quinta-feira

Trilhos do Perneta 3 - uma espécie de regulamento



“DA NATUREZA NADA SE TIRA A NÃO SER FOTOS, NADA SE DEIXA A NÃO SER PEGADAS, NADA SE MATA A NÃO SER O TEMPO, NADA SE LEVA A NÃO SER LEMBRANÇAS….”

…mantêm-se o lema para os 3ºs TRILHOS DO PERNETA que se realizam no próximo dia 1 de Maio 2016.

Os Trilhos do Perneta consistem num treino livre sem qualquer competição. Este ano ao contrário das edições anteriores vamos marcar o percurso. No entanto pretendemos que o grupo se mantenha junto o máximo possível. Vão participar atletas de níveis muito diferentes, desde muito experientes a pessoas que correm à pouco tempo e vão experimentar o trail pela primeira vez. O ritmo a adoptar será sempre do atleta menos rápido, e haverá uma espécie de atleta “vassoura” a fechar o pelotão.

Importante referir que aqui os organizadores também correm, não existem voluntários a dar apoio …só a título de exemplo, não vão ter a papinha pronta nos abastecimentos J … quem vai montar os abastecimentos somos nós próprios, pelo que não adianta estarem a “fugir” muito do grupo e chegar com muito avanço porque quem o fizer vai ter que esperar pelo grupo se quiser comer e beber (estará tudo trancado à chave J)… quem quiser andar mais rápido naturalmente que o pode fazer, poderá fazer as chamadas “piscinas”, voltar atrás para vir buscar o grupo … mais km nas pernas? Mais desnível! Nice, não é ?J Ou então enquanto esperam que os outros chegam, podem sempre ir limpando as margens do rio Inha, que está com muito lixo que as enxurradas dos últimos dias deixaram ficar pelos nossos trilhos J … boa!!!

Teremos 2 etapas – ca.12km e uma mais longa com mais de 20km (deverá rondar os 27km)

Cada atleta deverá estar minimamente preparado para enfrentar o percurso a que se propõe e é responsável pelos seus actos. Embora se prevejam ritmos lentos, ressalvamos que os percursos são duros, incluem subidas e descidas acentuadas, pisos irregulares, entre outras dificuldades.

Atenção: não existe seguro para este treino!!!

O importante é que venham todos com um monte de boa disposição, para que juntos possamos passar uma bela manhã, unidos à volta de algo que temos em comum….o gosto pela corrida e pela natureza.


CORRIDA E SOLIDARIEDADE DE MÃOS DADAS

Porque não fazer algo que adoramos e sermos solidários ao mesmo tempo?  Gostaríamos de convidar todos os participantes, apenas se puderem e quiserem, a oferecer um ou mais bens alimentares (tipo arroz, massas, enlatados, azeite, óleo, leite) – o que conseguirmos recolher será doado à Mercearia Social de Canedo, e vai beneficiar as famílias mais necessitadas desta zona.

PROGRAMA DE FESTAS

8.00h – Ponto de Encontro junto à Capela da N.Sra. da Piedade em Canedo (Santa Maria da Feira) para levantamento dos dorsais e “cumbibio” pré-treino

8.30h – Foto de Grupo e Partida – (ATENÇÃO: somos pontuais e não esperamos por ninguém J)

 COMO CHEGAR A CANEDO?

O melhor é apanhar a A29 (Gaia-Oliveira de Azemeis)…Canedo fica sensivelmente a meio e tem uma saída própria. Depois de sair em Canedo, logo após a portagem, 1ª rotunda em frente, 2ª rotunda em frente, 3ª rotunda (com um barco) à esquerda (3ª saída)…andam ca.200m e já se vê a Capela da N.Sra.da Piedade no alto de uma pequena colina. O melhor é contornar pela esquerda e estacionar por essa rua acima até junto da Capela. A Partida e Chegada (do percurso total) será no largo da Capela.

Coordenadas GPS 41°00'48.5"N 8°27'37.0"W 

PERCURSOS

Como em cima referido, existem 2 percursos. Teremos um abastecimento no fim dos 12km, e um aos 22km. No entanto aconselhamos os atletas a trazer bebida e comida suficiente para se “aguentarem” entre abastecimentos.

