terça-feira

24 horas a correr 2015 - em que é que eu me fui meter???



Sinceramente não sei …. o ano passado quando tive conhecimento desta prova, achei o conceito tão “parvo” (andar 24h às voltas de 2km num parque J) que ao mesmo tempo me fascinou J. Ficou-me na retina, e inscrevi-me logo quando vi que a data deste ano não coincidia com a Feira de Bologna que eu faço anualmente em finais de Setembro (é por isto que eu nunca posso ir à Serra D’Arga L).
Até aqui tudo bem … inscrevi-me em Junho e nunca mais pensei verdadeiramente no assunto. Sabia que tinha este “compromisso”, ali algures pelo meio da preparação para a Maratona do Porto, mas não passou muito disso. Nada de preparação específica, nada de nada … zero … ok, tinha (e tenho) o objectivo de fazer mais de 100km, e tinha pensado numa táctica para lá chegar, mas mais nada…  as 24h para mim até à uns poucos dias atrás, não passavam de uma inscrição em mais uma prova, e num círculo a caneta sobre os dias 19 e 20 de Setembro no meu calendário de secretária.

Com a data a aproximar-se e a preparação da Maratona nas primeiras semanas, deu-me, por estes dias, para ir ver a coisa mais ao pormenor. Fui ler o regulamento com mais atenção (organização parece ser top) e fui pesquisar um pouco sobre provas de 24h a correr, com a ideia de tentar saber mais sobre a logística da coisa (o que se deve levar, alimentação, equipamento, outras dicas) … em português não encontrei muita informação, pelo que decidi pesquisar em alemão … encontrei montes de informação, desde planos de treino, relatos de provas, dicas de todo o tipo … muito bom, não é??? … Não, não é!!! … só vos digo que fiquei acagaçado … primeiro desisti de ler porque tudo o que aconselham era totalmente contrário ao que eu tinha feito, ou que planeava fazer… só a título de exemplo …

Conselhos …
1)   Preparação - para um principiante é muito idêntica a um plano de Maratona com uma “pequenina” diferença – os longos devem ser o dobro … ou 70km de enfiada a ritmo muito lento ou tipo 35 ou 40km em dois dias consecutivos … tb aconselham corridas lentas consecutivas durante 7 ou 8h durante a noite depois do dia de trabalho ou longas caminhadas de 12 ou 14 horas … um até dá a brilhante ideia de ir de autocarro ou comboio para longe de casa, e depois voltar a pé … esta malta não tem família, mais nada que fazer??? J

- Preparação do Perneta – quem segue este cantinho sabe – faço muito pouco comparado com o que aconselham – olha, foi-se correndo … o máximo nos últimos 2 meses foram duas vezes 30km (com 1 mês de intervalo) em trilhos … o mais demorado foram 5 horas J … e fiz dois “aquecimentos” de 26/27km nos dois últimos fins-de-semana … agora tb já não vou a tempo de correr aos 70km seguidos (a propósito, o meu recorde de distância são 67km J) … este fim de semana podia ir de comboio até Aveiro ou Coimbra e voltar a pé, mas não convém, tenho o GP de Lamas no sábado e as minhas meninas no domingo J … ok… a preparação não foi a melhor, mas ainda tenho a minha brilhante táctica autodidacta, revolucionária e única para esta corrida …

 
2)   Táctica – deve evitar as paragens ao máximo, e quanto menores em tempo melhor. Com o passar das horas, cada vez será mais difícil de por as pernas a andar novamente … correr é melhor que caminhar, caminhar é melhor que estar de pé, estar de pé é melhor que estar sentado, e sentado é melhor que estar deitado … L … Hã?!? … quero o livro de reclamações sff …
- Táctica do Perneta – ó diabo … eu estava a pensar fazer por hora 2 voltas a correr e 1 a caminhar … o resto do tempo ia para as boxes comer, beber e descansar (e chagar a cabeça ao pessoal da organização) … façam lá umas contas comigo … 3 voltas por hora = 6.300m x 20 horas = 126km … além de uma boa margem para os 100km, ficava com 4 horas para dormir uma sesta, uma ou outra massagem, um joguito de xadrez, ouvir o relato do meu FêCêPê J …. fonix … o que vale é que tenho um objectivo bem delineado e nada me vai demover de lá chegar J
 
3)   Objectivos – um principiante não deve levar nenhum objectivo para a corrida, muito menos demasiado optimista e NUNCA uma distância, pois pode chegar lá demasiado rápido e depois lhe faltar a motivação para o resto do tempo, ou durante a prova ficar tão longe do objectivo delineado que se desmotivará…. pó cara…go com esta merda páh… !!!

