quarta-feira

UTMB - o meu sonho



Na semana que passou realizaram-se as diversas provas englobadas na edição deste ano do UTMB (Ultra Trail do Mont Blanc), uma espécie de “Meca” para todos os amantes de Trail.
 
O grande destaque vai naturalmente para a prova rainha o UTMB, que dá nome ao evento e que consiste em percorrer 168km, pelo majestoso Mont Blanc (sim, esse onde aquelas canetas e esferográficas “baratinhas” nascem nas árvores), por paisagens lindíssimas de cortar a respiração, passando por 3 Países (França, Suiça e Itália), acumulando no percurso total, quase 10.000m de desnível positivo. Brutal.
Este evento goza de tanta popularidade, que mesmo com os critérios apertados para que nos possamos inscrever (sistema de pontos) existem sempre mais atletas do que as vagas disponíveis, tendo a organização de proceder a um sorteio. Portugueses inscritos este ano foram 42 na prova principal (mais uma data deles nas provas paralelas), o que prova o forte crescimento do Trail em Portugal, especialmente as Ultradistâncias. E de certeza que muitos outros terão ficado de fora.

Junto dos adeptos da modalidade havia um interesse muito grande em seguir a edição deste ano, pois a armada portuguesa incluía muitos nomes conhecidos, que de uma forma ou outra se destacam no Trail em Portugal. É evidente que as esperanças numa boa classificação estavam concentradas no Carlos Sá e no Armando Teixeira. Eu além disso tinha muita curiosidade em ver como se iriam comportar outros atletas de topo, como o Nuno Silva ou o Luis Mota, que habitualmente dividem entre si as vitórias nos grandes trails nacionais, e mais interesse ainda tinha em atletas “mais normais” como por exemplo o Hélder Oliveira (de Sedentário a Maratonista), o Paulo Pires (Runbook de um gajo que mudou de vida) o Carlos Fonseca (Atletismo Carlos Fonseca), por seguir as suas aventuras através dos seus excelentes escritos. Havia ainda o clã Serrazina, o Luis Pires, alguns “amigos” do FB e muitos outros que desconhecia completamente, mas que com o desenrolar da prova fui conhecendo através das redes sociais, dos grupos ou clubes a que pertencem.

O meu fim-de-semana foi muito dedicado em seguir o UTMB, através do FB…era fácil….havia muita boa gente a seguir o evento em directo e a postar as últimas noticias constantemente. Sempre que podia, lá me ligava ao FB e confirmava o evoluir da situação. Antes de dormir era a última coisa que fazia, e mal acordava ia dar uma espreitadela para ver como iam as coisas. Foi assim que vi que o Carlos Sá começou a perder muitos lugares na 6ª ao fim da noite, e desconfiei que ia dar em desistência porque tinha que estar mal, o mesmo acontecendo com o Armando Teixeira. Foi tb assim que soube da desistência do Nuno Silva. Mas também foi assim que acompanhei as excelentes prestações do João Colaço (que desconhecia), melhor português na 35º posição da geral, do Luis Mota na 64º posição e especialmente da Gloria Serrazina que fez uma prova notável, tendo conseguido um fantástico 34º lugar da geral feminina e 4º no escalão..e assim estive até domingo, analisando as passagens nos pontos de controle de todos os nossos compatriotas, tentando ver através da subida ou descida nas classificações se iam bem ou em dificuldades. Um a um iam chegando à meta (tivemos poucas desistências), quase todos enveredando a bandeira nacional, alguns com bem mais de 40 horas nas pernas – mas que grandes heróis!!!

Tenho grande respeito e admiração por todos eles (e inveja, mas da boa), tanto para os que finalizaram como os que desta vez não conseguiram terminar a prova – para estes últimos, toca a levantar a cabeça e pensar já no próximo objectivo, o Mont Blanc não vai fugir e haverá no futuro novas oportunidades para concluir esta aventura – fica a experiência adquirida. Para os que acabaram nem sei o que dizer – muitos parabéns a todos, especialmente para os atletas mais “normais” (que me desculpem os "super atletas"...bem, super são todos, mas vocês sabem o que eu quero dizer), pois é através do exemplo deles que um gajo como eu, pode acreditar que, com muita força de vontade e espirito de sacrifício, também um dia poderei alcançar este sonho.
 
Um dia, este vosso amigo estará na linha de partida para embarcar nesta aventura!!!  

26 comentários:

  1. Claro que sim, Carlos!! Alimenta esse sonho! Enquanto corres, seja em treino ou prova, pensa nisso. Esses pensamentos "galvanizam"! E fazem-te bem!
    Agora digo eu: DÁ-LHE!!!...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Se não lutares pelos teus sonhos, mais ninguém o fará.

