quarta-feira

O Perneta e a Alimentação para a Maratona do Porto


Talvez já não se lembrem, mas em fim de Julho, antes de iniciar a preparação para a Maratona do Porto tinha recorrido a ajuda profissional para tentar ter uma alimentação mais controlada, mais adequada ao objectivo que quero atingir.
 
Fiquei a saber que tinha uns quilitos a mais, além de uma percentagem de massa gorda exagerada para um pseudo-atleta do meu calibre. Lá me foi prescrita uma "dieta", que assim de repente tentava manter o nr. de refeições que fazia, e ao máximo o que se aproveitava do meu tipo de alimentação anterior. Naturalmente houve mudanças, cortes e reduções drásticas (por exemplo no açucar e na manteiga só a título de exemplo), compensados com aumento de alimentos saudáveis. O plano no papel parecia bastante simples de cumprir, alguns truques para enganar a mente e na realidade custou-me apenas nas primeiras duas semanas, especialmente a parte do açucar onde eu "pecava" diariamente e em grandes quantidades, tal como no pão com manteiga. Depois fui-me habituando e deixou de custar tanto ... e tb vos digo, que nunca levei aquilo a 100%, aqui e ali fui sempre dando umas facaditas na "dieta" (além da "facada" semanal autorizada), umas maiores do que outras, embora possa dizer que efectivamente mudei a minha alimentação para melhor, e senti-me bem com isso. Tínhamos delineado um objectivo claro para atingir até à minha próxima visita ao "confessionário", que seria (e foi) em meados de Setembro - após sensivelmente mês e meio.

Os resultados visíveis começaram a aparecer ao fim de pouco tempo ... durante as semanas que durou a primeira fase, estive duas de férias, tive 3 aniversários e 1 baptizado, fora as viagens em trabalho que envolvem sempre almoços e jantares com clientes. Mas mesmo assim fui bastante controlado para o habitual, mesmo nunca cumprindo à risca o que me foi prescrito. Em meados de Setembro lá marquei a data para ir a "exame" ... fui na 6ª feira antes das 24h de Vale de Cambra... podia ter marcado para a 2ª feira a seguir, mas como não sabia se ia conseguir caminhar nesse dia preferi que fosse antes :):):) ... ok, foi para não adulterar os resultados, pois só nas 24h perdi mais de 3kg entre o antes e depois (kg que recuperei depois)... ia estar a enganar-me a mim próprio... 

No grande dia estava um bocadinho ansioso, eu sabia que estava menos pesado e mais sequinho, mas será que ia dar para chegar ao objectivo delineado??? É como nas nossas corridas, embora tenhamos treinado bem, ficamos sempre na dúvida se foi o suficiente, se vai chegar ou não ....
 
Já na consulta comecei por confessar à Dra. que não tinha cumprido a coisa à risca ... mais uma semelhança com as corridas ... desculpas esfarrapadas tipo dói aqui, dói ali, à e tal dormi pouco, não me sinto a 100%, etc, etc e tal .... "já vamos ver isso" .... toca a pesar ... e pimbaaaa ... 3,6kg a menos!!! Boa ... este já está!!! Falta o mais importante, a massa gorda .... o objectivo era baixar quase 5% o que não era fácil em tão pouco tempo .... mede aqui, mede ali, noves fora, ao cubo .... e .... PUUUUMBAAAAA .... lá estava o resultado ... exactamente -5% de massa gorda que há umas poucas semanas atrás .... vai buscar!!!
 
Escusado dizer que me senti nas nuvens, tal como numa corrida quando fazemos uma prova espectacular .... valeu a pena a mudança, mesmo treinando com afinco não me sinto fraco, o meu corpo tem a energia necessária para tudo ...
 
... isto foi à duas semanas, depois tive as 24h e desde aí tem sido o degredo total ... especialmente a semana passada ... o peso não se ressentiu muito (estou com mais meio kg), mas tenho que ter cuidado ....
 
 
... esta semana estou a tentar regressar ao meu plano alimentar e estou a conseguir .... tenho novo objectivo para atingir lá para fins de Novembro e para o conseguir não me posso dar ao luxo de devaneios como na semana passada ... eu vou conseguir...

18 comentários:

  1. Força campeão!
    Com calma isso vai!
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai vai, vai ... nem que seja ao empurrão :)
      Abraço

      Excluir
  2. Boa! Objectivo cumprido e bem cumprido. Parabéns!

    Força agora para o que vem daqui a um mês exacto

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ... daqui a exactamente um mês espero estar nas "nuvens" com a minha marca ;)
      Abraço

      Excluir
  3. Este Carlos...