No final da etapa dos 12km disponibilizaremos carros para trazer os atletas que terminam a sua participação até à zona de partida (são ca.3km). Dado que estes transportes serão feitos com carros particulares, é mais que provável, que seja feito por vagas, pelo que haverá algum tempo de espera – agradecemos alguma paciência e todo o apoio que nos possam dar neste aspecto.

1º Percurso – partida Capela até lugar do Inha - 12km com 400 D+

- Este troço tem um pouco de tudo o que encontramos habitualmente no trail, numa escala um pouco menor. Teremos single-tracks normais e um pouco mais técnicos, pequenas subidas e descidas, algumas bem inclinadas, e estradões em terra para correr. Começamos por descer até ao Rio Inha, passando primeiro por baixo da ponte, depois por cima da mesma (atenção à travessia da estrada nacional), para chegar à outra margem e voltar a passar por baixo da Ponte do Inha. Agora é necessário passar uma serra – primeiro uma valente subida bem inclinada para depois de conquistada, apanhar um grande estradão em terra a descer onde se pode embalar a grande velocidade até chegar novamente ao rio … o prémio é molhar os pézinhos para atravessa-lo e finalizar o percurso com um belo de um abastecimento.
- 2º Percurso – Igual aos 12km + subida ao Camouco + Marco dos 4 Concelhos + descida ao Rio e subida para Serralva, Ponte dos Pernetas e subida até à Capela em Canedo (20 e muitos km e uma catrefada de D+ J - só lá mais para dia 24 ou 25/4 é que vamos saber mais ao certo)

- Os primeiros 12km são iguais ao 1º percurso. Depois de um primeiro abastecimento seguiremos pela margem do rio durante 1,5km até começar a subir até ao topo do Camouco – serão quase 400m D+ em 4km, com alguns troços com inclinações acima dos 30% - não vai ser fácil, mas prometo que vai compensar com as vistas a 360º lá em cima – fazem-nos esquecer que as pernas estarão a latir e os pulmões e o coração nos saltaram fora J - e parece que desta vez vamos ter bom tempo (acabei de bater na minha cabeça, ou seja, na madeira J) … depois seguiremos até ao Marco dos 4 Concelhos para depois voltar a descer ao Inha para subir até Serralva onde estará instalado nova abastecimento ca.22km (aqui, neste momento não fazemos a mínima ideia qual o percurso que vamos escolher J – apenas que vai inclinar muito e fazer doer as perninhas J) … depois de restabelecidos seguimos a descer para passar a Ponte dos Pernetas antes de iniciar o regresso à Capela da Sra.da Piedade, sempre a subir. Acho que vai doer um bocadinho, mas faz parte J

NOTA: As indicações de distâncias e desníveis são aproximados. Poderá haver alterações. Muita atenção nos troços de estrada – não existem cortes de trânsito, respeito pelas regras de trânsito é o que se pede – máximo cuidado.


MATERIAL OBRIGATÓRIO

Boa disposição
ACONSELHAMOS (especialmente para as distâncias mais longas)

Carreguem um copo ou outro tipo de recipiente para os líquidos nos abastecimentos – não vamos disponibilizar copos. Levem líquidos e sólidos suficientes para não estarem dependentes dos abastecimentos (ex. min. 1 litro de água ou isotónico, umas barras ou géis energéticos) – não irá faltar o essencial nos abastecimentos, mas não pode faltar nada entre abastecimentos, e isso é da responsabilidade de cada um. Especial atenção se estiver sol e calor (como parece que vai ser o caso) – existem zonas do percurso onde estaremos expostos ao sol – o uso de chapéu e um creme protector solar é aconselhado - voltamos a referir especial atenção para uma hidratação correcta.

Aconselhamos igualmente que levem um telemóvel e que gravem os seguintes números, que devem contactar se algo de anormal acontecer durante o nosso treino (por exemplo, se se perderem).

