terça-feira

PT281+ - TIC TAC TIC TAC


Cá estamos nós a pouco mais de uma semana de iniciar aquela viagem que a gente sabe.

A semana passada foi meia estranha ... foi a primeira semana de redução de carga. Tinha um último „treino impossivel“ marcado para 3ª feira, mas o calor aliado a uns musculos demasiado massacrados fizeram-me abortar o treino a meio ... mesmo assim fiz 5km de aquecimento e 10km em 43min ... ficaram a faltar os 2ºs 10km para 43min e o retorno à calma. 


cheio de vontade em ir treinar ...

meio treino ...


E a partir daí deu-se o inicio do chamado periodo de „pisar ovos“... treininhos calmos, de pouca duração, alguns dias de descanso, algo que não estava nada habituado nas últimas semanas que foram de uma carga brutal ... facto é que me tenho sentido pesado, sem vontade de treinar e a arrastar-me durante o pouco tempo que os treinos duram. Se andasse nisto há pouco tempo era caso para me preocupar, como já cá ando há algum tempinho encaro isto como um bom sinal e perfeitamente normal. Já me aconteceu muitas e muitas vezes sempre que treino forte para um determinado objectivo e chego ao „fim“ do treino especifico e entro na fase de retirar carga. Parece que o corpo entra em modo „adormecido“ e desliga – acho que é de propósito para tu não te esticares e estragares o trabalho feito😊

fazer uma subidinha ao Castelo com um tempo "fresco" meio estranho

Na 5a feira ainda apanhei um susto, num treininho a rolar de 1h já perto de casa deu-me uma dor forte no adutor esquerdo. Parei imediatamente e agora parece que a coisa está resolvida.


ainda fui até às Caldas para participar no Trilhos Termais Strava Challenge … mas não corri por precaução 


A semana tb foi usada para ir tratando da logística, definir pormenores como a alimentação que vou levar, testar um ou outro último produto, analisar um pouco mais ao pormenor os diferentes percursos que nos levarão de Belmonte a Proença-a-nova - é preciso saber onde estão os tascos não é? Está praticamente tudo decidido ... falta-me apenas comprar mais algumas coisas como uns flasks extra, pilhas de substituição com fartura, pedir uns powerbanks emprestados, etc, etc.


no sábado testei uma mochila nova com maior capacidade … gostei mas não fiquei totalmente convencido com alguns pormenores … ainda vou decidir se não opto pela velhinha da Salomon

Estas provas são de logística complicada e pequenos pormenores podem fazer toda a diferença – espero não me esquecer de nada. Ainda por cima neste ano dominado pelo Covid – ainda não recebemos o guia do atleta mas já nos foram avisando que haverá cuidados extra e regras que teremos de cumprir – penso que o conceito de abastecimento, duche ou mesmo zonas para dormir serão os afectados e convém saber o que me espera para me preparar o melhor possível.


não se preocupem que eu ando a alimentar-me bem … aliás, com o aumento de carga nas últimas semanas tb aumentou a fome e ando a comer que nem uma besta … e a emagrecer … espero que com a redução dos km depois desta aventura a fome tb diminua, caso contrário estou lixado...

e tb me tenho hidratado bem ...


Agora já vou sentindo um pouco o nervosinho ... ainda ontem à noite fui dar uma caminhada sozinho e nessa horita o meu pensamento andou pela Beira Baixa, tentando antecipar cenários, entre outras coisas imaginando-me a chegar à meta e posso dizer que até arrepiei e não foi de frio.

Estive a analisar a reduzida lista de inscritos e vão lá estar algumas caras bem conhecidas minhas – e não falo dos campeões que vão para ganhar, falo dos patos bravos como eu ou o meu compincha Lima ou o Artur ou o Silvério ou o Jorge ... ah e o Rui Pinho tb vai, mais uma vez ... a concorrência nos tascos que nos vão aparecer pelo caminho vai ser feroz 😊

Quando me inscrevi, a Pikinita tinha decidido que iria estar no apoio o tempo todo. Como a vida dá muitas voltas ela só vai poder juntar-se no sábado, ou seja, vou ter que me desenrascar sozinho nas primeiras 36 horas ... mas ainda vem a tempo da parte mais complicada e de me ver cortar a meta 😊 (o que é preciso é confiança)

Caso para dizer ... TIC TAC TIC TAC TIC TAC ...



10 comentários:

  1. Tudo no rumo certo :) com tantas voltas que têm acontecido também já não sei se andarei pela Beira nesse fim de semana. A ver vamos...
    Tudo a correr pelo melhor
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Nas minhas primeiras Maratonas, ficava preocupado com a aparente baixa de forma na última semana, depois já sabia que assim era e até sucedeu-me que as melhores que fiz foram as que nessa última semana estava mais aparente e subitamente fraco. Faz parte, vá-se lá entender isto de ser atleta :)
    Sim, imagina muito a tua chegada pois isso é um poderoso auxiliar para os momentos em que o cansaço aperta. É a essa imagem que vais buscar novas forças.
    Muita força e pisa muito ovo nesta semana :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e é de ficar, incrível como passas de bateria super carregada para ua bateria que parece não querer carregar de forma nenhuma. Mas a gente já sabe que é assim e por isso fica tranquilo :)
      Tamos no pisar ovos ;)
      Aquele abraço

      Excluir
  3. Já pintaste as unhas dos pés?? :)
    E pessoal aí a fazer apostas, não há? Aponto o 1º Lugar para o João Oliveira... não vamos quebrar tradições :)
    Tu vais ser o principal vencedor!
    Acompanhei os teus treinos :) e sei que vais terminar esta experiência incrível e que viverá contigo para sempre!
    Não há webcam´s para irmos acompanhando o sofrimento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haja alguém que repare nos pormenores :)
      Por acaso na semana passada fui pela primeira vez fazer uma limpeza aos pezinhos … nem queiras saber a guerra que foi :) e por acaso são os pés o meu maior receio nesta aventura.
      Quanto ao João estava a pensar fazer os primeiros 500m com ele mas é capaz de não ser muito boa ideia, ainda me entusiasmo e dou-lhe uma abada e era complicado.
      Webcams não deve haver mas deve haver aqueles programas em live streaming onde serei uma bolinha com um nr, o que é uma vantagem para todos … se vires a bolinha parada não te preocupes, ou estou num tasco, ou a bater uma soneca à sombra de um chaparro ou a largar uma manada de javalis atrás de um arbusto… obrigadoooo para Leiria :):):)

      Excluir
  4. Que emoção, Senhores! Não sei se é d a minha vida andar particularmente desinteressante, mas estou mesmo a vibrar com a tua participação nesta loucura ;) fomos acompanhando os teus treinos, tens tudo bem alinhado, e fico aqui a torcer por ti! Vou ver se descubro forma de ir sabendo de ti, para ir mandando energias à distância!

    Vai ser espectacular! Vê se não te distrais e não ficas só pelos tascos ;)

    Beijinhos aí para casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadooooo :) não sei se haverá algum live streaming para saber onde andamos - dava para de vez em quando espreitares e assim enviar as energias para os sítios certos :9
      Beijinhos para ti e para a Isabel, e um abraço ao moço

      Excluir
  5. Ah, aquela calmaria antes de começar a tempestade.. Que saudades disso. Aproxima-se uma grande aventura, bora lá, grande perneta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é verdade … vamos a isso :) Obrigado!!!

      Excluir