quinta-feira

O preço do km




Já algumas vezes tenho escrito por aqui a minha opinião sobre um dos assuntos que de quando em quando provoca discussões acessas no mundo das redes sociais. Nestes últimos dias vi o assunto a ser discutido por 2 vezes pelo que venho aqui dedicar um texto em exclusivo à coisa.

Refiro-me ao custo das provas de corrida, seja de estrada ou em trilhos. A questão surge sempre porque alguém se lembra de criticar os preços de uma determinada prova – o que se segue ao lançamento do assunto é normalmente um enorme debitar de “choradilhos” contra quem organiza, que vão desde comentários mais fofinhos como o “estão a enriquecer à custa da corrida” até alguns bem mais brutos onde o “chulos” é dos mais simpáticos. O que me custa mais é ver que a grande maioria das pessoas que debitam estas opiniões nunca estiveram do lado de uma organização, falam por falar, é o maldizer gratuito que infelizmente é típico do tuga … é o nem faz nem deixa fazer e tem inveja de quem faz.

Mas qual é o vosso problema? Alguém obriga alguém a inscrever-se numa prova? Felizmente ainda vivemos num país livre, pelo menos no que a inscrições em provas diz respeito. Mas afinal quem é que manda num evento, quem organiza ou o povo corredor? Querem mandar na casa dos outros? Por amor da Santa. Se uma organização decide vender algo a 10 é porque acha que o consegue fazer – não vai vender a 5 porque não quer perder dinheiro nem o vai vender a 15 porque acha que não vai conseguir, caso contrário iria fazê-lo, não tenho qualquer dúvida. Ou algum de vocês se puder vender algo a 10 vai fazê-lo a 5? O atleta vê o preço e decide se vale a pena ou não. Tão simples como isso. O que não faltam são provas ao fim de semana, de todo o tipo e feitio e para todos os bolsos – é só escolher. E se não quiser pagar nada, calça as sapatilhas e vai correr sozinho ou com amigos porque felizmente também ainda não se paga por isso – por enquanto.

Existem eventos organizados por equipas/associações que normalmente são mais em conta, menos “profissionais” o que não quer dizer que sejam menos bem organizadas. A grande maioria são menos mediáticas e não tão centralizadas nos grandes centros, seja cidades ou nas zonas naturais mais conhecidas. Estas organizações procuram ganhar algum dinheiro para ajudar nas despesas da equipa, por exemplo equipamentos, arranjos das carrinhas, ajudas nas deslocações, algum jantar, etc, etc… coisas desse tipo.

Depois temos as organizações profissionais, empresas que foram criadas com o intuito de organizar provas de forma a gerar lucros como outra empresa qualquer. Tudo é mais que legitimo como em qualquer outra área de negócio. Neste caso o produto é a corrida. E qual é o problema?

Tanto uns como outros só terão sucesso se fizerem o seu trabalho bem, se organizarem bem e derem a quem paga algo em troca, o suficiente para a pessoa que pagou achar que valeu a pena participar e voltar ano após ano ... caso contrário a lei do mercado encarregar-se-á de os colocar no sitio, ou seja, arrumar para canto. Certo? É assim não é? Se foram a um restaurante e forem mal servidos não voltam pois não?

Vocês acham mesmo que a maioria das organizações fica “rica” com as provas que organiza? Ou nós (Pernetas) andamos a fazer tudo errado ou aí está uma grande mentira – poderá haver 3 ou 4 empresas em Portugal que consigam organizar eventos a retirar excelentes margens de lucro e se o conseguem é porque algo estão a fazer bem ou muito bem, certo? Em vez de os criticarmos, para não dizer invejarmos, acho que deveríamos era de lhes bater palmas e admirar o trabalho que fazem e o sucesso que tem, pois colocam muitos milhares de pessoas nas estradas e trilhos, pagando por isso, é certo, mas dando a essas pessoas um sentimento que valeu a pena – se voltam ano após ano é porque foi assim, certo?.

Todas as outras organizações tem que trabalhar muito para a coisa sobrar no fim – acreditem que sei bem do que falo. Nos Pernetas do ano passado metemos mais de 1000 pessoas que pagaram (tirando algumas poucas ofertas) – temos ainda a “sorte” (que dá muito trabalho, essa sorte) de ter algumas pequenas empresas que nos ajudam e de termos uma Junta e uma Camara que também nos apoia muito. No fim sobrou mas nunca daria para um ou dois ficarem “ricos” quanto mais os 50 elementos do CAL que estiveram ao serviço nesse dia e em todos os outros dias dos meses que antecederam o evento. Se fossemos a fazer as contas às horas, à gasolina, aos equipamentos gastos a preparar tudo dava era um valente de um prejuízo – e isso para mais de 1000 pessoas. Quantas provas metem 1000 ou mais pessoas? Isto resume a grande maioria das organizações … a malta esfola-se para que no fim sobre algum.