    Primeiro posta umas fotos de coisas apetitosas... e depois vem com uma história de dietas! Não te percebo pá! :)

    Já tenho ouvido a malta que segue dietas para ter melhor rendimento nas provas e que consegue bons resultados! Ao ler as tuas palavras, vejo que se calhar tenho que analisar melhor esse aspeto, embora isto, aos 47 anos também nunca seja de esperar grandes milagres! É que os hábitos não se mudam de um dia para o outro, e cozinheira lá de casa teria de alterar muita coisa para mim e para os putos! Ah... e as "facadas" na dieta, aqui para estes lado também são constantes! :)

    Força!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que é mais fácil do que parece, e não é preciso mudar muito os hábitos ... apenas mudar as quantidades do que já comemos normalmente ... tirando algumas proibições, continua a comer praticamente tudo o que comia antes, só que em quantidades diferentes.
      Abraço

      Excluir
  4. Em grande! Preciso de uma conselheira assim! E de treinar também :)
    Bons treinos!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Pronto lá se vai o prazer de comer....Carlos não sou um "lambão" mas tenho problemas com o peso pois gosto de correr mas também muito de comer nada de exageros mas sou um bom garfo de coisas boas ...tal como o amigo em cima também já tenho 47 anos e não estou muito nas dietas quero ter estes dois prazeres o de correr e comer, mas respeito tua opção.Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai não vai não ... esse ninguém me tira, aliás foi a primeira coisa que disse à nutricionista ... se fosse alguma dieta maluca, que me proibisse de comer o que gosto radicalmente, não seria para mim. Apenas existe algum controlo, uma forma diferentes de comer ... em todo o caso não é para sempre ,,, tb queria saber se é como dizem, se pode fazer a diferença ou não.
      Aquele abraço, boas corridas e boas comezainas :)

      Excluir
  6. Sinceramente não percebi nada disso que escreveste !! :)
    ...é coisa que nunca fiz e nunca vou fazer .

    Eu sou de extremos !
    ou estou um mês a comer que nem um alarvo , seja doces ou feijoadas ... ou estou uma temporada a fruta e agua ! eheheh

    Já pesei 84kilos e em menos de 3 meses voltei aos 70/72 normais !

    Agora estou magro que nem um palito , mas com pança ! eheheh
    Vou ao sabor das ondas e do que me apetece comer ;)

    Admiro muito essa tua força de vontade , e por outro lado , cometer os pecados da gula , quando se está de dieta , é duplamente delicioso ! eheheh

    Boa continuação...sabes o que te digo ? haja saúde para fazer de tudo ! :)

    aquele abraço , e dá-lhe lume carago !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... um palito com pança é boa ;) .... olha, eu é uma fase com um propósito, mas já fiquei a saber que consigo recuperar uns kg a mais em meia dúzia de semanas. Tb ainda estou na flor da idade, quando chegar à tua com certeza será mais difícil :P
      Abraço carago

      Excluir
  7. Eu, com o meu corpo de Adónis musculado, preciso de cuidado, pois sou mesmo guloso.

    E também, e é esta parte que não percebo, quando era um rapazola e corria do dia todo (o livro do Mcdougall é inspirado em mim e não naquela treta de tribos secretas) era alarve mas magro como um palito, agora...bom...

    Apenas me preocupa a parte da saude, pois a minha massa gorda também anda elevada mas lá está, um pouco de esforço compensa.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, já somos 2 ... eu até aos 26 anos conseguia encostar a barriga às costas ... sabes qual era uma das minhas alcunhas? Acho que me vou arrepender disto .... era "carga de ossos" :) ... e conseguia comer 10 pães com manteiga só ao lanche, quando chegava à 6ª e sábado à noite a casa, abria um pacote de leite de 1 ltr, enchia com Nesquick e juntamente marchava 1 pacote inteiro de bolachas Maria .... isto entre outras façanha do género ... e engordar? zero .... depois fui operado à tiroide e a coisa mudou ... ou isso, ou a PDI ;)
      Olha que o esforço não é assim tão grande, e aprendes a controlar ... fiquei a saber como recuperar uns kg a mais.
      Abraço

      Excluir
  8. Muito bom Carlos! Grandes resultados (já começa a ser chato que consegues sempre cumprir os objectivos :P)
    Eu ja fiz uma dieta rigorosa há uns anos quando atingi os 86kg (agr ando nos 72), e sei que os primeiros dias não são fáceis, mas depois habituamo-nos.
    Percebo bem o que dizes em relação às quantidades. Actualmente não sigo nenhuma dieta, mas ainda hoje sigo alguns hábitos que adquiri durante o plano. E não são mesmo nada demais, mas fazem diferença ;)

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim ... por estas bandas falham-se bastantes objectivos ;) ... então já sabes como é, e é exactamente como dizes, adquirem-se uns hábitos que não são nada de mais e fazem diferença.
      Abraço

      Excluir
  9. Bom, não vou falar do meu peso nem da minha massa gorda porque sou uma senhora... :P Mas gosto dessa frase do "cartaz", vou imprimir e colar na porta do frigorífico. :D
    Acho que no caso dos atletas amadores, por vezes a questão de comer que nem uns alarvos não é problema, já que às vezes o gasto calórico compensa e não se engorda, o que se deve ter em atenção é em relação à qualidade nutricional do que se come... Porque senão, lá está, massa gorda, colesterol, etc... Mesmo fazendo exercício! Eu não sou adepta de restrições, mas sim de alguma contenção. Não digo que não abuse de vez em quando mas a verdade, como tu também escreves, é que quando opto de melhores alimentos, sinto-me melhor e com mais energia.
    Já depois de uma Ultra... Vale tudo!! :P
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) ... ora nem mais... isso quer dizer que neste momento vale tudo aí por casa? É merecido :)
      Beijinhos

      Excluir