quinta-feira

#centralfitchallenge - brincadeira que virou assunto sério


PUMBAS!!!!

Ando um bocado pró atrasado nos registos neste tasquinho das cenas que tem acontecido nas minhas vidas de corredeiro ... a maior parte já está praticamente pronta, apenas faltam alguns pormenores para publicar. Comecemos pelo #centralfitchallenge ...

A Farmácia Central de Fiães lançou um desafio à malta chamado #centralfitchallenge . Este desafiava quem quisesse participar, a percorrer o máximo de km durante o mês de Maio – havia 3 categorias … caminhar, de bicicleta e claro, a correr. Quem fizesse mais km ganharia!!!

Desafiado pelo dono da coisa, o meu velhinho Nuno Lima, decidi participar na corrida. Ao inicio sem grande expectiva, o que viria a mudar e de que maneira 😉

Os primeiros dias foram fraquinhos …cansado da preparação dos Trilhos dos Pernetas, só corri 7km no dia 2 e fiz mais alguns km no domingo dia 3.

79,7km na primeira semana completa...

Na semana seguinte a “malandrice” manteve-se, mas havia um motivo … não podia abusar porque no sábado iria correr a Maratona nocturna de Mem Martins e não podia abusar. Mas o bichinho competitivo, picado pelo Lima, estava já a crescer, embora, sinceramente, nesta fase, achava que ia ser complicado por causa da recuperação da Maratona. Corri mais vezes do que devia, mas sem exagerar … no sábado corri a Maratona e no domingo zero … os quase 80km desta semana colocaram-me pela primeira vez na frente. No entanto quase com os mesmo km de um moço chamado Tiago, logo seguido pelo João Sousa que em condições normais seria um dos grandes adversários mas que neste momento está focado noutras lutas que não lhe permitem entrar nesta brincadeiras mais a sério. E foi aqui que começou a luta entre mim e o Tiago.

ainda houve algumas series e treinos mais rápidos

Foi muito divertido … o Tiago é de Fiães, tem vinte e poucos anos e é GNR … eu não o conheço pessoalmente, mas temos vários amigos em comum. Sei que corre há pouco tempo mas que é uma maquina com um tempo à meia maratona quase 10min mais rápido que o meu rp. Mas isto tem a ver com km e não com tempos. Como não tenho Strava (o desafio estava no Strava) só sabia da classificação de dois em dois dias, quando eram publicados nas páginas das redes da Farmácia Central.

ahh ... e inscrevi-me num ginásio ... o treino experimental foi com esta miúda gira ... a minha mais velha

quase 100km numa semana .. é bom não é? Mas não chega ...

A semana seguinte ia ser decisiva … não sabia como iria ser a recuperação da Maratona, que não tinha sido a brincar e me tinha deixado mossa. Estive na Alemanha, e mesmo bem empenado fui correr todos os dias … comecei com corridas curtas que me custaram bastante, mas à medida que ia avançando na semana as pernas iam melhorando. O meu adversário não dava tréguas, inclusivamente a meio da semana foi fazer um treino de mais de 30km e ganhou alguma vantagem. Mas eu tinha a resposta na manga, tinha o domingo reservado para um longo … saí de casa às 5h30 e às 9h já estava em casa com mais 35km na conta. E com os meus 96,4km dessa semana, ficamos novamente equilibrados na luta pelo primeiro lugar.

vou dar luta ....

um dos segredos para uma boa recuperação ... sqn

txiiii ... muitos km dá muita fome... 
não dava de manhã, ia de noite ou de madrugada ....


para aumentar a parada para 128km/semana foi preciso mudar um pouco de táctica

Faltavam duas semanas e o bichinho da competição já me tinha possuído até ao osso. Queria tentar descolar do Tiago e iria tentar que fosse agora, na penúltima semana … disse ao meu “Mister” que o plano de treinos não seria para cumprir, que até final de Maio a ideia era fazer km. Risquei do meu dicionário palavras como series, ritmos, e só contava km percorridos. A minha táctica foi correr todos os dias, a ritmos comedidos e controlados para me desgastar o mínimo possivel e no dia seguinte estar fino para nova corrida. Cumpri … corri todos os dias e no fim de semana fiz 40km de longo, desta vez na companhia do velhinho do Nuno Lima, o organizador deste evento. Cunhas? 😉 Resultado? 128km de corrida numa semana e mesmoo assim, partia para a última semana apenas com 10km de vantagem e com a firme ideia de não facilitar nadinha a vida ao Tiago. Iria estar em Espanha toda a semana … esperava-me 3000km de carro entre 2ª e 6ª mas levava uma táctica estudada para aumentar ainda mais a parada. O Tiago se me quisesse vencer teria que dar ao pedal a sério.