Quando me fazem a pergunta “então porque o fazem se dá tanto trabalho?” … se fazem esta pergunta não vão entender a resposta.

Pensem assim … se não fossem pessoas como nós, outros como nós que fazem por gosto ou as empresas que fazem disto vida, nenhum de vocês/nós tinha provas para correr ao fim de semana. A verdade é essa…

E para os que depois disto ainda pensam que as provas são caras e é tudo uma cambada de chulos que estão a ficar ricos lanço um desafio … arregacem as mangas, mexam-se e organizem provas boas e a preços baixos … eu agradeço e não vos vou invejar, vou vos admirar J

Por hoje é só …sim, estou mal disposto … estou no aeroporto de Munique, o meu voo para Geneve vai atrasar e o mais provável é falhar a ligação para o Porto!!

Boas corridas e nºao te esqueças, és tu que decides!!!

22 comentários:

  1. dá-lhes Perneta... há quem não f... nem sai de cima, contudo a unica coisinha que sabem fazer é criticar, melhor, nem isso... para eles "sal Grosso", ouve o conselho do Tio Jel, "cagar e andar". Abraço e boas corridas- Gang MêPrimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha a malta do Gang MêPrimo :) … eu sei, normalmente não ligo muito mas de vez em quando apanham-me na "curva" e chateia-me. Não me vale de nada, mas pronto … fica o registo, se ajudar a mudar uma mentezinha apenas já vale a pena. Aquele abraço

      Excluir
  2. É como dizes: o tuga adora criticar só porque sim.

    Eu nunca organizei uma prova, nem quero! Não imagino a trabalheira que seja... Estou medianamente ligada à organização da equipa pela qual corro, e posso dizer que uma coisa tão simples como arranjar patrocínios e encomendar t-shirts novas já foi toda uma canseira nos últimos tempos!...

    Se há provas que eu acho caras? Há. E o que é que eu faço em relação a isso? Não vou. É simples. Mas também há provas que não são baratas e que eu não falho nunca. A São Silvestre de Lisboa é um exemplo. Aliás, a generalidade das provas da HMS são um exemplo disso. Umas mais caras, outras mais baratas, mas todas com uma organização irrepreensível. E não me chateia nada pagar para fazer uma excelente prova!

    Quanto aos Pernetas... Se querem ficar ricos, não se armem em generosos e esqueçam as sandes de ovo e as minis ;) isso é um luxo que não há em mais lado nenhum! Deixem-se disso!... Ah... Espera... Mas, se calhar, é por isso que tanta gente fala tão bem e quer voltar ano após ano. Caramba! Até nós vamos de Lisboa para experimentar isso este ano!... Não que vá sair barato, mas porque vai ser espectacular :)

    E é para isso que vocês abdicam das vossas vidas, certo? Para que a malta possa ter uma experiência inesquecível! E não há inscrição que pague o vosso esforço e dedicação!

    A malta que só se queixa... Olha, que vá dar uma volta lá onde Judas perdeu as botas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora nem mais … a HMS é uma das empresas profissionais que devemos ter como excelentes exemplos, tal como a Runporto ou o Carlos Sá .. são provas que não são baratas, mas irrepreensíveis o que não quer dizer que de vez em quando não haja falhas. Quanto aos Pernetas são como são, só assim faz sentido para nós … não sei, é como eu digo, se alguém não entende que é possível "trabalhar" assim então não vale a pena explicar-lhe pq não vai entender. Se não houver pessoas como nós, ou como tú dentro da tua equipa, não existem provas, não existem grupos de treino, não existem equipas ou associações … é que as coisas não caem do céu, tem que haver pessoas a fazer o trabalho, por amor à camisola :)
      Dia 1 de Maio esperamos corresponder às expectativas …
      Beijinhos e manda um calduço ao louco mais louca aí de casa

      Excluir
  3. Nem mais. Quem fala assim não é gago... é perneta:))
    Eu escolho as corridas em que participo e se acho que não vale a pena não vou. Simples...
    Mudando de assunto, para quando a review do relógio? ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois está claro … felizmente é assim :)
      Um review sobre algo que não domino bem? Não me parece ;) … é um maquinão do qual não tiro nem 50% das potencialidades. Para mim é registo de treino e a enorme autonomia que ele tem, porque vou precisar ;) … e é giro. Pronto … tá feita à review :P
      Aquele abraço

      Excluir
  4. Percebo o que dizes da liberdade das pessoas irem ou não irem às provas e concordo contigo. Vai quem quer e onde quer. Há provas que estou disposto a pagar mais seja pela paisagem, pela t-shirt, pelos abastecimentos, etc. Outras não valem mesmo a pena, estão riscadas... Porém, acho que os participantes podem opinar publicamente sobre o que acham bem ou mal numa organização, seja o preço, o horário, etc.

