domingo

Treinos para Maratona de Madrid - semana 10

Fantástica, foi a semana que passou no que diz respeito aos meus treinos. Estive de viagem na Bélgica e consegui treinar 5 vezes. Depois de na semana anterior quase nada me ter corrido bem, ataquei esta semana com força e motivação redobrada – afinal foi a última semana de treinos intensos antes da prova daqui a duas semanas.

Treinos última semana:

2ª feira – 11,5km de corrida (4,44min/km) – no fim do treino fiz 2 series de 500 (1 a    
            3,45 e outra a 3,35min/km)

3ª feira – 20km de corrida (4,35min/km) de 5 em 5km sempre a subir de ritmo
            1os 5km – 4,56min/km
            2os 5km – 4,42min/km
            3os 5km – 4,32min/km
            4os 5km – 4,10min/km

4ª feira – 8,6km de corrida (5,22min/km)

5ª feira – 15,12km de treino de series (4,26min/km em média)
            1x1600m a 4,10min/km
            1x1600m a 4,10min/km
            1x1600m a 4,07min/km
            1x1600m a 4,04min/km
            1x1600m a 4,00min/km
            1x1600m a 3,53min/km

6ª feira e sábado – descanso

Domingo – 15,3km de corrida (5,17min/km)

No total fiz 70,5km esta semana (o plano tinha 60km) – de salientar que tanto na 3ª como na 5ª feira fiz ritmos excelentes que me permitiriam bater o meu recorde pessoal na meia maratona (acho que neste momento valho 1h32) – nunca me senti tão rápido e em forma – acabei todos os treinos muito bem, mesmo os mais intensos e recuperei bem. De salientar que fiquei numa zona da Bélgica (perto de Bruxelas, mas fora da cidade em ambiente rural), onde tinha as melhores condições para treinar – sempre plano, bons pisos, sem trânsito a não ser as carradas de ciclistas que tb andavam nos seus treinos.

Amanhã vou com o meu amigo Zé Bad fazer o último treino longo – vamos de Espinho á Afurada e voltar – são ca.30km. Depois o resto do tempo é a reduzir tanto em nr. de treinos, como kms e ritmos – é carregar as baterias para o grande dia.
 
Com esta forma estou mesmo tentado a seguir o balão das 3h30min em Madrid. Como tenho pouca (quase nenhuma experiência) tenho algum receio de não aguentar o ritmo, mas tenho confiança em mim. Vou decidir no dia da prova o que vou fazer.

Esta semana soube que dois dos meus colegas de viagem estão lesionados e não podem treinar – é triste, e logo agora numa fase tão crucial. Mas da maneira como os conheço vão conseguir recuperar a tempo e acabar a primeira maratona deles. É evidente, e compreendo alguma frustração, mas o importante é participar e acabar a prova seja em que tempo for – como diz o velho ditado “há mais marés do que marinheiros” e a maratona do Porto está já no virar da esquina, e a jogar “em casa” podemos todos atacar os nossos melhores tempos. Zé Miguel e Bruno – força aí pessoal – vamos todos conseguir!!!

Aqui uma “viagem” ao percurso que nos espera:

http://es.competitor.com/madrid/madrid-splash/

Já agora tb um link de pessoal a acabar a maratona de Boston para motivar:

http://www.youtube.com/watch?v=BwpNJSeNYqI&feature=player_embedded

Nenhum comentário:

Postar um comentário