segunda-feira

PT281+ Kilómetro zero




Chegamos a Belmonte um pouco antes das 17h depois de uma viagem de autocarro de 1h45 sufocante devido ao calor e por termos de usar máscaras de protecção. Não consegui dormir durante a viagem e tentei manter-me hidratado.

aqui com o Silvério … as máscaras entraram definitivamente nas nossas vidas

Mal chegamos fomos a correr comprar água para encher os cantis. Água nuns, isotónico noutros, Dyoralite noutros. Existe uma logística grande, um pleneamento por trás com muitos pequenos pormenores que podem fazer a diferença – essa logística calha a todos, tanto aos que vão correr para a classificação como para os que vão correr para tentar "apenas" chegar ao fim. 



Os últimos dias, para não dizer semanas, tiveram a logística da prova como pano de fundo. O que levar além do material obrigatório, comer, hidratação, para que BA prevejo os banhos, GPS, tracks, pomadas, energia prós meninos e prás maquinetas todas que levamos connosco, sapatilhas, mudas de roupa, cremes ... enfim ... além da mochila que iriamos carregar connosco havia 8 sacos para colocar um em cada BA com o que acharíamos necessário. 


estão a ver aquela mancha nas costas? Uns poucos dias antes da prova, ao levantar muito rápido do sofá tive uma queda de tensão muito forte e apaguei um segundo, o suficiente para cair e bater com as costelas no braço do sofá … tive sorte, apenas pisou e queimou… 



Fui para Proença com 8 sacos de plástico dos supermercados já preparados de casa – acabei este trabalho na véspera já passava da meia-noite, mas assim evitaria essa trabalheira com as respectivas tomadas de decisões de manhã. E assim foi tudo muito simples.




Quem nos levou para Proença foi o Pai do Nuno, uma viagem tranquila de pouco mais de 2h. Chegamos às 10h, tomamos um café e fizemos o „check inn“ da prova ... preparamos os sacos das BA, equipamo-nos e fomos entregar tudo à organização. Ahhh ... antes ainda experimentei o GPS para ver se os mapas estavam bem carregados. Era uma das minhas preocupações ... nunca tinha feito uma prova com navegação por GPS ... o aparelho foi emprestado pelo Paulo Melo (obrigado 😊) e tinha experimentado de véspera numa caminhada perto de casa. Mas tinha muitas dúvidas como iria funcionar. Pelo sim pelo não tb descarreguei os tracks no relógio e numa aplicação no telémóvel ... 



Almoçamos por Proença ... aqui o vosso amigo comeu uma valente pratada de Picanha, com arroz e feijão preto. Sim ...leram bem ... feijão preto 😊
 

Ainda deu tempo para deitar um pouco num relvado à sombrinha de uma árvore para esperar pela autocarro, fugir ao calor sufocante que se fazia sentir e que iria ser um dos grandes „monstros“ que iriamos ter que ultrapassar nos próximos dias. 


Aquele jardim serviu um pouco de ponto de encontro entre atletas, juntou-se o Silvério e o Artur antes de embarcamos rumo à partida.

Voltando a Belmonte já falta pouco para a partida – já tenho os pés bem envolvidos com uma bela de uma pasta de creme, mochila carregada, já comi duas metades de sande e uma banana de um abastecimento que a organização colocou à nossa disposição. Estamos dentro do Castelo, sentadinhos, os nervinhos e a ansiedade já estão à flor da pele ... não é para menos, esperam-nos 281km, praticamente o dobro de distância que eu alguma vez fiz, mas há mais, esperam-me 3 noites (já fiz várias vezes uma noite mas nunca mais que isso), esperam-nos dois dias de calor sufocante e eu „sofro“ da sede. Muitos novas experiências me aguardam neste caminho.
chispes ... iam dar trabalho

e pronto … este nunca falta à festa

Dificilmente se arranja um lugar melhor para dar inicio a uma prova destas ...


Está quase ... tempo de ler as últimas mensagens ... tantos amigos a lembrar-se de nós naquele momento, impossivel responder a todos. E caem as primeiras lágrimas disfarçadas por baixo de uns óculos de sol ... culpa da minha mãe que mandou uma mensagem como sempre preocupada com as tolices do filhote (ela dá-me na cabeça mas como não adiante depois apoia 😊) e da Maria, minha filha mais velha que me emocionou pelo que escreveu e por não ser habitual. Tb levava comigo uma carta da minha Pikinita, que só se poderia juntar a nós no sábado ...não tive oportunidade de ler antes da partida mas tive oportunidade de falar com ela mesmo mesmo de arrancarmos.

Estamos prontos ... vamos?

10 comentários:

  1. Imagino aquele nervoso bom antes desta partida!!!
    Venham os próximos artigos (isto com 281 vai render muita e boa leitura) :)
    Boa recuperação!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava um nervosinho jeitoso estava :) … deve dar pelo menos mais 8 artigos :)
      Obrigado João

      Excluir
  2. Eu andei à tua procura ai pelo km0. Mas só te conhecia de fotos e ainda por cima com máscaras, não te achei. Vamos lá então, próximos quilómetros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois … a malta toda de máscara fica complicado. Viria a ser mais à frente ;)
      Abraço

      Excluir
  3. PORTANTO, tu levas 2 GPS, o Pinho um pacote de vinho, Hmmm, ele sabe-a toda 😁.

    Boa, vamos lá!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois … muitos anos a virar frangos ;)
      Abraço

      Excluir
  4. Respostas
    1. Lol … sim :):):) … já devias saber que por aqui nada é convencional ...

      Excluir
  5. Só a logística para uma prova destas...Ufa...Já estou cansada =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lol ... ai pensavas que era só por mochila e siga??? Os pormenores numa prova destas podem fazer a diferença entre chegar ou não ao fim ...

      Excluir