segunda-feira

Ulfilanis Run 2025 - correr em casa

 

Já se passaram uns dias.. entretanto meteu-se a organização e realização dos Trilhos dos Pernetas 7.10 pelo meio e agora está na hora de registar esta prova aqui no meu cantinho.

Fiães é a minha terra …  é a terra dos meus pais, de ambos. Era para Fiães e para casa dos meus avôs maternos que eu vinha de férias quando estive na Alemanha. Foi para Fiães que eu vim viver quando regressamos, vim fazer 11 anos e fiquei até casar, ali pelos 28… noves fora, há uma dúzia de anos ... hehehehe

Por isso, quando vi que a Ulfilanis Run se ia realizar este ano inscrevi-me … seria a minha 4ª participação … as 3 anteriores tinham tido sempre percursos diferentes, mas sempre com algo em comum … a prova é “fodida”, não há outro termo… tb foi neste prova que saquei os meus primeiros prémios monetários, por ter feito pódio de escalão … uma vez 5 e outra vez 20 euritos … a última participação tinha sido em 2019 ... o tempo voa ...

Quando anunciaram o percurso vi que era praticamente igual à minha última participação … praticamente 4 km a descer, 2km de passadiços planinhos e depois subir tudo em 3km…. Vai dar estouro … e deu …

Ahh .. esqueci-me de referir que inscrevi a Pikinita, não vá ela fugir para a prova de Custoias, clássica alusiva ao 25 de Abril e que ela adora 😉… para o ano vou ter que lá ir com ela, não há escapatória possível. O problema é que ela não corria desde a Meia da Primavera, há mais de um mês … a rapariga anda desmotivada e sem vontade. E sem vontade tb estava em ir a esta prova …

De tal forma que se esqueceu do dorsal em casa … nada que a organização não resolveu de pronto com um dorsal novo … se achas que te escapavas assim, nem penses 😉

Com isto já não houve tempo para o aquecimento que queria fazer … deu para dar uma volta ao campo de futebol e estava na hora de ir para a partida onde estava um pelotão com 170 inscritos na corrida. Também tinha intenção de me chegar mais à frente na partida, mas fiquei a meio.

mais um da nossa equipa a correr em casa ... o Castro

ainda demos uma volta ao campo...

Mal se deu a partida quis arrancar forte … mas não deu, porque a saída era estreita, passávamos do campo de treinos para dentro do estádio do Bolhão, para dar meia volta no relvado e depois sair para as ruas de Fiães. Fiquei ali um pouco encurralado nestes primeiros 300m e apenas quando saímos para a rua conseguiu acelerar mais a sério … ainda consegui fazer o primeiro km a 3,52m/km  …. Mas não me sentia confortável, sentia-me cansado …. 

O percurso agora seguia por Sanguedo até à Tabuaça para entrar nos passadiços … mesmo desconfortável decidi não baixar a guarda … na primeira descida para Sanguedo consigo ver que os primeiros já levam uns bons 200/300m de avanço e mesmo uma malta que é mais das minhas “lutas” tb já levavam bem mais que o comprimento de um campo de futebol de vantagem … é a diferença entre partir na linha da frente e a meio como foi o meu caso. O 2º km foi mais rápido e senti-me melhor  … 3,45m/km … já no 3º, que foi feito em plano até um pouco depois da Igreja de Sanguedo voltou a ser bastante sofrido e mais lento 3,59m/km … mas o próximo km eu sabia que era sempre a descer e continuei a forçar, aproveitando boleias de outros atletas que iam ali comigo … fiz o km mais rápido da prova … 3,42m/km. E entramos no passadiço … desde a partida que vinha a passar gente, salvo uma ou duas excepcões.

No passadiço tentei estabilizar o ritmo … tinha entrado lá com 4km à média de 3,50m/km … agora seriam 2km de passadiço mais ou menos planos … neste local o meu relógio entra sempre em parafuso … marca sempre um ritmo mais lento do que efectivamente vou a fazer … deve ser da densidade das árvores, não faço ideia … sei que não baixei tanto o ritmo e o 5º km deu 4,29m/km e o km 6 foi a 4,31m/km … não pode ser … devo ter baixado ligeiramente mas nunca na vida tanto… que se lixe ..

Saí dos passadiços bem cansado e com a perfeita noção do que vinha a seguir .. já ali não passo há algum tempo, mas já passei lá muitas vezes em treinos … até à meta vão ser rampas consecutivas, umas mais curtas e inclinadas e outras mais longas e com menos inclinação. Pelo meio vamos ter uma ou outra recta para tentar meter os pulmões e coração para "dentro"…

ri-te .. ri-te ... já vais ver...

A primeira rampa até a fiz benzinho, mas logo a seguir, numa de paralelos fui abaixo a primeira vez e vi-me e desejei-me para a concluir a correr… as pernas tremiam e não havia força … depois veio uma ligeira descida, um pequeno plano para as duas rampas mais inclinadas do percurso (abaixo do Monte de Pedreiras) … são apenas uns 200m, mas devem ter uns 20% de inclinação …. Resultado … pior km da toda a prova, de longe …km 7 a 5,09m/km … 

... a seguir mais uma subida, do Canas Bar até ao antigo Pavilhão para depois “descansar” num plano até à Galp e a descer até às Modas, para depois voltar a subir até ao café Centro  … estava “roto” mas a arranjar motivação com uns 3 ou 4 atletas que via à minha frente e que estavam “alcançáveis” … consegui deixar um para trás ainda antes do Monte Carlo e colei-me noutro na subida para o Café centro … km 8 a 4,23m/km … 

... agora entravamos no km final, primeiro com uma ligeira descida de uns 150m onde o atleta que vinha comigo volta a passar … depois quando entramos à direita, para o ataque final que será sempre a subir, consigo ganhar outra vez a frente e já sem muitas forças consigo manter o ritmo e consigo ganhar uma vantagem confortável até à fonte bufas … este já não me apanha mais...

... faltam uns 400m sempre a subir e vejo dois atletas à minha frente, um a 50m e outro um pouco mais à frente mas em claras dificuldades e a perder à grande.. ainda tento mas já não tenho forças para mais… vou encurtar até ficar quase colado aos dois mas já não os vou conseguir alcançar … corto a meta com 37mi13s a uma média de 4,17m/km o que não é nada mau.

Deu para um 20º lugar à geral e um 5º no escalão M50.

Fiquei satisfeito, bastante até … faltam ainda umas boas semanas até à Meia Maratona do Douro Vinhateiro 😉

A Pikinita sofreu a bom sofrer … mas mesmo sem treinos nenhuns não se saiu nada mal. Estivesse ela numa fase normal disputava os pódios nesta prova. Ver se lhe arranjo uma prova para se motivar … isso e disponibilidade para treinar …

aqui vem ela ....


a cerveja tava no ponto ....

Agora falta o post sobra os Trilhos dos Pernetas 7.10 e o tasco fica actualizado … vamos ver se consigo até final desta semana …