. Por incrível que possa parecer, hoje em Ovar tirei 1,05min ao registo do início do ano em Espinho – ainda nem acredito, nem sei bem o que se passou, muito menos como foi possível. No entanto existe uma diferença em relação a Espinho e a quase todos os recordes (e foram muitos) conseguidos durante este ano – foi o mais fácil de todos, de longe. Não quero parecer presunçoso, mas a realidade é que esta prova e este resultado fabuloso foi conseguido com alguma facilidade – nestes 10km não entram lutas heróicas, faca nos dentes, grandes dificuldades a terem de ser ultrapassadas, sangue suor & lágrimas, quase nada disso … foi uma corrida muito perto do limite, sempre bem gerida sem qualquer acto de heroísmo,  … é a realidade! E nada o faria prever …
o meu almoço de hoje ... é ou não é à atleta


Não tenho treinado nada de jeito, muito menos especificamente para provas deste tipo … curtas e rápidas. Desde o CCC que tem sido provas longas de resistência, e consequentes recuperações. Em Setembro foram as 24h, em início de Novembro a Maratona do Porto e há duas semanas a do Gerês. Pelo meio os únicos treinos com mais ritmo tem sido os treinos de 3ª feira com os Running Espinho – series fiz umas 12x400 há umas 3 semanas na Alemanha. E foi isto … os meus olhos estão postos na MM de Viana em Janeiro de 2017. A juntar a isto, nesta última semana só treinei 2ª e 3ª, 10km em cada dia – senti as pernas moídas toda a semana, pelo que decidi parar o resto da semana até às provas. Hoje no pequeno aquecimento que fiz, as pernas estavam super pesadas. Que se lixe … iria andar no “redline” até onde desse.
os 4 companheiros de viagem, aqui a comprar uns pão-de-ló para levar para casa


Estaria a mentir se dissesse que não pensei em bater o recorde hoje - assim ao de leve. Prova é o facto de ter ido ver qual era o tempo a bater exactamente, e ter ido calcular o ritmo necessário para o fazer (3,53min/km). Embora não me sentisse capaz de o conseguir hoje, estaria disposto a arriscar, afinal não tinha nada a perder.
Como sempre prefiro andar na conversa do que me concentrar na corrida, fazer um bom aquecimento e ir cedo para a zona de partida para apanhar um lugar à frente no pelotão. Faltavam menos de 30min e ainda estava com o pessoal do CAL a tomar o cafezito da praxe … depois de ir ao carro equipar, um xixizinho, 8 min de aquecimento que se resumem a uma corridita e dois sprints. E pronto … resultado, estava no último terço do pelotão e mal se deu o tiro de partida, demorei quase um minuto a começar a correr.
Os primeiros dois km foram a sprintar, travar, encontrar espaços para passar uma multidão imensa. Só a partir dos 700m é que começou a haver um pouco de espaço. Resultado é que demorei quase 3km a chegar à média que precisava para bater o rp. Será que ia pagar este esforço mais para a frente? Não sei, nem me interessa. Sigaaaa!!! O percurso foi de duas voltas iguais de 5km. Passei na meta pela primeira vez com 19,05min aos 5km – recorde pessoal na distância. Ritmo cardíaco controlado e sentia-me bem, estava com pernas para continuar. Óptimo. Foi aqui que eu achei que poderia baixar os 38min pela primeira vez.
Uma vantagem da prova ter duas voltas iguais é que, se estivermos atentos na primeira, sabemos onde podemos arriscar e onde temos que gerir. As voltas tem descidas e subidas, sendo as subidas praticamente todas nos últimos 1500m (3 subidas curtas, mas com alguma inclinação), pelo que arrisquei um ritmo um bocadinho maior nos primeiros 3,5km da segunda volta para ganhar algum tempo. Cheguei a 1,5km do fim com uma média de 3,48min/km, ou seja em cima do minuto 38. A primeira subida foi a gerir para não perder muito tempo, a segunda já a menos de 1000m da meta foi a arriscar porque a seguir descíamos já a entrar no centro de Ovar, antes de começarmos a subir para a meta … esta última começa suave e vai inclinando, com os últimos 100-150m a subir de uma forma bem jeitosa. No inicio da subida já adivinhava um tempo dentro do minuto 37, o recorde estava garantido à muito, e acabei a sprintar … 37,43min … absolutamente fabuloso, impensável, nem nos meus melhores sonhos J
com a euforia, não parei logo o relógio depois de passar a meta ...

