sábado

Isto tb é a Maratona do Porto

 


Com a ediҫão deste domingo foi a minha 10ª Maratona do Porto consecutiva ... em 2011 foi a estreia absoluta na distância (e deu origem a este blogue) à qual se seguiram mais 8 a correr e uma no apoio por fora por estar lesionado na altura (em 2019). É a prova em que mais participaҫões tenho desde que corro ... nenhuma São Silvestre, nenhuma Meia Maratona e nenhum trail chegam sequer perto deste registo. E porquê?

A resposta a isto não é apenas uma, são várias que em conjunto explicam porque ano após ano a data da Maratona do Porto ser sagrada para mim.

Primeiro porque a distancia da Maratona é talvez a que mais gosto de fazer. Tudo o que envolve o fazer a Maratona, que comeҫa com a inscriҫão com bastante tempo de antecedência, ao olhar para o calendário para definir o dia da partida “oficial” de preparaҫão, o definir de um objectivo, o elaborar o plano de preparaҫão, as semanas de treino antes do dia M e todas as oscilaҫões a nivel de forma, da motivaҫão, do psicológico ... tudo isto faz parte de qualquer Maratona e é algo que eu adoro. Mas qual a diferenҫa de uma qualquer Maratona para a Maratona do Porto???

É que a Maratona do Porto é no Porto ... no nosso Porto. É nesta Maratona que convergem ano após ano a malta da estrada e a malta do trail da nossa zona para “celebrar” a corrida ... e nesta prova que se guardam as “armas” e se esqueҫem aquelas rivalidades bacocas de tentar saber o que é melhor ... alcatrão ou fora de estrada ... pelo menos por umas horas. Também é aqui que aquele pessoal da nossa zona, que comecou a correr há pouco (ou muito) e ainda não arranjou a motivaҫão para correr a distância raínha sai à rua para vir apoiar um amigo que desta vez se aventurou ... a maior parte das vezes é aqui que se dá aquele último click para numa póxima trocar o estar de fora a assitstir pelo estar dentro da corrida. Quantos e quantos não é? É aqui que revejo muitos dos atletas que quando comecei a correr admirava pelas loucuras que faziam ... algumas destas minhas referências deixaram de correr ou fazem-no muito esporádicamente. Mas na Maratona do Porto lá estão eles, a participar ou de fora a incentivar. Resumindo a Maratona do Porto é para mim a Maratona dos Amigos!!!

Montemorrows ou lá como se chamam ... Ricardo, Paula, Pedro e uns Penetras

o Leandro com a camisola Perneta ... que enorme estreia na Maratona

Os velhinhos ... Trigo&Eu ... Sevilha que nos aguarde

Mais uns Montemorrows ou lá como se chamam (Paulo e Raquel) na box de partida

as manas ... grande recorde da Raquel ...

Isa e Vitor dos 4 ao km que vieram do "estrangeiro"

E nesse aspecto eu sou um felizardo!!! Algo de bem devo ter feito (ser parvo deve dar uma boa ajuda 😉) porque se há algo que não me falta é gente boa a apoiar-me nestas minhas parvoices. E se em Maratonas passadas o apoio e o carinho que senti já tinha sido enorme, esta ediҫão foi algo completamente inimáginável que só visto. Volto a recordar a frase do Lobo durante a prova “... mas há alguém que não te conheҫa?” ... eu, um atleta de pelotão do meio da tabela.

MUITO mas mesmo MUITO OBRIGADO a todos vocês, desde os que me foram acompanhando na preparaҫão pelo blogue, pelo FB ... as palavras de incentivo, o apoio, as bocas fofinhas, aos que me enviaram mensagens nos dias que antecederam ... aos que estiveram nas ruas do Porto e gritaram o meu nome, me aplaudiram, me “gozaram” como eu tanto gosto ... foram tantos. Obrigado mesmo!!!

o apoio nesta zona foi brutal ... Caldas S.Jorge, Running Espinho, SCE, Trail Running Sanguedo (entre outros) proporcionaram um apoio épico ...obrigado

Um obrigado especial a 3 craques que sem eu lhes pedir nada, se ofereceram para me ajudar entre outras nos treinos longos, nesses treinos onde sozinho é muito mais dificil de manter os ritmos pretendidos. João, Edgar e Trigo ... vocês estão cá dentro.

o Luis depois de bater o recorde dele nos 10km ainda andou ali a fazer piscinas para apoiar os amigos 

Edgar e Luis, companheiros nos treinos e a Paula que fez uma enorme Maratona

grande Joao ... 14 da geral nos 58km do UTM do dia anterior, nao faltou e lá estava ele ali na meta à minha espera ...

