quinta-feira

Parabéns Egas!!!

(Foto escandalosamente gamada do perfil FB do individuo .. peço desculpa)

Hoje o Egas faz anos!! 80 primaveras!!!

E quem é o Egas? 

Por onde começo? Para começar é um dos "sócios" do Último Kilómetro (juntamente com um sobrinho auto-intitulado de raposa manca do Ribatejo) , um blogue de referência destas coisas das corridas, dos mais antigos e um dos meus preferidos. Adoro ler sobre as histórias deles e de outros, quando isto das corridas ainda não era um fenómeno de massas como é hoje, quando às provas apareciam apenas umas dezenas de atletas, quando não havia as modernices que existem hoje a nível de equipamentos e se corria com o que havia. 

E o Egas faz parte dessa história, como um dos pioneiros das corridas populares em Portugal, seja em estrada ou na Montanha, seja em provas curtas como nas raras Maratonas ou Ultras que existiam à época - o que hoje é um fenómeno e que muita gente já fez ou vai fazer, à época era algo completamente louco. E ele foi um desses poucos loucos que ajudou a abrir caminho para o fenómeno da corrida que conhecemos dos dias de hoje, a corrida para todos!!!

Mas o Egas não foi só corrida ... tinha paixão por outros desportos que praticou sempre com êxito. Jogou futebol, jogou futsal (nos inícios dos anos 60 alguém jogava futsal? O Egas sim) e ténis, desporto onde conseguiu alguns êxitos desportivos de referência. 

Mas o Egas não é apenas desporto ... literatura, teatro, poesia, cinema, politica ... activista, sempre envolvido nas lutas que acha que tem que travar, este homem não para...

E quando digo que não pára, não pára mesmo ... mesmo quando a vida lhe prega as maiores rasteiras que se podem imaginar. É um enorme lutador que nunca se deu por vencido, um exemplo de como se pode viver uma vida, fazendo coisas  de que se gosta, dedicando-se às causes em que se acredita, fazendo um mundo melhor.

Agora vou confessar-vos uma coisa ... eu não conheço o Egas pessoalmente (ainda). Mas não é isso que me impede de admirar este homem.

Egas, meu amigo ... muitos parabéns pelas 80 primaveras e que possas gozar muitas mais com saúde suficiente para te continuares a dedicar a todas estas actividades que tanto gostas e que te preenchem a alma.

Um enorme abraço deste Perneta

5 comentários:

  1. Que bela descrição dum Homem que também não conheço ao vivo e a cores, mas que depois de ler este texto fico a conhecer um pouco melhor. Parabéns para o autor e claro, para o Egas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Carlos! O modestíssimo desatleta fica sem palavras.
    Mas se vieres à Meia da Ponte 25 de Abril vou estar no cruzamento da 24 de Julho com a Infante Santo e vamo-nos cumprimentar. Se o Jorge puder vir então ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou. Vai ficar para uma próxima.
      Forte abraço

      Excluir
  3. Obrigado Perneta. Forte abraço.

    ResponderExcluir