quarta-feira

O meu momento de Glória no Atletismo

Como a grande maioria dos corredores de pelotão, tb aqui o vosso amigo não ganha nenhum prémio nas corridas – refiro-me aos prémios por classificação, por chegar à frente dos outros, por mérito desportivo. Pois é, acho que se eu participasse numa corrida com 3 atletas e houvesse prémio até ao 3º, eu arranjava uma forma de ficar em quarto.

Mas nem sempre fui assim….nunca contei aqui neste espaço, mas eu já tive uma passagem (fugaz) pelo atletismo quando tinha 12 anos, com um episódio glorioso. Tinha vindo da Alemanha à pouco tempo, não havia futebol na minha terriola mas havia um clube de atletismo (Lourocoop – ainda hoje existe) que treinava perto de minha casa (na rua). Pois então, lá fui treinar algumas vezes com eles e cheguei a participar numa ou noutra prova (poucas) aqui por terras vizinhas – o jeito era o mesmo de hoje J, não me lembro das classificações mas nada de especial. Para ser sincero, nunca me interessei muito por aquilo…estive apenas uns poucos meses por aquela equipa, mas o suficiente para participar nas Mini Olimpíadas do concelho da Feira que todos os anos se realizam por estas bandas. Estive presente no salto em altura (fiquei em 4º), no lançamento do peso, no salto em comprimento (fiquei em 4º), nas barreiras (passei uma fase, o que olhando à minha velocidade é obra) e na corrida de meio fundo final (meio estrada, meio pista) onde iam todas os atletas de todas as idades juntos – um género de Mini-Maratona para fechar o evento. Engraçado como enquanto estou a escrever, me vou lembrando de alguns pormenores – ter ficado em 4º nos saltos por exemplo – lembro-me por ter ficado desiludido por estar perto das medalhas e não ter conseguido. Mas foi neste evento que eu tive o meu grande momento no Atletismo – na estafeta dos 4x??? (não sei se eram 100m – não me lembro). Sei que a nossa equipa (12 anos) era uma catástrofe – eu sou mesmo muito lento, mas tinha mais dois colegas que eram tão “rápidos” como eu na equipa - o Becas e o Mira…o Jaime fechava a equipa e era o único que era rápido (coitado). Na altura aquilo não era por tempos, era a eliminar….na primeira eliminatória (a 3) calhou-nos a equipa do Ferradal e outra que não me lembro – passavam duas à fase seguinte e ficamos em último, levamos um avanço que nem vos digo. Quando íamos a recolher para a bancada, ouvimos o speaker a anunciar os apurados….”Ferradal e Lourocoop”….hein???? Um elemento da outra equipa não tinha o bilhete de identidade para apresentar e comprovar a idade e foram desclassificados. Pronto, lá estávamos na meia final onde defrontamos uma equipa que não me lembro do quem foi. Passava o primeiro à final…..e voltamos a levar um avanço  do caneco – eles já estavam a acabar e nós ainda íamos no 2º elemento (tipo meio por meio). Surpresa das surpresas, eles foram desclassificados – não me lembro porquê, mas tb não interessa…estávamos na final, com o Ferradal e o Caldas de S.Jorge. Eram 3 equipas e adivinhem em que lugar ficamos? Pois claro, em 3º e mais uma vez por larga margem. Mas subimos ao pódio e recebemos uma medalha (tenho que a encontrar – deve andar perdida em casa dos meus pais)!

Este foi o meu momento de Glória no atletismo. Depois criaram camadas jovens no Voleibol e lá fui eu parar ao Clube Desportivo Fiães……

 

14 comentários:

  1. Eu sabia que tinhas pinta de ter subido ao pódio em puto! :)

    E mais uns quantos pódios estavam à tua espera... se os aumentassem para 4 lugares...

    Divertido artigo :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, pois...só tenho pena de não ter fotos para recordação - gostava mesmo de encontrar a medalha. Por acaso nos saltos até nem era mau de todo, mas pronto.
      Aquele abraço

      Excluir
  2. Ahah, belas memórias de infância. :) Quando era pequena uma vez também fiquei em 2º lugar, mas porque 3 miúdas foram desqualificadas (justamente, já que fizeram corta-mato), mas na altura nem quis saber disso, só andava no clube de atletismo pelos amigos! :)

    Beijinhos e bons treinos

    PS: Pode ser que o 4 seja o teu número da sorte! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhaaa....afinal temos coisas em comum...andamos no atletismo (só pq sim) e ganhamos medalhas por demérito dos outros :D Fixe....
      Beijinhos

      Excluir
  3. Meu caro
    mais que os pódios ficaram belas recordações desses tempos, isso é o mais importante.
    Boas corridas.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida António.
      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  4. Recordar é viver !
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Sam...o blogue serve de registo das minhas "façanhas", para mais tarde recordar e ajudar nos pormenores.
      Abraço

      Excluir
  5. Eu confesso que andei no atletismo dois meses... Entrei numa única prova e... Desisti...

    Fraquinha... :P

    ResponderExcluir
  6. Afinal andamos todos no atletismo quando eramos miúdos...e todos fraquinhos :D
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca subia ao pódio mas subia ao palco! 5º classificado nas 12 horas de Vila Real de Santo António, em 1987, com direito a medalha, placa e grande salva de palmas porque era muito enfezado! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje é que vi este teu comentário .... eu nem ao palco ;)
      Abraço

      Excluir
  8. Grande Perneta! A conquistar pódio desde 1914 :)
    Quando tu dizes que és lento... só me dá para rir... sabes lá tu o que é uma pessoa lenta.. eu por, por exemplo, sei!
    Não é o pódio que conta. É a vontade e a determinação!
    Saudações Desportivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pois é. Aqui não se brinca. Quando digo lento refiro-me a veocidade de ponta ... eu sempre fui uma tartaruga em sprints, 100m e coisas dessas ... toda a gente me ganha ... mas compenso com outras coisas :P. Beijinhos

      Excluir