segunda-feira

"Badwater dos Pikininos" pelo Quintal dos Pernetas


Mais uma semana se passou ou menos uma semana para o grande dia - é como quiserem. Mais 6 treinos de corrida e mais 92km na pernas. Continua tudo literalmente a correr bem.

Em Julho tenho longos nas serras todos os fins de semana. Ontem foram quase 30km em pouco menos de 5 horas, percorridos pelo Quintal dos Pernetas - tudo na descontra, no convívio, com direito a mergulhos em cada troço de rio que apanhamos e claro, paragem na Dª Alice para hidratar. E comecei a testar os equipamentos que vou usar dia 26/8.


1ª camada decidi-me pelo sistema ON/OFF da Compressport - já usei uma ou outra vez em treino e é muito agradável de se usar, seca rápido - nada como o que tive até à data


Uns calções de compressão ... nunca tive. São bem confortáveis e se a compressão ajuda não faço a mínima ideia. Em todo o caso é como nas meias, sinto-me mais "aconchegado" :)

Calçãozinho para colocar por cima dos de compressão .. superleves, sem costuras e transparentes ... um perigo quando temos gajos como o Zé Alexandre a correr connosco ;) ... ele é que gosta de me ver com estes calções, haviam de ver a alegria do moço ... só por isso, hei-de andar sempre atrás dele quando os usar ;)


Meias de compressão (neste caso Perneiras) ... não sei se levarei estas ou outras do género. Estas são da Maratona do Porto do ano passado. Não sei se no Monte Branco temos silvas e urtigas ... o melhor das meias altas é mesmo alguma protecção que oferecem com vegetação mais baixa ;)

Sim, mudei de mochila. E depois de muito ouvir e ler opiniões de malta experiente e de alguns amigos, lá me decidi por esta e estou completamente rendido. Já tinha feito alguns treinos com ela e estava super satisfeito, principalmente porque assenta que nem uma luva nas minhas costas, nem a sinto e não me provoca qualquer dor, mesmo ao fim de algumas horas. Ontem carreguei-a como nunca o tinha feito - levei ca.4,5Kg de carga às costas e não notei diferenças - assenta muito bem, nada de fricções e tem montes de espaço (versão 12L). Uma compra que vale cada cêntimo gasto)

Já levo mais de 700km com estas La Sportiva Ultra Raptor e continuo super satisfeito. Apresentam pouco desgaste, a não ser na parte superior em rede, com alguns pequenos "lanhos" provocados por silvas e um buraco no dedo grande do pé direito, desta vez não provocado por mim, mas sim por um pau que se enfiou nessa zona no treino de ontem. Até à data só tive que substituir os atacadores que se romperam - reciclei uns pretos de umas Nimbus velhotas que andavam lá por casa. Ultra Raptor+Nimbus - só pode dar em equipa vencedora com certeza


... e deixei estes para o fim. Comprei uns bastões desdobráveis (ou lá como se diz). Experimentei ontem, e mesmo com nenhuma técnica fiquei com a clara sensação que ajudam mesmo, nas subidas mais ingremes, mantem a postura, seja a caminhar ou a serra-trote. A descer já me atrapalham completamente. Estes são super-leves (de carbono) ... ok, ok ... eu confesso que só comprei uns bastões desde que vi o Zé Alexandre a olhar para mim com ar de lambão (por causa dos calções novos) ... se ele chega perto de mim, num raio de 2m vocês vão ver para que servem estes bastões na realidade ;)



Voltando ao treino de ontem, e como aqui o vosso amigo gosta mais de treinar acompanhado, nada como arranjar uns desgraçados que me queiram aturar. E ainda foram alguns - apraz-me ver que o grupinho está a crescer - ontem tivemos gente nova no grupo, que vieram experimentar isto dos trails pela primeira vez e portaram-se bem - vamos é ver se voltam ;) - Hugo, Nuno Santos e o meu primo Pedro (que se estreou na subida ao Camouco e a fazer um dói dói no joelho) - estiveram muito bem ... parabéns!!!



... o nosso "fiel" companheiro de trail a subir mais uma vez ao Camouco... refiro-me ao de preto ... espera lá, estão os dois de preto ... é o da língua de fora ... espera lá, estão os dois ... é o que não tem um chapéu parvo (e falas tu dos meus calções) ... :)

... anda daí!!! Anda, que tu vais dar gente ... queres esse corpo todo para quê, car@%&??? .. este meu primo mais uns mesitos e está no ponto ... estreou-se no Camouco ontem, agora falta ir à DªAlice (salvo seja, coitada da senhora ;) )

Aninhas e os cães ... isto dava pano para mangas ... 

