sexta-feira

Maratona do Porto 2015 - semana 9 bem ritmada

Eu sei, eu sei .. a semana ainda não acabou, mas adianto já o resumo do que fiz na semana 9, ficando em aberto apenas a Meia Maratona de Ovar do próximo domingo … mas já lá vamos. Esta semana estive na Alemanha e fartei-me de treinar … corri todos os dias, e privilegiei os ritmos mais altos.
 

Na 2ª feira fiquei em Koblenz, uma cidade onde confluem os rios Mosel e Rhein. Tenho um cliente nesta cidade, que visito à muitos anos, mas até hoje em tantas viagens nunca tinha ficado por estas bandas. Ao fim da tarde fui correr … no dia anterior tinha feito um longo de 30km, e embora me sentisse bem muscularmente a ideia inicial era fazer uma corridinha descontraída nas margens dos rios, tudo muito planinho … o tempo estava ideal para correr, havia um céu azul e um sol de fim do dia, estava uma temperatura perfeita, na ordem dos 10 ºC … quando saio do Hotel, vejo um castelo no alto de um monte do outro lado do rio Rhein … “nada disso Carlos, numa próxima vais lá acima .. hoje é para ser calminho para recuperar” … mas mal cheguei à primeira ponte esqueci tudo e toca a atravessar para a outra margem, e lá foi o Perneta procurar forma de chegar lá acima ao Castelo … foi fácil porque estava tudo bem sinalizado … por baixo do monte havia placas a indicar dois caminhos, um com 650m e mais inclinado e outro com 1,1km naturalmente menos inclinado … decidi-me pela primeiro, que é feito em parte por uma espécie de trilhos em terra, escadarias esculpidas na rocha … bem catita … a última parte é já feita em estrada dentro dos muros da fortificação … subi, subi, subi e quando cheguei lá acima a entrada era a pagar L … nada disso, além disso não tinha tempo pois tinha um compromisso mais tarde … lá de cima consegui ver a zona onde os dois rios se juntam e como não era muito longe do meu hotel decidi ir até lá … desta vez desci pelo lado menos  inclinado e lá fui “visitar” mais uns monumentos … foram pouco mais de 10km, algumas subidas, muitas escadas que tentei fazer sempre a correr .. mas parei muitas vezes, para tirar fotos e para apreciar o que me ia aparecendo pelo caminho … uma cidade muito bonita … tenho que voltar cá … lá em cima pelo castelo vi uns trilhos sinalizados que eram um espectáculo, mas não houve tempo de ir à descoberta …




 
... Funicular .. não, deixem estar que eu vou a pé 








Tá quase...

 

 
$$$$ ... nem pensar ...

 
... feito ...

 






 


Na 3ª feira fiquei em Mainz, num Hotel da periferia onde já tinha ficado uma vez … perto do Hotel tem uma zona de campos onde da última vez que aqui estive treinei vários dias e já conhecia bem … estava frio, algum vento e uns chuviscos … já não me lembrava da última vez que tinha vestido o impermeável … no cardápio estavam 2 séries de 4km a 4min/km, com um intervalo de 2km entre elas … fiz 3km de corrida ligeira como aquecimento e larguei-me na primeira serie de 4km que fiz em 15,36min (3,54min/km) … fiquei muito satisfeito … depois de 2km a trote comecei a segunda serie de 4km … quando a completei olhei para o relógio que mostrava 15,37min, ou seja, tinha corrido praticamente ao mesmo ritmo da primeira, com apenas 1 segundo de diferença ... pareço um relógio suiço J … fiz mais uns km a correr de forma descontraída e quando cheguei ao Hotel tinha feito 16km e estava nas nuvens … que grande treino, e não estava muito cansado, de tal forma que ainda fiz uma sessão de reforço muscular ... há que aproveitar a motivação (e um bocadinho de peso na consciência) J
... neste dia fui com um arquitecto ver um projecto dele no centro de Frankfurt ... uma hamburgueria "american style" toda moderna ... era hora de almoço ...

 
não resisti ao chamamento ... pequei ... eu sei, sou um fraco ... mas fiquei com um sentimento de culpa daqueles, que fez com que me tenho portado bem o resto da semana :)


Na 4ª feira já sentia um bocadinho as pernas pesadas, embora nada de especial. Desta vez fiquei em Walldorf, perto do circuito alemão de Hockenheim. É a cidade da SAP. Em todo o caso no fim do dia sai do Hotel em direcção a uns campos na periferia da cidade para fazer uma corridinha de recuperação … mais uma vez bastante frio mas pelo menos estava seco … fui à descoberta e andei entre campos, trilhos e floresta … adorei … quando dei por ela já levava 6,5km e pensava que estava a entrar em Walldorf pelo outro lado … mas não era … era uma aldeia vizinha … como já estava a escurecer o melhor é não inventar e voltar pelo mesmo caminho o que fiz … senti-me tão bem que comecei a acelerar, e depois vi uma senhora de idade de bicicleta e tentei acompanhar o ritmo a uma pequena distância … resultado 6km a 4,30min/km de média, algumas vezes abaixo dos 4min/km …  além dos 13km ainda fiz mais uma sessão de reforço muscular … eu sei, eu sei .. o Perneta deve estar doido J
 
...adoro as cores do outono...








