Ando um bocado pró atrasado nos registos neste tasquinho das cenas que tem acontecido nas minhas vidas de corredeiro ... a maior parte já está praticamente pronta, apenas faltam alguns pormenores para publicar. Comecemos pelo #centralfitchallenge ...
A Farmácia Central de Fiães lançou um desafio à malta chamado #centralfitchallenge . Este desafiava quem quisesse participar, a percorrer o máximo de km durante o mês de Maio – havia 3 categorias … caminhar, de bicicleta e claro, a correr. Quem fizesse mais km ganharia!!!
Desafiado pelo dono da coisa, o meu velhinho Nuno Lima, decidi participar na corrida. Ao inicio sem grande expectiva, o que viria a mudar e de que maneira 😉
Os primeiros dias foram
fraquinhos …cansado da preparação dos Trilhos dos Pernetas, só corri 7km no dia
2 e fiz mais alguns km no domingo dia 3.
Na semana seguinte a
“malandrice” manteve-se, mas havia um motivo … não podia abusar porque no
sábado iria correr a Maratona nocturna de Mem Martins e não podia abusar. Mas o
bichinho competitivo, picado pelo Lima, estava já a crescer, embora, sinceramente,
nesta fase, achava que ia ser complicado por causa da recuperação da Maratona.
Corri mais vezes do que devia, mas sem exagerar … no sábado corri a Maratona e
no domingo zero … os quase 80km desta semana colocaram-me pela primeira vez na
frente. No entanto quase com os mesmo km de um moço chamado Tiago, logo seguido
pelo João Sousa que em condições normais seria um dos grandes adversários mas
que neste momento está focado noutras lutas que não lhe permitem entrar nesta
brincadeiras mais a sério. E foi aqui que começou a luta entre mim e o Tiago.
Foi muito divertido … o Tiago
é de Fiães, tem vinte e poucos anos e é GNR … eu não o conheço pessoalmente,
mas temos vários amigos em comum. Sei que corre há pouco tempo mas que é uma
maquina com um tempo à meia maratona quase 10min mais rápido que o meu rp. Mas
isto tem a ver com km e não com tempos. Como não tenho Strava (o desafio estava no Strava) só sabia da
classificação de dois em dois dias, quando eram publicados nas páginas das redes da
Farmácia Central.
A semana seguinte ia ser
decisiva … não sabia como iria ser a recuperação da Maratona, que não tinha
sido a brincar e me tinha deixado mossa. Estive na Alemanha, e mesmo bem
empenado fui correr todos os dias … comecei com corridas curtas que me custaram
bastante, mas à medida que ia avançando na semana as pernas iam melhorando. O
meu adversário não dava tréguas, inclusivamente a meio da semana foi fazer um
treino de mais de 30km e ganhou alguma vantagem. Mas eu tinha a resposta na manga, tinha o domingo
reservado para um longo … saí de casa às 5h30 e às 9h já estava em casa com
mais 35km na conta. E com os meus 96,4km dessa semana, ficamos novamente
equilibrados na luta pelo primeiro lugar.
Faltavam duas semanas e o bichinho da competição já me tinha possuído até ao osso. Queria
tentar descolar do Tiago e iria tentar que fosse agora, na penúltima semana … disse ao meu “Mister” que o plano de
treinos não seria para cumprir, que até final de Maio a ideia era fazer km.
Risquei do meu dicionário palavras como series, ritmos, e só contava km
percorridos. A minha táctica foi correr todos os dias, a
ritmos comedidos e controlados para me desgastar o mínimo possivel e no dia
seguinte estar fino para nova corrida. Cumpri … corri todos os dias e no fim de
semana fiz 40km de longo, desta vez na companhia do velhinho do Nuno Lima, o organizador deste evento. Cunhas? 😉
Resultado? 128km de corrida numa semana e mesmoo assim, partia para a última semana apenas com 10km de
vantagem e com a firme ideia de não facilitar nadinha a vida ao Tiago. Iria
estar em Espanha toda a semana … esperava-me 3000km de carro entre 2ª e 6ª mas
levava uma táctica estudada para aumentar ainda mais a parada. O Tiago se me
quisesse vencer teria que dar ao pedal a sério.
