sábado

Maratona do Porto - faltam 7 semanas




Depois da Meia Maratona de domingo, mudei o chip…o objectivo, tal como previsto passou a ser a Maratona do Porto que se realiza no dia 3 de Novembro. Será a minha 3ª participação consecutiva – foi aqui a minha estreia na distância mítica em 2011 (Maratona Porto 2011) :
Faltam apenas 7 semanas. O meu plano para a Meia do fim-de-semana passado, já tinha sido elaborado de forma a dar “embalagem” para a Maratona do Porto – a quilometragem semanal nestas últimas 12 semanas foi de mais de 70km, tendo feito vários longos entre 25 e 32km. Agora é tentar dar continuidade…haverá poucas mudanças….um pouco menos de velocidade e mais alguns km semanais.
 
O objectivo de tempo é bater o meu recorde, que neste momento está em 3h29 – a ideia inicial era fazer 3h15 a 3h20, mas ainda é cedo para dizer se o vou tentar. O “falhanço” no domingo fez-me repensar tudo – existem factores que não controlamos – vou treinar para isso e no dia decido o que fazer. É que a Maratona é um bicho diferente…um erro de cálculo na Meia é “fácil” de compor e dá para concluir a prova….na Maratona já não é bem assim….o principal objectivo será sempre acabar o que será a minha 5ª Maratona.

Existem outros factores que poderão influenciar esta preparação e fazer-me mudar de objectivo, pois tem prioridade absoluta em relação às corridas. Se tudo correr bem, a minha Isabel nasce daqui a duas semanas – se for como a Maria estou lixado, mas dizem que o segundo é mais calmo (esperemos que sim) J . A nível profissional voltam as viagens em força. Sem stress…

No que diz respeito a treinos, esta semana introduzi algo novo, não previsto....:

- 2ª feira – piscina (novidade) – aproveitando a hora de almoço, eu e o Gil fomos até à piscina da Fiães para dar umas braçadas, descontrair. Treino de recuperação do qual gostei bastante. Sempre que puder, vou incluir um treino semanal de piscina.

- 3ª feira – 8,1km de corrida descontraída – que bem que me soube esta corridinha à noite….deu para repensar a prova de domingo e para comprovar que foi apenas um dia menos bom – senti-me solto e cheio de força…a motivação e o prazer de correr estão intactos…e só voltei logo para casa pq tinha dito à Inês que eram só 40minutos. Ahhh…e experimentei as minhas novas companheiras….

 
Gostam? Ao fim de 4 pares de Nimbus, com os quais fui muito feliz, quis experimentar algo novo e decidi-me por um modelo abaixo…as Cumulus 15 (acabadinhas de sair). Comprei num site alemão ca.40 € mais baratas do que nas lojas aqui da zona….é o par de sapatilhas mais barato que comprei até hoje para correr…e querem saber uma coisa? As primeiras sensações são muito boas…confortáveis, com bom amortecimento e parecem-me mais leves que as Nimbus…a comprovar nas próximas semanas. Serão as minhas companheiras na Maratona do Porto.

- 4ª feira – 12km a 4,59min/km – corrida ritmada onde me voltei a sentir muito bem.

- 5ª feira – 15km com 4 series de 1000m a 4min/km – neste treino tive a companhia do Badolas. Mais um belo treino, que fiz sem grandes dificuldades embora mais para o fim as pernas estivessem um pouco pesadas.

- 6ª feira – era para fazer uma corridnha leve de 5 ou 6km, mas uma dor no joelho direito fez-me decidir descansar.

- Sábado – 30km - treino com os meus amigos Gil e Badolas, novamente na zona de Cortegaça, Furadouro e Ovar. Que grande treino...ora vejam:



Estava mesmo a precisar de um treino destes...cheguei bastante bem ao fim, poderia ter feito mais alguns km. Fomos sempre em ritmo bastante constante, viramos aos 15km com uma média de 4,58min/km, depois um pouco mais rápido (25km ca.4,55min/km de média) e nos últimos km apertamos mais um pouco, chegando a fazer um ou outro km abaixo dos 4,15min/km (que eu teria que ter feito no domingo passado)...muito bom este treino, boa companhia e boa disposição...assim não custa nada :) ...bpm normalizados e pernas impecáveis...afinal a meia do Porto sempre foi um dia menos bom.
 

é muita velocidade..hehehe


mais velocidade.....


 
Sentimento de dever cumprido...nota-se, não?
 
 
 TOTAL da semana - ca.65km

Amanhã vou para Itália (Bologna), participar numa feira e só volto no próximo sábado. Será uma semana complicada…os dias começam cedo e acabam tarde, com jantar nunca chegamos ao Hotel antes das 23/24h. O Hotel não tem Ginásio, nem passadeira e a zona envolvente não é adequada a grandes correrias. Mesmo assim vou treinar….não sei a que horas, nem sei quanto, só sei que vou treinar.....

