domingo

Sábado de Jornada dupla - Parte 2 ou 1º Ulfilanis Run


Na 6ª ao fim da tarde fui com o meu primo Elisio reconhecer o percurso desta prova. Já tinha espreitado pelo mapa e adivinhava-se uma traçado durissimo para uma prova curta de estrada o que se veio a confirmar. Um autêntico carrossel, com descidas e subidas acentuadas, com partes com piso em mau estado e uma passagem pelos belos passadiços junto ao rio Uíma que nesta altura do campeonato se encontram escorregadios. Um traçado que me agradou muito mesmo, que é mesmo a minha cara ... além disso é na minha terra e iria passar na minha rua ao km 1,5. No fim do treino a certeza que muita gente iria sofrer a bom sofrer - os que não conhecem o percurso iriam atacar a prova no máximo como se faz quase sempre numa prova desta distância e iam-se lixar. 9,6km com quase 200 de acumulado positivo - e mais não digo. Para mim não iria ser problema, sempre ia fazer na desportiva.

Acontece que já não corri no Marão no sábado (é só ler o post anterior) pelo que fiquei cheio de vontade de fazer a prova no redline.


19h30 no café Florestal ... montes de gente conhecida, tanto atletas como pessoas da terra que vieram ver a festa. Mais de 500 inscritos, divididos entre corrida e caminhada, mas com o S.Pedro a não ajudar nadinha ... muito frio e vento, e também com chuva desde a altura da partida que foi às 21h. O pelotão era fortíssimo ... estavam presentes as melhores equipas e atletas da zona, atraídos pelos mais de 3.000 € de prémios em dinheiro que esta prova distribuía. É só ver os resultados da prova.

Tantos calenses ... e foram muitos mais, só que deviam estar com medo da chuva e não apareceram para a foto... pétaculo :):):)

Eu parti com cuidado ... partida e chegada do relvado do estádio do Bolhão onde joguei 6 anos. Uma primeira subida com 300-400m a separar já o pessoal pelos andamentos de cada um para depois entrar numa longa descida de 1km onde os meus ritmos andaram sempre à volta dos 3,35 e 3,45min/km. E assim passei na minha rua, primeiro pela casa do meu padrinho que estava cá fora para ver passar o meu primo Elisio, e 4 casas mais abaixo lá estavam os meus pais na varanda com a minha Maria (a Bé não aguentou e já estava a dormir) ... grande festa e siga ... senti-me incrivelmente bem e subi a primeira grande subida (do Fojo) sempre em alto ritmo e a ganhar lugares. Depois entramos na rua do Gualtier para percorrer outro km a descer até à Farmácia Central (do meu amigo Nuno Lima, um dos patrocinadores dos Trilhos dos Pernetas) onde reduzi um pouco ... a rua tem muitos buracos e a luz é fraca, tive receio de torcer um pé. Os km passavam e continuava a sentir-me bem e com confiança ... quando começo a subir em direcção ao S.Domingos começo a sentir a coxa do lado direito a prender ligeiramente mas ignoro. Na descida para os Passadiços essa impressão aumenta e entro nos passadiços já a arrastar um pouco a perna direita ... quando saio dos passadiços com ca. 6km decido parar para alongar. Alongo, ensaio mais uns passos mas não noto melhoras. Decido abortar a prova ... não vale a pena arriscar, conheço os sintomas, os músculos estão cansados de uma semana de treinos fortes e se continuar o risco de acontecer o que aconteceu em Viana em Janeiro é muito alto.

Vou a caminhar e ao início a minha intenção é fazer os 3,5km que faltam assim, só para acabar a prova. Mas está muito frio, chuva e vento ... rapidamente fico gelado, pergunto a um membro da organização se existe possibilidade de me levarem para cima para a meta ... ele diz-me que tenho que esperar pela ambulância que vem no fim do pelotão ... sei que iria demorar ainda largos minutos e decido cortar caminho até casa dos meus pais (mesmo assim ainda ca. 2 km) ... que frio eu apanhei - tive medo que ficasse doente mas felizmente parece que nesse aspecto está tudo em ordem.

Hoje a perna praticamente não me dói, amanhã vou à massagem que já estava prevista. Ter desistido verdadeiramente pela primeira vez (já o tinha feito por protesto uma vez) não me custou, ou custou pouco ... tenho pena porque vinha de facto a fazer uma excelente prova com uma média nos 4min/km, estabilizado e com força para continuar assim até ao fim o que daria um tempo na casa dos 38min e uma excelente classificação - além disso teria ajudado o CAL a subir mais um ou dois lugares (fomos 9º em 20 equipas). Mas fiquei contente por ter tido o discernimento de ter tomado esta decisão ... a experiência de Viana serviu de exemplo e a Maratona de Roma no próximo domingo é muito mais importante que esta prova.

Quanto à prova é excelente e muito bem organizada ... adoro o traçado, duro como eu gosto e me favorece por subir bem. Para o ano voltarei mas devidamente preparado para fazer um brilharete em "casa". 

Agora espero que daqui a dois dias esteja fininho ... Domingo é dia para completar a minha 11º Maratona de estrada, é esse o meu foco.

6 comentários:

  1. Foi uma decisão sensata. Curiosamente, a tua primeira desistência a sério foi donde és e a minha foi numa corrida na terra onde moro.
    O ditado bem diz que santos da casa não fazem milagres...

    Um abraço e força, muita força para Roma! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curioso isso ... foi pena por isso e por a prova estar a correr mesmo bem. Acho que aprendi com o episódio de Viana ... provas há muitas.
      Aquele abraço e obrigado

      Excluir
  2. Com a Maratona de Roma no próximo fds nem sequer se põe em causa essa decisão.
    Força para Domingo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi isso que pensei, e não estou arrependido ;)
      Obrigadinhos.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Parece muito gira, essa prova! Definitivamente foi uma boa decisão. Força para Roma, aproveita bem e não leves máquina fotográfica para os restaurantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso é, tb tem um gosto especial por ser em "casa", como para ti correr em Almeirim. Está descansado, só levo mesmo o tlm ;)
      Obrigado.
      Abraço

      Excluir