terça-feira

A minha Meia Maratona da Primavera


Vou começar pelo fim. Por avaliar aquilo que foi uma uma bela surpresa para mim, opinião que ouvi já repercutida muitas vezes por amigos e conhecidos que já cá andam há algum tempo neste maravilhoso mundo que é o mundo de corredor de fim-de-semana.
Foi uma muito agradável surpresa esta Meia Maratona da Primavera, diria mais … foi uma das meia-maratonas mais bem organizadas que eu vi até hoje. Tá dito … 
Eu sabia que a Câmara da Feira estava por trás da organização desta prova e também sabia que tinha gente que além de ter muita experiência em organizar provas também são corredores de fim de semana como eu e tu … isso aliado à capacidade financeira e organizativa de uma Camara habituada a grandes eventos era só por si um sinal que a coisa tinha tudo para correr bem.
Depois veio o lançamento da prova, um bocadinho em cima do joelho a poucos meses do evento, foi até uma surpresa. Também uma surpresa agradável foi o preço a que foi lançada – paguei € 7,50 por esta prova – decidi participar tb por isso, pelo preço, por ser perto e também por ser um sábado ao fim da tarde, uma hora agradável e fácil de gerir para mim. Ia ser com certeza um bom treininho.
Depois veio o anúncio do percurso e foi uma desilusão, confesso. Pouco iria ter da Cidade da Feira, muito menos do centro histórico ou da baixa. O percurso iria levar-nos para fora da cidade, em grande parte por uma zona industrial, às voltas, até Rio Meão e voltar … depois sim, haveria uma incursão à Feira, até ao estádio Marcolino de Castro e voltar para acabar no Europarque onde tudo tinha começado. Conheço bem a zona industrial, quando vivia na feira passava ali algumas vezes – além de duro com subidas de inclinações que metem respeito ia ser um deserto. Paciência … é para treinar.
Na 6ª feira fui levantar o dorsal … estavam a montar o “palco” e o cenário do Europarque era apenas perfeito. Tudo a funcionar a 100%, as meninas que estavam a entregar dorsais muito simpáticas … além de podermos escolher a cor da camisola (vermelho, verde, azul ou laranja) ainda trouxe um saco cheio de coisas, entre panfletos de todo o tipo, brindes, comes e bebes. E havia uma Pasta Party incluída no preço – que me lembre nunca vi tal coisa numa Meia Maratona. Ah … e provei o Chamoa J
Ao ver aquele ambiente ficou aquele bichinho de vontade para correr esta prova, mas ainda tinha que esperar 24 horas …
Durante a semana tinha já treinado 4 vezes … duas delas com treininos bem durinhos. Na 3ª feira com o grupo mais rápido do Running Espinho fomos fazer um percurso com algumas rampas que eram atacadas com força e o treino acabou com 2km abaixo dos 4min/km. No dia seguinte era dia de treino pelo Porto … talvez repetir a façanha da semana passada, fazendo aqueles 15km de sobe e desce abaixo dos 5m/km. Mas lá chegado mudei de ideias … ia fazer 15km mas em plano, tentando andar abaixo dos 4,30m/km. Seria porreiro fazer essa média na Meia da Primavera … o teste correu muito bem, melhor que o esperado.
não foi mau ..

Na 5ª e 6ª nada fiz … não por opção mas porque não tive mesmo tempo. No sábado de manhã, dia de prova, fui para o Quintal dos Pernetas retirar as fitas que faltavam do evento da semana anterior … foram 14km feitos a caminhar, quase 700m D+ com um caloraça que nem vos digo durante 3h30min. Que se lixe. A meia Maratona é um treino. Um banhito e uma pratada de massa depois estava como o aço J
é isto … não me largam ..

Eram 16.30h cheguei com a Pikinita ao Europarque que estava a fazer jús ao nome que deram a esta Meia Maratona, Primavera. O sol, o verde dos parques, misturado com umas centenas de camisolas coloridas  em movimento pelo espaço enorme que o Europarque oferece. Havia insufláveis e animação para as crianças – era uma festa para toda a família.


