quarta-feira

Maratona do Porto - desta vez foram 42,195km


A Maratona do Porto é a minha prova preferida – não me canso de o dizer – porque é muito mais do que apenas correr a distância mítica, já engloba algumas tradições e um convívio com um monte cada vez maior de amigos, inicia sábado de manhã e só acaba no domingo ao fim da tarde. Sobre este antes e depois ainda faço uma posta à parte porque merece. Hoje vou chatear-vos apenas com a minha prova em si o que já dá um testamento daqueles J.
Faltavam apenas 5 minutos para o tiro de partida quando a malta do CAL chegou à Rotunda da Anémona – e não foi por chegar tarde – como sempre entre paleio com tudo e todos que dão resposta (e os que não dão também), palhaçadas, fotografias, café, largadas de javalis, mudança de água às azeitonas e até futeboladas pré-Maratona (sim … aqui joga-se à bola uns minutos antes de correr uma Maratona), quando se dá por ela já está o speaker a fazer a contagem decrescente para a partida.


Desta vez até nem correu mal … na Meia de Ovar o pelotão já levava 300m de vantagem quando passei a meta, desta vez consegui partir no fim do Grupo B, mesmo tendo dorsal para integrar o Grupo A. Só havia um stress para mim … tinha combinado fazer a prova com o Silvio Horta (um colega blogger de Lisboa que se estreava na Maratona e queria fazer 3h30) e antes da partida andamos completamente desencontrados – quando eu estava no Queimodromo, ele estava na Anémona, quando veio para cima eu fui ao café, voltou para baixo e eu estava no carro a equipar-me … “estou no B, encontramo-nos depois durante a corrida” … pois …


Quase 3 minutos depois do tiro de partida lá passei juntamente com a malta do CAL o pórtico de partida … “boa prova” e siga que se faz tarde pois amigo não empata amigo … ainda não tinha feito 100m já se ouviam as primeiras palavras de incentivo personalizadas do lado direito do público (BYL e Montemorrows ou lá como se chamam - vocês estão cá dentro) … isto promete J
Que inkipinha de categoria

Vamos lá entrar no ritmo … ali ia eu, com uma preparação atípica para uma Maratona à procura de um balão que dissesse 3h30, para depois procurar o Silvio … mas estava longe, muito longe.
A subir a Av.da Boavista logo nos primeiros km já vou abaixo da média a recuperar terreno para o tal balão … mas primeiro era preciso passar o das 4h30, depois o das 4h15, depois o das 4h, o das 3h45 e finalmente ali estava ele o das 3h30 … já levava uns 13km nas pernas quando cheguei perto … antes disso tinha andado a encher chouriços na fronteira entre Porto e Matosinhos e ido ver o Porto de Leixões até ao primeiro retorno.
… um pouco antes desse retorno vejo o Silvio pela primeira vez – ia com o Rui Soeiro e levavam uma boa vantagem …  não vai ser fácil apanha-los porque o ritmo vai mais alto do que previsto e não convém exagerar muito mais. Não gosto muito desta fase mas gostei do apoio que continuava a ter … dos incentivos constantes de fora e dentro do pelotão … agradeço cada um deles. E gostei de passar a mítica marca dos 11km … uma Maratona de Roma estava feita J … o ritmo estava já abaixo dos 4,50min/km e as sensações eram excelentes, soltinho e pujante – nem sempre é assim logo ao início. 


