sábado

Maratona do Porto 2015 - 4 semanas já voaram



A minha 4ª semana de preparação para a Maratona do Porto ficou finalizada com o treino longo de hoje de manhã. Tinha previsto amanhã ir ao GP das Caldas de S.Jorge (inscrição paga e tudo J) mas um imprevisto fez com que não possa ir – aproveito para desejar à malta do clube de atletismo das Caldas de S.Jorge o maior sucesso, que amanhã corra tudo de forma perfeita – tenho pena de não poder ir, gosto muito além de que a malta das Caldas merece – são uns fixes J … vamos lá ver se para o ano dá para ir. Em todo o caso teremos uma boa representação do CAL a participar.

Foi uma semana muito boa a nível de treino … fiz 71km (em vez de 81km – lá está, falta o GP de amanhã J) … esta semana privilegiava os ritmos para a Maratona com dois treinos específicos … em ambos fiz melhor do que pedido e sem ir ao limite, e melhor, recuperei muito bem … na 3ª fiz 3x3km a 4,13min/km (o plano dizia 4,15min/km) e na 5ª 10km a 4,30min/km (o plano dizia 8km a 4,37) … relembro que isto é sempre feito em percursos com algum desnível … hoje de manhã fiz o primeiro longo de 30km do plano … mais uma vez com 1000m D acc. … voltei a tentar controlar as pulsações mas ao fim de 2 ou 3km desisti … com as subidas que tenho é impossível andar no intervalo que o plano me dá, só se for a passo ou arrastar-me … decidi ir num ritmo confortável, sem forçar muito … e sabem que mais? … no fim deu apenas 2 bpm de média acima do último longo que fiz a arrastar-me … e em vez de 6min/km fiz 5,23min/km … a partir de agora os longos serão assim, conforme me der na real gana em ritmo confortável. Correu muito bem, estou cansado mas não estafado … muito bom J
 
E com isto já lá vão 4 semanas, um terço do plano já está feito … fiz 255km, mas mesmo assim “devo” ca.24km ao plano …. por outro lado fiz todos os treinos específicos de ritmos e os tão importantes longos … não falhei nenhum … o tão mal-amado reforço muscular tornou-se hábito por estas bandas … em média 3x por semana faço um esquema simples que inclui abdominais, pranchas e flexões … não é nada de especial, mas para quem não fazia nada já é bom. Além disso tenho tido um alimentação muito mais controlada, não tenho seguido o plano alimentar a 100% mas mudei muito – emagreci uns quilitos e perdi massa gorda – dia 18 vou confessar-me à Doutora – não fui um aluno exemplar, mas deve dar para passar J .. e com tudo isto sinto-me a subir de forma …

As próximas 4 semanas vão ser decisivas … hoje a uma semana terei já sensivelmente 3 horas de prova nas 24h de Vale de Cambra … uma prova nada adequada a quem quer bater um RP na Maratona como eu pretendo fazer … não sei como vai ser a recuperação, espero que não seja demasiado lenta e acima de tudo que não me deixe com alguma mazela mais grave… depois no fim do mês terei uma feira em Itália, que por tradição é muito cansativa, poucas horas de sono, difícil para treinar além das comezainas a que não consigo resistir J … um ponto critico para a minha preparação, sem dúvida. Mas pronto, é assim e como sempre…. uma coisa de cada vez J

7 comentários:

  1. Está tudo no bom caminho!
    As 24 horas seriam preocupantes se fossem mais perto mas a 7 semanas da Maratona, vais ver que não irá haver problema.

    FORÇA!!!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sim ... quanto às 24 horas, depende do tempo que vou precisar para voltar a treinar como o faço agora ... na 2ª já tenho uma massagem marcada ;)
      Obrigado..
      Abraço

      Excluir
  2. Vejo que o amigo anda a trabalhar sério para a maratona...até já fazes reforço muscular...estás pro companheiro...Abraço e muitos e bons klms!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho melhor mandar-me internar :):):)
      Obrigado e aquele abraço

      Excluir
  3. Retenho logo assim:
    "relembro que isto é sempre feito em percursos com algum desnível"...
    Sim de certeza!!...mas a descer , não ?? ;)

    E depois e mais importante !! :
    ""conforme me der na real gana "" ?!?!?!?!?

    Mas qué isto ???? Olha que esse método é meu !! :P
    Mete-te nesses "métodos" á craque , e depois queixa-te !! ;)


    Vai correr tudo bem...essas 24h até te vão dar mais "massa muscular" !! onde não sei , mas dá de certeza !! :)

    Andamento nisso caraças !!!!

    abraço grande Carlos


    PS
    Ufff...consegui comentar tudo !!
    ...se esta malta corresse como escreve erem só Kílians !! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe.... já que não corro um caracol ao menos escrevo ... em quantidade, não qualidade ;)
      ... tem descidas, claro.. mas não tenhas dúvidas que as subidas desgastam muito mais do que as descidas me compensam ... para manter ritmos certinhos nada como planinhos, mas isso por aqui existe pouco....
      ... e pronto ... agora não posso tentar copiar os métodos dos craques, queres ver??? ... tás com medo que eu chegue ao teu nível??? não te preocupes que não chego lá ...se tivesses a minha idade percebias :):)
      ... massa muscular?? Ai vão vão... os músculos até vão "inchar" :)
      Aquele abraço

      P.S. Desapareces aos "meses" e depois dá nisto :)

      Excluir
  4. Eu agora acho que só faço esses treinos que tu dizes de controlo da frequência cardíaca, mas não é propositado, é preguiça mesmo! ;)
    Se a recuperação for boa, acho que não vão ser as 24h a prejudicar o teu objectivo na Maratona, já que te andas a portar tão bem (um ou outro deslize é normal :P).
    Acho é que já estou a perder por muitos kms, e agora ainda lhe vais acrescentar mais 100 no fds, bolas!! :)
    Bejinhos

    ResponderExcluir