Topo do Camouco conquistado ... haja alegria ;) 

Olhó belo do dói dói do Pedrinho ... ia todo contente na conversa com o Filipe, ouviu falar numa grade de mines e mandou-se logo para o chão ... o chamado Tralho do Caralho ... até rimou ;) 

eu sei, eu sei ... é repetida mas foi a foto de despedida ... aqui separou-se o trigo do joio, a criançada do pessoal da elite, os que bebem água e isotónico dos que vão à Dª Alice beber umas mines... levávamos uns 10km nesta altura

... o calor já apertava ... acima dos 30 graus, brisas poucas ou nenhumas ... valeram as sombras e uma ou outra passagem pelo rio Inha para refrescar as ideias ... que maravilha ...

apetecia era ficar por ali ... se a DªAlice viesse cá trazer as mines bem que ninguém saia daqui ... aposto

Haja alguém para impor respeito nos velhotes ... à umas semanas estávamos sempre a ouvir "ó pessoal, esperem pela Ana!!!" ... agora é mais "ó Ana, espera aí pela malta" ... está uma maquina!!!


bem, acabou a brincadeira ... siga para a DªAlice...


... aiiiiii ... imaginem 20km feitos ... um calor abrasador ... um tasquinho fresco, e umas mines geladas .... já posso morrer, que vou feliz :)


... o que custa é levantar âncora ... o que vale é que são quase 3km sempre a descer até ao rio para mais uma banhoca...


... tempo para reforço muscular (pranchas e flexões de braços neste caso) ... é de craque ..

o Nuno a pensar na vida ... "foda-se, porque é que eu me meto nisto???" ..

... depois foi sempre a subir até Serralva e depois até Canedo ... quase 6km, perto do meio dia, expostos ao sol a maior parte do tempo ... não foi fácil, mas deu um belo treino ... e cheguei bastante bem de pernas ... hoje sinto-me bem e até já treinei novamente ;)


E pronto, esta semana espera-me mais uma semana durinha, com grande destaque para o longo de domingo - quero fazer 50 a 60km (2.500-3.000m D+), no que será o treino mais longo até ao grande dia. As previsões apontam para mais um dia quente - a ideia é fazer 2 voltas ao percurso dos Pernetas, a primeira com companhia e a 2ª sozinho. Não vai ser nada fácil!!!

19 comentários:

  1. Grandes treinos, grande equipamento por essas bandas é tudo em grande!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser, e com os amigos a fazer companhia quando damos por ela tá feito ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Bolas não posso ver estes posts, um gajo parado a recuperar energias e fica cheio vontade de ir correr com isto! :)

    Equipamento de topo, sim senhor! Não há-de ser por isso que vais falhar ;)

    Um abraço e continuação de bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anda ... é quando quiseres. Só tens é que ter paciência e esperar pela malta, que a gente já não vai para novo ;)
      Abraço

      Excluir
  3. Problemas de hidratação não vais ter :) siga nas bastonadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só espero que haja mines nos abastecimentos lá pelos Montes Claros ;)
      Abraço

      Excluir
  4. Treinos em quantidade e qualidade - Check
    Vontade férrea de conquistar o desafio - Check
    Boa disposição - Check
    Material do melhor - Check

    Hum... isto vai ser de arromba... Força para mais um dia de glória

    Um grande abraço

    ps - E por falar em Badwater, o Carlos Sá e a Carla André estão neste momento em prova. Energia positiva a ser enviada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Vamos ver, mas se continuar assim só posso estar confiante (com o devido respeito pela empreitada, sempre).
      Abraço

      P.S. Sei, de vez em quando vou espreitando. O Carlos Sá ia muito bem aos 70km.

