quinta-feira

E agora???



Depois de ter concluído com sucesso o maior desafio do ano, o que se segue?
Antes de avançar com esta questão, tenho a dizer que 2016 a nível de corrida tem excedido em muito todas as minhas expectativas. 2015 tinha sido um ano fantástico a este nível, ano em que quebrei várias barreiras que eu detinha como os meus limites (sub40 nos 10km, sub1h30 na Meia e entrar nos 3 dígitos em distância percorrida) – um ano extraordinário quase impossível de repetir pensava eu. Será?
Pois acontece que se 2015 foi extraordinário aqui para o Perneta, 2016 tem sido estratosférico para o que eu pensava serem as minhas capacidades. Os números não enganam … ora vejam …
 – 10km – novo RP na S.Silvestre de Espinho - 38,48min (41s abaixo do anterior conseguido em 2015)
- 15km – novo RP na Corrida das Fogueiras em Peniche – 59,14min (baixar da hora é brutal para um corredor como eu)
- 21,075km – novo RP na Meia de Viana – 1.27,49min (andei anos para baixar 1h30, e agora tirava 2 min ao anterior recorde apenas 3 meses depois)
- 100km – RP nos 100km de Portugal – 11h46min
Além disso melhorei todos os meus tempos em distâncias que nunca corri oficialmente – foram em treinos (1km e 5km por exemplo). Fiz uma Wings for Life muito acima das minhas melhores expectativas (38,34km) que daria um tempo fenomenal à volta das 3h12 à Maratona, entre muitos outros pequenos mas motivantes pormenores que vou controlando. Tudo “danos colaterais” pois o foco estava no sonho no Mont-Blanc que foi conquistado estes dias :)

Curioso é que, ao contrário de outros anos, e como já tenho referido, não ando a seguir nenhum plano de treinos. Ando ao “sabor do vento”, a correr como me dá na real gana e a tentar “ouvir” o meu corpo, dando descanso (muitas vezes activo) quando ele pede e porrada quando me sinto bem. A diferença está claramente na quilometragem … e se eu vos disser que até fim de Agosto fiz sensivelmente os mesmos km que em todo o 2015? Pois é verdade … terá a ver com isso? Não sei … pode ser coincidência.
Voltando ao tema deste post, e agora?
Quando planeei e marquei as provas para este ano, depois do CCC havia ainda um claro objectivo para 2016 – baixar as 3h15min à Maratona, no dia 6 de Novembro no Porto. Para isso teria que recuperar* bem do CCC e treinar duro e focado para esse objectivo, o que não vai acontecer – as prioridades mudaram.
*muscularmente tive uma recuperação espectacular, tendo regressado às corridas logo na semana seguinte sem problemas. Acontece que entretanto fui “apanhado” por uma tosse de cão que não me dá descanso, e pior, uma virose que não me tem deixado correr – sistema imunitário enfraquecido + filhota com tosse e virose = Perneta “lixado” :)
Vou fazer as seguintes provas nas próximas semanas:
11/9 – GP das Caldas de S.Jorge (8,4km) - pq é perto de casa, e acima de tudo pq a malta que organiza é porreira e merece :)

17 e 18/9 – 24 horas de Vale de Cambra numa das 4 equipas de 4 que vão representar o CAL - vai ser a put@ da loucura :):):)
2/10 – Meia Maratona de Ovar - a minha meia preferida


Vale de Cambra, embora esteja a ser encarada na “desportiva” numa de convívio, será sempre uma coça daquelas. Se tudo correr bem, nos meus turnos prevejo fazer no mínimo umas 3 meia-maratonas, o que dará um belo de um empeno e uma recuperação mais demorada.
Em cima disto, a partir de fim de Setembro irei entrar numa fase de trabalho muito exigente, com muitas viagens e existe também uma situação pessoal que neste momento é absolutamente prioritária para mim.
A minha participação na Maratona do Porto não está posta em causa, agora se vou correr para sub3h15, sub 3h24 (o meu actual RP), 4h ou mais … isso ficará para o dia ou quase  … vamos ver como correm estas semanas até lá, mas uma coisa é certa, não estou preocupado com isso … :).
Sou um Perneta “chavalo” … tenho todo o tempo do mundo pela frente :):):)

18 comentários:

  1. Tem piada, a minha recuperação está a ser exactamente igual. Tenho corrido e sinto-me muito bem, mas entretanto apareceu-me a tal tosse de cavalo e dores no peito :\ Também queria virar o foco para a maratona do Porto, mas sinceramente não estou com muita vontade de me dedicar a ela a 100%, acho que alguns longos vão ser substituidos pelo monte! Ah, e agora que vamos ambos à maratona do Porto, era só o que faltava não nos encontrar-nos por lá! ehehe Um abraço e as melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coincidências :) ... eu pelo sim pelo não vou fazer um raio X aos pulmões, só como controle - afinal andamos em altitudes a que não estamos habituados. Não deve ser anda, mas por descargo de consciência.
      No Porto encontramo-nos de certeza absoluta. Vens de véspera evidentemente?
      Abraço e as melhoras tb para ti