E ali estavam as camisolas vermelhas do Clube Atletismo de Lamas que trouxe muita gente a esta prova. Muita gente conhecida, ou não fosse um jogo em “casa”, tudo bem disposto … xixizinho, aquecimento ligeiro e está na hora. Eu, a Pikinita e mais uns quantos do CAL lá nos colocamos na parte detrás do funil. Está na hora … querem vir comigo … prometo que é rápido J
tentem encontrar o Wally … pois .. não encontram … aproveitaram que fui à casa de banho e toca a tirar a foto sem mim… enfim ..

Mal se deu a partida começou o desporto habitual de tentar passar a malta detrás para a frente … zigue-zagues, travagens, ligeiros atropelos … quando começo a embalar vejo o Kaká dos BYL no passeio … toca a parar para um grande abraço … isto é um treino, tenho tempo.


Quer dizer, tenho mais ou menos tempo … depois do treino de 4ª tinha a secreta esperança de chegar no minuto 32. Depois da esfrega no monte da manhã já me daria por contente ficar abaixo do 35. Retomei a corrida e à saída do Europarque já consegui correr ao ritmo que quis … as pernocas confirmavam as indicações que o aquecimento tinha dado … estão pesadas, mesmo a caminhar aqueles 14km e mais ainda o desnível em pisos complicados deixaram mossa. Azar …

Sigaaa … primeiro km ainda acima dos 5m/km mas como o segundo era a descer facilmente cheguei ao que pretendia … 4,20m/km de média. Muita gente conhecida … muitos “piropos” dei mas também levei … passo a bandeira das 1h45 que era levada pelo gajo mais feio e velho da nossa zona (não digo quem é para ele não sofrer bullying, mas ó Beto … podias fazer umas termas na tua terra, as Caldas de S.Jorge não tem cirurgiões plásticos para dar aí um jeitinho, por mais pequeno que seja? Vá, deixa lá, o que interesse é o interior não é Beto?
animação foi constante...

tu bufa pra aí …

Depois veio a primeira grande subida … mais ou menos 1km sempre a subir que venci com mestria sem vacilar … sentia-me com força e é uma vantagem conhece-la, a subida J … depois entramos em terreno plano, com voltas e voltinhas por uma zona industrial recente e ainda com pouca construção. Continuava a passar gente e o ritmo médio chegou aos 4,18m/km, o mais baixo de toda a prova.

Seguiu-se a ida a Rio Meão para o retorno, uma longa descida seguida de uma longa subida … não foi fácil manter o ritmo que aumentou para 4,20m/km. Agora era regressar ao Europarque … descida para tentar recuperar um pouco mas logo seguido de mais uma subida … ufa … o carrossel continuava com a descida de 1km antes de voltar a subir para a rotunda em frente ao europarque com uns 12km feitos … foi a pior fase para mim, as pernas não estavam a responder e estava a sentir o gémeo esquerdo muito duro e preso …  pensei mesmo em ficar por ali para evitar alguma lesão que me parecia próxima. O “problema” foi a rotunda estar cheia de gente a incentivar, uma banda a animar que me distraiu e motivou … quando dei por ela estava a subir em para o parque industrial do roligo em direcção ao centro de Santa Maria da Feira J

O ritmo estava em 4,22m/km, retirando o primeiro km era a média mais alta de toda a prova. Entrei na parte que mais gostei embora fosse igualmente a mais complicada … desníveis ligeiros, pisos diversos incluindo empedrados, saltar passeios, corta à esquerda, corta à direita e estava a ficar de noite … mais público e comecei a ver a malta de frente já no regresso para a meta. Aquela procura por caras conhecidas, os incentivos e os piropos distraíam das dores de pernas que estava a sentir … a respiração estava mais que controlada, excelente mesmo … 
Entramos no Estádio Marcolino de Castro para uma volta completa ao relvado e ouvir o speaker a mencionar o nosso nome … todos foram chamados … foi um pormenor giro J  