20 comentários:

  1. Oh Carlos, não vás nessa do 2º ser mais calmo. Às vezes sim, outras não. No meu caso, a primeira foi um sossego toda a noite e o 2º era de hora a hora!
    Mas vamos acreditar que sim! :)

    Força para a preparação :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó João, eu sei disso..a Maria foi um "terror" nocturno durante dois anos :)
      Por isso a Isabel vai ser um anjinho...ou não..hehehe. O que sei é que tou lixado com tanta gaja cá em casa..são 3 + cadela + gata...sobra um gato que já não tem os "tilins" e eu :D
      Grande abraço....tic..tac...tic...tac... ;)

      Excluir
  2. Gosto das sapatilhas! Boa semana de treinos! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira impressão é excelente. A confirmar nas próximas semanas. Abraço.

      Excluir
  3. Oi Carlos, que nomes mais bonitos que escolheu para as pequenas, legal treinar natação é uma novidade para mim também, quem sabe no verão me animo, adorei o tênis estou de olho no cumulus 15 a um tempo ele é mais barato que o nimbus mas aqui ainda custa uma pequena fortuna, como ainda não provei não essa marca fica complicado comprar assim no escuro. Torço para que faça uma prova tranquila e que alcance teus objetivos.
    Beijos
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju..obrigado. Já experimentei várias outras marcas mas desde que corro com Asics nunca mais quis mudar pq me sinto muito bem..sempre com nimbus..vamos lá ver agora como vai ser com as cumulos. Se te sentes bem com a tua marca actual então continua.
      Obrigado pelo apoio
      Beijinhos e boas corridas.

      Excluir
  4. Isabel é um nome lindo! E todas as que conheço são calminhas... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anabela. Esperemos então que a minha não seja excepção...
      Beijinhos

      Excluir
  5. Carlos, antes de mais os meus parabéns e que tudo corra bem. Eu tive a sorte dos meus dois nunca terem dado muitas más noites, ainda que acontecesse de vez em quando.

    Eu comprei há ums meses umas Cumulus, ainda que anteriores (Cumulus 13) e estou muito satisfeito com elas.

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando, a primeira (Maria) não deu descanso nos primeiros dois anos..a Isabel veremos..mas o importante é que venha cheia de saúde.
      Abraço.

      Excluir
  6. ...antes demais que tudo "corra" pelo melhor , muita saúde e tudo de bom para a família toda :D

    ...o resto , isso da "maratona" :P , estou a ver que vai mais um recorde pessoal ser batido !! ...tás com uns grandes paces e com uma rodagem brutal !!

    ...eu estou em pausa-mental !! , a forma está cá , mas a cabeça está a complicar muito a coisa !

    ...tenho feito muitos kms por semana , mas acreditas que estou sem confiança ?? , estou a zeros em treinos longos , não passo dos 25k , o psicológico está-me a vencer , e estou de rastos mentalmente !! estou a ficar preocupado com estas 7 semanas que faltam ! enfim...

    muita força Carlos , tudo a correr muito bem e muitas felicidades

    abraço
    AB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Com a forma em que estás, com os tempos que tens conseguido fazer devias estar cheio de confiança. Os longos são importantes...tenta forçar, fazer um de 30km...pode ser que consigas desbloquear essa pausa-mental...ainda vais muito a tempo. Força nisso.
      Abraço.

      Excluir
  7. Vão ser 7 semanas agitadas, mas vai tudo correr bem.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. É preciso é ter calma, como diria o outro! Esperemos que a Isabel te/vos dê umas noites descansadas, vamos acreditar que sim. :)
    Tirando isso, o que se quer tem muita força, e hás-de conseguir gerir os treinos restantes.

    Boa semana, come umas belas massas e pizzas por mim! :P

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Rute...e sim, ainda tou no 2º dia e já comi pizzas e massas por ti, por mim e por quase todos os bloggers de corrida..exagero completo, mas não consigo resistir :)
      Beijinhos e força para domingo.

      Excluir
  9. Gosto do nome Isabel, a minha mãe chama-se Isabel :)
    Espero que tenhas mais sossego com a piquena Isabel, vamos ver... ;)

    Tens feito uns treinos bons, vais ver que vai correr tudo bem na tua quinta maratona. Eu cá estou mais apreensiva com a minha primeira. O calor é que me está a dar cabo dos nervos, nem sequer é a distância. Mas há-de correr tudo bem.

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ver vamos. Tem calma que vai correr tudo bem...fizeste o que te competia, treinaste com muito calor...agora é ter calma e "matar o bicho".
      Beijinhos

      Excluir
  10. Como hotel n tem passadeira, podes sempre dar prioridade aos abdominais, flexoes, dorsais e alongamentos que também são importantes. Um abraço

    ResponderExcluir