 - Objectivo do Perneta – pois … eu tenho os 100km na cabeça … e agora??? … o que vale é que pelo que se diz por aí, nestas provas 80% é feita com a cabeça …. Humm?!?!… tou fodi.. L
 

Isto são apenas alguns exemplos das dezenas de dicas que fui lendo nos últimos dias - depois do “choque” inicial, voltei às leituras, desta vez de “peito aberto” e com espirito positivo. Foi importante, retirei alguns pontos que me poderão ser úteis e com certeza me vão ajudar em algumas situações.

Deixo aqui um texto interessante sobre nutrição para provas de 24 horas, da autoria da Dra.Filipa Vicente e retirado do site www.correrporprazer.com
Fora de brincadeiras … parece que é uma empreitada daquelas e eu não me preparei para ela. No entanto, vou cheio de coragem, pronto para dar o peito às balas e fazer o que as minhas pernas e cabeça me deixarem …
Vou beber inspiração e tentar seguir o exemplo de alguns dos meus amigos Pernetas, que não treinam um cara...go e concluem aventuras do arco da velha JJJ …. Lembram-se da velha máxima Badoliana – “que se foda o treino, gajo que é gajo só vai a provas e a poucas…” ??? … lá vou ter que a aplicar tb JJJ … e por falar em Pernetas, querem saber que nenhum deles se chegou à frente para me acompanhar??? …pffff.... paleio têm eles, cambada de amigos da onça é o que é J .. mas não faltará pessoal conhecido a andar ali às voltas e tempo para lhes chagar a cabeça … o bom nisto é que não podem fugir de mim J
 
 
… e vou fazer 100km … ai não que não vou, custe o que custar ... estes alemães não percebem nada disto J

29 comentários:

  1. Caro amigo, para além de teres que me aturar já no sábado em Lamas, vais também ter que levar comigo a chatear-te nas 24 horas... mas desta vez terás o tipo do escalão M50 a dar voltas e voltas fresquinho e a mostrar-te como se corre... depois de já estares quase 20 horas por ali... lol Vou fazer apenas 3 horas e serão as ultimas das 24h. Agora a sério, conta comigo para dar ânimo na parte final da prova. Forte abraço e... haja pernas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, se não me vires na pista a essa hora (o mais provável), procura-me na enfermaria ou então nos comes e bebes :):):) ... 7
      Abraço e até sábado

      Excluir
  2. Esquece os alemães, parte na maior das calmas, só leves relógio na primeira volta, tenta não pensar muito, e vai andando, ou melhor correndo.
    E podes ler, ou reler isto: http://joaolimanet.blogspot.pt/2011/08/12-horas-de-vila-real-de-santo-antonio_11.html

    E vais ver que a prova te vai sair melhor que a "encomenda"!

    Forte abraço.

    (No meio de tanto corredor de ultra trail deve estar muita gente a pensar que autoridade tem aqui este maluco para dar estes conselhos ainda para mais tão estranhos! Mas olha que a ultra maratona não começou "ontem" em Portugal!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver ... ir nas calmas é mais que certo, vamos lá ver se tenho a sorte de conseguir antecipar as "crises" ... isso do relógio é que é mais difícil, gosto de o ter por perto :) (ok, talvez lhe tape o ecrã :)) ... Abraço ... agora vou ler o artigo que me aconselhas :)

      Excluir
    2. ...e agora que já li o texto do João sobre as míticas 12h de VR Santo António, e da tua magnifica e emocionante prova, posso afirmar que aprendi mais alguma coisa e fiquei mais confiante ... obrigado Jorge .

      P.S. Tens toda a legitimidade para dar conselhos, pois és um dos pioneiros na corrida em Portugal, entre outras nas Ultradistâncias ... hoje, com a quantidade de informação, equipamentos e apoios é muito mais fácil ... naquele tempo só os "malucos" é que se atreviam :)

      Excluir
  3. Viva Carlos. É desta que vais chegar aos 3 dígitos;)

    Boa sorte. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, estou confiante :)
      Abraço e obrigado

      Excluir
  4. Boa sorte... muita força... e depois quero saber como é a recuperação :D:D:D, não me imagino a fazer uma loucura dessas. Vou acompanhar esta aventura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ... por acaso é essa parte da recuperação que mais me preocupa ... o meu objectivo principal é a Maratona do Porto pelo que não gostava de ter de ir até ao limite dos limites ... vamos lá ver ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  5. Carlos Alberto, não tenho dúvidas de que chegas lá e atinges os 3 dígitos! Nunca viste o "À Procura de Nemo"? (O filme dos peixinhos? Como tens filhas pequenas, vou assumir que sim!) Quando começar a doer, faz como dizia a Dori: "Must keep swimming"! Continua a nadar! Ou, neste caso, correr, caminhar, arrastar... :)
    E pronto, não digas que nunca te dei bons e úteis conselhos (quais planos programas alemães qual quê?!!), com base em filmes infantis da Disney/Pixar.
    You're welcome.:P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina que corre para cara...go (um dia descubro o teu segundo nom, deixa-te andar ;)), claro que conheço o Nemo e essa dica é muito boa, obrigado :)
      Beijinhos e obrigadinho pela confiança no Perneta

