sexta-feira

Orgulho de Pai


Realizou-se na passada semana o evento “Mosaico Social”, que junta associações do nosso concelho e é da responsabilidade da Camara Municipal de Sta.Maria da Feira – realiza-se todos os anos numa freguesia diferente. Este ano foi em Santa Maria de Lamas, durante 4 dias houve todo o tipo de actividades, da música ao teatro, passando pelas comezainas (não podiam faltar) e aos eventos desportivos – e é aqui que o CAL entra. Como foi na nossa terra (no meu caso apenas clubística) a Camara desafiou o CAL a organizar um evento ligado ao desporto. A decisão recaiu sobre 3 corridas para os mais novos e uma caminhada:

Até aos 5 anos – 150m
Dos 5 aos 10 anos – 400m
Dos 11 aos 15 anos – 1.200m
Caminhada – 3.000m

Tudo isto com a solidariedade como pano de fundo, pois a inscrição foi um bem alimentar que foi entregue à Cruz Vermelha. De salientar que este evento fica para a história como sendo o primeiro organizado pelo nosso CAL, na sua ainda curta história.

Mas vamos ao orgulho de pai….não sei se se lembram, mas à uns meses fiz uma corrida com a minha filhota (link). Desde aí ainda tentei mais uma ou outra vez dar outra corridita com ela mas sem sucesso – ela descobriu que andar de bicicleta sem rodinhas é fixe e agora é isso que faz 24 horas por dia, mais umas horitas à noite. Em todo o caso, como ia haver uma prova e era preciso arranjar miúdos para participar, andei a tentar dar a volta à Maria para ela ir correr. Embora me tivesse dito que sim/talvez, não fiquei muito convencido que chegada a hora ela fosse. Usei um pequeno truque, convencendo a minha afilhada Francisca (3 aninhos) a ir também…a uma dizia “olha que a Maria vai”….à outra “olha que a Francisca tb vai”….pela corrida vale tudo!!! 

E com isto chegou a véspera….sábado ao fim do dia disse à Maria “olha que tu amanhã não te ponhas a correr logo de inicio como se não houvesse amanhã, sempre nas calmas”…..”sim pai, já percebi…assim não é…” e deu umas passadas largas cheias de estilo “… isso mesmo!!!”.

No domingo saí cedo de casa, para ir ter com o resto do pessoal e ajudar no que fosse necessário…com uma malta assim tudo se torna divertido…mas posso dizer que havia um nervoso miudinho, pois queríamos muito que tudo corresse bem. Tínhamos tido pouco tempo para divulgar o evento (pouco mais de uma semana) por culpa da Camara da Feira – o que vale é que temos na pessoa do Sr.Dias um presidente que quando se mete em alguma coisa, não há nada que o pare e com o apoio mais directo do Miguel Barbosa e do Zé Miguel, conseguiram reunir as condições necessárias para realizar o evento.




 
A preparação no dia correu muito bem, e com a hora de início da primeira corrida a aproximar-se, começaram tb as pessoas a chegar e a inscrever-se. Praticamente tudo população local e vizinhas – especial destaque para os escuteiros de Lamas que participaram em massa. Os meus pais, a minha cunhada e a Francisca chegaram cedo – foram dos primeiros. Da Inês e da minha Maria nem sinal – queres ver que se arrependeu?

Faltavam 10 minutos para o início das corridas, não resisti e liguei à Inês e fiquei a saber que estavam mesmo a chegar. Fui ter com elas e coloquei o dorsal à Maria, que estava nervosa….ela é assim, enquanto não se ambienta é meia tímida…depois ninguém a segura.
 
Primeiro foi a corrida até aos 5 anos, que teve apenas uns 4 ou 5 concorrentes…mas foi um espectáculo…o mais pequeno deveria ter apenas 2 anos e corria como um desalmado, todo divertido foi preciso segura-lo na meta pois queria seguir viagem. A Francisca, depois de um inicio envergonhado lá começou a correr pela mão da mãe…até estava tudo bem, até que perdeu o chapéu e os óculos de sol e armou um berreiro :D …mas foi até ao fim…. grande afilhada.
Depois chegou o momento da Maria…não sei ao certo quantos eram, mas deveriam ser perto de 30…muitos escuteiros. A prova iria ter 400m, uma volta ao quarteirão. O problema era que eu não pude assistir a tudo, pq tive que estar a fazer segurança a meio do percurso. Ainda a fui espreitar na linha da partida e fiquei mais descansado quando a vi ali no meio.
 
 
 
Passado pouco tempo ouvi a partida, e lá vinham eles a grande velocidade…..quando passaram por mim, a Maria ia em penúltima, mas a fazer o que lhe tinha dito (normalmente não liga nada ao que lhe digo ou peço:D)…passada certinha….mal passaram dei um sprint até à reta da meta para ver a chegada….o primeiro (um escuteiro) vinha completamente isolado, depois o segundo e lá ao fundo vinha um grupo grande com a Maria (com a sua camisola cor-de-rosa) a vir de trás…continuava com a passada certinha e passou uma data de outros atletas que tinham “rebentado” e vinham a passo….já vinha com dificuldades mas aguentou e só parou depois de passar a meta….GRANDE MARIA….ficou em 3º nas miúdas e 10ª na geral…já estou a ver que não sai ao pai e ainda bem :D

Destaque para o Pedrocas, filho do Gil do CAL, que ficou num excelente 3º lugar….como é que se diz…”filho de peixe sabe nadar”.

O evento acabou por ser um sucesso, teve quase 170 pessoas inscritas e os respectivos alimentos recolhidos, houve abastecimentos e camisolas para todos e cumpriram-se os horários. Estamos todos de parabéns.
 
 
A minha Maria portou-se lindamente.. vê-la ali a correr e a esforçar-se, não parando mesmo em dificuldades, deixou-me orgulhoso e feliz…tem fibra a minha menina...ahhh e também gostou. Pode ser que seja a primeira de muitas.
 
 
 

8 comentários:

  1. Muitos parabéns à jovem atleta e ao pai babado (eu imagino em que estado ficou o teclado!)
    E já tem, táctica de corrida!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teclado está impecável, pq babei a baba toda no domingo...fiquei sequinho :D
      Sabes como é...pais são assim!
      Abraço e força aí nessa preparação para a Maratona

      Excluir
  2. Papá babado... ;) Ela vai ficar com boas memórias destas coisas, vais ver!
    Beijinhos e bom f-d-s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sou...ela destrói-me a cabeça, a sério, não para um segundo, é respondona, malandreca (não sei de quem herdou isto:D)...mas basta um sorriso e aqui o paizão desfaz-se todo.
      Espero que não se esqueça disto, se não estes posts e as fotos (e vídeos) dão uma ajuda para que se lembre.
      Beijinhos e muita força nessa aventura dura que vai ser Almonda.

      Excluir
  3. Parabéns Carlos.
    Parece que tens aí uma campeã. A tua campeã.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Abraço e muita força para amanhã.

      Excluir
  4. Orgulho de pai, mesmo!!! :D
    Parabéns pelo bom exemplo que vai do pai para a filha! Vale muito mais do que grandes "sermões" que lhe possas dar sobre a importância da prática desportiva!

    Beijinho e bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, faz-se o que se pode. Com a minha filhota os grandes sermões funcionam ao contrário (eu acho que ela no feitio sai ao pai....xxiuuuu, mas é segredo)...:)
      Mas tu deves saber bem como é que é...
      Beijinhos e muitos para parabéns pela aventura de ontem.

      Excluir