quinta-feira

2022 foi um ano estranho

 

que tal o meu rabisco? Sempre tive jeito para desenho ;)

Cá estamos novamente em mais um fim do ano e com isso vem o habitual resumo do que se passou comigo durante estes 365 dias a nível de corrida.

Foi um ano estranho! Isso é um facto.

Vivi uma grande instabilidade a nível profissional e tentei que isso não afectasse a minha corrida. Tentei sempre ter objectivos que me “obrigassem” a manter as rotinas e a motivação em correr … e posso dizer que isso foi conseguido em grande parte. A corrida continuou a ser um prazer durante 2022 e uma grande fonte de equilíbrio para aguentar melhor o resto … a corrida entre outras muitas vantagens, revigoram-me, ajudam a clarificar as ideias, resumindo “limpam-me a cabeça”.

Quem “sofreu” mais neste ano que está a acabar foi aqui o meu tasquinho … foi de longe o ano em que escrevi menos. Por vários motivos … estive 4 meses lesionado e só por isso faltou assunto … mas não foi apenas isso. O que faltou mais foi motivação para escrever, muitas vezes pura e simplesmente não me apeteceu … durante grande parte do ano limitei-me a registar as poucas provas que fiz e pouco mais.

O facto é que os blogues de uma forma geral estão a perder-se ... é uma tendência que já se nota há uns anos… então os de corrida nem se fala. Acho que se contam pelos dedos de uma mão os que se mantém activos e publicam com alguma regularidade. Tenho pena, porque ainda apanhei o grande boom dos blogues de corrida, onde semanalmente tínhamos notícias dos colegas e comentávamos nos blogues uns dos outros. Fiz muitos amigos desta forma. As coisas são como são, agora é tudo muito passageiro e rápido … é tudo na base das redes sociais onde tudo é mastigado, comido e deitado fora a uma velocidade incrível tb faço parte desse mundo mas a minha intenção é de continuar por aqui com este meu tasquinho, o meu diário de bordo … embora goste de partilhar e da interacção com o pessoal que lê, o principal objectivo deste cantinho continua a ser o “escrever para mim”, o registar das minhas aventuras de corrida … espero continuar a ter essa motivação, pelo menos é essa a minha intenção.

Vamos lá ao resumo deste 2022 que começou lindamente:

Janeiro

Foi um mês dedicado exclusivamente à preparação da Maratona de Sevilha … o foco foram os sub3h … treinos duros, pernas pesadas … adorei.


Fevereiro

Ponto alto do ano a nível desportivo … a Maratona de Sevilha … falhei o objectivo mas fiz uma prova do caralho … sofri como nunca mas tirei 8 minutos ao meru RP. Foi apenas fantástico.


Março

Regresso aos treinos mais descontraídos e participa na MM Viana e faço um pódio no Trail de Vila Maior.


Abril

Ainda participo nos Trilhos Termais antes de ter mesmo que parar devido a uma pubalgia. Já desde a preparação para a Maratona que tinha umas dores ligeiras que ignorei … nunca tinha tido uma pubalgia e por isso não reconheci os sintomas. Ainda não sabia, mas seriam 4 meses de paragem.  


Maio

Falho os Trilhos dos Pernetas por ter apanhado Covid. Foi o ponto mais baixo do ano … não poder estar com a família Perneta no nosso evento. Não deixou de ser um enorme sucesso novamente e em contrapartida acabou por ser o ponto alto do ano com a Pernetada a fazer-nos uma visita ao fim do dia em casa.


Junho e Julho

A recuperar de lesão. Que me lembro foi a primeira vez nestes anos todos que nada publiquei no PK.

andei a caçar com gato


Agosto

Volto a escrever ao fim de 3 meses e entro na fase final de recuperação com as primeiras corridas curtas e lentas. Entro no escalão dos M50 😉

grupo "Rumo às 3h40" 

Setembro

Regresso às provas em Avintes e inicio os treinos com o objectivo de poder acabar a Maratona do Porto


Outubro

Continua a preparação para a Maratona do Porto e participo na MM de Ovar com um excelente resultado para quem vinha de uma paragem tão prolongada.

Novembro

Maratona do Porto emocionante a acompanhar a Pikinita num RP tirado a ferros. Regresso aos trilhos com a participação no Mamoa RiverTrail.

Dezembro

Começa com o sempre “surreal” convívio Perneta, passa pela São Silvestre de Esmoriz (única SS deste ano) e acaba em beleza com dois pódios na festa que foram as 3h de resistência do XMAS Trail em Lobão.


Dizer ainda que a nível de km nem aos 2500 cheguei  (mais de 4300km em 2021) e fiz apenas 5 provas (a média eram 12 por ano). Foi o que foi … grande destaque para o fantástico RP à Maratona e para dois pódios em trails aqui da zona … valem o que valem, mas que sabe bem sabe … sempre que houver oportunidade tentarei 😉

E pronto .. 2022 foi isto … resta-me agradecer a todos vocês que continuam a passar por este tasquinho com mais ou menos assiduidade … continuo a dizer que não vos gabo o gosto 😊. Os desejo para 2023 são os de sempre … muita saúde para todos nós pois é o mais importante. O resto conquista-se!!!

Em 2023 gostaria de voltar às aventuras grandes … tenho uma lista de provas que gostaria de fazer, mas também gostaria de inventar umas aventuras se possível com amigos (ideias já existem). É marcar e por em prática. Também temos as provas e treinos que iremos organizar … uma é nova, as 24H de P. em 9 e 10 de Setembro … se conseguirmos colocar em prática as ideias que temos será de arromba. Como podem ver, planos para 2023 não faltam … e com isso coisas para contar por aqui 😉

Programa de festas dos Pernetas para 2023


Por fim e como é tradição … a FOTO DO ANO


 Fiquem bem e Obrigado!

4 comentários:

  1. Mesmo tendo sido um ano estranho, e com longa paragem, fizeste uma série de coisas e boas! Há sempre que agradecer e valorizar tudo o que conseguimos, e este ano foi mais um desses para ti!
    Grande abraço e um 2023 o melhor possível :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dúvida nenhuma! E eu valorizo o copo cheio, as coisas muito boas que aconteceram. Obrigado e venha de lá esse 2023 o melhor de possivel, tb para ti, para a Mafalda e toda a tua familia e amigos. Aquele abraço

      Excluir
  2. Com uns meses de atraso, cá venho ler a este quiosque.
    Foi um ano esquisito mas ainda assim ficaram coisas bem interessantes feitas por vocês.
    Vamos ver como corre este 2023.
    E também sinto falta dos blogues mas agora somos muito modernos e é lidar.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhó Helder!!! Espero que estejas bem e que ainda dês umas corriditas por aí. Obrigado por ainda vires cá. Aquele abraço e tudo de bom

      Excluir