      Excluir
  6. Força Carlos! Eu sei que vais conseguir e desmentir os alemães. Não te esqueças que eles são de seguir tudo by the book mas quando há um problema que não esteja previsto, embatucam, enquanto nós temos a arte do desenrascanco. E é isso que te vai levar aos 3 digitos!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João. Tem mais um problema ... eu tenho uma costela alemã ... nasci na Alemanha ... mas só isso, sou tuga com todo o gosto e acho que domino essa arte do desenrascanço ... por isso, acho que tens razão :)
      Abraço

      Excluir
  7. Ajoelhou...vai ter que rezar!

    Pronto, é esta pérola de sabedoria que tenho para partilhar contigo.

    Alemães...pffffffffffffffffffffffff.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh yeahhh .... muito boa, essa dica ... obrigado, é mesmo de amigo Hélder Jorge.
      Abraço

      P.S. Com quem então és o 4084??? Sim senhor ... eu sou o 1561 ;)

      Excluir
  8. É assim mesmo! Mostra-lhes quem é o "Perneta"! ;)
    Força para os 100! Tu consegues Carlos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Boas Carlos!

    Acho que a esta hora os alemães estão a traduzir o teu blog para tirarem dicas de como "realmente" se deve preparar uma prova destas.. :)

    Já aqui te aconselharam o Nemo, para te inspirares... e eu aconselho-te o Conan o Bárbaro. Já viste o que aquela malta corre pelo deserto? E com espadas e machados às costas! Toma nota!
    Outra opção inspiradora... o filme do Rocky II, principalmente numa cena em que ele sai de casa a correr e faz um treino de 50 km... e no final ainda salta uns bancos e sobe escadas!!! :)
    http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/2013/11/rocky-balboa-o-maior-boxeador-do-cinema-era-um-grande-corredor.HTML

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opá ... é só amigos com dicas das boas por aqui ... achar que eu sou capaz e imitar o mítico Rocky ... obrigado Luis :):):)
      Aquele abraço

      Excluir
  10. Então, boa sorte sim!
    (Meteste-te em cada coisa...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quem o dizes ... um gajo desenrasca-se ;)
      Beijinhos

      Excluir
  11. Se tudo correr bem, iremos encontrar-nos em Vale de Cambra. Naturalmente que não me inscrevi para as 24 h... fico-me pelas 3h (dia 19 das 16h às 19h) ;) Até lá... se tudo correr bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que bom :) ... ainda me apanhas "fresquinho" com apenas 4 horas nas pernas, pelo que ainda devo ter força para um "olá" :)
      Beijinhos e boa recuperação

      Excluir
  12. Estou como tu, não acho jeito nenhum ao conceito mas estou cheio de vontade de tentar! eheh Mas acho que te vai correr muito bem, os 130km parecem-me uma boa meta e tenho quase a certeza que a vais passar! Pensa que com a preparação que tinhas (e já a tinhas) para o UTSM dificilmente farias os 100km em mais de 15/18 horas, e esta não tem desnível! Eu cá aposto nos 165km!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiii ... tás doido ... 165km ... existem grandes "craques" aqui do nosso burgo que no ano passado fizeram muito menos que isso, e este ano tem obejctivos que andam à volta disso .. um deles quer fazer 175km solidários ... não tem desnível, mas tb não vai variando de paisagens ... olha, não sei ... só sei que vou para lá todo contente e faço o que o meu corpo me deixar :):):)
      Aquele abraço

      Excluir
  13. Companheiro claro que isso vai ser feito...é à tuga quando lá estiveres vais desenrascar a coisa...abraço e muitos e bons klms...

    ResponderExcluir
  14. A mim este conceito é completamente marado e insano !!
    Pró ano estou lá ! eheheh...

    Não tenho duvidas nenhumas do teu sucesso !
    E deixa-te dessas merdas das "instruções" !! isso lê-se depois , carago !! :P

    Muita força , grande Carlos
    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... vou seguir uma mistela táctica de Artur com Badolas .... um cocktail explosivo mas que vai bater certo... :)
      Abraço

      Excluir