...aqui o tempo real .. 37,43min .. estou orgulhos deste feito 

E sinceramente com força para continuar J … muito, muito bom.
2016 fechado com chave de ouro … amanhã ainda vou à S.Silvestre do Porto, mas tal como já tinha decidido é para desfrutar.
PUMBAAAAAA.... que bigode é esse moço???

A organização da prova em Ovar surpreendeu-me pela positiva. Depois de nos últimos dias ter havido um problema com as inscrições, não sabiam quem tinha pago, quem estava inscrito, adivinha-se uma grande confusão. Nada disso … funcionou tudo na perfeição. Mesmo com a SS do Porto a decorrer amanhã, conseguiram reunir mais participantes do que no ano passado – quase 1000 a acabar a prova. Nada de negativo a apontar … uma medalha, uma T-Shirt de excelente qualidade e um pão-de-ló delicioso faziam parte das oferendas. Muitos parabéns.
Do Cal fomos 12 – destaco o recorde pessoal do Zé Alexandre, que depois da Freita esteve 3 meses parado e está a voltar aos poucos. Amanhã no Porto seremos mais de 30, entre corrida e caminhada J Vai ser lindo…
dois rp's e um gordo que está a regressar :P

Ahhh … e antes que me esqueça … fiz os 2ºs 5km desta prova em 18,38min, o que é de longe o meu melhor tempo aos 5km J
Bem merecido ... nham, nham

16 comentários:

  1. ESPECTACULAR!!!!
    Que tempo aos 10! Que tempo aos 5! Que média! E acabaste vivo!

    Muitos e muitos parabéns por hoje e por todo o fantástico ano de ouro!

    Um grande abraço e diverte-te na do Porto :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Não sei o que me deu, nem sei como foi possível a prova ter decorrido assim - olha, o importante é que foi assim e eu aproveitei :)
      Muito obrigado!! Ano de Ouro para nós os dois!!!
      Aquele abraço

      P.S. E diverti-me no Porto, ai não que não me diverti :)

      Excluir
  2. Se alguém quer voar numa prova é aprender com este menino. Qual perneta qual quê!!!! Isto é asas nos pés, nas pernas, em tudoo!! Grande resultado Carlos! Muitos mas muitos parabéns mesmooooo! Beijinhos e aproveito para te endereçar umas boas festas natalícias. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... olha que é melhor não olhar muito para o que eu faço, que quase tudo vai contra o que vem nos livros :D
      Muito obrigado Elisabete!!! O que devemos fazer, é não levar isto demasiado a sério, fazer o que nos apetece e "curtir". O resto virá por acréscimo. E nisto somo parecidos :)
      Beijinhos e aproveito tb para ter desejar um Bom Natal e um excelente 2017.

      Excluir
  3. UAU!!!!! MEGA BRUTAL!
    10 km abaixo dos 38 minutos???!!!??? Nossa senhora das corridas que estás em grande forma moço! ;)
    Muitos, muitos parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe ... pois estou. Deve ser da dieta ;)
      Obrigado Isa.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Quase que parei de ler quando vi 3:53/km. Caramba, isso é brutal.

    Parabéns pelo record! Esse pão-de-ló tem um aspecto divinal. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!!! Foram 3,47min/km de média, o que é brutal na mesma, pelo menos para mim.
      Quanto ao Pão-de-Ló, o sabor é ainda melhor que o aspecto :):):)
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Grande Perneta! Que maneira mesmo de acabar o ano de provas!

    E agora vamos para baixo dos 37? :P

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor!!! Porra, calma, deixa-me respirar ... mais a sério, acho que o minuto 36 está muito mas muito longe.
      Abraço

      Excluir
  6. Parabéns Carlos, no final com os pulmões a arder e sem oxigénio na moleirinha nem me lembrei de te perguntar como tinha corrido, mas tu perguntaste-me... shame on me!

    Que tempo brutal, é o que dá ir para uma prova na descontra e sem pressão, está encontrada a receita.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge!!! Mas qual é o stress ;)
      Grande abraço

      Excluir
  7. Eh pá, muitos, muitos parabéns! Foi sem dúvida um ano em grande, todo o trabalho de preparação para o CCC continua a dar frutos, estás uma máquina! Bom Natal e um 2017 ainda mais em grande!
    Abraço, Alexandre

    PS: Com tanta foto, não tens Instagram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ... é a base de km é tb a base destes resultados todos, sem dúvida.
      Quanto ao Instagram, ainda não ... nem sei porquê, é pq não sinto falta :)
      Abraço

      Excluir
  8. PARABÉNS! Está a ser um grande ano desportivo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir