sexta-feira

Ultra Trail Douro e Paiva - venha ele


Mais uma vez estou no aeroporto de Frankfurt a aguardar a hora de regressar a casa…se tudo correr dentro da normalidade chego ao Porto por volta da meia-noite e estarei a dormir por volta da 1 da manhã – bom seria poder dormir umas 6 ou 7 horas seguidas para descansar o máximo possível, pois de sábado para domingo a noite será muito curta…como não vamos de véspera para Cinfães, vou ter que me levantar por volta das 2 da manhã para chegar a tempo de levantar o dorsal (a partir das 4h) e apanhar o autocarro (5.20h) que nos levará para a ponte de Mosteirô onde se iniciará o que espero ser a maior aventura da minha “carreira” em trilhos até à data.

Do CAL somos apenas 2 na distância mais longa..eu e o Zé Alexandre, mais alguns amigos mais chegados como o Nuno Lima, o Francisco Terra e o João Laranjeira. Para os 30km é o Badolas a representar o CAL (inicialmente ia aos 60km, mas um imprevisto obriga-o a estar em casa cedo…para cumprir com as obrigações vai ter que dar muito à perna…eu acho que ele vai ganhar a prova dos 30km J) e ainda o Richard aqui da nossa zona.

Quanto a mim, e com o aproximar da data começo a ficar ansioso…mas é uma ansiedade “boa”…não sei explicar, mas desde que vi a primeira apresentação desta prova fiquei apaixonado, mesmo não conhecendo nada dela….as expectativas estão colocadas bem lá em cima, pelo que não vejo a hora de mergulhar pelos seus trilhos, descobrir espectaculares paisagens, tirar fotografias e trazer montes de histórias para contar.

Estarei bem preparado? Não faço a mínima ideia, apenas sei que não fiz o plano que delineei como preparação...esta semana apostei no descanso, tendo feito apenas 2 treinos de ca.10km cada a rolar (3ª e 5ª) – no total faltam km nas pernas, daqueles treinos rolantes. Mas considero ter feito uma boa preparação, os treinos mais importantes (longos, rampas) fi-los todos e sinto-me bem – se chega ou não só saberei no domingo, bem lá para a noitinha J Tenho 16 horas para completar a empreitada. O único objectivo é chegar ao fim – espero curtir, apanhar um bom dia, gerir bem a prova e ter aquela pontinha de sorte que também é preciso. Sei que vou sofrer, mas espero ser forte o suficiente para ultrapassar as dificuldades que me aparecerem pela frente e ganhar como prémio um daqueles grandes e bons empenos de que tanto gosto.

Apenas hoje me dediquei a analisar um bocadinho melhor o que nos espera…aqui o gráfico de altitude….

Como podem ver, os primeiros 22km serão praticamente sempre a subir…no total teremos ca.8200m de desnível acumulado para vencer, sendo mais de metade positivo. Nunca fiz nada que se aproximasse destes desníveis…a UTAM teve 63km mas “apenas” 2600 D+. Esta semana recebi um e-mail da organização a avisar, que devido às chuvas da semana passada tinham alterado um pouco o percurso, que no total iria ter mais 3 a 5 km…nada de especial não é J … é da forma que bato o meu recorde de distância que está nos ditos 63km da UTAM do ano passado J …e logo que a organização não me peça mais dinheiro pelos km extras, ta tudo bem J

Uma das grandes dificuldades serão com certeza as temperaturas elevadas que se vão fazer sentir….as previsões apontam para sol e temperaturas perto dos 30ºC … espero que esteja um ventinho pq aquela zona é um bafo….a sorte é que vamos passar por muitos rios…vou levar as braçadeiras e as barbatanas para dar uns mergulhos para me refrescar J

Aproveito para agradecer desde já o apoio que tenho recebido – no domingo lembrem-se de mim e mandem uma forcinha de vez em quando que eu vou precisar. Eu depois conto tintin por tintin como foi a aventura.

Inté….

  

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Vamos a ver...é que caíram uns raios aqui pela zona de Frankfurt, já cancelaram uma data de voos, está o caos...o meu para já ainda aparece como que se vai realizar...espero bem que sim...nem que me tenham de largar de para-quedas em Cinfães amanhã :)

      Excluir
  2. Força, Carlos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pedro Lino. Quando é que te juntas ao pessoal para uma aventura destas? Eu tenho a certeza que ias gostar. Abraço e até um dia destes.

      Excluir
  3. Força nas canetas, carago! Muita força!

    ResponderExcluir
  4. Até domingo papão! ;) Não sei porquê mas tenho aquela sensação que vamos entrar num forno grrrrr. Boa viagem. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quem ele é....para ti é "apenas" a 2ª de 3 etapas ;) ...quanto ao forno, tens razão vai estar um bafo....até amanhã pela fresquinha :D
      Abraço

      Excluir
  5. Força Carlos, estou contigo!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Home, espero que tenhas chegado bem lá das Germânicas e que estejas muito e bem descansado.
    Bela empreitada aí tens mas...é quando a prova começa a subir, ou a descer, ou...que se vêm os Atletas!
    Abraços
    PS: eu até posso dar uma forcinha mas tem que ser com cuidado ou ainda vais ter ao Douro ou ao Paiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cheguei bem, a minha mala é que não...espero que ma entreguem hoje pois tenho lá material que preciso para amanhã (frontal, umas barras xpto que comprei na Alemanha, etc). Com ou sem forcinha cuidadosa devo ir parar aos rios todos que encontrar pela frente...com a tosta que anda por aqui....engraçado vai ser o bronze com que vou ficar :)
      Aquele abraço

      Excluir
  7. Vou mandar toneladas de força aqui desde a Lezíria Ribatejana, Mas tu despachas isso sem problemas de maior! És um campeão!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe....não exageres na força que mandas pq ainda ganho aquilo :)
      Obrigado pelo apoio Jorge.
      Grande abraço

      Excluir
  8. Toda a força Carlos! Se amanhã chegares ao pódio já sabes que foi do meu "empurrão". ;)
    Beijinhos e enjoy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado...acho que não empurras-te o suficiente...não deu para o pódio mas foi por pouco...por 70 lugares apenas :)
      Beijinhos

      Excluir