Na 5ª feira voltei a Hahn … fim de tarde, a temperatura estava muito baixa (3ºC)  a juntar ao vento e a alguma chuva miudinha fazia com que não fosse fácil sair para correr … “deixa-te de merdas, e aproveita o facto de teres tempo… tens 10km a 4,30min/km para fazer” … e fui treinar … 1km de aquecimento de toca a dar corda às sapatilhas … tive alguma dificuldade nos primeiros 2km, o ar frio dificultava a respiração e o vento de frente fazia com que não fosse fácil entrar no ritmo pretendido …  mas depois estabilizei … estava com a pica toda e acelerei … houve alturas em que tive que travar a mota para não exagerar (tive km abaixo de 4min/km) … a acabei por fazer os 10km em 43,10min (4,19min/km de média) … o melhor de tudo é que não dei tudo, aliás sentia que podia continuar assim por muitos mais km … no total foram +12,5km…
 
Está a ser uma semana espectacular, a motivação está em alta e a boa forma parece que também mora por estas bandas. Estou ansioso pela Meia Maratona do próximo domingo … sabiam que já não corro esta distância em prova desde Maio 2014? Pois é, a minha última foi quase à ano e meio e não correu nada bem … em Ovar a ideia é fazer uns km antes, depois fazer os 21,1km em 1h37-1h38 e no fim mais uns km de forma a fazer mais de 30km no total … fazer este tempo não me parece que seja muito difícil, mas gostava de chegar ao fim a sentir que posso continuar naquele ritmo … depois conto como foi J

Uma última palavrinha para todos os meus amigos que este fim de semana vão participar em provas, especialmente para os que vão à Maratona de Lisboa e à UTAX … muita força companheiros de luta, que corra tudo bem, divirtam-se sempre que possível, curtam cada metro, sofram o que tiverem que sofrer e tragam lá esses canecos J

19 comentários:

  1. Tens uma grande tendência para dar facadas no plano de treinos, mas fico agradecido, pois vou passeando contigo nesses desvios e aproveito para conhecer um pouco dos locais que visitas, através deste teu "Blog de Corrida Turística Gastronómica" ! :)
    Muito fixe essa subida!

    Boa sorte para a Meia!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e tb dou facadas no plano alimentar :) .. ainda bem que gostas dos passeios :) Obrigado e boa sorte para a tua meia.
      Abraço

      Excluir
  2. Isso é que foi fazer subidas!!

    7:00 am Blog

    ResponderExcluir
  3. Com esses tempos domingo espero ver-te na partida e depois ...Adeus!Abraço ate domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lá ver se nos encontramos para um abraço ..
      Até domingo.

      Excluir
  4. Amigo Carlos... ando muito preocupado contigo. Pecaste uma vez e arrependeste-te e não pecaste mais? Tu não andas bem... (ih ih ih)

    Desejo-te uma excelente Meia de Ovar. Só tenho pena que esta Meia seja longe de mim, por isso é que só lá fui ainda uma vez. Mas adorei a prova, o ambiente e o percurso. Excelente! (foi em 2012)

    Um abraço e FORÇA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deves ter razão ... qualquer coisa se passa ... até eu estou a ficar preocupado comigo mesmo ... mas deixa lá, eu acho que daqui a aproximadamente 3 semanas isto passa ;)
      Muito obrigado ... e foi pena em 2012 ainda não ter blogue ... a Meia de Ovar é uma das minhas provas preferidas, e corri-a nos 3 primeiros anos como atleta de pelotão ... agora como tenho duas meninas a fazer anos no inicio de Outubro, tenho sempre festa no fim de semana habitual desta prova e não dá para ir .. este ano como é mais tarde (por causa das eleições) é a minha oportunidade de voltar :)
      Aquele abraço e muita força para domingo ... o meu pensamento vai estar contigo no domingo de manhã (pelo menos em parte da manhã) :)

      Excluir
  5. Estive a verificar agora e também estiveste nessa edição de 2012. Ficaste muito ligeiramente à minha frente (cerca de 27 minutos, eh eh)

    ResponderExcluir
  6. Até dá gozo sentir a tua boa forma e como isso te anda a fazer sentir :)

    Pelas paisagens e até o hamburger tinha bom aspecto ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para notar não dá ... :) ... sinto-me mesmo bem, é verdade :)
      O Hamburger era divinal ... :)
      Abraço

      Excluir
  7. Tudo com muito bom ar... Até tu!! :)))
    Muita força nessa preparação para a Maratona da Invicta!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ... e novidades lá pelo teu tasco, não????
      Beijinhos

      Excluir
  8. Tudo TOP: treinos, paisagens, cidades, forma fisica... mui mui bueno!
    Domingo lá estarei para apoiar na bancada e tentar apanhar-te pela objetiva e, quiçá, escutares um "Força perneta!" hummm, acho que será mais, "Força Carlos!" Beijinhos e até domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ... vamos lá ver se nos vemos por lá e um "força Perneta" estaria muito bem, é que Carlos há muitos, já Pernetas ... ;)
      Beijinhos

      Excluir
  9. ...ta fdr !! que espectaculo carago !! :)

    Até voas meu amigo !!
    Fico muito feliz de ler estes teus posts...

    Estás em super forma...
    ...agora é manter a calma mais uns tempos , ter um bocado de cuidado com o Outono (olha que já não vais para novo) !! :P , e a Maratona vai ser uma prova daquelas de soltar as lágrimas de emoção ! :)

    ...e até esses que tu chamas "pecados" , te fazem bem , carago !! Come rapazola , tás com andamento para comer um javali inteiro !! :)
    E bem o mereces !!

    Muito orgulho , estima e admiração...
    aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :):):) ... obrigado Artur, acho que dá para "sentir" que estou em boa forma e motivado.
      Aquele abraço

      Excluir
  10. Este lugar nos dá uma energia maravilhosa ! Parabéns.

    ResponderExcluir