Passei o dito balão das 3h30 no início da Avenida Brasil, já depois da separação entre a malta da Maratona com a Family Race … isto de passar os balões é um desgaste adicional grande. Junto dos balões, especialmente nos primeiros kms o aglomerado de gente é enorme e as ruas estreitas para tanta gente. Só há hipótese de ultrapassar por fora e a grande velocidade. E foi isso que fiz em todos eles. O das 3h30 foi pela esquerda, entrando na faixa contrária, por fora dos mecos (não me desclassifiquem por isso por fvr J). 
A táctica de ir à um pouco à frente do balão das 3h30 estava finalmente a ser conseguida. Avenida Brasil, Marginal do Douro, Ponte Arrábida e pouco depois Alfandega … os km passavam a bom ritmo, respiração impecavelmente controlada e sem desgaste aparente. Mas havia um problema e não era pequeno …
Desde o primeiro km que sentia uma dor um pouco acima do tornozelo direito, na lateral interior. É uma dor conhecida nos tecidos moles, que já me obrigou a parar numa Meia de Cortegaça aos 13km (em 2013 ou 2014 acho eu) e uns anos mais tarde me obrigou a uma paragem de 1 mês na corrida. Ia preocupado porque apesar de tentar ignorar a dor estava a intensificar – e estava muito longe, ainda faltavam tantos km – cheguei a pensar que não ia conseguir acabar e que era uma questão de tempo para me dar a fisgada final. 
Nesta fase já não há grandes aglomerados de corredores, tudo bem mais espaçado e também não há grandes ultrapassagens pq os ritmos são constantes e acertados. Mesmo assim ainda vou passando alguns porque continuo na busca do Silvio e do Rui … 4,42min/km talvez seja demasiado rápido mas sinto-me bem apesar da dor no tornozelo ter atingido a pior fase.


Descer para as entranhas da Ribeira do Porto dá sempre um gozo enorme … mas hoje é com cuidado redobrado … o empedrado está muito molhado e escorrega … um tralho ali a descer não seria agradável. Aquele corredor antes da ponte D.Luis é um espectáculo e a subida para o tabuleiro inferior da ponte é feito sem perder ritmo e com facilidade … cá estamos numa das melhores partes, a Ponte D.Luis onde além das vistas encontramos um dos maiores aglomerados de pessoas a incentivar … o ambiente é excelente e carrega-nos as baterias … vou bem … siga para o lado de Gaia ….


Já vejo o pórtico da Meia Maratona ao fundo, tb já vejo as camisolas azuis do Silvio e do Rui … consigo encostar ao fim de 21km … “tá muito lento caralho J” …. e está encontrada a companhia para os próximos 10km. Passo a meia com ca. 1h40 e com excelentes sensações com uma média bem abaixo do que tinha previsto fazer. Impecável..
cá estão eles ... pensavam que escapavam...
Até aos 24,5k (retorno perto da Afurada) vou na conversa com os meus compinchas de viagem. O ritmo reduz um pouco, mais controlado … ir e voltar à Afurada dá tb oportunidade de ver os amigos e conhecidos em prova, ver como estão, mandar e receber incentivos é uma constante … o nosso Nuno Silva está no sitio habitual quando não corre a Maratona J … desde a Afurada que o ritmo baixou bastante, agora já muitas vezes acima dos 5min/km … o Sílvio vai com algumas dificuldades …
… junto às Caves Ferreira nova claque de apoio … já é tradição J … Ana, Andreia, Isabel, Martim e Renatinho … paro para cumprimentos e high-5 … e siga que se faz tarde … volta o empedrado do cais de Gaia … este ano voltei a fazer tudo sem ir aos passeios … e pela primeira vez em tantos anos nunca me doeu os joelhos, nem o meu Mantorras J … curado??? Não … tão velho que já não o sinto J … já vejo ao fundo aquela subidinha diabólica para voltar à Ponte D.Luis … continuo bem e faço aquilo com uma “perna às costas” … incrível o tão bem que vou, apenas já noto um ligeiro desgaste a nível muscular … não fosse o tornozelo ia 100% bem para quem já levava uns bons km nas pernas a um ritmo acima do previsto… e com isto já falta pouco para o chegar ao mítico km 30.




Mas antes nova injecção de adrenalina com o muito público na saída da Ponte já do lado do Porto … que espectáculo … muito obrigado a todos … e ali está a placa dos 30km … olho para o lado e já não vejo os meus companheiros dos últimos km … ficaram um pouco para trás … reduzo para que juntem … o ritmo baixou ritmos bem acima dos 5,20min/km e está-me a desgastar … e como amigo não empata amigo, e a estreia do Sílvio está a ser muito bem apadrinhada pelo Rui, decido ir embora …. Despeço-me, desejo boa sorte e siga … estou com energia e com vontade de encarar os últimos 10km cheios de garra … faço contas de cabeça e há possibilidades de lutar pelo meu 2º melhor tempo de sempre … um tempo abaixo das 3h24.