…  faltava regressar … uns 4km e afinal podia dar para chegar no minuto 32. Não desarmei e comecei a tentar gerir estes últimos km, não baixando o ritmo nos planos e descidas, e controlando nas subidas … sabia que a parte final ia ser durinha com a subida ao Hotel Ibis já no Europarque … continuava a passar gente e a média ia nuns fantásticos 4,22m/km … 
Descida em direcção à entrada do Europarque onde há uns minutos atrás tinha pensado em desistir … passo mais dois atletas e vejo outros dois uns 50m à minha frente … foram a minha motivação para suprimir a rampa para o Ibis com mestria… alcancei-os … falta menos do que um km … podia ter acelerado, a sério que ainda tinha força para isso, mas estava satisfeito e fiquei ali com aqueles dois companheiros, lado a lado … ali está a meta … é só dar a volta à rotunda, deixo os companheiros seguir à minha frente … não me apetece uma luta agora … uma última espreitadela ao relógio … vai dar para ficar no minuto 31 … na reta da meta a família Perneta que não correu J .. pétaculo … feito e bem feito ..



Muito satisfeito com a minha prova … conto apenas 22 Meias Maratonas em 10 anos .. embora seja uma distância que gosto normalmente participo em poucas. Foi o 3º melhor tempo de sempre … mesmo assim a uns enorme 5 minutos do meu RP - mas isso eram outros tempos, outras “formas” J … melhor de tudo é que se tivesse que continuar a correr ainda aguentava mais alguns km.- tou a ficar no ponto rebuçado.

Sempre em subida



Depois foi ir ter com a família, assistir à chegada dos outros e esperar ansiosamente que a Pikinita cortasse a meta também. Os dias anteriores não tinham sido nada fáceis para ela mas ali vinha ela com a Ana Paula toda sorridente e completamente à vontade. Pétaculo J

Grande festa na meta … a chegada já de noite, com a meta iluminada e com bastante gente foi muito giro.
Fiquei mesmo fã desta Meia … parabéns a todos os envolvidos na organização. Não vai ser fácil manter o nível – cá estarei no próximo ano para ver in loco se conseguem manter - eu aposto que sim J

16 comentários:

  1. Parabéns pela excelente prova (grande marca) e, não menos excelente descrição.
    Folgo muito que desta vez a prova tenha tido boa organização pois não tenho boas memórias de S. Maria da Feira pois em 2015 estivemos aí participando na S. Silvestre e, a experiência não foi das melhores: partimos 30 minutos depois da hora prevista (uma seca estar na caixa tanto tempo) e, durante muito do percurso não havia luz (escurinho, escurinho, Teresinha até caiu).
    Sim, eu sei, nessa altura o país estava a "apertar" o cinto e a luz pública era desligada.
    Enfim, já passou e, ainda bem que agora corre tudo sobre rodas, perdão,......... sapatilhas :)
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiii….essa S.Silvestre :) … não estive presente mas sei que correu muito mal mesmo. Mas nesta meia estiveram praticamente perfeitos … a ver se conseguem repetir.
      Obrigado e boas corridas :)
      Abraço

      Excluir
  2. Cada vez mais acho que as boas provas são as que são longe das grandes cidades e super comerciais... Este é mais um exemplo!

    Parabéns pela tua prova! Mesmo de pernas cansadas, fizeste uma excelente prova e o teu sorriso no final diz tudo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado … eu gosto das provas "caseirinhas", organizadas por clubes "caseirinhos". Esta não entra nesse rol porque está uma Camara Municipal por trás, que tem recursos que nenhum clube consegue ter. Num clube tens que andar atrás de quem te ajude, particulares, empresas e tb ajudas do município, juntas, etc. Aqui fica um pouco facilitado o que não quer dizer que não tenham todo o mérito porque conseguiram tratar de todos aqueles pequenos pormenores a que nós damos valor.
      E sim … fiz uma excelente prova e fiquei muito satisfeito :)
      Beijinhos

      Excluir
  3. Muitos parabéns pela prova que realizaste e pelo ponto de rebuçado que estás a ficar :)

    Também de enaltecer o aparecimento duma nova Meia, ainda por cima tão bem organizada!

