sábado

Maratona do Porto 2015 - 2ª semana de preparação feita

 
Está concluída a 2ª semana de preparação para a Maratona do Porto deste ano. Amanhã será dia de descanso (ainda devo fazer uma sessão de reforço muscular, a 4ª desta semana J .. sim, leram bem … mandem-me internar J).
Tal como na semana passada, no geral fiz (quase) tudo o que estava no plano .. um treino de corrida a menos, mas ligeiramente mais km do que previsto.

Mas nem tudo foram rosas … ao contrário da 1ª semana, esta ficou marcada por vários problemas físicos.
Logo na 2ª de manhã, ca.6h saio de casa para uma 1 horinha a ritmo de recuperação … ainda não tinha corrido 100m e dá-me uma “fisgada” no joelho direito …. paro um pouco e tento novamente … nem 100m depois nova “fisgada” … mau … não acredito … caminho um pouco, sem problema e tento mais uma vez correr em passo muito lento… záaaassss …  uiiii…. parou … conheço o fenómeno e não adianta insistir … de longe a longe tenho este problema (a última que me lembro, foi em Maio/Junho na Suiça) … ainda dei uma voltinha de 3km a caminhar (a caminhar não dói nadinha) e fiz uma sessão de reforço muscular – já que me tinha levantado cedo –  sempre que me dá este fenómeno, no dia a seguir já vou correr normalmente … mas de todas as as vezes fico preocupado, com receio que desta vez não passe como habitualmente. No dia seguinte, levantei-me cedinho novamente e fui correr … zero problemas J
O treino de séries na 4ª feira custou-me mesmo muito …. O percurso foi igual ao da semana anterior, mas como as series eram mais curtas (800m em vez de 1000m), tal como os intervalos (400m em vez de 500m) apanhei muitas subidas durante a fase de dar gás, o que além de tornar o treino mais duro não me “deixou” atingir o ritmo que queria … mesmo assim deu 3,58min/km de média …. a discrepância entre series é enorme … tive series entre 3,43 e 4,16min/km J … mas tb neste treino tive um problema físico … do problema no joelho nem sinal … a 5ª serie acabou numa subida (10%) com ca.200m … quando a acabei senti a perna esquerda presa, ao estica-la ficava com uma dor no músculo posterior da coxa esquerda e isso prendia a perna … parei, fiz uns alongamentos e pensei em acabar com as series e voltar a casa… como me senti melhor, lá continuei com o treino previsto … no fim, ao rolar até casa voltei a sentir o problema no mesmo sitio… era muscular, nada de grave, mas bastante incómodo ...
No dia seguinte tinha na ementa uma corrida ligeira de 40min … mas entretanto combinei um treininho com o Badolas .. ele não vem de Fiães a Canedo para correr 8km, por isso fomos fazer 14,5km em ritmo descontraído para colocar a conversa em dia … a minha coxa esquerda que parecia estar melhor, deu sinal ao fim de poucos km … insisti e levei o treino até ao fim, com algum esforço J ... Na 6ª não estava melhor, e decidi descansar e fazer uma visita ao Rui Tavares para uma massagem … embora não ficasse a 100%, fiquei melhor e deixei para hoje de manhã a decisão de embarcar no longo desta semana ou não…
… hoje quando acordei, ainda sentia uma dor ligeira na coxa esquerda, mas estava muito melhor … decidi arriscar, se a dor voltasse forte eu parava e voltava para casa. Mas foi o contrário, depois de um inicio em que ainda senti a perna presa, com o passar dos km melhorou e acabei os 27km bastante bem. Mas não foi fácil … tentei novamente seguir o plano, correndo lentamente para manter os bpm entre 126 e 135 … impossível …. Por muito devagar que eu ande, nas rectas e descidas ainda vou consegindo, mas nas subidas nem a passo … ainda por cima hoje, nos primeiros 10km os meus bpm andavam completamente doidos … cheguei a ter mais de 160bpm a descer a 5.30min/km … até que decidi ignorar este pormenor, mantendo um ritmo baixo, sempre de forma a que me fosse possível manter uma conversa ou até cantar … por isso, se alguém me tiver visto por aí hoje de manhã, a correr e a falar sozinho ou a cantarolar, não liguem … o gajo tá doído de todo mas é mesmo assim J
A plano para a semana que vem é diferente das duas primeiras –prevê novo aumento de km semanais, não tem series, mas prevê um treino de fartlek e outro de ritmo, além do longo que aumenta para 28km – vamos lá ver se consigo tempo para o longo, porque no sábado vou estar o dia todo ocupado com o nosso 1º GP de Lamas e no domingo a Inês vai trabalhar o dia todo e eu vou ficar com as nossas meninas. Alguma maneira há-de arranjar-se. Importante mesmo é não voltar a ter problemas físicos além dos empenos  normais de alguns treinos...