No retorno do Freixo à Ribeira (a parte pior desta Maratona para mim) faço km a 4,30min, passam num ápice e começo a sentir desgaste … túnel da Ribeira … sinto falta do Zé Alexandre que no ano passado me ajudou a passar este “monstro” que me deita sempre abaixo … sigo sozinho, firme e hirto … este ano apercebo-me das tv’s a passar cenas do Chariots of Fire … já está …sigaaa ..
Consigo manter ritmos bem altos, entre 4,30 e 4,45min/km, mas já é em esforço … ainda tenho pernas para dar e vender mas começo a sentir falta de energia … até ao km 28 cumpri à risca a alimentação com os géis (1 a cada 7km … desta vez usei uns da Prozis que são mais pequenos mas que se tomam bem). Como sempre não descurei a hidratação em nenhum ponto, aproveitei sempre as esponjas e até água para me refrescar a cabeça … mas tinha dado dois géis aos 30km a um companheiro de viagem que estava a precisar, pensando que ainda tinha outro e não tinha … e senti que me faltou essa energia aos 35km … nada a fazer … sigaaa…
… fui conseguindo manter o ritmo dentro do recém criado objectivo até aos 38km, cada vez com mais esforço e adiando o mais possível a “marretada” que chegou aos 38km ainda na marginal do Douro … foi-se a energia e ainda faltava fazer aquela subidinha na Foz e fazer a interminável Avenida Brasil … tou lixado …
Só resta uma solução … faca nos dentes e ir colocando um pé à frente do outro seja lá como for … e assim foi não só até ao Castelo do Queijo como ainda até à Anémona onde já se ouvia o speaker na meta …o 2º melhor tempo de sempre numa Maratona tinha passado a miragem e agora via o balão das 3h30 a aproximar-se a grande velocidade … mesmo tendo uma vantagem de quase 3 minutos pelo facto de ter partido cá atrás fiz ponto de honra não chegar atrás dele …
ali vem o balão das 3h30..

… mas uma coisa é querer e outra é poder … as pernas não andavam mais do que aquilo … começa a subida para a meta, que espectáculo … o corredor estreito, centenas de pessoas junto aos gradeamentos a incentivar … como está diferente o público comparando com ainda há poucos anos atrás … obrigado, obrigado … 
isso .. tu olha pró relógio ... adianta-te um grosso...

… de repente do lado esquerdo um grupo de camisolas do CAL … é o nosso Presidente Xô Dias, Albina e outros que não reconheci a vibrar com a minha passagem … é pah, a sério … eu que até ali tinha vindo a desfrutar da prova sempre a rir e na puta da brincadeira quase me desmanchava e fui a conter o “suar dos olhos” … acho que nem lhes dei a devida atenção (desculpem) … de tal forma que pouco mais à frente ia falhando um abraço muito especial … dei meia volta e o mundo parou por uns segundos… de tal forma que o tal balão das 3h30 de repente já tinha passado J 
Voltando ao “relvado” retemperado pelo apoio e a cheirar a meta pensei … “nah … nem que se foda tudo, mas fico à frente do balão” J …e pernas? Tá bem abelha … o que me valeu é que os gajos abrandaram porque levavam 1 minuto de vantagem em relação ao tempo do balão o que deu para os passar nas calmas, entrar no Queimódromo curtindo o ambiente fantástico e cortando aquela meta de forma tranquila a nível de ritmo mas numa montanha russa de sentimentos, entre calafrios, olhos suados e alegria imensa como se fosse a primeira – isto de cortar a meta de uma Maratona só quem passa por elas J



O tempo oficial conseguido foi de 3:27:22 o que é a minha 3ª melhor marca de sempre. Para quem andou lesionado e condicionado durante 9 meses e meio durante esta ano, fez uma preparação de 1 mês à pressão até que foi bem bom. Muito melhor ainda a forma como acabei, mesmo não podendo dar muito mais e estar completamente empenado acabei relativamente bem. O tornozelo aguentou-se e até o senti menos na 2ª metade da prova – entretanto inchou (provavelmente um derrame) mas não dói – estou uns dias parado por opção.