Carlos Cardoso – 917569332

Bruno Pinho – 911781772

Zé Alexandre – 926440506
 BANHOS

Os balneários do Pavilhão de Canedo que normalmente nos colocam à disposição estarão ocupados com outro evento. Estamos a tentar conseguir uma alternativa com a ajuda da Junta de Freguesia de Canedo. Sobre isto informaremos nos próximos dias. Era um bocadito chato eu falhar o meu banho mensal J … em último recurso temos sempre o rio Inha – é só levar o shampoo e o sabonete na mochila J … não sei como é com vocês, mas quando não sou eu a pagar a água e o gás, são dois banhos de shampoo e três de sabão clarim J … depois dá quase para um mês J

FOTOS E VIDEOS

Vamos tentar cobrir o evento da melhor forma possível, com alguns dos nossas atletas a fazerem de fotógrafos. Isto é…a cobertura será de dentro para fora J … no entanto gostaríamos que nos fizessem chegar igualmente as fotos e os vídeos que tirarem durante a vossa participação…. a ideia é criar uma base de dados com todas as fotografias e vídeos, onde todos nós nos poderemos servir.

Caso alguém não queira ser exposto em foto ou vídeo, agradeço nos informe.

DÚVIDAS???

Vão chatear outro que eu tenho mais que fazer J … contactem via mail (casc1972@hotmail.com) ou por telefone para 917569332 (Carlos)
  

Até dia 1 de Maio para os

TRILHOS DO PERNETA 3…

14 comentários:

  1. Até o regulamento é o máximo!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Um dia irás percorrer o nosso quintal com a malta :)
      Abraço

      Excluir
    2. É pá acho que me desmembrava todo! Essa malta é muito profissional pra mim! :))))) E tu que já andaste por esta zona já viste a diferença de terreno. Aqui é tudo tão pacifico! Estou mal acostumado! Abraço.

      Excluir
    3. Profissional? Deixa-me rir :):):)
      Quando andava nessa zona só fazia uma corrida quando o rei fazia anos, e curtinha (quer dizer, na altura parecia uma ultramaratona ... nem sei quanto era, não havia nada para medir)..
      Abraço

      Excluir
  2. Gosto do lema dos trilhos do Perneta, está escrito na serra de Sintra em pleno miradouro de sta Eufémia. Há por aí alguém que deve conhecer bem ;) depois de ler isto tudo até fiquei com vontade de ir até Canedo... Mas ainda não é desta ! Boas corridas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa :) ... pode ser que um dia venhas até cá conhecer o nosso quintal.
      Abraço

      Excluir
  3. Espectáculo de regulamento :)
    Só faz prever uns grandes Trilhos do Perneta! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperemos que sim. Parece que o tempo vai ajudar.
      Beijinhos

      Excluir
  4. Espectaculo !!
    O melhor "regulamento" que li até hoje.

    Só faltou esclarecer a treta dos tempos de corte e limites e coiso...sabes que isso dá sempre aso a reclamações e mal-entendidos , que pode arruinar uma organização , que já de si é muitoooo duvidosa em termos de qualidade e correr !! :P

    Seja como for , boa sorte a todos... :D

    abraço


    PS
    que pena ser no domingo , no sábado ainda arriscava a ir. xiça

    ResponderExcluir
  5. Aqui não se brinca ;)
    E faltou referir tb em que condições se devolve o dinheiro das inscrições :) ... há sempre pormenores a melhorar.
    Obrigado.
    Grande Abraço

    P.S. é domingo de manhã, depois umas sandochas na Dª Alice e lá para meio da tarde estavas despachado para ir embora :P

    ResponderExcluir
  6. NADA SE DEIXA A NÃO SER PEGADAS???... Não é o que o sr. Carlos Cardoso anda a propagar aos sete ventos :)... o exemplo vem de cima...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... e provas???
      Abraço

      Excluir
    2. Temos aqui um estudo internacional pela análise de ADN e Testemunho na ^1ª pessoa, ou é ficção? :)

      http://papakilometros.blogspot.pt/2016/03/posta-da-bosta-2.html

      Excluir
    3. ?? Onde foste buscar isso??? Hmmm ... nunca vi essa posta mais gorda ;)

      Excluir