23 comentários:

  1. Ahhh, está bem..isso é plano para quantas? ok, um dia que me estreie na maratona, quando me der o chamamento, será lá para as 5 horas...olha, explica lá a diferença entre séries e fartlek? É que noutra vida fiz muitos fartleks, agora ouço muito falar em séries e sinceramente...para mim é tudo igual!

    É que isto preocupa, quase tanto como fisgadas no joelho;), assim se me der o chamamento já estou mais preparado! Isso e um GPS e ...falta ...ahh, sim, treinar mais, comer menos...tá quase;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a leres este artigo http://www.aquelequegostadecorrer.com/2014/03/treino-intervalado.html :)

      Mas sucintamente farlek é um período de corrida intensa, tipicamente medida em minutos e feita em estrada ou em alcatrão. O ritmo é alto mas controlado sem grande exageros. Entre cada repetição tens um período de trote para recuperar.

      As séries normalmente são feita em pista e assim medidas em metros, e normalmente são feitas a "dar-lhe gás". Portanto tipicamente são mais curtas que o farlek, embora também existam as séries longas, por exemplo 1000m/2000m. Também aqui fazes um pequeno período de trote entre repetições.

      Fiz-me entender? :)

      Excluir
    2. Opah, Vitor, fizeste mas se o PK faz as séries em alcatrão...mas ok, a medida são metros e não por tempo.

      Ok, realmente quando era novinho fazia fartleks.

      Como não tenho o hábito de ir para a pista, aliás, trabalho a mais de 500 metros do EUL..., costumo fazer por tempo, tentando ficar a 80,90% da FCM.

      Obrigado.

      Abraços

      Excluir
    3. O que eu disse para mim são as definições mas depois pode ser adaptado como eu faço.. Eu faço séries mas em alcatrão e faço por tempo. Mas não digo que faço fartleks porque faço as séries no limite e não faço séries grandes, faço entre um e dois minutos, o que equivale a 300/500 metros sensivelmente!

      Abraço

      Excluir
    4. Boas pessoal ... segundo o site onde fui buscar o meu plano de treinos (Runners World alemã), as regras para as series e fartlek são as seguintes:

      Series - são claramente definidos os nrs.de repetições, distância de cada serie, tempo em que as temos que fazer, e o intervalo (em tempo - e pode ser feito a trote ou até mesmo paragem). Não é dito em que tipo de piso devem ser feitos, nem se deve ser em pista ou fora dela. É lógico que o ideal é ser em terreno plano o que na minha zona é impossível se a distância for superior a 400m.

      Fartlek - eles consideram um treino de corrida continua com variações de ritmo - quem decide a variação de ritmo, a distância ou tempo de cada variação é o atleta. Apenas é dado um tempo total para o treino.

      Se são as definições correctas ou não, não sei .. mas como é um plano deles, tento seguir as definições que eles dão.

      É evidente que adapto tudo à minha realidade, às minhas possibilidades e vontades :)

      Abraço aos dois, e boas corridas

      Excluir
  2. Força para que essas maleitas passem todas!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Muita coragem e persistência. As melhoras e cabecinha.

    aproveita e faz as séries em Tartan, consegues? sempre absorve o impacto.