O pós-prova foi muito giro tb … mas fica para a tal posta à parte.
Esta maratona encheu-me a alma por tudo … já participei em algumas míticas na europa, em vários países … tb já tinha vaticinado que a Maratona do Porto tinha tudo para atingir um nível como as melhores e este ano penso que chegou a esse ponto. A organização em si é de excelência praticamente a todos os níveis – faltava uma maior participação estrangeira o que foi conseguido este ano. Outra grande diferença que eu via era a nível de público, pouca quantidade e nada entusiasta em anos anteriores embora estivesse a melhorar de ano para ano – a este nível a edição de domingo passado deu finalmente aquele grande passo – muita gente a assistir, a apoiar de forma entusiástica – muito bom mesmo. A Maratona do Porto tem tudo para crescer – estes estrangeiros vão voltar a casa e contar como foram recebidos, como é lindo o percurso, como tudo funcionou, como os tugas recebem bem, como é boa a nossa comida e quanto pouco custa – e para o ano teremos muitos mais, os que vão regressar e os que pela melhor publicidade que existe (boca a boca) quererão vir experimentar.
Um ponto muito negativo e que tem incendiado a redes sociais nos últimos dias – os BATOTEIROS – gente sem um pingo de vergonha que apenas faz parte do percurso, corta caminho, faz a corrida por estafetas, etc, etc e tal e no fim cortam a meta e vão buscar a medalha de finalizador. Pior ainda, tiram fotografias com a medalha ao peito e postam nas redes sociais deixando-se parabenizar pelos amigos e conhecidos com a maior cara de pau. Além de batoteiros, falsos e sem escrúpulos são burros …  como é que pensavam escapar com tantas fotos, tanta gente a ver, com o registo dos check-points divulgados na página da prova? Meu Deus … eu não entendo isto … sei que sempre houve e em todo o lado, mas nunca pensei que fossem tantos e ainda por cima descobri alguns que eu conheço e até admirava. Como é que esta gente se sentirá à noite quando deitam a cabeça na almofada e desligam as luzes? Eu costumo reviver a minha Maratona,os altos e baixos, desfruto das “vitórias” e lambo as feridas e faço o luto das “derrotas” … esta malta deve sentir uma frustração enorme pois no fundo sabem que não passam de uma fraude. 
A organização neste aspecto parece-me estar a trabalhar bem também, dado que estão a limpar as listagens desta gente. Acho que andar a oferecer dezenas ou centenas de dorsais nas últimas semanas através dos patrocinadores não ajuda em nada porque a maior parte das pessoas que vai não está preparada e poderá dar nisto – embora não justifique o passar a meta. Acho que tem a ver com a guerra estúpida com a Maratona de Lisboa e querer ter mais finalizadores – se querem oferecer dorsais façam-no com 2 meses de antecedência para ainda dar algum tempo de quem os ganha se preparar minimamente para uma Maratona.
Deixei para o fim uma palavrinha para os meus compinchas do CAL que correram a Maratona no domingo – acho que batemos o recorde de participação e todos acabaram – 10 em 10 – jackpot. Parabéns a nós todos, com um parabéns muito especial aos novos maratonistas – Serafim e Hélder – aos que bateram os seus recordes – Americo (este mais um parabéns por fazer anos no mesmo dia), Jorge, Joel. 
Existem histórias de grande superação por detrás de alguns (não é Bruno? O que um simples pormenor de uma mensagem consegue fazer). Badolas? Tás empenado? Treinasses. Zé Alexandre – até ao último segundo sem saber se podia correr quanto mais acabar uma Maratona, que poderia ser mais uma mas era muito especial não era? Pois era … sei bem que era ... esta foto diz tudo e de certeza que a mensagem chegou J


Por fim dizer que enterrei a história dos 11km da Maratona de Roma. Vou sentir falta do nr.11, do gozo, dos bitaites … paciência. Acabou-se o nr.11 …


E com esta de domingo, sabem quantas Maratonas de estrada concluí até ao momento???
Pois J J J











25 comentários:

  1. Que descrição perfeita para o que sucedeu ao longo da prova. Fiquei fã da prova, do apoio do público, dos atletas, da organização. Para o ano só não volto se estiver lesionado. Obrigado pelo apoio durante a prova, as dicas e pelos géis... :) Fico-te a dever uma. ;) Realmente já ia em muito mau estado. Fizeste uma excelente prova, parabéns! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Maratona do Porto é mesmo excelente. E não tens nada que agradecer, não fiz nada que não fizesses por mim e não me deves nada. Para o ano cá estaremos novamente, e aí já terás mais experiência ... pq a Maratona é muito experiência tb ... aprende-se com os erros e as coisas boas que vamos fazendo ... numa primeira o que conta é acabar e isso fizeste ... és Maratonista e com uma luta daquelas, muito merecido. Parabéns colega :) ... Abraço

      Excluir
    2. Obrigado mais uma vez! Abraço!