    Apenas não gosto da expressão de corredor de fim-de-semana. Talvez por estar calejado por um famoso locutor da nossa praça que gosta de denegrir os atletas de pelotão e chama, entre outras coisas, de atletas de fim-de-semana em tom jocoso.
    A realidade é que a maioria dos atletas que correm nas nossas estradas ou montanhas, têm que conciliar a sua vida profissional e familiar com a corrida, correndo grande parte dos dias e não apenas ao fim-de-semana.
    Geralmente competem é ao fim-de-semana, mas não será o mesmo como com a elite?

    Um abraço e muita força para que essa forma, ou ponto de rebuçado, se mantenha e melhore mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, quando digo ou escrevo "corredor de fim de semana" não é de forma depreciativa, é apenas uma forma de dizer que todos nós não vivemos disto, é um hobby… é lógico que muitos de nós, talvez a maior parte treina muito durante a semana, eu também (e gostava de treinar mais :)) … não quero de maneira nenhuma desprezar o empenho de todos nós, muito menos denegrir. O meu tom não é jocoso como desse imbecil de que falas, o meu tom é de carinho e admiração para com todos os que se aventuram neste mundo maravilhoso "do atleta de pelotão" - tens razão, fica melhor :)
      Ainda não estou no ponto de rebuçado mas estou a chegar perto … ontem tive a prova disso, fiz os 18km dos Pernetas em pouco mais de 2h, sempre tranquilo, a vencer muitas das subidas ingremes a trote como "antigamente" … e hoje as pernas estou boas :)
      Obrigado … e aquele abraço forte

      Excluir
    2. Sim! O teu não foi depreciativo ou jocoso, de modo algum! Só não gosto da expressão, muito principalmente por a desse senhor ser tão depreciativa.
      Grande abraço e continua assim a carregar! :)

      Excluir
  4. Bom relato gostei de te rever, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) … olha quem ele é :) … tb gostei de te rever, estás em todas :)
      Grande Abraço

      Excluir
  5. Respostas
    1. De nada páh … é verdade, a coisa foi bem feita. Abraço

      Excluir
  6. Pois... ouvi dizer que foi muito dura pois tinha muitas subidas como dizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era durinha, mas isso é relativo … vi muita gente a bater o seu RP e a fazer excelentes marcas.

      Excluir
  7. Bem haja.
    Vi o seu blogue e gostei muito. Andando neste mundo de corredores há dois anos e meio (depois de ter largado uma vida de muita obesidade), essa é uma das provas que mais me cativam. Este ano dei prioridade à Meia Maratona de Ílhavo e não gostei especialmente, pelo que me sinto tentado a experimentar essa no próximo ano. O seu veredito ajudou-me imenso nesse sentido, porque as meias maratonas e as maratonas são o que verdadeiramente me fascina.
    Não sei se já o encontrei em algumas provas, mas, se não foi o caso, espero ter oportunidade num futuro próximo.
    Em abril vou fazer a minha segunda maratona, em Aveiro, talvez aí.
    Aproveito para o convidar a visitar e a subscrever (caso pretenda) o meu blogue: https://exgordoatualmaratonista.blogs.sapo.pt/eu-ex-obeso-me-confesso-455

    Votos de boas corridas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, obrigado pela visita e pelo comentário simpático. Depois quero propor que nos tratemos por tu, torna tudo mais fácil :).
      Em relação à Meia de Ílhavo não posso dizer nada pq nunca participei. Mas deduzindo que sejas da zona de Aveiro e que gostas de meias maratonas, posso aconselhar-te a de Cortegaça (12 de Maio) e a de Ovar (inicio de Outubro) - são duas daquelas clássicas com longo historial, organizadas de atletas para atletas. Valem a pena. É provável que já nos tenhamos cruzado em alguma prova - espero então que numa próxima nos possamos cumprimentar - a minha próxima é mesmo Cortegaça.
      Vou adicionar o teu blogue aos meus favoritos para acompanhar a tua vida de corredor de pelotão.
      Boas Maratona de Aveiro
      Aquele Abraço

      Excluir