      Excluir
  5. Elá, com esse equipamento todo até pareces um atleta! :P
    Em relação aos bastões, pois, o problema é mesmo a descer, sobretudo se for terreno mais técnico. Parte da minha queda na Garganta de Loriga foi culpa dos bastões. O melhor é arranjares um sistema eficaz de os transportares e que não te cause nervos ao fim de 80km por estares sempre a guardá-los e tirá-los. :) Mas esses que arranjaste parecem práticos e leves.
    De resto, muitos kms e sempre bem acompanhado, estás a fazer as coisas bem!:)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pareço não pareço ... mas é mesmo só isso, parecer um atleta ;)
      Consegui transporta-los na mochila de uma forma até cómoda ... a partir de uma certa fase levei-os na mão (eram muitas subidas "curtas" intercaladas com descidas) sem grande problema. Eu tenho tempo e paciência ;)
      Vamos ver ...
      Beijinhos

      Excluir
  6. Esse equipamento todo apenas para ir aos Montes Claros?? Se ainda fosse a Monsanto...

    Tás muita forte ;)

    Há por aí uns cintos (já sei que tens lá a tua pochete, escusei muà, bolsa de corrida) que permitem colocar lá os bastões.

    Claro que apenas li as análises, pois como sabes eu é só estrada e pouca, para não estragar o alcatrão.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, para Monsanto além disto tudo preciso tb de Passaporte ;)

      Tou forte? Muitas mines, bolos e outras porcarias ... mas pronto, agora tb não adianta ... vou assim, gordinho mas fofo...

      Não tive grandes dificuldades no transporte, pelo menos desta vez ... a ver nos próximos treinos.

      Lol ... não treines não ... a Family Race de Novembro chega num instantinho.

      Abraço

      Excluir
  7. Estou tão atrasado no que respeita ao equipamento :\ Queria ter experimentado uns calções de compressão. Essa coisa da primeira camada nem sei o que é, só tenho uma camisola térmica rasca da decathlon... Esse conjunto calções de compressão + os outros fininhos foi muito caro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os calções de compressão usei umas duas ou três vezes ... é como digo, sinto-me mais "aconchegado", são confortáveis e não há cá assaduras. Se a compressão faz algum efeito? Não sei ... talvez ao fim de 50 ou 60km possa sentir alguma diferença. A 1ª camada tb tenho algumas dessas mais rascas ... esta nova custou (40 e poucos euros) e notei logo a diferença - no conforto, e na secagem mais rápida - sem dúvida. Os calções fininhos podes dispensar pq se usares outros que tenhas por cima não faz diferença quase nenhuma ... eles são muito leves (tão fininhos que são), é quase como se não os usasses - secagem com temperaturas como as que estão é quase imediata. Os de compressão são de trail UW (Underwear) e custam 110 € por aí nas lojas (por exemplo no Corte Inglês) - eu comprei por 75 € na Runnerinn e os fininhos foi num site alemão a 40 e poucos euros. O material é caro, mas com algum sinto mesmo um conforto muito superior (camisola e mochila por exemplo). De todo este material, apenas tenho dúvida nos calções fininhos - todo o resto é material superior ao que tive até à data. O que não quer dizer, que sem esse material não poderia fazer a prova.
      Aquele abraço

      Excluir
    2. Não sabes o que a primeira camada Filipe Torres? Logo tu? Então não se apanham umas "camadas" enormes nas termas do Cartaxo?! :) :) :) :)

      Excluir
  8. Treino de 50 a 60 km? Elá! Fazes bem, o dia D aproxima-se...tic tac tic tac =P
    Grandes treinos e com direito a banhoca a meio! Espectáculo! =)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver como corre ... é um bom teste!!
      Beijinhos

      Excluir
  9. Fonix!!
    ...mas que maricada que práqui vai !!

    ...é blusinha de renda e o caraças...

    ...é calções de compressão e cuecas-suecas-de-aperto-rapido e o camandro!! Tá lindo isto , tá !!

    ...até muletas já tem !!

    Pssttt.... um homem feito , ainda por cima do norte carago!...e é estas mariquices !! Psssttt...

    Corre mas é !! :P



    (não ligues...é tudo inbeja e da má...) ehheheh


    Dá-lhe forte carago ! Andamento nisso...


    PS
    ...o jeito que me dava um rio desses aqui na serra de Sintra ! Fosgasse... :)

    aquele abraço
    ajb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmmm ... tens razão. Pensando bem, acho que fiquei assim depois de ter ido treinar a Sintra ;) .. e mais não digo!!!
      Não querias mais nada??? Se isso tivesse Rio era perfeito :)
      Abraço

      P.S. Ainda tou à espera de proposta de datas para uma visita vossa aqui a Portugal!!!

      Excluir