      Excluir
  2. São 11 Maratonas?
    Belo relato, muito ao teu estilo. E uma bela prova! Mais um mês de preparação e a tua luta era com o balão das 3:15.
    Está ali muita malta bem apessoada na foto da partida, sim senhor! :P
    Bom descanso! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo ... 11!!! Tenho que rapidamente fazer outra para deixar esse numero definitivamente para trás :)
      Acredito que com mais um mês teria tido condições para encarar a Maratona como queria inicialmente, para novo RP e quem sabe baixar as 3h10. Fica para 2018. Sou um chavalo e não se pode fazer tudo de uma vez ;)
      Abraço

      P.S. Sim, especialmente malta de branco

      Excluir
  3. Tenho uma dúvida para saber responder à tua pergunta... a maratona de Domingo vale por quantas de Roma??!
    (Pronto eu juro que foi a última)
    :)))

    Um abraço e mais uma vez parabéns pela excelente prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3,8359 para ser excato :) ... tás à vontade
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir
  4. Tudo muito bom! Desde o texto à, o mais importante, fantástica Maratona que realizaste com apenas um mês de preparação!!! Só prova todo o enorme potencial que tens.

    Concordo com toda a tua apreciação da Maratona.

    Quanto à parte triste e revoltante, quando é com alguém conhecido, como dizes e bem, é um desmoronar de castelo de cartas. Tristemente conheço casos assim e ainda há quem se vanglorie de determinada prestação quando, sem o saber, por muito mero acaso soube como foi realizada...
    E só acrescento uma coisa: Posso acabar lá atrás, muito atrás, mas com um orgulho enorme porque consegui. E isso é tudo.

    Muitos parabéns pela tua 11ª e agora venha a dúzia. Será ainda antes do Porto 2018?

    Grande abraço e, nunca é demais repetir, és um grande exemplo, inspiração e orgulho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande João ... exagerado mas prontos. Deixas-me um bocado sem jeito. Obrigado.
      Á frente ou atrás não importa nada, importa é fazer tudo sem batota e isso tu e eu fazemos. Não concebo nem entendo de outra forma.
      Quanto à 12ª espero bem que seja antes do Porto 2018 ... dia 30 deste mês espero que um sorteio me seja favorável (faz figas por mim e por mais 9 compinchas), se não for nessa hei-de arranjar outra antes :)
      Grande Abraço amigo João

      Excluir
  5. Excelente, grande Perneta! Muito boa maratona, com a inevitável quebra que certamente já esperavas. É o bom de já ter umas quantas no cinto. Sem espinhas! Um abraço, venho esse pré e pós prova (por falar nisso, fiquei com vontade de fazer outra maratona do Porto depois de ler que voltaram a fazer o jantar na tua casa!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe. Eu esperava que não acontecesse, mas sabia que o mais provável era que viesse ... e ter sido só aos 38km é bem bom. Anda para o ano ... preciso de malta para manter a tradição :)
      Aquele abraço

      Excluir
  6. Li primeiro o pós que o relato da Maratona, enfim...

    Muito bom de ler, quase que suei dos olhos em mais que um ponto.

    Gel de 7 em 7 km não é um abuso? E já sei que cada um é como cada um, bem sei.

    Parlez vous français? :)

    Abraço

    PS: Batoteiros? Enfim, eu nem facebook tenho mas já assisti a discussões interessantes (até mesmo em tasquinhos da concorrência) em que a teoria é, paguei, levo a medalha.

    E se já vi miúdas que nos EUA não teriam idade para beber um penalti de bagaço a fazer isso em Meias Maratona, também já vi pessoal bem ais maduro que eu a fazer o mesmo.