Na 2ª cheguei a Madrid quase às 23h depois de um dia longo e de uma vaigem de 600km desgastante … mas fui correr na mesma … “só 7 ou 8km” … mas fiz 13km …. No dia seguinte levantei-me cedo e fui correr até ao Barnabéu (+10km) … no fim do dia cheguei a Valencia e fui correr novamente, desta vez junto às praias … mais 20km o que fez com que nos primeiros 2 dias já levasse quase 45km. A táctica para Espanha eram os bi diários … alguns km de manhã e mais alguns ao fim da tarde/noite, tranquilos, nada de exageros de ritmos… estava completamente por minha conta, era só gerir os tempos livres. Com este arranque ganhei uma vantagem grande para o Tiago … quase 30km. Será que ainda vai conseguir recuperar? Sei lá … Não posso facilitar, vou levar isto até ao fim sem vacilar …
Na 4ª de manhã, ainda em
Valencia fiz 12km antes de ir trabalhar e com a firme ideia de fazer outro
treino à noite. Mas o dia de trabalho estendeu-se, cheguei muito tarde a Benidorm e cheio de fome … fui jantar e já não fui correr. “Amanhã de manhã há mais” … e
houve … o que eram para ser 10km acabaram por ser 15km na corrida mais bonita
de todo o mês … a ideia inicial de andar ali às voltas junto à praia sem forçar, mudou radicalmente quando vi umas placas
a indicar uns miradouros no alto de uma serras … e pronto, lá tive que ir até ao
farol e depois até lá acima “à cruz” para ver Benidorm lá de cima ….
… e siga para Alicante, depois
para Murcia e depois ainda para Madrid … um dia estafante, mas que não me
impediu de voltar a calçar as sapatilhas para mais 8km (à noite). Na 6ª de
manhã foram mais uns 13km e estava na hora de voltar a casa … 600km de carro
depois estava de volta a casa mas já não corri. A vantagem para o Tiago tinha
aumentado para 40km … faltava agora sábado e domingo. No sábado fiz apenas 1
treino de 11km para guardar o máximo de energia para um último longo, a última
corrida deste desafio. No início da semana tinha dito que se tivesse que fazer
70 ou 80km, os iria fazer. O Tiago para me vencer iria ter que fazer 500km. E
não estava a brincar.
Mas a vantagem que tinha (e
algum cansaço já) fizeram-me pensar diferente … se fizesse uma Maratona, o meu
adversário teria que fazer mais de 100km. Dificil? Muito … Impossivel? Não. Mas se o Tiago os fizesse seria um mais que justo vencedor.
E no domingo, 5h30 estava a arrancar de casa
do velhinho Nuno Silva para fechar a minha participação com chave de ouro ….
Mínimo uma Maratona … acabaram por ser 45km … 146km nesta última semana, 473km
no mês de Maio … uma barbaridade, eu sei …
Só na 2ª feira tive a
confirmação de que tinha ganho o desafio … o Tiago claramente “desistiu” a meio da semana da luta pelo primeiro lugar … podia ter avisado, teria evitado o estouro no fim de semana 😉
Acabou por ser “brincadeira”
engraçada … foi uma grande luta que despertou o “espirito competitivo” em mim e
me “obrigou” a usar toda a minha experiência em corridas de resistência. Nas
bicicletas a luta foi ainda maior e apenas decidida mesmo nos últimos dois
dias. Na caminhada a vitória foi certa quase desde início.
Com esta “vitória”, além do
grande prestigio (nem consigo sair de casa de tão conhecido que fiquei, de bué
de empresas a querer patrocinar-me e do empeno, ganhei um diploma, uma camisola
alusiva ao evento e um voucher de 50 € para gastar em produtos na farmácia … (anti-inflamatórios
e umas canadianas vão fazer jeito 😊).
Pétaculo … se no próximo ano
houver, cá estarei para dar luta … bela iniciativa … parabéns Farmácia Central
de Fiães que conseguiu colocar um monte de gente a fazer exercicio.
Pétaculo … se no próximo ano
houver, cá estarei para dar luta … bela iniciativa … parabéns Farmácia Central
de Fiães.


