Uma palavrinha tb para o meu treinador ... Hélio Fumo, às vezes gabo-te a paciência, mas desta vez fiz (quase) tudo o que foi possivel e acredito mesmo que se não fossem aquelas 3 semanas parado o resultado tinha sido épico. É ele o obreiro de me conseguir colocar a correr como nunca imaginei, foi ele que me disse que o “sonho” de baixar as 3h é possivel para um Perneta como eu, que bastava acreditar e fazer por isso. Também foi ele que me puxou as orelhas no domingo, dizendo que fui pouco inteligente na abordagem da prova ... mais uma vez tem razão. Serviu de liҫão. Obrigado e siga com o trabalho que Sevilha está já ali (mas antes preciso de voltar a andar normalmente que isto ando dificil 😊).

E o que dizer que já não tenha dito da minha familia calense/perneta? Só me consigo repetir ... pode até haver igual, mas melhor não é possivel. Comeҫou no sábado com o já tradicional levantamento dos dorsais na Alfandega do Porto ... este ano a Expo Maratona esteve fraquinha e tb não houve a famosa Pasta Party por causa do Covid o que impossibilitou aquele habitual e famoso convivio de dia anterior entre a comunidade maratonista e não só. O remédio foi ir almoҫar em familia a um restaurante ali ao lado 😊 ... maravilha.



as próximas geracoes Pernetas a serem preparadas


kaputa de tripla que mais paracem 4 ou 5 

sortes ...


quero ver como vai ser amanha ...

A cereja em cima do bolo aconteceria no domingo, dia da Maratona ... as nossas meninas e meninos organizaram de surpresa uma claque que foi uma animaҫão durante as horas que a prova durou. Tive que me segurar quando ao km 25 vi a algazarra que por ali ia ... muito obrigado a todos ... o nosso lema “quando corre um corremos todos” foi mais uma vez muito bem vivido.

e foi isto durante horas ... 





grande claque ...

à espera dos fofinhos ...




até pela mao nos levaram ...

camisola + linda ...


Para acabar ainda houve um pós maratona em casa do meu primo Elisio ... a carne estava óptima, a companhia também, mas confesso que me custou horrores, em casa logo após o banhinho, dizer que não ao chamamento da minha cama ... voltei a casa do churrasco e deitei-me eram 19h30, adormeci por volta das 21h e só acordei na manhã seguinte. Imaginem só como estava ...






Faltam dois agradecimentos pessoais ...

Comeҫo pela minha Pikinita. Ao contrário de outras aventuras em que me meto, onde treinamos muitas vezes juntos, especialmente treinos longos nas serras e montes ao fim de semana, para esta maratona contam-se pelos dedos das mãos os treinos que fizemos os dois. Um ou outro de recuperaҫão talvez, sempre curtos. Todos os restantes treinos foram sozinhos. Os nossos ritmos são diferentes e por isso, para atingir o meu objectivo teve que ser assim. Como sempre tive todo o apoio, que é por demais importante ... ir treinar tranquilo é fulcral. A Dora não pode participar devido a lesão, estava num excelente momento de forma e tudo indicava um resultado excelente ... paciência. Mas esteve lá o tempo todo no apoio a mim e a quem passava. Muito obrigado fofinha!!!

Hoje deixo para o fim o Luis Lobo ... o que dizer mais sobre o meu irmão alentejano. Foi a corrida que mo deu ... ele sisma em dizer que comeҫou a fazer Maratonas por causa do Papa Kilometros o que é estranho mas como costumo dizer, não lhe gabo o gosto 😉 ... apesar da distância de mais de 400km e não nos falarmos assim tantas vezes, sempre que é preciso lá estamos. Já lá vão uns anos e algumas belas de umas aventuras juntos. Obrigado por tudo 😊

Pequeno-almoco de campeao ... nao falha

E pronto ... agora sim ... fica concluída a Maratona do Porto 2021 ... para o ano cá estaremos novamente. Mas antes viramos as agulhas para o dia 20 de Fevereiro ... Sevilha!!!

6 comentários:

  1. Sim, tudo isso é a Maratona do Porto e é por alguma razão que aí vão tantos e tantos daqui, daquilo a que chamas estrangeiro :) pois sem dúvida que é a melhor Maratona!
    Grande abraço e Sevilha que se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Joao. Sigaa para Sevilha. Forte abraco

      Excluir
  2. Tão bom ler este post :) para mim, a Corrida é muito isto. Tem tanto de introspecção quando vamos sozinhos com os nossos pensamentos no meio do monte, como de partilha e comunhão, quando temos quem nos apoie desta forma nas ruas. E é tão bom :)

    Candidata-te a vereador para o desporto ou coisa que o valha, no Porto, e aposto que ganhas!

    Parabéns, mais uma vez, pela tua prova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... vereador do desporto??? Nao tenho jeito para politiquices ... as nossas reunioes com a malta da Camara de Santa Maria da Feira por causa dos Pernetas deviam ser gravadas ;) ... só visto :P
      Obrigado.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Muitos parabéns Carlos!! Vale bem a pena com a malta a apoiar-te :)

    Abraço

    ResponderExcluir