    Apenas pergunto, porquê, fo*****e, porquê?

    Ter uma foto nas "redes sóciais" é assim tão importante? (erro ortográfico propositado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... os géis que usei desta vez tem metade da quantidade habitual, daí mais géis que o habitual.
      Não tenho resposta para essa cena de Batoteiro e não concordo nada com o "paguei, levo a medalha" .. pagar não significa concluir,e tanto a medalha como a T-Finisher é para quem acaba a prova, fazendo o percurso todo dentro das regras estabelecidas.
      Porquê? Não te sei responder pq não compreendo ...
      Aquele abraço

      Excluir
  7. Grande Carlos. Parabéns pela conquista, e pela excelente prova que fizeste. Adorei o relato, continua!

    Felizmente tive a oportunidade de fazer pela primeira vez a maratona do Porto, e fiquei rendido.

    Uma vez mais, parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e não te preocupes ... vou continuar :)
      Ahh .. e parabéns pela tua Maratona do Porto.
      Aquele abraço

      Excluir
  8. Grande Carlos!
    Um homem que come, bebe (fuma e f***?)... prepara esta brincadeira num mês... e ainda vai na conversa enquanto corre... doa geis que lhe faziam falta... e faz um sub-3:30 é do caraças.
    Grande camaradagem, parabéns pela maneira de estares nestas coisas. Só acho que devias ter tirado uma fotocópia do dorsal e um amigo fazer os últimos 10 Km a esgalhar para fazeres um sub-3:20, eh eh eh
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fumar não fumo ;) ... lol. Obrigado ... acho que sou menino para fazer muito melhor (aliás já fiz) mas para isso é preciso treinar e deixar algumas coisas que mencionas (e isso é que é pior) :)
      Abraço

      Excluir
  9. Muitos, muitos parabéns! Pelo tempo, pela prova, pelo relato, pela superação das dificuldades, por tudo!

    Fui acompanhando a tua prova através da app (meio stalker, eu sei), e via-te lançadíssimo! Eu só pensava: "Uau! Ele é mesmo cromo! Nunca na vida hei-de correr assim!". Curiosa esta coisa de ter passado a manhã a seguir a prova de várias pessoas, algumas que não conheço de todo, e de ter vibrado com elas :)

    Adoro ler os teus relatos porque, contigo, a corrida é mesmo uma festa! E isso é tão bom :)

    Entretanto, já deves estar recuperado e de volta à estrada! Qual é a próxima?

    Parabéns e um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uiii ... obrigado :) ... acho que ao nosso nível a corrida só faz mesmo sentido assim. Mas cada um que faça o que entender :)
      Ainda não voltei à estrada ... um derrame e umas dores nas cruzes fizeram-me parar mas espero poder voltar no final de semana. A próxima será a São Silvestre de Ovar.
      Beijinhos

      Excluir
  10. Boas Carlos !!Só hoje ganhei coragem para ler os relatos dos blogs que habitualmente sigo e em que os seus autores foram correr a Maratona , sabia que ias , li como já esperava com muita emoção o teu relato .Tal como dizes a maratona também para mim é a prova preferida e não poder participar foi terrível. Parabéns pelo teu desempenho , o tempo nesta fase já começa a ser secundário .Gostei do "serrar"os dentes na avenida Brasil , já me aconteceu lá , gostei de também tal como eu tenho feito denunciar essa cambada de imbecis que se engana a si próprio para depois se ir gabar de coisas que não fizeram.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e compreendo perfeitamente a frustração, mas para o ano volta a haver Maratona do porto e vais lá estar para tudo voltar à normalidade.
      Grande Abraço e as melhoras

      Excluir
  11. Eu cá começo a pensar que simulas lesões e posts de lesões e isso, para depois quando fazes uma prova de topo ficarmos todos de boca aberta com o teu tempo e a congratular-te por algo que j+a era esperado sem ser por nós.. :p

    Grande tempo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó páh ... apanhado!!! :) ... obrigado. Aquela abraço

      Excluir
  12. Lol como sempre muito bom. Com relatos assim não há depré que sobreviva!!

    Parabéns pela medalha!!

    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe. Se assim for já vale a pena :)
      Obrigado. Beijinhos

      Excluir