topem os ritmos ... devagar se vai mais longe foi a táctica

longo com o Lima ... treinar paciência

já não me ria assim há muito muito tempo ... mas não posso contar

última semana ... mais uma mudança táctica... 146km em 7 dias

Na 2ª cheguei a Madrid quase às 23h depois de um dia longo e de uma vaigem de 600km desgastante … mas fui correr na mesma … “só 7 ou 8km” … mas fiz 13km …. No dia seguinte levantei-me cedo e fui correr até ao Barnabéu (+10km) … no fim do dia cheguei a Valencia e fui correr novamente, desta vez junto às praias … mais 20km o que fez com que nos primeiros 2 dias já levasse quase 45km. A táctica para Espanha eram os bi diários … alguns km de manhã e mais alguns ao fim da tarde/noite, tranquilos, nada de exageros de ritmos… estava completamente por minha conta, era só gerir os tempos livres. Com este arranque ganhei uma vantagem grande para o Tiago … quase 30km. Será que ainda vai conseguir recuperar? Sei lá … Não posso facilitar, vou levar isto até ao fim sem vacilar … 

topem os ritmos ... 


Na 4ª de manhã, ainda em Valencia fiz 12km antes de ir trabalhar e com a firme ideia de fazer outro treino à noite. Mas o dia de trabalho estendeu-se, cheguei muito tarde a Benidorm e cheio de fome … fui jantar e já não fui correr. “Amanhã de manhã há mais” … e houve … o que eram para ser 10km acabaram por ser 15km na corrida mais bonita de todo o mês … a ideia inicial de andar ali às voltas junto à praia sem forçar, mudou radicalmente quando vi umas placas a indicar uns miradouros no alto de uma serras … e pronto, lá tive que ir até ao farol e depois até lá acima “à cruz” para ver Benidorm lá de cima ….



esta foi linda....  

… e siga para Alicante, depois para Murcia e depois ainda para Madrid … um dia estafante, mas que não me impediu de voltar a calçar as sapatilhas para mais 8km (à noite). Na 6ª de manhã foram mais uns 13km e estava na hora de voltar a casa … 600km de carro depois estava de volta a casa mas já não corri. A vantagem para o Tiago tinha aumentado para 40km … faltava agora sábado e domingo. No sábado fiz apenas 1 treino de 11km para guardar o máximo de energia para um último longo, a última corrida deste desafio. No início da semana tinha dito que se tivesse que fazer 70 ou 80km, os iria fazer. O Tiago para me vencer iria ter que fazer 500km. E não estava a brincar.



Mas a vantagem que tinha (e algum cansaço já) fizeram-me pensar diferente … se fizesse uma Maratona, o meu adversário teria que fazer mais de 100km. Dificil? Muito … Impossivel? Não. Mas se o Tiago os fizesse seria um mais que justo vencedor.

E no domingo, 5h30 estava a arrancar de casa do velhinho Nuno Silva para fechar a minha participação com chave de ouro …. Mínimo uma Maratona … acabaram por ser 45km … 146km nesta última semana, 473km no mês de Maio … uma barbaridade, eu sei …

tb devia receber um prémio por aturar este velho feio

Só na 2ª feira tive a confirmação de que tinha ganho o desafio … o Tiago claramente “desistiu” a meio da semana da luta pelo primeiro lugar … podia ter avisado, teria evitado o estouro no fim de semana 😉

a vantagem de 75km não mostra a luta taco a taco que foi até ao inicio da última semana, onde as contas estavam muito equilibradas

Acabou por ser “brincadeira” engraçada … foi uma grande luta que despertou o “espirito competitivo” em mim e me “obrigou” a usar toda a minha experiência em corridas de resistência. Nas bicicletas a luta foi ainda maior e apenas decidida mesmo nos últimos dois dias. Na caminhada a vitória foi certa quase desde início.

Com esta “vitória”, além do grande prestigio (nem consigo sair de casa de tão conhecido que fiquei, de bué de empresas a querer patrocinar-me e do empeno, ganhei um diploma, uma camisola alusiva ao evento e um voucher de 50 € para gastar em produtos na farmácia … (anti-inflamatórios e umas canadianas vão fazer jeito 😊).

ele além de mais feio tb é mais velho ... bem mais de 100 anos nesta foto

que luxo ...

ainda vou viver da corrida....

Pétaculo … se no próximo ano houver, cá estarei para dar luta … bela iniciativa … parabéns Farmácia Central de Fiães que conseguiu colocar um monte de gente a fazer exercicio.

Pétaculo … se no próximo ano houver, cá estarei para dar luta … bela iniciativa … parabéns Farmácia Central de Fiães.