    Abraço e obrigadão por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Não existem pistas de atletismo nas minhas redondezas :(
      Abraço e boa preparação para dia 8/11 que é um domingo ;)

      Excluir
  4. Não tenho preparação para ler estás receitas de "alta culinária"!
    Ainda estou só a "chá e torradas"!
    Mas para quem esteve em jejum desde Maio como sabem bem essas torradas mais o chá!
    Força campeão (ia escrever algo que rima campeão mas não se pode hi hi hi hi). Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá e torradas... bem bom ... não posso abusar nas torradas, a minha "Dra" não deixa ;)
      Abraço

      P.S. Aqui neste cantinho pode-se (quase) tudo :):):)

      Excluir
  5. Allez campeão!!! Vamos nessa preparação!!
    Olha lá, depois da maratona que planos tens??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! ... depois da Maratona não tenho mais nada de especial previsto, descansar ... quero ir à S.Silvestre do Porto que é obrigatória. porquêêêeeeeeeeeee????
      Beijinhos

      Excluir
    2. Por nada, podias já ter planos para 2016... Não sei...
      Passou-me ao lado ou os três dígitos estão, para já, postos de lado?

      Excluir
    3. Ainda não tenho planos para 2016 (tirando um trail nos Açores e os Pernetas 3 ... xiuuuu .. não é para dizer a ninguém) ... quanto aos 3 dígitos, se tudo correr bem este mês ficam feitos num formato diferente, ás voltas de 2100m no Parque de Vale de Cambra nas 24h a correr - dia 19/20 Setembro ... isto se não ficar zonzo de tantas voltas e sair a correr pelo lado errado e nunca mais darem comigo :)

      Excluir
  6. Gosto tanto de ver esse teu plano de treinos assim, tão organizado! :) Ter um objectivo específico deve dar outra motivação.
    Eláaa 4 treinos de reforço muscular numa semana?? Quem és tu e o que fizeste ao CC??!! :P
    Continuação de bons treinos.
    Bejinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu gosto ... na gaveta da minha mesinha de cabeceira tenho um plano impresso, e quando chego do treino vou logo preencher o mapinha à mão todo contente ... a sério, motiva :)
      Hehehehe... tb não me reconheço ... ainda me custa, e não é apenas o esforço dos exercícios, é o facto de não gostar ... mas pronto, é por um objectivo que quero muito atingir. Mas depois o velhinho CC volta ao normal, não te preocupes :)
      Beijinhos e bons treinos para Arga

      Excluir
  7. Acho que o segredo para teres sucesso na maratona, será fazê-la a cantar! Já há as maratonas rock n' roll... em que cantam para nós... neste caso, cantarias para eles! Seria uma inovação... talvez ficasses famoso! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu a cantar??? Hahahahaaaaaa ... não queiras ouvir, é isso e dançar ... sou um talento puro :):):) ... quem tivesse o azar de ir a correr perto de mim das duas uma, ou matava-se ou matava-me a mim :)
      Abraço

      Excluir
  8. Força Carlos!
    Em grande para a Maratona do Porto!

    Que essas maleitas vão para outras bandas. Já estou aqui a fazer umas macumbas eheheh ;)

    Beijinhos e bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!!!
      Beijinhos e bons treinos para ti tb. Abraço ao Vitor.

      Excluir
  9. ...vamos lá começar a comentar isto tudo !! :P

    Para começar : deixa-te de choradeira e dores e coiso e toca mas é a correr...

    (para choradeiras , já basto eu)(nesta fase) !! eheheh

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fonix... vem este gajo comentar quase 1 ano depois, já nem me lembro de que se trata e obriga-me a ir ler a coisa toda outra vez :):):)
      ... somos uns chorões, mas é como se diz por aí "quem não chora não mama" :P
      Abraço

      Excluir