    Do que vejo até na nossa zona, as organizações amadoras costumam ter preços mais baixos e uma organização muito mais cuidada das provas. Acho que se nota muito o "amor à camisola" e vocês um dos melhores exemplos disso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos de acordo a 100% … as pessoas tem todo o direito de opinar e a liberdade de escolher. Aceito perfeitamente que alguém diga que acha determinada prova demasiado cara para o que oferece, agora dizer que essa mesma prova por pedir o que pede são uns chulos, que andam a roubar … isso já não acho correcto, e este texto é para esses :)
      As organizações amadoras tem preços mais em conta porque não é o lucro puro que lhes interessa, muitas vezes os eventos são usados para dar alguma projecção ao clube … é mais fácil arranjar um patrocinio para as camisolas se apresentares a uma empresa uma página com 5000 seguidores o que dá mais visibilidade a uma possível publicidade na camisola, num cartaz num evento, etc. os clubes e associações precisam de $$$ para viver e tem que arranjar forma de o conseguir sem estar subsidio dependentes. É o que nós fazemos, e quando sobra mais do que precisamos, dividimos com quem aparece aos nossas treinos livres … ou de onde pensas que aparecem as cervejas, as bifanas, o camarão e os rissóis que de vez em quando apresentamos :):):) Abraço e obrigado pela tua opinião

      Excluir
  5. Subscrevo, a 100%! Sem tirar nem por. Já dei para esse peditório (discussão) noutras ocasiões, entretanto já desisti. E então quando começam a dizer que estão "a matar o espirito do trail!!!", valha-me nossa senhora.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … esses já é um vírus de outra estirpe :)

      Excluir
  6. Já vi provas, onde não se paga, dás comida e bebida, e mesmo assim há quem ache pouco...
    Para ser sincero tenho pena de não estar na maratona de Londres deste ano. Acho que vai ser um encontro de "amigos", Kipchoge, Bekele.
    Quanto é que eu pagava por estar lá?
    O preço da oferta, depende do interesse, e da procura...
    Os Trilhos dos Pernetas é um caso à parte. Somos uma família de mil e tal pessoas... Mas como tu dizes, família, família, mas cada um come na sua casa!!!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol … é isso mesmo. Nunca me esqueço do primeiro GP de Lamas que o CAL organizou … tivemos uma reclamação … uma senhora achou que a maça oferecida no fim não era de qualidade … pagou 3 euros na altura, teve direito a camisola, medalha, água e uma maça, além de participar na prova evidentemente. Há pessoas exigentes. Não vais a Londres mas vais ao Chipre e a Berlim ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  7. Também subscrevo. Sei como é estar na organização de provas "piratas", caminhadas a pagar, treinos... Dá muito trabalho, muita dor de cabeça, muito stress, mas se tiveres uma equipa 5* (como a minha), vale a pena.
    **

    ResponderExcluir
  8. Totalmente de acordo!

    ResponderExcluir
  9. Eu como sou um analfabeto digital não dou para esses peditórios (sim, uso o facebuk apenas para ir vendo o que se passa e no caso dos pernetas abri uma excepção para mandar um elogio).

    Somos todos mal pagos mas quando já é o trabalho dos outros, são todos uns chulos.

    Inácios, meu caro, este é um país de inácios.

    Felizmente que há carolas como tu e a essa gangue fantástica que te deixa "acessorizar" para que haja e se mantenham inúmeras provas por este país fora, nem consigo imaginar com que esforço.

    E claro, ainda bem que já há dimensão para haver empresas que conseguem ter uma estrutura adequada e proporcionar uma boa experiência aos corredores, atletas, runners e quiçá, eu, que decidam pagar o que tal organização indica.

    Vá, não te chateies, bebe uma Leffe, e tenta apanhar o avião, costumam ser grandes, não há como perder uma coisa dessas.

    Abraço

    PS: o rezingão sou eu, pá, então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) … na Holanda bebe-se o quê????
      Aquele abraço

      Excluir
  10. E que continuem a organizar, por muitos mais anos, os trilhos dos pernetas :)
    Correr é vida!!

    Pedro Viana
    https://andaviana.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  11. Ora que grande e tão assertivo texto! Estou a aplaudir de pé!
    Tudo se resume a uma coisa. Sem organizações, não havia provas. Porque não haver união entre os dois lados quando ambos precisam um do outro? Por isso é que uma vez que respondi a um inquérito, alterei o sentido duma pergunta, que era sobre o que achava que as organizações podiam melhorar, para o que achava que os atletas deviam melhorar na sua relação com as organizações. É que várias vezes, quem mais refila é quem mais pisa o risco da legalidade, aka trafulhice, causando problemas a todos os intervenientes, ficando depois o ónus em cima de quem organizou...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir