sexta-feira

O que são Corridas de 10km para mim?

A marca que consegui no domingo passado na Corrida do Pai no Porto deixou-me muito satisfeito, mas ao mesmo tempo a reflectir sobre o assunto.

Eu sou lento por natureza, sempre fui e tenho consciência disso…na escola (andei em desporto), no futebol (joguei 20 anos federado) sempre fui dos mais lentos em distâncias curtas, sprints, etc, perdia com toda a gente e muitas vezes por larga margem. Conseguia compensar nas distâncias mais longas, pois tenho um coração grande e muito resistente, onde era sempre dos melhores.

É essa a explicação que encontro por nunca me ter interessado muito por corridas de 10km desde que comecei a correr há ca.3 anos – neste tempo todo fiz apenas 10 corridas de 10km (durante este tempo fiz o mesmo nr. de Meias Maratonas) e quase todas inseridas em planos de preparação para provas mais longas (Meias Maratonas e Maratonas) – em quase todas as provas tinha conseguido tempos entre os 42 e 45 minutos o que considerava já muito bom para um gajo com a minha “rapidez” e estava satisfeito com as marcas. Pelo meio fiz 39,17min nos 10km de Avintes (que pelo que se diz só tinham 9,7), ou seja, não conta verdadeiramente para este rosário – é oficial mas não corresponde à verdade. Baixar os 40 minutos estava para mim a uma distância tão grande como baixar as 3h numa Maratona – impossível (pensava eu).
Então como é que de repente, sem treinar especificamente para 10km, cansado de semanas e semanas de preparação para uma Maratona, chego tão perto da marca dos 40min (ok – tirar ainda 29 segundos é muita fruta, mas olhando como acabei a prova, em que poderia ter dado mais um pouco, agora já não me parece impossível)?

Pois não sei…só encontro explicação por ter aumentado muito a minha resistência no último ano, com as preparações e consequentes participações em provas de distâncias longas (Maratonas e Meias Maratonas) – consigo agora correr no meu máximo durante mais tempo – só pode ser isso.

Nunca conseguirei correr um km que seja a 3min/km (nem a sprintar consigo chegar a essa velocidade), mas talvez consiga fazer 10kms a 3,59min/km se treinar para isso. Sempre me disseram que a velocidade não se consegue treinar, que é algo que tens ou não – podes melhorar mudando a forma de correr, aumentando a massa muscular mas não passas de lento a rápido por muita vontade que tenhas. Já a resistência é outra coisa, aqui sim a força de vontade, a persistência e treino fazem toda a diferença.

Neste momento os meus objectivos são claramente outros, mas sem dúvida que a corrida de domingo acabou por acrescentar mais um objectivo à minha longa lista – um dia destes vou tentar baixar os 40min/km aos 10.000m.

12 comentários:

  1. Com um esforço maior nas séries e (não sei se faz) com treino intervalado, vai ver que esse tempo baixa dos 40! :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais fvr tratar-me por tu, sou quarentão mas só no BI :D....já faço series com treino intervalado, fartleks, rampas....mas sei que não o faço com critério...tenho aí um amigo que me vai dar uma ajuda, quando eu estiver com disposição para isso...agora os objectivos são outros.
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  2. Quem é que disse que a velocidade não se treina?
    Claro que para certas velocidades, ou se nasce ou não, mas as outras precisam de ser trabalhadas. Séries, fartleks, etc, são um poderoso aliado.

    Força para o sub40! (eu só queria conseguir o sub50, eh eh!)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João, quando me refiro a velocidade é aquela que nasce com a malta....velocidade pura...sou uma tartaruga quando a distância são por exemplo 60 ou 100m. É evidente que tenho ficado mais rapido, os tempos falam por si...e é à custa do que mencionas....series, fartleks e últimamente rampas.
      Um dia eu vou baixar os 40min e tu os 50min...vais ver.
      Abraço e boas corridas

      Excluir
  3. A velocidade é uma capacidade física maioritariamente condicionada por factores genéticos. Aconselho a leitura do livro do professor João Abrantes para ajudar a compreender e a melhorar esta capacidade física. O livro chama-se "Quem corre por gosto..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica Silvio. Ando a ler um livro do Dean Karnazes (não tão técnico), o próximo talvez seja este que me aconselhas.
      Abraço e boa sorte para a Meia de domingo

      Excluir
  4. Olá Carlos. Eu também concordo que a velocidade depende muito da nossa genética. Claro que podemos sempre evoluir, mas há pessoas com mais predisposição que outras (como em várias outras situações). No entanto, acho que tendo em conta esses resultados, o teu objectivo é bem possível! E depois retornas às Ultras! ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada disso Rute, primeiro as Maratonas e a estreia em Ultras, e pelo meio se der posso pensar nisto de baixar os 40min . O que gosto mesmo é correr longas distâncias....por falar nisso, tenho ali no quartinho ao lado o equipamento preparado para amanhã ir fazer o meu último treino longo antes da Maratona de Paris. Vou-me levantar às 6h para ir fazer uns 30km...maravilha.
      Beijinhos e desfruta da Meia Maratona de domingo

      Excluir
  5. Bem Carlos, para quem não é rápido estar tão perto dos 40 minutos aos 10 Km até parece um contra-senso.
    Mas também acho que o facto de não seres rápido nada tem a ver com o resultado final. Também estudei desporto e na escola ganhei várias provas de velocidade, salto em comprimento e altura, etc. Tudo o que implicava força de pernas e esforço anaeróbio eu era dos melhores. No futebol, apesar de ser guarda-redes, sempre fui mais rápido que a maioria dos jogadores de campo. No entanto, ao dia de hoje, ainda sonho com os 45 minutos aos 10 Km. ;)
    Acho que com um pouco de treino mais especifico chegas lá facilmente. É o que me parece.

    Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Pedro, facilmente não será, mas se há um coisa boa que tenho é força de vontade...um dia destes dedico-me a isso e depois logo se verá....se não conseguir não vem mal ao mundo.
      Aquele abraço e boa prova amanhã (tenho um pressentimento que vai sair uma prova canhão)

      Excluir
  6. Boas!

    Acredito que chegues lá mais dia menos dia... com essa força de vontade, é num instantinho!
    Também eu tenho vindo a melhorar o meu tempo aos 10 kms, e notei uma melhoria considerável no momento em que começei a fazer treinos e provas mais longas!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis, obrigado pelo confiança. Abraço e espero que já estejas recuperado dessa gripe.

      Excluir