      Excluir
  2. Vai na boa e logo que se vê que essa formula resulta contigo!
    Agora que com treino metódico e tudo afinado até baixas das 3:10:27 de quando eu ainda não era uma Raposa Manca isso tenho eu absoluta certeza. Mas é como tu dizes: tens tempo! O que interessa é ires divertindo-te! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ano não dá para um plano metódico, vai ser mesmo na fórmula habitual, um pouco anárquica. Vamos ver no que dá. 3h10 talvez um dia, mas não desta vez ;)
      Grande abraço

      Excluir
  3. Cada atleta tem as suas peculiaridades e a tua penso ser mesmo essa do sabor ao vento.
    E depois, a quilometragem faz milagres :)
    Muita força para o Porto e para as provas que referes. Pena tenho eu que Ovar fique longe pois já a fiz em 2012 e tens razão pois é fantástica.
    Mas primeiro tens que te pôr bom. As melhoras!
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui está alguém que me compreende em relação à quilometragem ... ;)
      Eu tenho a sorte que Ovar fica a 10km de minha casa ... maravilha :)
      Abraço

      Excluir
  4. As melhoras, isso foi de oxigénio a mais.

    Quanto ao domingo no Porto, não treines não, ainda terás que correr muito para me apanhar...ao fim de 150 metros, depois vou ao meu ritmo :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Isso do ritmo não interessa nada, o que interessa é que venhas ;)
      Abraço

      Excluir
  5. É efetivamente um ano espetacular, mais uma vez parabéns por todas estas conquistas!
    Sigo-te apenas desde que comecei a preparar o Território Centro de Vila de Rei, mas é curioso que me identifico com muito do que escreves e do que fazes: também eu tinha (e continuo a ter) os objetivos de sub40' e sub1h30 nos 10km e na Meia, também eu ambicionava entrar nos 3 dígitos, o que consegui primeiro num treino de 101kms em abril e depois no grande desafio de 2016, terminar os 144kms da Ultra Caminhos do Tejo, e também já corri mais kms até final de agosto deste ano do que todo o ano de 2015.
    Ler relatos como os teus e as tuas conquistas são um tónico essencial para me ajudar a tentar conseguir as minhas, e nesta onda de ao sabor do vento (pelo menos desde que fiz a Ultra) vamos ver se ainda consigo os objetivos nos 10km e na Meia... Muito obrigado pela partilhas das tuas fantásticas experiências, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É páh ... obrigado pelas tuas palavras. Fico mesmo muito contente, quando alguém se motiva por algo que eu faça ou escreva. Vale a pena :)
      Engraçado como temos tanto em comum ... e força para esses sub40 e sub1h30.
      Grande abraço

      Excluir
  6. Na tua posição não sei até que ponto não descartava a maratona do Porto ou pelo menos fazer a mesma em ritmo de passeio.. A prova que fizeste foi mesmo muito desgastante mesmo que muscularmente te pareça bem. Mas o sistema imunitário esse não mente e já estás a ter a prova. A recuperação deste tipo de provas é de muitas semanas...

    Ouve o teu corpo e faz uma real recuperação de tudo o que passaste!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor ... já estou melhor embora não esteja a 100%. Ontem fui fazer uma prova de 8,4km aqui numa localidade vizinha, eram duas voltas, a primeira ainda foi bem boa, a segunda faltou a gasolina ... não há milagres :)
      Quanto à Maratona do Porto quero fazê-la ... falta saber se para algum tempo ou "apenas" para o passeio :) ... o meu corpo é que o vai dizer.
      Abraço

      Excluir
  7. Está a ser um grande ano em façanhas desportivas! Pode ser que tenhas uma surpresa no Porto. ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... a sério??? Isso é que era.
      Beijinhos

      Excluir
  8. O segredo é, claro está, em "dar à perna" e somar quilometros, não te intitulasses tu de "perneta" e fazer jus ao nome do blog. Tudo tem a sua razão de ser. ;) Soma e segue!! Admiro essa tua garra e acabas por inspirar quem está deste lado. Beijinhos e tudo de bom nos próximos objetivos. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó Elisabete ... obrigado pelas simpáticas palavras. Estarei na Maratona, de uma forma ou de outra ... e pelos vistos tb vais lá estar de volta este ano, na "pista" :)
      Beijinhos

      Excluir
  9. Fico feliz por este fantástico comportamento em 2016!!quem me dera igualar mas as lesões não me deixam ,espero ver te em Ovar se entretanto não "mancar"de novo. Abraço carlos , e mais uma vez parabéns por estes fantásticos feitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Joaquim. Espero então que as lesões te deixem e paz, para poderes correr sem dores, e que nos possamos rever em Ovar.
      Grande Abraço

      Excluir