    FFFOOORRRÇÇÇAAA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo João...obrigado.
      Grande abraço

      Excluir
  3. Se sonhas com isso um dia estarás lá. ;)
    E nessa altura vamos estar muitos aqui a acompanhar a classificação para saber se estás bem.
    Juntando os "gritos de guerra" da Anabela e do João, eu digo "DÁ-LHE COM FORÇA".
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tiago....um dia lá estarei e o apoio "desse lado" vai ajudar com certeza.
      Abraço

      Excluir
  4. Assim é que é falar!!! Grande Carlos!
    Eu acredito que um dia estarás na linha de partida do UTMB e nós estaremos cá todos deste lado a torcer por ti :)
    Os sonhos levam-nos longe. Nunca desistas!!!
    FORÇA PARA O GRANDE SONHO!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa, é um caminho longo mas eu não tenho pressa (afinal sou um jovem :)).
      Beijinhos

      Excluir
  5. É claro que um dia estarás na linha de partida! Depois fico eu com inveja (da boa) e uns anos depois sigo-te o exemplo. ;)

    "Pelo sonho é que vamos".

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute. Não sei qual de nós dois lá estará primeiro...com a embalagem que levas de trail :)

      "Pelo sonho é que vamos"

      Beijinhos

      Excluir
  6. Força Carlos! É isso mesmo e a atitude correcta. Já fiz aqueles caminhos todos de mochila às costas (mas sem ir ao topo, fiquei pelos 3000m) e segui para o lado italiano. De facto aquilo é muito giro e bem duro...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Aventureiro Amorim, obrigado e que honra ver-te por aqui. Mas não há lugar onde tu ainda não tenhas estado?....Porra...um gajo atravessa o Gerês e pimba já la esteve o Amorim....um gajo atravessa a Freita e pronto, o Amorim já lá tinha passado....um gajo pensa ir de bicicleta de Melides até Sagres e quando está prestes a iniciar a aventura dá com uns filmes no youtube de quem? Do Amorim (parabéns por essa)....um gajo sonha em ir conquistar o Mont Blanc e pensa..."agora é que o lixei" e é isto!!! Já não sei se quero ir....
      Grande abraço - um dia destes apareço uma 6ª feira para te dar uns chutos nas canelas

      Excluir
  7. Carlos, tenho a certeza que um dia vais lá estar.
    Eu também tenho sonhos parecidos e sei o quanto isso me faz bem.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor. Se faz bem é continuar a sonhar!
      Abraço

      Excluir
  8. Claro que vais lá estar. Prognósticos só no fim do jogo, mas eu prognostico em 2015. E depois, na vinda, trazes carradas de chocolates produzidos lá pelas vacas roxas da milka :D

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2015?? Acho que não...afinal é preciso uma catrefada de pontos e eu estou a zeros nesse aspecto. Sinceramente, não tenho nenhuma meta em mente, para 2014 vou tentar aumentar o grau de dificuldade das provas de trail, distâncias mais longas e depois vamos indo vamos vendo. Tenho tempo....acho que ainda tens de esperar uns bons anos até eu trazer chocolatinhos da Milka directamente da vaquinhas roxas :)
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  9. Claro que sim!! Sonhar não se paga e se é esse mesmo o teu sonho pois só tens é de o alimentar.
    Os sonhos são feitos para nós os realizarmos independetemente das dificuldades e "pedras no caminho".
    Se fosse fácil não teria piada.
    E nada neste mundo é impossivel. :)
    Por isso, força nisso!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, não se paga por sonhar (ainda!!!). Obrigado. Beijinhos

      Excluir
  10. Oi Carlos, essa prova deve ser incrível, parabéns a todos os Portugueses que completaram a prova, espero que um dia possa realizar teu sonho será ótimo ler o teu relato sobre a prova.
    Bons Km´s
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ju. Ainda vais ter que esperar alguns anos.
      Bons Km's :)

      Excluir
  11. Obrigado pela visita no meu blog Carlos. Também leio o teu e estou seguindo deste lado de cá do Altlântico.
    Ultra do Mont Blanc... definiu bem. A meca dos amantes de trail. Até não é meu caso mas eu "nunca digo nunca". :-)
    Abração
    Milton - Blog Vinte Semanas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Milton, é isso "nunca digas nunca".
      Abraço

      Excluir
  12. Tens tudo, mas tudo mesmo para um dia finalizares o UTMB!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela confiança Jorge. Abraço

      Excluir
    2. Força ai Carlos ...
      Com muita dedicaçãoe persistência vais lá...
      Um abraço e boa meia maratona do Porto

      Bons Kms

      Excluir
    3. Obrigado Carlos.
      Abraço e boas Corridas.

      Excluir